Redentor


Viação Redentor Ltda.
Desde 1950

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal fundada em 24 de junho de 1950 pelos sócios José Maria Antunes e Francisco Antunes, portugueses de Braga, logo após adquirirem a Cooperativa de Transportes Valqueire Ltda. O nome da empresa foi em homenagem ao Cristo Redentor do Corcovado.

No dia seguinte, inaugurou sua primeira linha de ônibus, a S-27 (Cascadura – Marechal Hermes), com 6 carros, sendo 4 Berliet e 2 Chevrolet. No mesmo ano a linha foi prolongada até Deodoro.

Em 15 de outubro de 1950, inaugura sua segunda linha de ônibus, a S-18 (Cascadura – Moça Bonita) via Mallet, depois prolongada até Senador Camará e encurtada em Bangu em 1952.

Em 1951, a linha S-27 (Cascadura-Deodoro) foi prolongada até Anchieta.

Entre 1951 e 1952, a Viação Redentor assumiu a linha S-28 (Cascadura - Ricardo de Albuquerque), até então explorada pela Viação Suburbana. A linha foi extinta em 1953.

Linhas em setembro de 1952

S-18 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura - Anchieta
S-28 - Cascadura - Ricardo de Albuquerque

Em maio de 1955, sob o controle dos sócios Francisco Antunes, Edevaldo Antunes, e Manuel Antunes, contava com 85 motoristas, 85 cobradores, 45 empregados técnicos e ajudantes de oficina, 8 despachantes e 12 funcionários administrativos, 30 carros em serviço, sendo 15 seminovos e 13 novos.

Linhas em maio de 1955

S-18 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura - Anchieta

A proibição de importação de peças e veículos imposta pelo Governo Federal colocou a empresa em situação de pré-falência. 

Entre 1955 e 1956, inaugura a linha 204 (Castelo – Bangu), sua primeira linha radial.


Diário Carioca, 13/02/1957


Linhas em abril de 1956

S-12 - Cascadura - Bangu
S-27 - Cascadura – Anchieta
204 - Castelo – Bangu

Em 1958, explorava também a linha Marechal Hermes – Mariópolis, via Sulacap.

Entre 1962 e 1963, todas as linhas da empresa foram cassadas. Em compensação a Redentor passou a explorar duas linhas circulares na Zona Sul, substituindo a  Transportes Vilarealense:

C-15 - Praça São Salvador - Leblon, via Jockey
C-16 - Praça São Salvador - Leblon, via Copacabana

A transferência das linhas pra Zona Sul, trouxe problemas operacionais, pois a garagem localizava-se na Estrada Intendente Magalhães, em Vila Valqueire. 

Em fevereiro de 1962, foi anunciada a venda de 3 micro-ônibus Torpedo 312.


Em fevereiro de 1964 todas as linhas da Redentor foram cassadas. Em compensação, em março, a Redentor assumiu duas linhas de ônibus circulares na Zona Sul, substituindo os lotações da Viação Palácio:

573 - São Salvador-Leblon, circular, via Jockey
574 - São Salvador-Leblon, circular, via Copacabana

As linhas foram operadas até meados de 1964, quando a empresa recebeu a concessão da nova linha de ônibus 360 (Candelária-Freguesia), via Bonsucesso, operada por alguns meses.

Em 18 de agosto de 1964,  inaugura a linha 267 (Freguesia – Largo de São Francisco), via Praça Seca e rua Barão do Bom Retiro, substituindo a linha 360 (Freguesia – Candelária) considerada inviável em função do grande itinerário via Bonsucesso.

Também em 1964, inaugura a linha 744 (Cascadura - Jardim Novo), repassada no mesmo ano à Transportes Princeza.

Em 1966 é inaugurada a linha 266 (São Francisco – Taquara), firmando a presença na região de Jacarepaguá.






Em 20 de janeiro de 1967, o Bureau de Transportes Coletivos (BTC) cassa as linhas 240 (Taquara-Cascadura) e 241 (Taquara-Mauá) da Transporte Boa Esperança, sendo substituída pela Viação Ocidental, que não contava com frota adequada, sendo substituída emergencialmente pela Viação Redentor. Em pouco tempo a Viação Ocidental retomou a operação das linhas. No entanto, em 1973, a Viação Redentor adquiriu a Viação Ocidental, com seus 88 ônibus.

Em 1968 a Viação Redentor assumiu as linhas 636 (Sáenz Peña-Gardênia Azul) via Meyer e Cascadura, e 748 (Cascadura – Barra da Tijuca), até então exploradas pela Viação Cisiotar

No mesmo ano, assumiu a linha 766 (Freguesia-Pavuna), substituindo a Viação Nossa Senhora do Loreto.

Em 28 de maio de 1968, com a presença do governador Negrão de Lima, foi inaugurada a garagem da Viação Redentor da Estrada do Gabinal, na Freguesia.


O Globo, 06/06/1968


Em novembro de 1968, a Viação Redentor inaugurou a linha 750 (Cidade de Deus – Barra da Tijuca), prolongada  em dezembro de 1971 até a Gávea, com ponto final na rua Rodrigo Otávio. Em dezembro de 1994 a linha foi transferida para a Litoral Rio, que por sua vez a repassou para a Viação Futuro em dezembro de 1997.

Em maio de 1969, a Empresa anunciava a venda de 7 ônibus Mercedes Benz, carroceria Cermava, com lotação de 32 e 36 passageiros sentados, chassis tipo LP e LPO.




Em 1971, são adquiridos novos ônibus monoblocos Mercedes-Benz O-352.


Monobloco Mercedes Benz O-352


Foto - Linha 636 (Sáenz Peña-Gardênia Azul) em 1971

Entre 1971 e 1972, logo após a inauguração da Autoestrada Lagoa-Barra, a linha 750 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca) é prolongada até a Gávea.


Garagem da Redentor em 1971


No final de 1972, com o fim da Viação Ocidental, a Redentor assume as linhas 240 (Cidade de Deus-Carioca), 241 (Mauá-Freguesia) e 258 (Lapa-Cascadura).

Entre 1972 e 1973, a Viação Redentor assume a operação das linhas 690 (Meyer - Freguesia) e 731 (Freguesia - Cidade de Deus) circular, substituindo a CTCEm pouco tempo a linha 690 foi prolongada até a Cidade de Deus.

Em 10 de fevereiro de 1973, é inaugurada a linha 751 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca) via Estrada de Jacarepaguá.

Em 20 de outubro de 1973, a Redentor inaugura a primeira linha de ônibus de luxo com ar-condicionado da cidade, logo apelidados pela população de frescões. Inicialmente com frota 6 ônibus rodoviários com música ambiente e poltronas reclináveis, na linha Castelo – Praça Seca, via Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Linha com 36 km de extensão, tempo de viagem de 50 minutos e tarifa de Cr$ 4,20.  

A Redentor também operava duas linhas convencionais pela Estrada Grajaú - Jacarepaguá, a 240 (Carioca-Taquara) e 241 (Praça Mauá-Taquara), ambas com tarifa de Cr$ 1,25.


Primeiros ônibus especiais com pintura do designer Moacir Ramos
numa alusão aos carros de Fórmula 1

Cartão Postal 


O serviço de linhas especiais na cidade  foi criado inicialmente com  3 linhas, servindo aos bairros mais afastados, com o objetivo de criar uma opção atraente de transporte coletivo, diminuindo o número de automóveis em circulação, economizando-se também combustível, que na época era importado, além de melhorar as condições de circulação da cidade, já prejudicada pelas obras do metrô e  de inúmeras intervenções viárias.

Entre 1972 e 1973 assume duas linhas da CTC:

690 - Meyer - Cidade de Deus
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular

Linhas e frota determinada em 1973

240 - Carioca - Cidade de Deus, 17 carros
241 - Mauá - Taquara, 19 carros
258 - Lapa - Cascadura, 26 carros
266 - São Francisco - Cidade de Deus, 23 carros
267 - São Francisco - Freguesia, 26 carros
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul, 23 carros
690 - Meyer - Cidade de Deus, 20 carros
731 - Freguesia - Cidade de Deus, 5 carros
748 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá, 16 carros
750 - Cidade de Deus - Gávea (Rodrigo Otávio), 8 carros
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá, 6 carros
766 - Pavuna - Freguesia, 23 carros
2111 - Castelo - Praça Seca

Matéria - Viação Redentor em 1973

Em dezembro de 1974,  inaugura a linha especial com ar-condicionado  Castelo - Taquara, via Zona Sul, a segunda linha de frescão da Empresa.

Em 1974, suprime a linha 258 (Lapa-Cascadura) via Meyer. No ano seguinte inaugura a linha 730 (Gardênia Azul-Taquara) circular.

No dia 9 de setembro de 1976, inaugura a Linha 268 (Curicica – Largo de São Francisco), com 15 ônibus. 

No mesmo ano inaugura as linhas:

752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, circular, via Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna)
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada

Em 1976, a Empresa, com frota de mais de 250 ônibus, operava 14 linhas.

Em 1976 a capital contava com frota de 450 frescões, distribuídos em 39 linhas, com demanda de cerca de 68 mil passageiros/dia. A Viação Redentor, a empresa pioneira, explorava duas linhas: Castelo-Taquara e Castelo-Praça Seca, com 32 ônibus. 

Em março de 1977, a Viação Redentor, que já era uma das maiores empresas da cidade,  com 15 linhas de ônibus, todas na baixada de Jacarepaguá, inaugura 4 novas linhas:

732 - Cascadura - Gardênia Azul
733 - Cascadura - Cidade de Deus
734 - Madureira - Jardim Clarice, via Ituverava
755 - Cascadura - Gávea

Por volta de 1977, inaugura a linha 754 (Sulacap-Barra da Tijuca).

Linhas em novembro de 1978

240 - Carioca - Cidade de Deus
241 - Mauá - Taquara
266 - São Francisco - Cidade de Deus
267 - São Francisco - Freguesia
268 - São Francisco - Curicica
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
690 - Meyer - Cidade de Deus
730 - Gardênia Azul - Tanque
731 - Freguesia - Cidade de Deus
732 - Cascadura - Gardênia Azul
733 - Cascadura - Cidade de Deus
734 - Madureira - Jardim Clarice, via Ituverava
748 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
750 - Cidade de Deus - Gávea
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
754 - Sulacap - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
755 - Cascadura - Gávea
766 - Madureira - Freguesia
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara
2112 - Castelo - Freguesia

Em 1979, com a  inauguração do Rio Centro, é criada a linha 269 (Largo de São Francisco – Rio Centro) via estrada do Guerenguê.

Em dezembro de 1979, em função da maxidesvalorização do cruzeiro, que refletiu no aumento do preço da gasolina, os frescões registraram um aumento de 20% na demanda. O sistema de linhas especiais com ar-condicionado contava então com 45 linhas e cerca de 500 carros. A Viação Redentor, com frota de  48 carros, operava 4 linhas:  

Castelo - Taquara
Castelo - Praça Seca 
Castelo - Freguesia
Castelo - Nova Ipanema

A linha Castelo – Taquara, com 18 carros, transportava diariamente cerca de 2 mil passageiros.

Em 1980, inaugura a linha 729 (Gardênia Azul-Tanque) via Freguesia.

Em 1981 a Viação Redentor contava com a maior frota do município, com 61 ônibus especiais e 270 convencionais.


Praça Mauá em julho de 1982, ponto final da linha 241 (Mauá-Taquara)


Em setembro de 1982, segundo levantamento da revista Transporte Moderno, a Viação Redentor era a segundo maior empresa de transporte urbano de passageiros do país em receita operacional líquida, atrás somente da estatal Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC) da cidade de São Paulo.

A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 286 convencionais e 61 especiais
Linhas em operação: 24, sendo uma especial
Passageiros/mês: 3.201.086

No dia primeiro de fevereiro de 1983, a Redentor, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores de Madureira, prolonga a linha de frescão Praça Seca-Castelo (via Zona Sul)  até a rua São Geraldo, em Madureira. Há mais de um ano o bairro de Madureira não contava com serviço de linhas especiais com ar-condicionado, até então explorado por uma única linha da Viação Acari.


Linha 2113 (Castelo - Madureira) em março de 1983. Carro modelo Marcopolo III sobre chassi Mercedes-Benz OH-1517. Acervo Rede Globo


Linhas Especiais em março de 1983

Castelo - Madureira
Castelo – Freguesia (só no Rush)
Castelo – Taquara

Em 1983, inaugura a linha 269 (São Francisco-Curicica) via Estrada do Guerenguê.

Em 1984, a linha 2113 (Castelo-Madureira), via Jacarepaguá, é encurtada,  voltando a fazer ponto final na Praça Seca.

Em 1984 o atendimento de linhas especiais com ar-condicionado pra Barra da Tijuca é reduzido, sendo extintas as linha 2051 (Castelo- Alvorada)  e 2146 (Aeroporto Internacional-Alvorada), restando apenas a linha  pioneira 2113 (Castelo-Taquara) da Viação Redentor. A linha 2146 é cortada em São Conrado, sendo transformada na linha 2018.


O Globo, 12/10/1984


No dia 27 de novembro de 1984, o sistema de linhas especiais com ar-condicionado (frescões) contava com apenas 3 empresas em operação: Real, Redentor e Três Amigos.

No dia 27 de março de 1985, inauguração da Linha 600  (Taquara – Sáenz Peña), via Cidade de Deus,  idealizada pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, operada em pool com 15 ônibus novos, intervalos de 10 minutos e tarifa de Cr$ 600,00.

No dia 13 de julho de 1985, inauguração da linha  601 (Taquara-Sáenz Peña), com 10 carros, também operada em pool com a CTC. 


Linhas convencionais da Redentor em 1985
Para ampliar clique na imagem


Em dezembro de 1985, a Redentor foi encampada pelo Governo do Estado, quando explorava as seguintes linhas:


O Globo, 11/12/1985

No dia 6 de fevereiro de 1986, inauguração de duas linhas circulares:

737 (Curicica-Hospital Cardoso Fontes) via Pau Ferro
738 (Curicica-Hospital Cardoso Fontes) via Cidade de Deus

Em maio de 1986, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro  contava com apenas duas empresas operando  linhas especiais com ar-condicionado. O serviço era considerado decadente, com intervalos irregulares e péssimo estado de conservação dos veículos. Apenas as empresas Real, também encampada em dezembro de 1985, com 9 linhas, e a Carioca, com apenas uma linha intermunicipal entre o Centro e Duque de Caxias. A Viação Redentor, apesar de operar as linhas especiais Taquara-Castelo e Praça Seca-Castelo, as mesmas era operadas com o ar-condicionado desligado.  A Redentor contava com frota de 25 ônibus, sendo 13 parados para concerto. Em 1984 a empresa contava com frota de 60 ônibus. A maioria, os melhores carros,  foram vendido após as notícias de encampação da empresa. 

Em agosto de 1987, assume a operação das linhas 711 (Rio Comprido – Rocha Miranda)  e 555 (Cidade de Deus - Gávea), após o fim da Colúmbia Auto Ônibus. A Linha 555 (Cidade de Deus – Gávea) é extinta, sendo substituída pela Linha 750 que fazia o mesmo itinerário.

Em abril de 1989, a Viação Redentor, inicia a operação dos novos ônibus de chassi Volvo B-58 e carroceria Thamco.


O Globo, 06/04/1989


No dia 30 de setembro de 1989, inauguração da primeira linha seletiva de micro-ônibus  da  Barra da Tijuca,  operada em "pool" pelas empresas Redentor, Tijuca e Amigos Unidos. O itinerário era circular cobrindo as avenidas Américas, Sernambetiba e  Ayrton Senna (Via 11).


O Globo, 01/11/1990


Em dezembro de 1990, a empresa assume a operação das linhas 600 (Sáenz Peña - Taquara) e 601 (Sáenz Peña - Taquara), até então operadas pela CTC.

Em 1991, início das operações da Transportes Barra, a primeira das três empresas desmembradas da Redentor. Posteriormente foram criadas as empresas Litoral Rio e Transportes Futuro

As seguintes linhas foram transferidas da Redentor para a  Transportes Barra:

241 - Praça Mauá - Taquara
732 - Gardênia Azul - Cascadura
733 - Cidade de Deus - Cascadura
734 - Madureira - Rio das Pedras
748 - Cascadura - Barra da Tijuca
754 - Sulacap - Barra da Tijuca
755 - Cascadura - Gávea
766 - Madureira - Hospital Cardoso Fontes

Por volta de 1991, a Viação Redentor, em conjunto com a Viação Tijuca, inaugura as seguintes linhas de micro-ônibus:

704 - Circular Barra I, via Américas
705 - Circular Barra II, via Sernambetiba
710 - Circular Barra III, via Cidade de Deus

No dia 18 de maio de 1992, centenas de moradores das favelas do Barro Vermelho, Encontro, Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Cotia e Gambá, ocuparam as pistas da via Grajaú – Jacarepaguá apedrejando 11 ônibus da Viação Redentor. A multidão reclamava contra o rompimento do acordo firmado há 6 anos entre a empresa e as lideranças comunitárias, que garantia a gratuidade nos ônibus aos 10 mil moradores da região, em troca da promessa de que os ônibus não seriam assaltados. Em resposta, a Redentor cria o bilhete com 50% de desconto para os moradores.

Em maio de 1992, a Empresa contava com 37 frescões.

Em 1994, criação da empresa Litoral Rio Transportes, desmembrada  da Viação Redentor, com as seguintes linhas:

240 - Praça 15 - Cidade de Deus
267 - Praça 15 - Freguesia
600 - Sáenz Peña - Taquara
690 - Meyer - Cidade de Deus
701 - Madureira - Alvorada
703 - Alvorada - Recreio
707 - Alvorada - Vargem Grande
729 - Taquara - Covanca
730 - Hospital Cardoso Fontes - Covanca
750 - Cidade de Deus - Gávea

Linhas em novembro de 1994

240 - Praça 15 - Cidade de Deus
266 - Rodoviária - Cidade de Deus
267 - Praça 15 - Freguesia
268 - Praça 15 - Rio Centro
269 - Praça 15 - Curicica
600 - Sáenz Peña - Taquara
601 - Sáenz Peña - Taquara
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
690 - Meyer - Cidade de Deus
701 - Madureira - Alvorada
702 - Alvorada - Recreio
703 - Alvorada  - Recreio
704 - Circular Barra I
705 - Circular Barra II
707 - Alvorada - Vargem Grande
710 - Circular Barra III
729 - Hospital Cardoso Fontes - Taquara
730 - Hospital Cardoso Fontes - Taquara
737 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes
738 - Curicica - Hospital Cardoso Fontes
750 - Cidade de Deus - Gávea
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca
753 - Cascadura - Barra da Tijuca
S-06 - Cidade de Deus - Cidade Universitária
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara

Em janeiro de 1997, a Redentor anuncia a compra de 20 novos ônibus especiais com ar-condicionado para substituir os carros antigos.

Em primeiro de dezembro de 1997, criação da Transportes Futuro, ligada ao grupo da Viação Redentor.


O Globo, 30/07/1998


Em 2000, a linha especial 2113 (Castelo - Taquara) via Barra da Tijuca, até então operada com ônibus rodoviários com ar-condicionado, passa a ser operada com ônibus convencional (duas portas) com ar-condicionado, com tarifa de 2 reais. 

Em 2003, apresentação da nova pintura da empresa, inicialmente no novos micro ônibus Neobus Thunder Plus.


Linha 2113 (Castelo-Taquara) em março de 2004
Foto Marcelo Almirante


No dia 12 de janeiro de 2005, o prefeito César Maia proíbe o uso de ônibus convencionais com ar-condicionado nas linhas de frescões, cancelando um medida que ele próprio havia tomado há 2 anos atrás. Com o novo regulamento as linhas que até então operavam ônibus convencional  com ar puderam continuar a circular, desde que os veículos não fossem substituídos por novos carros convencionais com ar.

Em agosto de 2005, inauguração do terminal na Estrada do Capenha, esquina com rua José Silva, no bairro da Freguesia, em parceria da Prefeitura com a Viação Redentor. O terminal recebeu o nome de José Gomes Duarte Nunes, funcionário antigo da Viação Redentor.

Em 2006, as empresas Futuro, Transportes Barra, Tijuca e Redentor apresentam nova pintura da frota.

No dia 5 de fevereiro de 2007,  início da operação da linha de integração metrô-ônibus Pan-07 -  Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3,  operada pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso  e  Redentor, com 4 carros com ar-condicionado por empresa, totalizando 20 carros, com o seguinte itinerário: Metrô Siqueira Campos, rua Siqueira Campos, avenida Atlântica, rua Joaquim Nabuco, avenida Vieira Souto, avenida Delfim Moreira, avenida Niemeyer, estrada da Gávea, Autoestrada Lagoa-Barra, túnel de São Conrado, elevado das Bandeiras, túnel do Joá, avenida Ministro Ivan Lins, avenida Armando Lombardi, avenida das Américas, avenida Ayrton Senna (retorno), terminal Rodoviário Alvorada; volta – terminal Rodoviário Alvorada, avenida das Américas, avenida Armando Lombardi, avenida Ministro Ivan Lins, túnel do Joá, elevado das Bandeiras, túnel de São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, rua Princesa Diana de Gales, rua Prefeito Mendes de Morais, avenida Niemeyer, avenida Delfim Moreira, avenida Vieira Souto, rua Francisco Otaviano, avenida Atlântica, rua Figueiredo de Magalhães, estação Metrô Siqueira Campos. 

Em junho de 2007, a Redentor inaugura a linha de integração metrô-ônibus 999 (Del Castilho - Metrô Alvorada), renumerada para 614 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal.

Em 2007, a  Redentor foi a primeira empresa a adquirir carros com todas as vistas eletrônicas, distribuídas na frente, lateral e traseira, indicando inclusive o itinerário.

Linhas em outubro de 2010, antes da licitação

266 - Rodoviária - Cidade de Deus
268 - Praça 15 - Rio Centro
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
704C - Barra Shopping - Barrinha
710A - Recreio - Jardim Oceânico
737 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
738 - Gardênia Azul - Curicica, via Hospital Cardoso Fontes
751 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
752 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
2111 - Castelo - Praça Seca
2113 - Castelo - Taquara

Linhas em 2011, após a licitação

306 - Castelo - Praça Seca, via Menezes Cortes
332 - Castelo - Taquara, via Barra da Tijuca
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
347 - Castelo - Largo dos Piabas
348 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
353 - Rodoviária - Cidade de Deus
368 - Castelo - Rio Centro
525 - General Osório - Alvorada (pool com Jabour, Pégaso e Real)
610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
614 - Del Castilho - Alvorada (pool com a Litoral)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
691 - Meyer - Alvorada, via Linha Amarela/Taquara
829 - Gardênia Azul - Freguesia, circular
844 - Barra Shopping - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, circular, via Estrada de Jacarepaguá 
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, circular, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca, circular
958 - Praça Seca - Cidade Universitária
2110 - Castelo - Gardênia Azul
2111 - Castelo - Praça Seca, via Menezes Cortes
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2113 - Castelo - Taquara

Em 17 de julho de 2012, o grupo Redentor assume a linha 692 (Meyer – Alvorada) via Linha Amarela.

Em primeiro de maio de 2014, a Redentor assume as linhas 360 (Recreio-Carioca), 361 (Recreio-Carioca) via Linha Amarela, e 382 (Piabas-Carioca), até então operadas pela Expresso Pégaso. No mesmo mês a  Pégaso voltou a operar as linhas, mas em pool com a Redentor, logo depois abandonando o serviço. 

Para assumir as novas linhas a Redentor adquiriu 25 novos ônibus modelo San Marino Neobus Mega Plus com chassi Mercedes Benz OF-1721/59 Bluetec 5, o que representou uma melhora na qualidade do serviço na ligação Centro – Copacabana – Barra da Tijuca

Os novos ônibus, apesar de cabritos, ou seja, ônibus com suspensão a molas com motor dianteiro ao lado do motorista, foram uma evolução. A Redentor recebeu o primeiro Neobus Mega Plus em dezembro de 2013, com prefixo C47881.

Em 2 de julho de 2014, em função da inauguração do BRT Transcarioca a linha 332 (Castelo-Taquara) foi encurtada para o trecho Alvorada-Castelo, sendo extinta no ano seguinte.

Em 13 de outubro de 2014, foi extinta a linha 958 (Praça Seca-Cidade Universitária) que contava com apenas um horário por sentido.

Em 2014, em função do plano de racionalização de linhas para implantação do BRT Transcarioca, a tradicional linha 636 (Saénz Peña-Gardênia Azul) foi encurtada para o trecho Saénz Peña-Praça Seca.  

Em janeiro de 2015, a Viação Redentor inaugura três serviços parciais em Jacarepaguá:  

SP 368 - Cardoso Fontes - Rio Centro
SP 862 - Vila do Pan - Rio das Pedras
SP 613 - Rio centro - Passarela do Gardênia

Em setembro de 2015, a empresa recebe os novos modelos de ônibus convencionais Neobus com porta central  elevada e novo tipo de elevador para cadeirantes.

Linhas em 2015, antes da racionalização das linhas da Zona Sul

306 - Castelo - Praça Seca, via Avenida Menezes Cortes
331 - Castelo - Praça Seca, via Linha Amarela
332 - Castelo - Taquara, via Barra da Tijuca
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
348 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Castelo - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
353 - Rodoviária - Cidade de Deus
368 - Castelo - Rio Centro
525 - General Osório - Alvorada
610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela/Autódromo
614 - Del Castilho - Alvorada, via Barra Shopping
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul
691 - Meyer - Alvorada, via Linha Amarela/Taquara
692 - Meyer - Alvorada, via Suburbana/Linha Amarela
693 - Alvorada - Meyer, via Dias da Cruz / Taquara
810 - Largo dos Piabas - Hospital Cardoso Fontes
829 - Gardênia Azul - Freguesia
844 - Barra Shopping - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca, circular
958 - Praça Seca - Cidade Universitária, via Linha Amarela 
2110 - Castelo - Gardênia Azul, via Serra
2111 - Castelo - Praça Seca, via Serra
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Serra
2115 - Castelo - Pechincha, via Orla

Linhas em 2016

306 - Castelo - Praça Seca, via Grajaú
331 - Castelo - Praça Seca, via Linha Amarela
339 - Rodoviária - Cidade de Deus, via Linha Amarela
348 - Candelária - Rio Centro, via Linha Amarela
352 - Candelária - Rio Centro, via Parque Olímpico
353 - Rodoviária - Praça Seca, via Méier
361 - Castelo - Recreio, via Linha Amarela
368 - Candelária - Rio Centro, via Serra
525 - Alvorada - General Osório, via Leblon
552 - Alvorada - Rio Sul, via Niemeyer
553 - Recreio - Rio Sul, via Lagoa - Barra
554 - Piabas - Rio Sul, via Niemeyer
610A - Del Castilho - Tanque, via Linha Amarela
613 - Del Castilho - Vargem Grande, via Linha Amarela
SP613 - Del Castilho - Rio Centro, via Linha Amarela
614 - Del Castilho - Alvorada, via Linha Amarela
636 - Sáenz Peña - Praça Seca, via Méier
691 - Méier - Cidade de Deus, via Linha Amarela
692 - Méier - Alvorada, via Abolição
693 - Méier - Alvorada, via Linha Amarela
810A - Pontal - Curicica
829 - Gardênia Azul - Freguesia 
844 - Barra Shopping - Barrinha
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Cidade de Deus
862 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
863 - Rio das Pedras - Barra da Tijuca, via Ayrton Senna
887 - Pechincha - Barra da Tijuca 
897A - Alvorada - Via Parque
939A - Gardênia Azul - Tanque, via Largo da Freguesia
953A - Taquara - Cidade de Deus
991A - Taquara - Alvorada, via Cidade de Deus
LECD10 - Projac - Rio Sul, via Orla
2110 - Castelo - Gardênia Azul, via Serra
2111 - Castelo - Praça Seca, via Serra
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Serra
2115 - Castelo - Pechincha, via Orla

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

306 - Praça Seca - Castelo, via Pau Ferro
348 - Rio Centro - Candelária
352 - Riocentro - Candelária, via Parque Olímpico /Linha Amarela
353 - Praça Seca - Rodoviária(BRS 5 - via Méier
361 - Recreio - Castelo, via Linha Amarela / Central
368 - Riocentro - Candelária (BRS5 - via Maracanã
380 - Curicica - Candelária (BRS 5- via Linha Amarela
390 - Curicica - Candelária (BRS 5- via Freguesia
390SV - Curicica - Candelária, via Pau-Ferro
552 - INT2 - Alvorada - Rio Sul, via Praia da Barra)
554 - INT9 - Integrada 9 - Piabas - Rio Sul, via Vargem Grande/ Copacabana
554SP - Piabas - Metrô Jardim Oceânico
600 - Taquara (Boiúna) - Sáenz Peña, via Serra / Vila Isabel
601 - Taquara (Santa Maria) - Sáenz Peña, via Serra /Grajaú
610 - Tanque - Nova América / Del Castilho, via Linha Amarela /Pau-Ferro
611 - Camorim - Nova América /Del Castilho, via Merck /Linha Amarela
613 - Vargem Grande - Nova América / Del Castilho, via Riocentro / Linha Amarela
613SP - Riocentro - Nova América /Del Castilho, via Parque Olímpico
614 - Alvorada - Nova América /Del Castilho, via Linha Amarela - Integração Metrô
636 - Praça Seca - Sáenz Peña, via Meyer
692 - Méier - Alvorada, via Freguesia / Linha Amarela
829 - Gardênia Azul - Freguesia, circular
844 - Jardim Oceânico - Barrinha, circular
861 - Rio das Pedras - Curicica, via Gardênia Azul / Largo do Remi
862 - Rio das Pedras - BarraShopping, via Estrada de Jacarepaguá, circular
863 - Rio das Pedras - Barra daTijuca, via Alvorada, circular
880 - Rio das Pedras - Alvorada
881 - Curicica - Jardim Oceânico, via Barra Shopping
887 - Pechincha - Alvorada, via Barra Shopping

Em junho de 2022, a linha 881 foi renumerada, recebendo a vista LECD 40 (Taquara-Alvorada) via Curicica/Camorim.

Em 8 de julho de 2022, foi inaugurada a linha LECD 45 - 899 (Barra de Guaratiba-Terminal Recreio), antiga linha 874 (Marambaia-Estação Ilha de Guaratiba).

Em 11 de julho de 2022, é inaugurada a linha LECD 43 - 987 (Gardênia Azul-Pechincha) com o seguinte itinerário: Terminal Rodoviário Urbano Arquiteto Julius Sass, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, Estrada do Engenho d'Água, Estrada de Jacarepaguá, Estrada da Uruçanga, Estrada do Bananal, Estrada dos Três Rios, Geremário Dantas, Lopo Saraiva, Estrada do Tindiba, Professor Henrique Costa, Mirataia, Retiro dos Artistas, Estrada do Tindiba, Avenida Geremário Dantas, Estrada do Gabinal, Estrada de Jacarepaguá, Tirol, Estrada do Bananal, Estrada da Uruçanga, Estrada de Jacarepaguá, Estrada do Engenho d'Água, Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão, Terminal Rodoviário Urbano Arquiteto Julius Sass.

Em fevereiro de 2022, a linha 554 - Integrada 9 (Rio Sul-Piabas) era a mais extensa do sistema de ônibus municipal com 108 Km ida e volta. A mais curta era a 859 (Tanque-Covanca) com menos de 4 Km.

Linhas de ônibus executivo ativas em março de 2024 

2110 - Castelo - Gardênia Azul
2111 - Castelo - Praça Seca, via Avenida Menezes Cortes
2112 - Castelo - Taquara, via Linha Amarela
2114 - Castelo - Freguesia, via Avenida Menezes Cortes
2610 - Del Castilho - Praça Seca, via Linha Amarela
2613 - Del Castilho - Rio Centro, via Parque Olímpico
2614 - Del Castilho - Alvorada, Expresso

Frota

1950        
1952        25            3 linhas
1954        25            2 linhas
1955        30            2 linhas
1967        32            2 linhas
1968        88
1969        98            6 linhas
1976        250
1981        331
 

Prefixos da Frota

86 50, década de 1950
47 500


Linha 601 (Taquara - Sáenz Peña) em 05/11/2021
Carro Neobus New Mega sobre chassi Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec 5


Sedes/Garagens

Estrada Intendente Magalhães, 885, Vila Valqueire, em 1952
Rua Vieira do Nascimento, 79, em Realengo, em 1955
Estrada Intendente Magalhães, 712, Vila Valqueire, em 1956
Estrada do Gabinal, 1395, a partir de 1968

CNPJ: 33.103.862/0001-07

REFERÊNCIAS:

Arrancou os pingentes do bonde. A Noite. Rio de Janeiro. 28 agosto 1950. p.5.

Aviso ao público, Viação Redentor Ltda. Diário Carioca. 1950, outubro, 20. Página 5.

Viação Redentor Ltda. tudo tem feito para bem servir seus passageiros. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 12 setembro 1952. p.5.

800 ônibus parados. O Globo. 1954, março, 16. Geral, página 6.

Despedido matou o patrão. Última Hora. 1955, janeiro, 25. Página 6. 

Aumento das passagens. Gazeta de Notícias. 1955, maio, 21. Página 8.

Nove feridos num desastre de ônibus. Jornal do Brasil. 1957, fevereiro, 13. Primeiro Caderno, página 11.

Cochilava ao volante. Luta Democrática. 1957, junho, 23. Página 12.

Vendem-se três ônibus Torpedo 312. Jornal do Brasil. 1962, fevereiro, 9. Terceiro Caderno, página 7.

Ônibus em velocidade caiu no Rio Maracanã: 11 feridos. O Jornal. 1965, julho, 30. Primeiro Caderno, página 9.

Linhas que Estado cassou deixam quase sem transporte moradores de Jacarepaguá. Jornal do Brasil. 1967, janeiro, 27. Primeiro Caderno, página 15.

Ônibus Mercedes Benz, Viação Redentor S.A. Jornal do Brasil, 1969, maio, 24. Classificados, página 18.

Ônibus uma vergonha. Luta Democrática. 1973, fevereiro, 14. Página 5. 

Redentor Açambarca linha e serve mal em todas elas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 25 março 1977. p.5.

Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. 1981, setembro, 17. Página 15.

As maiores de cada setor. Transporte Urbano de Passageiros. Transporte Moderno. Setembro 1982. p.20.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. dezembro 1982.

Jacarepaguá agora tem mais ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 27 dezembro 1990. Jornal de bairro, p.31.

Página lançada em 18 de junho de 2018.

Comentários

😀Olá,Marcelo e Equipe Restante Memória7311,Boa Noite.A Viação de
Ônibus da Cidade Rio de Janeiro-RJ
Redentor Agora Está de Pintura Atual
Onde Eu Vi no Site YouTube Neste Aplicativo Samsung Opera Mini Web Browser Ocorrido Desde o Ano Passado.Obrigada
e Boa Noite Pra Todos Vocês.☺