Madureira Candelária


Viação Madureira Candelária Ltda.
1962 - 2018

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

Inicia suas atividades na linha de lotação Madureira - Candelária

Em setembro de 1964, foi autorizada pela Comissão Estadual de Contrôle dos Serviços Concedidos, ex-Departamento de Concessões, a substituir seus lotações por ônibus. 

No mesmo ano, seguindo o novo Plano de Transportes, a linha foi numerada, ganhando a vista 355 (Tiradentes - Madureira).

Em 1964, segundo o Guia Rex, a linha 355 tinha o seguinte itinerário: Praça Pio X, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Brasil, Lobo Junior, Viaduto João XXIII, Estrada Braz de Pina, Praça do Carmo, Estrada Vicente de Carvalho, Largo de Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Carvalho de Sousa, Largo de Madureira, Estrada do Portela e rua Américo Brasiliense.


Correio da Manhã, 22/11/1964


Em 1966, a empresa iniciou a operação de sua segunda linha de ônibus, a 298 (Castelo - Coelho Neto), substituindo a Viação Luar.

Segundo o Guia Rex, a linha 298 em 1966 tinha o seguinte itinerário: Araújo Porto Alegre, Graça Aranha, Almirante Barroso, Praça Expedicionário, Marechal Âncora, Alfredo Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugenio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Largo de Pilares, João Ribeiro, Silva Vale, Maria Passos, Melo Morais, Iguaçu, Viaduto José Lins do Rêgo, Sidônio Pais, Suburbana, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano, Praça Catende, Doutor Luís Bicalho, Estrada Barro Vermelho, Automóvel Clube, Bagé e rua Guaçupi.






Ponto final da linha 355 (Tiradentes - Madureira) na rua Américo Brasiliense, Madureira, em 17/11/1970


Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha 911 (Coelho Neto-Del Castilho), extinta em 1974, parcial da linha 298.

Em 25 de junho de 1972, inaugura a linha 909 (Cordovil-IAPETEC), parcial da 355, sendo extinta em 1974.

Linhas e frota determinada em 1973

298 - Castelo - Coelho Neto, 40 carros
355 - Tiradentes - Madureira
909 - Madureira - IAPETEC, 9 carros
911 - Coelho Neto - Del Castilho, 13 carros


Linha 355 (Tiradentes - Madureira) na Praça Procópio Ferreira, 
por volta de 1976, na época das obras do Metrô



Linhas em dezembro de 1978

298 - Castelo - Coelho Neto
355 - Tiradentes - Madureira


Madureira em dezembro de 1980
Acervo Arquivo Nacional

Linha 298 (Castelo - Coelho Neto) em julho de 1982


A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 127
Linhas: 5
Passageiros/mês: 2.018.881


Linhas da Madureira Candelária em 1985
Para ampliar clique na imagem


Em agosto de 1987, sem aviso prévio, a Madureira Candelária suprimiu a linha 347 (Vaz Lobo - Tiradentes). Por outro lado, a linha 343 (Tiradentes - Cordovil), até então operada pela Columbia Auto Ônibus passou a ser operada pela empresa com os antigos carros da linha 347. 

Em abril de 1991, a Madureira Candelária inaugurou a linha especial, com poltronas reclináveis, mas sem ar-condicionado, 1077 (Madureira - Castelo), com ponto final junto ao Madureira Shopping Rio. Em julho de 1991, com frota de 10 ônibus, circulando das 6h às 21h30 e intervalos programados de 10 minutos, transportava diariamente cerca de 2 mil passageiros.

Em julho de 1991, inaugura a linha 347 (Vista Alegre - Praça 15), com 12 carros, circulando das 4h às 22h, substituindo a antiga linha 336 (Vista Alegre - Praça 15) extinta com a falência da Viação Paraense em janeiro de 1991.

Também em meados de 1991, inaugura a linha 344 (Candelária - Bento Ribeiro) via Avenida Brasil, reforçando o atendimento no bairro do Cordovil.

Linhas e passageiros transportados em 1992

298 - Castelo - Acari - 297.175
343 - Cordovil - Tiradentes (circular) - 3.178.555
344 - Bento Ribeiro - Praça 15 - 2.219.096
347 - Vista Alegre - Tiradentes - 1.326.528
349 - Rocha Miranda - Praça 15 - 575.660
355 - Tiradentes - Madureira - 4.234.482
673 - Meyer - Lucas (via Del Castilho) - 7.250.302
928 - Marechal Hermes Ramos - 4.833.824
1077 - Castelo - Madureira - 9.885.770


Linha 298 (Castelo - Acari) em outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante


Linhas em 2006

298 - Acari - Castelo
343 - Cordovil - Tiradentes
344 - Rocha Miranda - Praça 15, via Rodrigues Alves
349 - Rocha Miranda - Praça 15, via Presidente Vargas
355 - Madureira - Tiradentes
673 - Parada de Lucas - Meyer    
928 - Marechal Hermes - Ramos

Linhas em 2011

298 - Castelo - Acari
307 - Vila Kosmos - Praça da República, circular, via Lucas
344 - Rocha Miranda - Praça 15, circular
349 - Rocha Miranda - Praça 15, circular
355 - Tiradentes - Madureira
673 - Lucas - Meyer, circular, via Del Castilho
928 - Marechal Hermes - Ramos, circular
950 - Vicente de Carvalho - Vista Alegre (pool com a Caprichosa e Rubanil)

Em 2012, a Madureira Candelária vende a linha 298 (Castelo - Acari) para a Pavunense.

Em agosto de 2013, com 11 carros, a Viação Nossa Senhora de Lourdes assume a operação da linha 673 (Meyer – Lucas), até então operada com apenas 3 carros.

Em dificuldades financeiras e com greve de funcionários, a empresa paralisa em definitivo suas operações em 2 de maio de 2018.

Últimas linhas da Madureira Candelária

349 - Castelo - Rocha Miranda
355 - Tiradentes - Madureira

Garagens

Avenida Automóvel Clube, 2818, Inhaúma
Estrada do Barro Vermelho, 1757, Colégio
Rua Citéria, 210, Irajá

Prefixo da Frota: 75 500

CNPJ: 33.419.383/0001-96


REFERÊNCIAS:

Continuam foragidos os 2 trocadores da Transportes América autores de crimes. O Jornal. Rio de Janeiro. 27 abril 1961. p.11.

A Emprêsa castiga leis trabalhistas. Última Hora. Rio de Janeiro. 1964.

Lotações. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 22 setembro 1964. p.8.

Táxi x Ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 22 fevereiro 1972. p.2.

Empresa acaba com linha. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 agosto 1987. p.3.

Viação Madureira Candelária oferece um serviço melhor. O Globo. Rio de Janeiro. 7 julho 1991. Jornais de Bairro. p.25.

Bairros ganham novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 3 novembro 1991. Jornal de Bairro. p.15.

Funcionários da Rubanil, América e Madureira Candelária conseguem rescisão unilateral de contrato. Flumibussrj. Rio de Janeiro. 09 maio 2018.

Página lançada em 25 de setembro de 2018.