Auto Viação Forte de Copacabana S.A.
1962 – 1964
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962 na cidade do Rio de Janeiro, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada na Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 22 de março de 1962, com frota inicial de 20 lotações, registrados na linha Castelo - Forte de Copacabana.
O capital social da empresa, de 20 milhões de cruzeiros, correspondia ao valor da frota de 20 lotações usados, cada um avaliado em 1 milhão de cruzeiros, dos seguintes proprietários individuais:
Zelis Fernandes Fortes, brasileiro
Mario Carnevale, italiano
José Mario de Carvalho, brasileiro
José Maria de Jesus, português
Armando Fernandes do Paço, português
Ceferino Videira Martinez, espanhol
José da Silva Bonfim, brasileiro
Luiz Ferreira, português
Ormy Ferreira Teixeira, brasileiro
Benito Matias Alvarez, espanhol
Antonio Pereira, português
Braz Afonso, português
Joaquim Lino Pereira Gomes, português
Paulo José Berrondo, brasileiro
Armando Ferreira, brasileiro
José Fernandes de Vasconcelos, português
Euclides Lyrio Trindade, brasileiro
Manuel Rodrigues Pessoa, português
Raimundo Fernandes da Costa, brasileiro
José Pereira da Silva, português
Proprietários dos lotações, com os seguintes números de ordem: 74, 1024, 1030, 1047, 1137, 1159, 1179, 1381. 1399, 1416, 1648, 1650, 1793, 1795, 1813, 1822, 1826, 1970, 1990 e 2134.
Inicia suas operações na linha de lotação Castelo - Forte de Copacabana, junto com a Viação Forte.
Em 1963 a linha era explorada com 38 lotações, sendo 18 da Viação Forte e 20 da Viação Forte de Copacabana.
Em fevereiro de 1964, com frota de 21 lotações, a empresa encerra suas operações na linha de lotação Castelo - Forte de Copacabana, por não atender a determinação de substituir sua frota por ônibus.
A empresa foi então transferida para a Zona Norte, inaugurando em primeiro de março de 1964 a linha de lotação 242 (Praça XV-Largo do Anil), via Estrada Grajaú-Jacarepaguá.
A empresa foi então transferida para a Zona Norte, inaugurando em primeiro de março de 1964 a linha de lotação 242 (Praça XV-Largo do Anil), via Estrada Grajaú-Jacarepaguá.
Após período de experiência, a linha considerada antieconômica, foi logo extinta, encerrando em definitivo as operações da empresa.
REFERÊNCIAS:
Auto Viação Forte de Copacabana S.A. Ata da Assembleia Geral de Constituição, realizada no dia 22 de março de 1962. Diário Oficial do Estado da Guanabara. 27 abril 1962. Parte I. p.10611.
Mandim Declara que plano de transporte da Zona Sul se estenderá por 60 dias. Jornal do Brasil. 01 março 1964. p.10.
Página lançada em 19 de abril de 2018