1964 - 1981
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em meados da década de 1960 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1964, substituindo os lotações da Viação Forte, a Chupal inaugurou a linha de ônibus 952 (Penha - Praça Seca), com o seguinte itinerário: rua Plínio de Oliveira, José Maurício, Leônidas, Estrada de Braz de Pina, Praça do Carmo, Estrada Vicente de Carvalho, Largo de Vaz Lobo, Ministro Edgard Romero, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, João Vicente, Andrade Araújo, Estrada Intendente Magalhães, Anália Franco, Pinto Teles, Cândido Benício, Praça Barão de Taquara, Barão, Aruti, Baronesa e Marangá.
Foto - Linha 952 (Penha-Praça Seca) em novembro de 1965
Ponto final da linha 952 na Penha, na rua Plínio de Oliveira em 1966, hoje transformada em rua de pedestres. Carro Grassi Argonauta sobre chassi Mercedes-Benz do Brasil LP-321. Em segundo plano um carro Metropolitana Maroto da linha 942 (Penha-Pavuna) da Mosa. Foto Augusto Antonio dos Santos. Amplia.
Em 1968, assume a linha 285 (Praça 15 - Valqueire), até então explorada pela Viação Glória, com o seguinte itinerário: Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Mello, Pedro II, Contorno da Quinta da Boa Vista, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, Praça Guilherme Guinle, Anna Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olímpio de Melo, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Conselheiro Mayrink, Lino Teixeira, Largo do Jacaré, 2 de Maio, Sousa Barros, Praça Engenho Novo, Archias Cordeiro, Carolina Meyer, Castro Alves, Getúlio, Archias Cordeiro, Piauí, Suburbana, Largo da Abolição, Suburbana, Viaduto de Cascadura, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Baronesa, Luís Beltrão, Praça Saiqui, Camélias, Estrada Intendente Magalhães e Praça Valqueire.
Também em 1968 assume a linha 736 (Cascadura - Curicica) via Taquara, até então explorada pela Viação Ocidental.
Foto - Linha 736 (Cascadura-Curicica) em Jacarepaguá em 1969
Linha 285 (Praça 15 - Valqueire ) na Avenida do Mangue em janeiro de 1971
Foto Arquivo Nacional
Linha 285 (Praça 15 - Vila Valqueire)
Em 25 de junho de 1972, inaugura a linha 630 (Valqueire - Meyer) via Cascadura, parcial da 630, sendo extinta no ano seguinte e restabelecida em 1979.
285 - Praça 15 - Vila Valqueire, 32 carros
630 - Valqueire - Meyer, 2 carros
736 - Cascadura - Curicica, 11 carros
952 - Penha - Praça Seca, 24 carros
Em 1974, a Choupal inaugura a linha 737 (Praça Seca - Bancários), parcial da linha 952, extinta em 1977. Sendo Bancários uma localidade de Jacarepaguá próxima da Praça Seca.
Por volta de 1976, as linhas 736 (Cascadura - Curicica) e 952 (Penha - Praça Seca) foram transferidas para a Transporte Santa Maria.
Entre 1977 e 1978, a Choupal assumiu as linhas 455 (Meyer - Copacabana) e 456 (Meyer - Copacabana) via Túnel Santa Bárbara até então exploradas pela Viação Acari.
Linha 455 (Meyer - Copacabana) na Praça da Bandeira por volta de 1977
Em 1978, durante um curto espaço de tempo, a Choupal operou a linha 457 (Vila Valqueire - Copacabana) via Túnel Santa Bárbara, substituindo a linha 285 (Praça 15 - Vila Valqueire).
Linhas em novembro de 1978
285 - Praça 15 - Campinho
455 - Meyer - Copacabana
456 - Meyer - Copacabana, via Túnel Santa Bárbara
A Choupal encerrou sua operações em abril de 1981.
A linha 285 foi extinta junto com a empresa, a 455 foi transferida para a Viação Verdun e a 456 para a Viação Acari.
Garagem: rua Soares Caldeira, 39, Madureira. Atual Madureira Shopping.
REFERÊNCIAS:
Junta Comercial. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 12 dezembro 1969. p.13.
Decreto faz parar 25% das empresas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 agosto 1981. p.16.
Página lançada em 9 de setembro de 2018.