Caprichosa


Caprichosa Auto Lotação Ltda.
Caprichosa Auto Ônibus S.A.

Desde 1957

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em setembro de 1957, pelos sócios Albano Salgado Cabral, Antonio Cabral Salgado e José Afonso Ferreira Neves, sendo os dois primeiros portugueses.

Em 1965, inaugura a linha 905 (Bosucesso-Irajá) com o seguinte itinerário: Avenida Bruxelas, Avenida Nova York, Praça da Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo, Nicarágua, Santiago, Delfina Enes, Lobo Junior, Ourique, Pindaí, Avenida Antenor Navarro, Içapó, Avenida Arapogi, Viaduto de Braz de Pina, Bento Cardoso, Itabira, Bulhões Marcial, Major Conrado, Barão de Melgaço, rua Rio Apa, Comandante Coelho, Avenida Meriti, Estrada da Água Grande, Estrada do Portinho e Avenida Brasil (IAPC do Irajá).


Linha 905 (Bonsucesso-Irajá) na rua Nicarágua, Penha, em abril de 1966
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

Avenida Antenor Navarro, Braz de Pina, em 1966 na altura da Padaria Guanabara
Coleção facebook.com/riosuburbio





Em 1968, substituindo a Viação Forte, a Caprichosa assumiu as linhas:

661 - Meyer - Maria da Graça
662 - Meyer - Maria da Graça

Foto - Linha 774 no Jardim América em 1969

Em 1971, assume a linha 940 (Ramos Praia - Madureira), substituindo a Viação Amigos Leopoldinenses.


Rua Pindaí esquina com Taborari, Braz de Pina, em março de 1972
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linhas em 1973

661 - Meyer - Maria da Graça, via Del Castilho, 6 carros
662 - Meyer - Maria da Graça, via M.Angelo, 6 carros
774 - Madureira - Jardim América, 23 carros
905 - Bonsucesso - Irajá, 17 carros
940 - Praia de Ramos - Madureira, 13 carros




Em 1974, ganha a concessão da Área 8, referente aos bairros de Cordovil, Vigário Geral, Brás de Pina e Coelho Neto, para exploração de linhas de ônibus especiais com ar-condicionado, também conhecidos como frescões.

Em 13 de abril de 1975, inaugura sua primeira linha de frescão, a 2081 (Castelo - Irajá) e no ano seguinte a 2082 (Castelo - Vista Alegre).

O Globo, 27/03/1977

Década de 1970


Por volta de 1977, inaugura a linha 775 (Madureira-Vigário Geral).

Linhas em 1978

661 - Meyer - Maria da Graça, via Del Castilho
662 - Meyer - Maria da Graça, via M.Angelo
774 - Madureira - Jardim América
775 - Madureira - Vigário Geral
905 - Bonsucesso - Irajá
940 - Praia de Ramos - Madureira
2081 - Castelo - Irajá
2082 - Castelo - Vista Alegre





Em agosto de 1981, com o fim da Viação Suburbana, a Caprichosa assumiu as linhas 639 e 640, com frota determinada de 23 carros:

639 (Sáenz Peña - Rocha Miranda). Itinerário: rua Barão de Mesquita, Major Ávila, Praça Varnhagem, Felipe Camarão, 28 de Setembro, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Luiz Carlos, Piauí, Doutor Padilha, rua das Oficinas, rua da Abolição, Suburbana, Cerqueira Daltro, Florentina, Itamarati, Miguel Rangel, Bornéo, Carvalho de Souza, Alfeu Faria Castro, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano, Estrada do Barro Vermelho,  Estrada do Colégio, Monsenhor Félix, Praça Nossa Senhora da Apresentação, Estrada da Água Grande, Praça São João Berchmans, rua Cordovil, Lucas Rodrigues, Bulhões Marcial, Correa Dias, Xavier Pinheiro, Estrada Vigário Geral, Professor França Amaral, Jorge Lacerda, Jornalista Geraldo Rocha, Richard Strauss, Ministro Artur Costa, Barão de Studart, Pintor Marquês Junior e rua Professor Costa Ribeiro. Em poucos meses a linha foi desativada, sendo restabelecida em 1983 com a vista 639 (Sáenz Peña-Vigário Geral) via Rocha Miranda.

640 (Sáenz Peña - Vigário Geral) via Vaz Lobo. Itinerário: rua Barão de Mesquita, Major Ávila, Praça Varnhagem, Felipe Camarão, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Luís Carlos, Piauí, Doutor Padilha, rua das Oficinas, rua da Abolição, Suburbana, Cerqueira Daltro, Florentina, Itamarati, Miguel Rangel, Bornéo, Carvalho de Souza, Alfeu Faria de Castro, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Largo de Vaz Lobo, Monsenhor Félix, Estrada Padre Roser, Avenida Meriti, Praça Rubey Wanderley (Largo do Bicão), Avenida Braz de Pina, Estrada Água Grande, Praça São João Berchmans, rua Cordovil, Lucas Rodrigues, Bulhões Marcial e Gregório de Matos. 

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 121 convencionais e 19 especiais
Linhas em operação: 8, sendo uma especial
Passageiros/mês: 2.387.006

Em 13 de março de 1983, é extinta a última linha de frescão, a 2082 (Castelo - Vista Alegre), em função de diminuição da demanda provocada pela perda do poder aquisitivo da população.


Linhas da Caprichosa em 1985
Para ampliar clique na imagem


Linhas e Passageiros Transportados em 1992

639 - Sáenz Peña - Jardim América, 8.113.630
661 - Meyer - Maria da Graça, 2.111.493
662 - Meyer - Maria da Graça, 2.060.562
774 - Madureira - Jardim América, 9.225.018
775 - Madureira - Vigário Geral, 1.725.567
905 - Bonsucesso - Irajá, 7.111.214
940 - Ramos - Madureira, 4.842.977

Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo-Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas EstrelaNovacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo-Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.

Linhas em 2017

639 - Jardim América - Sáenz Peña, via Rocha Miranda
774 - Madureira - Jardim América, circular
775 - Vigário Geral - Madureira, circular
905 - Bonsucesso - Irajá 
940 - Ramos (Praia) - Madureira 

Em 3 de maio de 2018, a Caprichosa assume a linha 629 (Irajá - Sáenz Peña), até então explorada pela Viação Rubanil. No mesmo dia, com a paralisação da Viação Madureira Candelária, a Caprichosa assumiu a linha 355 (Tiradentes - Madureira) em pool com a Três Amigos

Linhas em fevereiro de 2021, segundo o guia Moovit

629 - Saens Peña - Irajá   
639 - Saens Peña - Jardim América   
774 - Madureira - Jardim América   
774 SV - Madureira - Jardim América, via Shopping Via Brasil  
775 - Madureira - Jardim América   
905 - Bonsucesso - Irajá   
905 SVA - Bonsucesso – Irajá, via Amarelinho  
905 SVB - Bonsucesso – Irajá, via Fundão  
905 SVC - Bonsucesso – Irajá, via Shopping Via Brasil  
940 - Ramos - Madureira   
940 SE - Ramos - Madureira   
950- Vicente de Carvalho - Shopping Via Brasil, circular


Greve em 29/03/2022. Rede Globo
Amplia  


Em 18 de julho de 2022, foi restabelecida a linha 951 (Vicente de Carvalho-Vista Alegre), antiga S033, com o seguinte itinerário: Ida: Avenida Automóvel Clube (Avenida Pastor Martin Luther King Junior), Avenida Vicente de Carvalho, Praça Aquidauana, Avenida Meriti, Largo do Bicão (Praça Rubey Wanderley), Avenida Meriti, Avenida São Félix, Avenida Braz de Pina, Estrada da Água Grande, Rua Hannibal Porto e Rua Itapera. Volta: Rua Itapera, Estrada da Água Grande, Praça São João Berchmans, Avenida Meriti, Largo do Bicão, Avenida Meriti, Praça Aquidauana, Avenida Meriti e Avenida Automóvel Clube. A linha foi reativada após acordo com a Prefeitura que passou a subsidiar as tarifas dos ônibus municipais.

Em 5 de outubro de 2022, foi restabelecida a linha 928 (Marechal Hermes - Bonsucesso), em pool com a Viação Três Amigos.


Apresentação da nova pintura em outubro de 2018


Prefixo da Frota: 27 000

Garagens:

Rua Icapó, 18, Braz de Pina
Rua Bulhões Marcial, 361, Parada de Lucas

REFERÊNCIAS:

Registro do Comércio. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 06 outubro 1957. Segundo Caderno, p.4.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Anuário Estatístico da Cidade do Rio de Janeiro, IPLANRIO. 1991

Página lançada em 3 de setembro de 2018.

Comentários

MAR-C disse…
Nos anos 80/90, existia o serviço "Jardim América x Parada de Lucas", via Vigario Geral, feito por ônibus convencional encurtado (números 01 e 02) e posteriormente por microõnibus. O referido serviço passava pela rua Fernandes da Cunha e demais logradouros não atendidos pelas linhas 774/775.