Auto Viação Tijuca S.A.
Desde 1961
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1961 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada em 8 de julho de 1961, com frota de 16 lotações, cadastrados na linha Usina - Praça 15.
O capital social da empresa, de 16 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 16 lotações usados, dos seguintes proprietários individuais:
Antônio Martins Henriques, português
Lotação Número de Ordem: 595
Geraldo Queiroz Figueiredo, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 2206
Agostinho Ferreira da Silva, português
Lotação Número de Ordem: 2365
Ernesto Martins, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 1215
Joaquim Mendes Lavrador, português
Lotação Número de Ordem: 2178
Jaime da Silva, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 2266
Licurgo França, português
Lotação Número de Ordem: 2279
Tadeu Wietzkowsky, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 1462
Valdemar de Mattos, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 2280
Eduardo Soares Cavadas, português
Lotação Número de Ordem: 619
Antônio de Sousa Rebelo, português
Lotação Número de Ordem: 1170
Raul Fiorenza, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 2350
Nélio Lôbo Castro, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 2262
Manuel Martins Barbosa, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 523
Aldemário de Jesus Claro, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 940
Milton Gonçalves Rodrigues, brasileiro
Lotação Número de Ordem: 1708
A Viação Tijuca iniciou suas operações na linha de lotação Praça 15 - Tijuca.
Em 1961, a empresa adquire 10 ônibus para operar nas linhas C-31 (Usina - São Cristóvão) via Praça da Bandeira e C-32 (Usina - São Cristóvão) via 28 de Setembro, tornando-se a primeira empresa de lotação, legalmente constituída por antigos proprietários de lotações individuais, a explorar uma linha de ônibus, na gestão do governador Carlos Lacerda.
Em 1961, a empresa adquire 10 ônibus para operar nas linhas C-31 (Usina - São Cristóvão) via Praça da Bandeira e C-32 (Usina - São Cristóvão) via 28 de Setembro, tornando-se a primeira empresa de lotação, legalmente constituída por antigos proprietários de lotações individuais, a explorar uma linha de ônibus, na gestão do governador Carlos Lacerda.
Praça Afonso Viseu em 1961
Apresentação da nova frota de ônibus
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Primeiros ônibus da Viação Tijuca. Modelo Metropolitana Urbano ano 1961
sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321
Em 1961, junto com a nova resolução de organização das linhas de lotações por empresas, passou a ser obrigatório o uso de capelinhas na frente dos veículos para a identificação do número das linhas.
Em 16 de março de 1962, circula o primeiro lotação com 30 lugares da cidade, na linha Praça 15 – Tijuca, da Auto Viação Tijuca, com número de ordem 5307.
Em abril de 1962, operava a linha de lotação Praça 15 – Usina, junto com a Viação São Camilo.
Entre 1963 e 1964, inaugura a linha de ônibus 220 (Usina -Tijuca) com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Presidente Vargas, Machado Coelho, Largo do Estácio de Sá, Haddock Lobo e Conde de Bonfim até o ponto final na Usina.
Linhas em janeiro de 1964
220 - Usina – Mauá
C-31 - Usina – São Cristóvão
C-32 - Usina – São Cristóvão
Em primeiro de março de 1964, substituindo a empresa Copacabana Auto Lotações, inaugura as linhas de ônibus 581 (Largo do Machado-Leblon) via Jockey e 582 (Largo do Machado) via Leblon, com a frota das linhas C-31 e C-32.
As duas linhas foram operadas pela Viação Tijuca por alguns meses, sendo logo substituídas pelas novas linhas de ônibus elétricos da CTC, E-15 (Largo do Machado-Ipanema) circular, via Lagoa e E-16 (Largo do Machado-Ipanema) circular, via Túnel Velho.
Em 1964, a Viação Tijuca substituindo a linha de lotação Praça Paris - Lins, operada por proprietários individuais, inaugura a linha de ônibus 232 (Praça Paris-Lins), com o seguinte itinerário: rua do Passeio, Santa Luzia, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paula e Sousa, São Francisco Xavier, Praça Maracanã, 28 de Setembro, Visconde Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, rua Lins de Vasconcellos, Vilela Tavares e Aquidabã.
Entre 1965 e o início de 1966, inaugura a linha 221 (Aeroporto-Usina) com o seguinte itinerário: Avenida General Justo, Marechal Câmara, Franklin Roosevelt, Presidente Wilson, Beira Mar, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Mem de Sá, Visconde Maranguape, Arcos, Resende, Mem de Sá, Santana, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Osvaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña e Conde de Bonfim até o ponto final na Usina.
Em pouco tempo o ponto final foi transferido do Aeroporto para o Castelo, recebendo a vista 221 (Castelo-Usina).
Entre 1969 e 1970, a linha 221 (Castelo-Usina), via Mariz e Barros, é prolongada até o Alto da Boa Vista, reforçando o atendimento do bairro.
Carro Metropolitana Carioca
Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas C-31 (Usina–São Cristóvão) e C-32 (Usina–São Cristóvão) foram renumeradas recebendo as vistas 641 (Usina–São Cristóvão) via Praça da Bandeira e 642 (Usina–São Cristóvão) via 28 de Setembro. No ano seguinte foram transferidas para a Viação Maracanã.
Foto - Linha 232 (Passeio-Lins) no Maracanã em maio de 1968
Entre 1969 e 1970, a linha 221 (Castelo-Usina), via Mariz e Barros, é prolongada até o Alto da Boa Vista, reforçando o atendimento do bairro.
Em 20 de julho de 1970, substituindo a linha de lotação 640 (Barra da Tijuca-Sáenz Peña) da Viação Sáenz Peña Barra da Tijuca, inaugura a linha de ônibus 233 (Rodoviária - Barra da Tijuca) com o seguinte itinerário: Avenida Rodrigues Alves, Professor Pereira Reis, Equador, Luís Mendes de Morais, Francisco Bicalho, Paulo de Frontin, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Edson Passos, rua Boa Vista, Estrada das Furnas, Estrada da Barra da Tijuca e Praça Desembargador Araújo Jorge.
A 233 foi a primeira linha de ônibus a circular na Avenida Sernambetiba, no trecho entre o Jardim Oceânico e a Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna), numa época que a Barra da Tijuca, com exceção do Jardim Oceânico e da Barrinha, era um grande areal a ser ocupado.
Foto - Linha 233 (Rodoviária-Barra da Tijuca) em 1971
Linha 221 (Castelo - Alto Boa Vista) na Avenida Édison Passos, na Usina, em 1970
Fundo Correio da Manhã, Arquivo Nacional
Linha 221 (Castelo - Alto da Boa Vista) em agosto de 1970 na Avenida Edson Passos
Foto Arquivo Nacional
Avenida Rio Branco em fevereiro de 1970
Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha 601 (Lins-Maracanã), extinta em 1974, parcial da linha 232.
Linhas e frota determinada em 1973
215 - Carioca - Uruguay, 21 carros
220 - Mauá - Usina, 19 carros
221 - Praça 15 - Furnas, 9 carros
232 - Passeio - Lins, 24 carros
233 - Rodoviária - Barra da Tijuca, 13 carros
601 - Estádio Mario Filho - Lins, 9 carros
Linhas e frota determinada em 1973
215 - Carioca - Uruguay, 21 carros
220 - Mauá - Usina, 19 carros
221 - Praça 15 - Furnas, 9 carros
232 - Passeio - Lins, 24 carros
233 - Rodoviária - Barra da Tijuca, 13 carros
601 - Estádio Mario Filho - Lins, 9 carros
Em 1974, a Viação Tijuca inaugurou a linha 617 (Usina-Furnas), extinta em 1985. Em 1980, segundo o Guia Rex, tinha o seguinte itinerário: Avenida Edson Passos, Praça Afonso Viseu, rua Boa Vista, Estrada das Furnas e Estrada de Maracaí.
Centro em 1974
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Praça Sáenz Peña por volta de 1975
Linhas em novembro de 1978
215 - Carioca - Uruguay
220 - Mauá - Usina
221 - Praça 15 - Furnas
226 - Carioca - Grajaú
233 - Rodoviária - Barra da Tijuca
617 - Usina - Furnas
Em 1979 a Viação Tijuca inaugura as linhas:
225 (Estrada de Ferro-Usina) via Haddock Lobo. Itinerário: rua Barão de São Félix, Visconde da Gávea, Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Paulo de Frontin, João Paulo I, Barão de Ubá, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Moura Brito, Doutor Renato Rocco, General Roca, Santo Afonso, Antônio Basílio, José Higino, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Edson Passos e Estrada Velha da Tijuca. No ano seguinte a linha foi prolongada até a Barrinha e Praça 15.
234 (Rodoviária-Novo Leblon). Itinerário: Avenida Rodrigues Alves, Professor Pereira Reis, Equador, General Luís Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Sousa Reis, Figueira de Mello, Pedro II, Francisco Bicalho, Paulo de Frontin, João Paulo I, Barão de Ubá, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Almirante Cochrane, Santo Afonso, Antônio Basílio, José Higino, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Edson Passos, rua Boa Vista, Estrada das Furnas, Estrada da Barra da Tijuca, Praça Desembargador Araújo Jorge, rua Einstein, Vítor Konder, Estrada da Barra da Tijuca, Ponte, Armando Lombardi e Avenida das Américas até o Novo Leblon.
Linha 220 na Praça Mauá em 15/05/1980
Arquivo Nacional
Em 1981, para atender à exigência de frota mínima de 120 carros, a Auto Viação Tijuca, que contava com frota determinada de 92 ônibus, adquiriu a concessão das linhas 614 (Usina - Largo da Segunda-feira) e 616 (Santa Alexandrina - Usina) da Viação Alpha com frota determinada de 28 ônibus.
Em 19 de novembro de 1981, junto com a CTC, inaugura a linha de integração metrô-ônibus M-41 (Estácio-Usina) cada uma com frota de 3 carros e tarifa integrada de Cr$ 30.
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A Empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 11
Passageiros/mês: 2.002.099
Em agosto de 1985, a linha 221 (Praça 15-Furnas) é prolongada até Furnas. Apesar do nome a linha tinha ponto final em Maracaí, que dista aproximadamente dois quilômetros de Furnas.
Em 1989, inaugura a linha 229 (Usina-Praça 15) circular com o seguinte itinerário: Estrada Velha da Pavuna, Edson Passos, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, rua Estácio de Sá, Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Henrique Valadares, Relação, República do Chile, Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Praça 15, Alfred Agache, General Justo, Marechal Câmara, Franklin Roosevelt, Presidente Wilson, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, República do Paraguay, rua da Carioca, Praça Tiradentes, Visconde do Rio Branco, Campo de Sant´Anna (lado Bombeiros), Frei Caneca, Salvador de Sá, rua Estácio de Sá, João Paulo I, Doutor Satamini, Heitor Beltrão, Conde de Bonfim, Edson Passos e Estrada Velha da Tijuca.
Em janeiro de 1991, é extinta a linha 616 (Usina - Santa Alexandrina), com frota de 6 carros, transportando mensalmente cerca de 90 mil passageiros.
Em janeiro de 1991, é extinta a linha 616 (Usina - Santa Alexandrina), com frota de 6 carros, transportando mensalmente cerca de 90 mil passageiros.
Por volta de 1991, a Viação Tijuca, em conjunto com a Viação Redentor, inaugura as seguintes linhas de micro-ônibus:
704 - Circular Barra I, via Américas
705 - Circular Barra II, via Sernambetiba
710 - Circular Barra III, via Cidade de Deus
Linhas e passageiros transportados em 1992
220 - Mauá - Usina, 8.733.280 passageiros
221 - Praça 15 - Usina, 243.464 passageiros
225 - Praça 15 - Barra da Tijuca, 819.199 passageiros
226 - Carioca - Grajaú, 7.039.383 passageiros
229 - Usina - Castelo, 3.915.831 passageiros
233 - Rodoviária - Barra da Tijuca, 1.787.563 passageiros
234 - Rodoviária - Barra da Tijuca, 4.478.248 passageiros
614 - Usina - São Francisco Xavier, 2.550.168 passageiros
704A - Barra I, via Américas, 152.051 passageiros
705A - Barra II, via Sernambetiba, 244.633 passageiros
710B - Barra III, circular, via Cidade de Deus, 18.455 passageiros
Em 3 de agosto de 1993, é decretada a suspensão por 90 dias, a colocação de novas catracas duplas nos ônibus, após o incêndio de um ônibus da Viação Tijuca, provocando a morte de 9 pessoas.
Entre 1993 e 1994 na linha 221 (Praça 15 - Usina) foi restabelecido o prolongamento até Maracaí, no Alto da Boa Vista.
Rua Conde de Bonfim na segunda metade da década de 1990
Foto Marcelo Cardoso
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Em 11 de setembro de 2004, inaugura as linhas de integração metrô-ônibus:
220A (Sáenz Peña - Usina), via São Miguel
220B (Sáenz Peña - Usina), via Conde de Bonfim
Linha 229 (Castelo-Usina) em outubro de 2004
Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal as linhas 220A e 220B foram renumeradas para 603 e 604. A linha 604 (Sáenz Peña-Usina) via Conde de Bonfim foi suprimida por volta de 2016.
Em 25 de setembro de 2004, a Viação Tijuca inaugura a linha de integração metrô-ônibus 226A (Saénz Peña-Grajaú), renumerada para 608 em 2010.
Em 2006, as empresas Futuro, Transportes Barra, Tijuca e Redentor apresentam novo layout (pintura) da frota.
Em outubro de 2010, com a licitação do novo sistema de transporte público por ônibus do município, algumas linhas da empresa foram renumeradas:
301 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Américas, antiga 234
302 - Rodoviária - Recreio, via Alto da Boa Vista/Sernambetiba, antiga variante da 233
303 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Linha Amarela, antiga variante 233/234
304 - Rodoviária - Recreio, via Alto da Boa Vista/Américas, variante da 234
305 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Túnel Rebouças, extinta em 2015, variante da 234
333 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Sernambetiba, extinta em 2011, antiga 233
Em 2016, a Viação Tijuca com 30 carros, a serviço do Consórcio Metrô Rio, inicia suas operações nas linhas de integração metrô ônibus Botafogo - Gávea e Antero de Quental-Gávea, substituindo a Transportes Vila Isabel.
Linhas em junho de 2016
217 - Andaraí - Carioca, pool com a N.Sra.Graças
220 - Usina - Candelária
226 - Carioca - Grajaú
229 - Usina - Castelo
301 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Américas
302 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Sernambetiba
303 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Linha Amarela
345 - Candelária - Barra da Tijuca
448 - Maracaí - São Conrado, via Estrada da Canoa
603 - Usina - Sáenz Peña, via rua São Miguel
608 - Grajaú - Sáenz Peña
805 - Alvorada - Jardim Oceânico, via Sernambetiba
2330 - Rodoviária - Barra da Tijuca, via Linha Amarela
Em 2017, a Viação Tijuca inicia suas operações na linha de integração metrô-ônibus 580 (Largo do Machado-Cosme Velho), substituindo a Transportes São Silvestre que faliu. A linha foi extinta em 2020, em função da perda de passageiros provocada pela pandemia.
Em meados de 2021, foi suspensa a operação da linha 226 (Carioca-Grajaú), em função da perda de passageiros provocada pela decretação do estado de emergência da pandemia de covid.
Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit
220 - Usina - Candelária
301 - Rodoviária - Alvorada, via Américas
302 - Rodoviária - Alvorada, via Sernambetiba
448 - Furnas - São Conrado
608 - Grajaú - Sáenz Peña, Integração Metrô
645 - Sáenz Peña - Alvorada
805 - Alvorada - Jardim Oceânico, via Sernambetiba
810 - Taquara - Pontal
Em novembro de 2021, é criada a linha SP810 (Taquara-Vargem Grande) como serviço parcial da linha 810 (Taquara-Pontal).
Em novembro de 2021, a Viação Tijuca restabelece a linha 584 (Cosme Velho-Leblon) via Copacabana, abandonada pela Real Auto Ônibus.
Linha 584 (Cosme Velho-Leblon) em janeiro de 2022
Em 4 de fevereiro de 2020, a Viação Tijuca inaugura a linha 645 (Jardim Oceânico - Praça Sáenz Peña) reforçando o atendimento no Alto da Boa Vista.
Linha 645 (Jardim Oceânico - Praça Sáenz Peña) em 06/02/2020
Em maio de 2022, em função do constante aumento dos combustíveis, foi suspensa a operação da linha 301 (Rodoviária - Alvorada).
Em 27 de julho de 2022, após acordo com a Prefeitura que passou a subsidiar as tarifas de ônibus, a Viação Tijuca restabeleceu a linha 157, com o itinerário modificado e a vista LECD 49 (Castelo-Gávea PUC) via Largo do Machado/ Fonte da Saudade. A linha pertencia a Transportes Vila Isabel que paralisou suas operações em 2016.
Em 11 de agosto de 2022, a Prefeitura anuncia a extinção da linha 226 (Candelária - Grajaú) paralisada desde 2021.
Nova pintura apresentada em outubro de 2018
Garagens
Rua Leopoldo, 610, Andaraí
Rua São Miguel, Tijuca
Rua Dona Romana, Engenho Novo
Rua Leopoldo, 610, Andaraí
Rua São Miguel, Tijuca
Rua Dona Romana, Engenho Novo
Prefixos da Frota
53 00, lotação
50 000, ônibus
CNPJ: 33.535.592/0001-03
REFERÊNCIAS:
Fontenele: Sete dias de OT foram sucesso. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 19 abril 1962. p.2.
Campanha de Lotações contra a operação ZN. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 20 abril 1962. p.12.
Auto Viação Tijuca S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição realizada no dia 8 de julho de 1961. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 21 julho 1962. Parte I. p.16456.
Entram em vigor amanhã as novas tarifas dos ônibus da Guanabara. O Globo. Rio de Janeiro. Abril 1965.
Perdeu os Freios. O Jornal. Rio de Janeiro. 01 dezembro 1965. p.9.
Ônibus da Loucura. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 maio 1967. Terceiro Caderno. Classificados. p.10.
Entram em vigor amanhã as novas tarifas dos ônibus da Guanabara. O Globo. Rio de Janeiro. Abril 1965.
Perdeu os Freios. O Jornal. Rio de Janeiro. 01 dezembro 1965. p.9.
Ônibus da Loucura. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 maio 1967. Terceiro Caderno. Classificados. p.10.
Assaltaram empresa de ônibus e feriram gerente com 3 tiros. O Globo. 23 julho 1978. Matutina. Rio. p.24.
Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. 17 setembro 1981. p.15.
Tijuca já se integra. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 novembro 1981. p.20.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
Linha 221, afinal, irá até Furnas. Valeu a força da RA. O Globo. Rio de Janeiro. 06 agosto 1985. Jornal de Bairro. p.4.
BAZANI, Adamo. Paes publica lei que prevê subsídios ao sistema de ônibus no Rio de Janeiro. Diário do Transporte. 03 dezembro 2021.
Página lançada em 19 de maio de 2018.
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