Forte


Viação Forte S.A.
1962 - 1981

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal formada em 1962 atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 15 de março de 1962, com frota de 18 lotações:

Placa GB 5-97-28, Número de Ordem: 1482 
Mercedes Benz 312 915 450 08 16

Plca GB 4-32-44, Número de Ordem: 73  
Mercedes Benz 312 915 350 93 55 

Placa GB 4-09-79, Número de Ordem: 668
Mercedes Benz 321 919 A0 407 532

Placa GB 5-74-80, Número de Ordem: 1057
Mercedes Benz 312 915 025 86-53

Placa GB 5-75-82, Número de Ordem: 1103 
Mercedes Benz 312 915 024 11-53

Placa GB 5-37-07, Número de Ordem: 1139
Mercedes Benz OM 312 915 020 7264

Placa GB 5-97-20, Número de Ordem: 1192 
Mercedes Benz 312 915 450 0828 

Placa GB 4-97-66, Número de Ordem: 1344
Magirus 196 0713 16 

Placa GB 5-39-24, Número de Ordem: 1455
Mercedes Benz OM 312 919 040 7039 

Placa GB 5-01-75, Número de Ordem: 1434
Magirus 199 149 75 00

Placa GB 4-42-74, Número de Ordem: 1408 
Mercedes Benz OM 312 915 MBB 651 1577 

Placa GB 4-63-92, Número de Ordem: 1654 
Mercedes Benz 312 915 011 33-52

Placa GB 4-95-21, Número de Ordem: 1659
Mercedes Benz 312 915 574 19

Placa GB 4-71-48, Número de Ordem: 1846
Mercedes Benz 312 915 075 34

Placa GB 4-71-53, Número de Ordem: 1856 
Mercedes Benz 312 910 035 12

Placa GB 5-33-93, Número de Ordem: 1899
Mercedes Benz OM 312 915 020 5950

Placa GB 5-14-71, Número de Ordem: 1922
Mercedes Benz OM 312 919 AO 60 4773

Placa GB 5-44-90, Número de Ordem: 3281  
Mercedes Benz OM 312 915 020 018 

O capital social da empresa, de 36 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 18 lotações usados, cada um avaliado em 2 milhões de cruzeiros. 

O mesmo capital foi dividido em 36 mil ações ordinárias no valor de mil cruzeiros cada, sob o controle igualitário de 18 acionistas, a saber: José Augusto Rodrigues, Orestes Giampietro, Heitor de Souza Reimão, Lauro José Godoy, Arlindo Alberto Castro, Antonio Fernandes Coutinho, Francisco Barros Dias, Rufino Tavares de Almeida, Adriano Henrique de Bastos, Manuel Henriques Pereira, José Maria Fernandes, Custódio Ferreira Natividade, Armando Silva Rodrigues de Almeida, José da Silva Andrade, Jaime da Silva Valente, Antonio Mendes, Adriano Henriques Pereira, Antonio Pinto Aires, ambos residentes na Zona Sul.

A empresa inicia suas operações na linha de lotação Castelo-Copacabana com 18 carros. 

Em fevereiro de 1964 a linha de lotação Castelo-Copacabana, com 37 carros, era operada em conjunto com a Viação Forte de Copacabana, sendo 16 carros da Viação Forte. 

Em março de 1964, seguindo determinação do Governo do Estado da Guanabara, a linha de lotação Castelo-Copacabana foi transformada em linha de ônibus, ganhando a vista 119 (Castelo - Forte). A linha  passa a contar com frota de 11 ônibus, sendo operada em conjunto com a Viação Belacap, que teve parte de sua frota de ônibus transferida da Zona Norte.

Os lotações desativados da Zona Sul foram aproveitados em duas linhas na Zona Norte:

Penha - Praça Seca: substituída pela linha de ônibus 952 (Penha-Praça Seca) da Viação Choupal em 1965

Braz de Pina - Praça Seca: numerada para 980, sendo extinta em 1964

Vigário Geral - Freguesia, via Taquara, numerada para 980 e extinta em 1965. Itinerário: rua Bulhões Marcial, Major Conrado, Praça 13 de Julho, Barão Melgaço, Avenida Meriti, Estrada Água Grande, Praça Honório Gurgel, Monsenhor Félix, Largo de Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, João Vicente, Domingos Lopes, Largo do Campinho, Cândido Benício, Largo do Tanque, Nelson Cardoso, Praça da Taquara, Estrada do Tindiba, Largo do Pechincha, Geremário Dantas e Praça Professora Camisão.


Linha de lotação 980 (Vigário Geral-Freguesia) via Taquara da Viação Forte,
na rua Major Conrado, Cordovil, em maio de 1964
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Ponto inicial da linha 119 (Castelo - Forte de Copacabana) na rua México
Correio da Manhã, 27/10/1964


Em 1965, a Viação Forte inaugura sua segunda linha de ônibus, a 346 (Vila Kosmos - Praça 15), substituindo a linha 345 (Vila Kosmos - Praça 15), extinta em dezembro de 1964 pela Guanabara Auto Ônibus.


Linha 346 na Avenida Presidente Vargas, na primeira metade da década de 70


Linhas em 1965, com respectivas receitas (Cr$)

119 - 403.357.440
346 - 194.886.160

Em 1966, substituindo a Viação Central, inicia as operações de sua terceira linha de ônibus, a 350 (Passeio-Irajá).


Linha 350 (Passeio - Irajá)



Em janeiro de 1966, a Viação Forte com frota de 40 ônibus e 300 empregados, transfere sua sede da rua Couto Magalhães em Benfica para a garagem alugada da Penha Circular, a antiga garagem da Ônibus Central, do empresário Antônio Júlio.

Linhas em 1966, com respectivas receitas (Cr$)

119 -  441.369.865
346 -  548.751.490
350 -  384.791.790

Em 1967, a Viação Forte assume a operação de mais quatro linhas de ônibus, 349 (Praça 15-Rocha Miranda), 357 (São Francisco – Madureira) até então exploradas pela Viação Santa Eulália, e linhas 661 (Meyer-Maria da Graça) via M.Angelo e 662 (Meyer-Maria da Graça) via Del Castilho,  exploradas pela Viação Maria da Graça.

Linhas em 1967, com respectivas receitas (NCr$)

346 - 869.272,38
350 - 868.805,83
349 - 50.970.14
357 - 52.616,08
661 - 121.582,60
662 - 105.611,60

Em 1968, assume as linhas 313 (Tiradentes-Olaria) substituindo a Viação Belacap e a 673 (Meyer-Penha), substituindo a Viação Transmontana.

No mesmo ano as seguintes linhas foram transferidas para outras empresas:

350 - Passeio-Irajá, Federal Auto Ônibus 
357 - São Francisco-Madureira, Viação Caju
661 - Meyer - Maria da Graça, Caprichosa
662 - Meyer - Maria da Graças, Caprichosa

Em 1972 inaugura as linhas: 

902 - Bonsucesso - Vila Kosmos, extinta em 1974
920 - Olaria - São Cristóvão
930 - Rocha Miranda - IAPTEC, extinta em 1974

Linhas e frota determinada em 1973

313 - Tiradentes - Olaria, 17 carros
346 - Praça 15 - Vila Kosmos, 24 carros
349 - Praça 15 - Rocha Miranda, 23 carros
673 - Meyer - Lucas, 21 carros
902 - Bonsucesso - Vila Kosmos, via Penha, 8 carros
920 - Olaria - Campo de São Cristóvão, 6 carros
930 - Rocha Miranda - IAPTEC, 6 carros

Em 1973, substituindo a Transportes Guanabarina, assume a linha 310 (Praça 15–Del Castilho) circular, via São Cristóvão. 




Em julho de 1975, a Viação Forte inaugura sua primeira linha de ônibus especial com ar-condicionado, a 2071 (Castelo – Vaz Lobo), com tarifa de 6 cruzeiros e frota de 9 ônibus, sendo um na reserva, com o seguinte itinerário: Terminal Menezes Cortes, Rua Primeiro de Março, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Contorno da Quinta da Boa Vista, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, Praça Guilherme Guinle, Ana Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Estrada Velha da Pavuna, Estrada do Timbó, Itaóca, Estrada Velha da Pavuna, Automóvel Club, Meriti, Praça Aquidauana, Vicente de Carvalho, Automóvel Club, Luiza de Carvalho, Vicente de Carvalho, Bezerra de Menezes, Oliveira de Figueiredo, e ponto final no Largo de Vaz Lobo.


O Globo, 11/07/1975


Em 1977, a empresa contava com cerca de 800 funcionários.

Linhas em setembro de 1978

310 - Praça 15 - Del Castilho
313 - Tiradentes - Olaria
346 - Praça 15 - Vila Kosmos
349 - Praça 15 - Rocha Miranda
673 - Meyer - Lucas (via Del Castilho
920 - Olaria - São Cristóvão
2071 - Castelo - Vaz Lobo
2072 - Castelo - Vila da Penha

Em 23 de outubro de 1978, alegando prejuízos, desativa a linha de frescão 2072 (Castelo – Vila da Penha) com 19 ônibus. A linha 2071 (Castelo-Vaz Lobo) continuou em operação. 

Em janeiro de 1979, contava com frota de 130 ônibus, sendo 19 frescões.


Frescão em agosto de 1979. Coleção Moacir Ramos/Cia de Ônibus


Em 1979 inaugura as linhas:

919 - Bonsucesso-Vila Kosmos, parcial da linha 346
926 - Rocha Miranda-IAPTEC

A Viação Forte encerrou suas operações em 1981, quando contava com cerca de 130 ônibus, sendo seu patrimônio adquirido por um grupo empresarial que a revende para a Viação Madureira Candelária.

Linhas da Empresa


Prefixo da Frota

84 00, lotações
55 500

Garagens

Rua Couto Magalhães, 44, Benfica
Capitão Vicente, 85, Penha
Rua Citéria, 198/210, Irajá



Frota

1973          98
1978        139
1981        130


REFERÊNCIAS:

Viação Forte Sociedade Anônima. Ata da Assembléia Preliminar de Constituição.  Diário Oficial do Estado da Guanabara. 12 abril 1962. Parte I. p.8912. 

Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 março 1964. p.10.

Empresa de ônibus lesa empregados. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 03 março 1964. p.2.

Viação Forte S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 30 abril 1966. p.5.

Viação Forte S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 abril 1967. p.23.

Viação Forte S.A. Relatório da Diretoria. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1968. p.17.

Trânsito selvagem mata e fere em tôda parte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 08 março 1968. p.11.

Cinco homens assaltam a Viação Forte. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 junho 1971. p.26.

Esclarecimento. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 06 junho 1973. p.7.

Ônibus vão à Justiça contra o DGTC. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 janeiro 1977. p.14.

Outra empresa de ônibus urbano pede devolução de linha. O Globo. Rio de Janeiro. 24 outubro 1978. p.10.

Força dos motoristas surpreende os patrões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 janeiro 1979. p.22.

Página lançada em 16 de março de 2018.