Barra da Tijuca


Histórico

Em 18 de agosto de 1931, a Viação Baptista foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Estação Cascadura - Largo da Barra da Tijuca, com o seguinte itinerário: Estação de Cascadura, rua Coronel Rangel (atual Avenida Ernani Cardoso), Cândido Benício, Largo do Tanque, Estrada da Freguezia, Porta d´Água, Estrada da Tijuca, Estrada da Barra e Largo da Barra. Com seis secções tarifárias:

1ª - Estação Cascadura - Praça Seca, 200 réis
2ª - Praça Seca - Largo do Tanque, 200 réis
3ª - Largo do Tanque - Largo da Freguezia, 200 réis
4ª - Largo da Freguezia - Estrada da Tijuca, com Rio das Pedras, 500 réis
5ª - Estrada da Tijuca, com Rio das Pedras - Estrada da Barra, com Estrada das Furnas, 500 réis
6ª -  Estrada da Barra, com Estrada das Furnas - Largo da Barra da Tijuca, 500 réis.

Em 1939, foi construída a primeira ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, entre a Estrada da Barra da Tijuca e a praça  Euvaldo Lodi.

Em fevereiro de 1940, o Departamento de Concessões da Prefeitura autoriza uma das empresas suburbanas a explorar a linha Largo do Tanque - Barra da Tijuca.

Barra da Tijuca em 18/12/1940


Em 1944, a Viação Victoria inaugura a linha S-81 (Leblon – São Conrado), via Avenida Niemeyer, ligando o Hotel Leblon à Igrejinha de São Conrado. Em julho de 1945, segundo o Mensário Estatístico da Prefeitura do Distrito Federal, a linha, com 1.354 viagens, transporta 38.623 passageiros.

No mesmo ano, a Emprêsa de Auto Lotações Ltda. (EAL), futura Transportes Acre, inaugura a linha de lotação Barra da Tijuca - Hotel Leblon via Estrada do Joá, primeira linha direta entre a Barra da Tijuca e a Zona Sul.
   
Segundo o Guia Rex de 1945, três linhas de ônibus atendiam a Baixada de Jacarepaguá:

S-33  (Largo do Tanque - Barra da Tijuca): Largo do Tanque, Av. Geremário Dantas, Pça. Professora Camisão, Estrada da Tijuca até a Barra da Tijuca.

S-31 (Largo do Tanque - Recreio): Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Estrada Guaratiba até o Recreio.

S-81 (Leblon - São Conrado): Hotel Leblon, Niemeyer, Jardim Gávea, Estrada da Gávea, Capela  de São Conrado 

Nota-se que o acesso Recreio dos Bandeirantes era feito  pelas atuais estradas dos Bandeirantes e do Pontal.

Anos 50

A linha de lotações Alto da Boa Vista – Furnas da Tijuca, contava com serviço extraordinário até a Barra da Tijuca, aos sábados e domingos. Nessa época o bonde elétrico ainda atendia o Alto da Boa Vista, com linha direta para o Centro da Cidade, com ponto final na Praça XV.

Em agosto de 1958, por iniciativa dos diretores da Itanhangá Golf Club, é inaugurada a linha de lotação Leblon - Itanhangá, com frota de 1 carro e tarifa de Cr$ 50. No Leblon o ponto final era no Posto Shell da Praça Antero de Quental.

Anos 60

Em 1960 os moradores do Alto da Boa Vista solicitavam a criação de uma linha de lotação para a cidade, visto o bairro ser atendido apenas pela linha do bonde da Light.

Em fevereiro de 1963, segundo a relação das novas tarifas de ônibus publicadas no dia 09/02/1963 no Jornal Diário de Notícias, as seguintes linhas de ônibus atendiam a região da Barra da Tijuca: 

S-33 - Cascadura-Barra da Tijuca, via Largo do Anil, 
S-36 - Cascadura-Gardênia Azul, 
S-37 - Cascadura-Vargem Grande, via Taquara, Ponte da Pavuna e Hospital de Curicica,  
S-38 - Cascadura-Recreio dos Bandeirantes, via Taquara, Ponte da Pavuna e Hospital de Curicica. 

Lotações

Alto da Boa Vista – Barra da Tijuca
Arpoador – São Conrado
Barra da Tijuca – Hotel Leblon

Em abril de 1964, somente a linha 555 (Hotel Leblon-Barra da Tijuca) da Viação Taquara fazia a ligação da Barra da Tijuca com a Zona Sul, com ponto inicial na Praça Rubem Dario (Canal), passando pela Avenida Niemeyer, Estrada da Gávea, Praça São Conrado, Estrada do Joá e ponto final na Praça Desembargador Araújo Jorge (Barrinha).

Para a Zona Norte, além da linha de lotação Sáenz Peña-Barra da Tijuca, com 13 carros, somente as linhas de ônibus 647 (Barra da Tijuca-Alto da Boa Vista) e 748 (Barra da Tijuca-Cascadura) atendiam o bairro.

Com exceção dos sub-bairros de Jardim Oceânico e Tijucamar, a Barra da Tijuca era um imenso areal.  A Avenida das Américas ainda não tinha sido aberta e somente uma ponte, sobre o canal de Marapendi, na altura da Praça Euvaldo Lodi (Igreja), fazia a ligação do Jardim Oceânico com a Estrada da Barra da Tijuca.
 
Em 17 de janeiro 1965, é inaugurada a linha de ônibus  640 (Praça Sáenz Peña – Barra da Tijuca), via Alto da Boa Vista, com ponto final na Praça Desembargador Araújo Jorge. A linha 647 (Alto da Boa Vista – Barra da Tijuca) foi extinta.


Correio da Manhã, 18/01/1965


Entre 1964 e 1965, a linha 555 (Hotel Leblon-Barra da Tijuca) foi prolongada até o Jardim Oceânico com o seguinte itinerário: Estrada da Barra da Tijuca, Ponte, Avenida PC (atual Armando Lombardi), Avenida Antônio Moutinho (atual Rodolfo Amoedo), Avenida Sernambetiba e Ilha das Pitangueiras (atual Pier da Barra).


Jardim Oceânico em 1966


linha 555 (Hotel Leblon - Barra da Tijuca) em 1966


Em 29 de dezembro de 1966, foi inaugurado o primeiro trecho da Avenida das Américas, com pista simples, entre a Avenida Armando Lombardi e o Recreio dos Bandeirantes, ainda sem nenhuma linha de ônibus.

Em 1967 a Barra da Tijuca já era considerada uma das mais importantes áreas de expansão da cidade. Questionava-se o atraso da execução do plano urbanização que previa a implantação  de novas vias na região, entre elas a Avenida Barra da Tijuca e a Via 11. A primeira ponte sobre o canal da Lagoa de Marapendi, junto à Praça Euvaldo Lodi, já não atendia a demanda de veículos principalmente nos dias de praia. Em função das pistas estreitas, eram constantes os engarrafamentos na Estrada das Furnas e nas vias de acesso da Zona Sul principalmente nas estradas da Gávea e do Joá. O centro da Barra era atendido por apenas três linhas de ônibus: 

555 - Hotel Leblon - Barra da Tijuca (Amigos Unidos). Itinerário: Praça Rubem Dario (canal), Avenida Niemeyer, Estrada da Gávea, Estrada do Joá, Estrada da Barra da Tijuca, Ponte, Avenida Armando Lombardi, Avenida Antônio Moutinho e Avenida Sernambetiba até a Ilha das Pitangueiras (atual Pier da Barra).

640 - Sáenz Peña - Barra da Tijuca (Viação Saens Peña Barra da Tijuca). itinerário: Conde de Bonfim, Edson Passos, rua Boa Vista, Estrada das Furnas, Estrada da Barra da Tijuca até o ponto final na Praça Desembargador Araújo Jorge.

748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Redentor): Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benínco, Geremário Dantas, Largo da Freguezia, Estrada de Jacarepaguá, Estrada do Itanhangá, Estrada da Barra da Tijuca até o ponto final na Praça Desembargador Araújo Jorge.

As linhas 640 e 748 tinham ponto final na Praça Desembargador Araújo Jorge (Barrinha) distante da praia, obrigando os banhistas a caminharem 1 km ou utilizarem o serviço de “gôndolas” para a travessia do canal da Lagoa da Tijuca. 


Serviço de travessia do canal da Lagoa da Tijuca, entre a Barrinha e a Praia dos Amores 
Foto de 1969. Acervo O Globo


Em 20 de julho de 1968, com a presença do Governador Negrão de Lima, é inaugurada a segunda ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, com 120 metros de extensão, 

Nos dias de praia, os ônibus circulavam superlotados. A espera no ponto final da Praça Desembargador Araújo Jorge, na Barrinha,  podia chegar até 3 horas.


Ponto final da linha 748 (Cascadura-Barra da Tijuca) da Viação Redentor em fevereiro de 1971
Foto Arquivo Nacional


Em novembro de 1968, a Viação Redentor inaugura a linha 750 (Cidade de Deus – Barra da Tijuca), prolongada  em dezembro de 1971 até a Gávea, após a inauguração da Autoestrada Lagoa-Barra.

Em 1969, o trecho entre o Jardim Oceânico e o Recreio da Avenida Sernambetiba não era atendido por nenhuma linha de ônibus. 

Não havia nenhuma linha de ônibus direta da Barra da Tijuca para o Centro.

Anos 70

Em maio de 1970, os moradores da Cidade de Deus, contavam com apenas duas linhas de ônibus para o Centro da cidade, a 266 (Cidade de Deus-Largo de São Francisco) com tarifa de Cr$ 0,65, e a linha 267 com ponto final no bairro da Freguesia. Não havia nenhuma linha direta para a Zona Sul, apenas uma linha informal de Kombi entre a Cidade de Deus e o Leblon, com ponto final na rua Rita Ludolf, esquina com a rua General San Martin, com tarifa de Cr$1,50. 

A empresa Transportes Amigos Unidos já havia requerido ao Estado a concessão de uma linha entre a Cidade de Deus e o Jardim de Alá. 

Finalmente, entre 1971 e 1972 a linha 555 (Barra da Tijuca-Leblon) da Amigos Unidos foi prolongada até a Cidade de Deus, deixando de atender o Jardim Oceânico. Na mesma época, para atender o Jardim Oceânico, foi inaugurada a linha 554 (Rodrigo Otávio - Barra).

Em 22 de julho de 1970, a operação da linha  640 (Barra da Tijuca – Sáenz Peña) é cassada, sendo substituída pela linha 233 (Rodoviária – Barra da Tijuca) da Viação Tijuca, primeira linha de ônibus a circular pela Avenida Sernambetiba, no trecho entre o Jardim Oceânico e a Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna).

Em junho de 1971, são iniciados os estudos de implantação de uma linha de ônibus especial entre Santa Cruz e o Centro, via Rodovia Rio-Santos.

A linha foi inaugurada pela Pégaso em 30 de outubro de 1971 com a vista Base Aérea de Santa Cruz - Aeroporto de Santos Dumont, mais tarde numerada para 1135. Foi a primeira linha de ônibus a circular pela Avenida da Américas.

O Globo, 10/11/1971, p.3.
Amplia

Expresso Pégaso em 1973


Em 10 de fevereiro de 1973, a Viação Redentor inaugura a linha 751 (Cidade de Deus - Barra da Tijuca), via Gabinal. 

Em fevereiro de 1973, a Pégaso inaugura a linha especial Campo Grande - Aeroporto Santos Dumont, via Barra da Tijuca.

Em 3 de outubro 1973, a Secretaria de Serviços Públicos autorizou as empresas Santa Sofia e Jabour a implantar duas novas linhas convencionais:

854 - Campo Grande - Barra da Tijuca (Jabour)
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca (Santa Sofia)


Jornal do Brasil, 04/10/1973, p.17


Foram as primeiras linhas convencionais a circular na Avenida das Américas.

Entre 1972 e 1973, a linha 748 (Cascadura-Barra da Tijuca) foi prolongada até a Gávea.

Em dezembro de 1974, a Viação Redentor inaugura sua segunda linha especial com ar-condicionado, a 2113 (Castelo -Taquara) via Copacabana e Avenida Sernambetiba. A primeira linha de frescão a circular na Barra da Tijuca.

Em 1976,  a Viação Redentor inaugura as linhas:

752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, circular, via Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna)
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada

No ano seguinte inauguras as linhas:

754 - Sulacap - Barra da Tijuca
755 - Cascadura - Gávea

Em 1979, a CTC inaugura a linha 700 (Recreio-Hotel Nacional), beneficiando principalmente a população do Recreio dos Bandeirantes. Poucos meses depois a linha foi encurtada para o trecho Recreio-Barra da Tijuca.

No mesmo ano a Viação Tijuca inaugura a linha 234 (Rodoviária-Novo Leblon) com o seguinte itinerário: Avenida Rodrigues Alves, Professor Pereira Reis, Equador, General Luís Mendes de Morais, Viaduto Engenheiro Paulo de Sousa Reis, Figueira de Mello, Pedro II, Francisco Bicalho, Paulo de Frontin, João Paulo I, Barão de Ubá, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, Almirante Cochrane, Santo Afonso, Antônio Basílio, José Higino, Barão de Mesquita, Uruguai, Conde de Bonfim, Edson Passos, rua Boa Vista, Estrada das Furnas, Estrada da Barra da Tijuca, Praça Desembargador Araújo Jorge, rua Einstein, Vítor Konder, Estrada da Barra da Tijuca, Ponte, Armando Lombardi e Avenida das Américas até o Novo Leblon.

Em abril 1980 a Avenida das Américas, no trecho entre o Jardim Oceânico e o Recreio, era atendido pelas seguintes linhas:

234 - Rodoviária - Barra da Tijuca (Viação Tijuca) 
700 - Recreio - Barra da Tijuca (CTC)
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca (Redentor) 
753 - Cascadura - Barra da Tijuca (Redentor)
754 - Sulacap - Barra da Tijuca (Redentor)
755 - Cascadura - Gávea (Redentor)
854 - Campo Grande - Barra da Tijuca (Jabour)
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca (Pégaso)
1133 - Santos Dumont - Restinga de Marambaia (Pégaso)
1134 - Santos Dumont - Campo Grande (Pégaso)
1135 - Santos Dumont - Base de Santa Cruz (Pégaso)

O trecho da Avenida das Américas entre o Recreio e Barra de Guaratiba era atendido apenas pelas linhas 854 e 882 que circulavam com grandes intervalos, de hora em hora. Além das linha especiais da Pégaso: 

1133 - Aeroporto Santos Dumont - Restinga de Marambaia
1134 - Aeroporto Santos Dumont - Campo Grande
1135 - Aeroporto Santos Dumont - Base Aérea de Santa Cruz

Em abril de 1980 as seguintes linhas circulavam pela Avenida Sernambetiba, no trecho entre o Jardim Oceânico e a Avenida Alvorada, atual Avenida Ayrton Senna:

233 - Rodoviária - Barra da Tijuca (Viação Tijuca) 
2113 - Castelo - Taquara (Redentor) 

Linhas que circulavam pela Estrada do Pontal, no Recreio em abril de 1980:

749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
854 - Campo Grande - Barra da Tijuca (Jabour)
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca (Pégaso)

Circulavam pela Estrada da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá as seguintes linhas:

555 - Gávea - Cidade de Deus (Amigos Unidos)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Redentor)
750 - Gávea - Cidade de Deus (Redentor) 
751 - Barra Tijuca - Cidade de Deus (Redentor)
2112 - Castelo - Freguesia (Redentor) 

A Avenida Alvorada era utilizada pelas linhas 752, 753, 755 e pela linha especial com ar-condicionado Castelo-Taquara da Viação Redentor.

Ainda serviam à região, pela Estrada dos Bandeirantes, as seguintes linhas:

747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio (Santa Maria)
758 - Recreio - Vargem Grande (Santa Maria)

Também chegava à Baixada a linha 554 (Gávea-Barra da Tijuca) da empresa Amigos Unidos e alguns empreendimentos particulares ofereciam linhas exclusivas de transporte coletivo.

Linhas no Recreio dos Bandeirantes em 1980

700 - Barra da Tijuca - Recreio dos Bandeirantes
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes
758 - Vargem Grande - Recreio dos Bandeirantes
854 - Campo Grande - Barra da Tijuca
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca

Linhas do Centro da Barra da Tijuca em 1980


Terminal Alvorada

A inauguração do Terminal Alvorada em 1981, junto com a abertura do Barrashopping, foi um divisor de águas no serviço de transporte coletivo do bairro, pois foram inauguradas as primeiras linhas de ônibus convencionais para o Centro e Copacabana.

Em 22 de setembro de 1981, com o início da operação parcial do Terminal Alvorada, foram inauguradas 11 novas linhas de ônibus:

175 - Alvorada - Estrada de Ferro, via Copacabana (Colúmbia)
179 - Alvorada - Estrada de Ferro, via Humaitá (Real)
523 - Alvorada - Botafogo, via Copacabana (Amigos Unidos)
524 - Alvorada - Botafogo, via Humaitá (Amigos Unidos)
705 - Alvorada - Barra (Tijuca/Redentor/Jabour)
706 - Alvorada - Curicica (Santa Maria)
707 - Alvorada - Vargem Grande (Jabour/Tijuca/Pégaso)
1136 - Alvorada - Aeroporto Santos Dumont (Pégaso)
2146 - Alvorada - Aeroporto Internacional (Paranapuan/Real)
2151 - Alvorada - Castelo (Redentor)

O Barrashopping foi inaugurado alguns dias depois, em 27 de outubro de 1981.

Linhas Criadas na Década de 1980

175 - Estrada de Ferro - Alvorada
179 - Estrada de Ferro - Alvorada
523 - Botafogo - Alvorada
524 - Botafogo - Alvorada
382 - Praça Mauá - Grota Funda, via  Vargem Grande
387 - Praça Mauá - Restinga de Marambaia
S-20 - Carioca - Recreio dos Bandeirantes (futura 360)

No dia 6 de julho de 1981, o recém-inaugurado hipermercado Freeway inaugura um serviço de duas linhas circulares abraçantes, uma em cada sentido, com frota de 4 micro-ônibus passando pelos principais condomínios da região até o Barra Sul,  com itinerário pelo centro da Barra, Avenida Sernambetiba, e Avenida das Américas.

Em setembro de 1981, conclusão do Estudo Viário da Barra da Tijuca, elaborado pelo DGTC, que fazia parte do Plano de Racionalização dos Transportes Coletivos do Rio de Janeiro (PRTC), iniciado em 1980. Estudava-se a implantação de linhas de micro-ônibus alimentadoras ao novo terminal Alvorada.

Em 1981, enquanto o serviço de ônibus especiais (“frescões”) entrava em decadência, o serviço de transporte alternativo de shopping centers, condomínios da Barra da Tijuca e empresas ganhava força.  Em dezembro de 1981 é inaugurada uma linha com 3 ônibus especiais com  ar-condicionado entre o Shopping Center Rio Sul e o Metrô Botafogo, transportando cerca de 150 mil passageiros/mês. Em janeiro de 1984 a Associação de Lojistas do Rio Sul inaugura uma segunda linha para atender aos turistas percorrendo os hotéis da orla marítima. Serviço semelhante era mantido pelo Barra Shopping e hipermercado Freeway da Barra Tijuca, que atendia, além dos turistas, os moradores da Barra da Tijuca. O condomínio Nova Ipanema da Barra da Tijuca, que já operava uma linha exclusiva até a praça Antero de Quental no Leblon, desde a entrega das primeiras unidades em meados da década de 1970. Em 1982  a linha é estendida até a Praça General Osório e são criadas três novas linhas: Metrô Botafogo, Cascadura e circular Colégios da Barra da Tijuca Os condomínios Barramares, Riviera del Fiori, Novo Leblon e Barra Sul  também mantinham serviço semelhante. O motivo do sucesso das linhas particulares, além da comodidade do serviço exclusivo, era a segurança, em função dos constantes assaltos às linhas convencionais.

Em meados de novembro de 1982, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da Barrinha, é inaugurada a linha 557 (Barrinha-Leme). Mais tarde a linha foi prolongada até o Itanhangá, e depois até a favela de Rio das Pedras. A linha 553, com percurso idêntico ao da linha 557, entre o Leme e São Conrado foi extinta mais tarde.

Em novembro de 1982, os moradores do Recreio dos Bandeirantes solicitavam o prolongamento das linhas 234 (Novo Leblon-Rodoviária), 524 (Alvorada-Botafogo) e 554 (Novo Leblon-Gávea) até o bairro, evitando a necessidade de transbordo e pagamento de duas passagens para a Tijuca e Zona Sul.


O Globo, Bairros, agosto 1983


No dia 20 de outubro de 1984, é inaugurada a linha 701 (Alvorada-Madureira), dentro do plano de melhorias dos transportes da Baixada de Jacarepaguá, elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner. A linha operava com intervalos de 6 minutos.

Em 1984 o atendimento de linhas especiais com ar-condicionado pra Barra da Tijuca é reduzido, sendo extintas as linha 2051 (Castelo- Alvorada)  e 2146 (Aeroporto Internacional-Alvorada), restando apenas a linha  pioneira 2113 (Castelo-Taquara) da Viação Redentor. A linha 2146 é cortada em São Conrado, sendo transformada na linha 2018 (São Conrado-Alvorada).

Em 1986 os moradores do Recreio, Grota Funda, Terreirão, Sernambetiba, Heliporto e Beira Rio reclamavam da falta de condução direta para o centro. Sugeriam o prolongamento da linha 179 (Alvorada-Central) até a região. Em setembro de 1986 a ligação do Recreio com a Barra da Tijuca era feita somente pela linha 700 (Alvorada-Pontal) da CTC com ônibus velhos e operando em longos intervalos.

O Globo, 15/10/1987

Em novembro de 1987, a frota da linha 387 (Restinga de Marambaia-Praça Mauá), da Expresso Pégaso, é reduzida de 6 para 3 ônibus, em função da abertura da linha 382 (Grota Funda-Mauá), autorizada no início do mês de novembro de 1987, pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Linhas de ônibus da região em junho de 1988

175 - Estrada de Ferro - Alvorada) via Copacabana
179 - Estrada de Ferro - Alvorada) via Sernambetiba
221 - Praça XV - Barrinha)
233 - Rodoviária - Novo Leblon), via Américas
234 - Rodoviária - Novo Leblon, via Sernambetiba
387 - Praça Mauá - Restinga de Marambaia
523 - Botafogo - Alvorada, via Copacabana
524 - Botafogo - Alvorada, via Humaitá
554 - Gávea - Novo Leblon
555 - Gávea - Cidade de Deus
556 - São Conrado - Novo Leblon
557 - Leme - Itanhangá
700 - São Conrado - Bosque da Barra
701 - Madureira - Alvorada
702 - Alvorada - Barra - Recreio, via Sernambetiba
703 - Alvorada - Barra - Recreio, via Américas
706 - Alvorada - Curicica, via Riocentro
707 - Alvorada - Vargem Grande, via Grota Funda
748 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Estrada d Jacarepaguá 
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes
750 - Cidade de Deus - Gávea
751 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Estrada de Jacarepaguá
752 - Cidade de Deus - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
753 - Cascadura - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
754 - Sulacap - Barra da Tijuca, via Avenida Alvorada
755 - Cascadura - Gávea, via Avenida Alvorada
854 - Campo Grande - Barra da Tijuca
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca
1134 - Castelo - Campo Grande
1135 - Castelo - Base Aérea de Santa Cruz
2018 - Aeroporto Internacional - Alvorada

Em 30 de setembro de 1989, inauguração do serviço de  micro-ônibus  na  Barra da Tijuca.  A nova linha, com tarifa duas vezes mais cara que das linhas convencionais era operada pelo pool das empresas Redentor, Tijuca e Amigos Unidos. Os carros tinham pintura da palavra Barra em vermelho com fundo azul. O itinerário era circular cobrindo as avenidas Américas, Sernambetiba e  Ayrton Senna (antiga Via 11).

Anos 90

Em janeiro de 1990,  segundo o Diário Oficial, o Município contava com duas linhas de micros: a Barra I – circular, com tarifa de NCz$ 9,00,  e  a Circular I – Centro, com tarifa de Ncz$ 6,00.

Em 10 de dezembro de 1990, a Expresso Pégaso inaugura a linha intermunicipal Barra da Tijuca – Itaguaí, com 10 carros, intervalos de 40 minutos e tempo de viagem de uma hora e vinte minutos.

Entre 1990 e 1991, a Viação Jabour inaugura as linhas:

853 - Vila Kennedy - Barra da Tijuca, em conjunto com a Transportes Oriental
855 - Bangu - Barra da Tijuca

No mesmo período as empresas Viação JabourTransportes Oriental, em conjunto, inauguram a linha 853 (Vila Kennedy-Barra da Tijuca).

Por volta de 1991, são inauguradas três novas linhas de micro-ônibus circulares, operadas em conjunto pela Viação Redentor e Viação Tijuca:

704 - Circular Barra I, via Avenida das Américas
705 - Circular Barra II, via Sernambetiba
710 - Circular Barra III, via Cidade de Deus

Em março de 1994, a linha 382 que fazia o percurso Castelo-Grota Funda tem o seu itinerário alterado para o Recreio dos Bandeirantes, com ponto final na Avenida Sernambetiba, esquina com a estrada do Pontal. No mesmo mês a linha 268 (Praça 15-Rio Centro) foi prolongada até o Recreio dos Bandeirantes, passando pela Vargem Grande.

Em novembro de 1994, é inaugurado o "terminal” do Terreirão, com 14 vagas para ônibus e 7 abrigos de passageiros, abrigando as seguintes linhas:

749 - Vargem Grande - Recreio, (c)
758 - Cascadura - Recreio, via Benvindo de Novaes, (a)
758 - Cascadura - Recreio, via Vargem Grande, (b)
S-20 - Passeio - Recreio
175 - Central - RecreioLinha Extraordinária, via Copacabana
179 - Central - Recreio, Linha Extraordinária, via Humaitá

(a) A Linha passa a ser circular no Recreio, junto com a inauguração do Terminal. 

(b) Linha variante. As linhas 1133 (Recreio-Castelo) e 710 (Recreio-Jardim Oceânico) continuaram a fazer ponto final no Pontal. Até então o ponto final de todas as linhas do Recreio era feito no Pontal, junto à praia, tumultuando a região. 

[c] Se integra com a linha 747 (Vargem Grande – Cascadura).


Fretamento na Barra da Tijuca
O Globo, 15/03/1995

Jornal do Brasil, 18/05/1995, p.4


Em 5 de julho de 1995, início da operação dos novos micro-ônibus em 3 linhas circulares da Barra da Tijuca: Barrinha – Barrashopping, via Américas (cor verde),  Jardim Oceânico – Barrashopping, via Sernambetiba (cor laranja), e Barra Sul – Via Parque (cor azul), mais tarde prolongada até o Recreio dos Bandeirantes.

Em março de 1996, inauguração de três linhas seletivas de micro-ônibus,  entre Jacarepaguá e a Barra da Tijuca: S706 (Curicica-Barra da Tijuca), S750 (Freguesia-Alvorada) e S751 (Pachincha-Alvorada). O lay-out externo dos  veículos, de cor vinho trazia um jacaré, representando o bairro de Jacarepaguá.

Em dezembro de 1996, é inaugurada a linha 854 (Campo Grande – Recreio), com ponto final no Terreirão

No dia 21 de dezembro de 1997, segundo matéria do jornal O Globo, começaram a circular as primeiras linhas de ônibus pela  Linha Amarela:

233 - Rodoviária - Barra da Tijuca, 5 carros, Tijuca
690 - Meyer - Cidade de Deus, 10 carros
691 - Meyer - Alvorada, 8 carros, Verdun / Litoral
266 - Rodoviária - Cidade de Deus, 7 carros
267 - Praça XV - Freguesia, 5 carros
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul, 11 carros

Em 1997 a Linha 691 (Meyer-Alvorada) via estrada Grajaú-Jacarepaguá, ganha um serviço especial via Linha Amarela. Apesar de só aberta oficialmente em fins de 1997 ao tráfego de ônibus, a Linha Amarela já fazia parte do itinerário de pelo menos uma linha: a 292 (Praça Quinze-Engenho da Rainha), da Viação Estrela Azul, que desde a abertura do primeiro trecho da via expressa utilizava o acesso da Estrada Velha da Pavuna para retornar para a mesma estrada, no sentido contrário.

A partir do dia 21 de dezembro de 1997, a Prefeitura autorizou, sem licitação, a circulação de variantes de linhas existentes das empresas Redentor, Litoral Rio e Verdun, na Linha Amarela. Cada empresa tinha o direito de operar duas linhas.

Barra da Tijuca em 2001


Década de 2000

Em 25 de abril de 2005, início do controle de acesso aos ônibus do Condomínio Novo Leblon através de leitora ótica (código de barras) entrando efetivamente em vigor a partir do dia 16 de maio. O Condomínio contava com 3 linhas de ônibus: Circular Barra, Metrô Botafogo e Centro, que transportavam cerca de 500 pessoas nos dias úteis e 50 aos sábados.


Extra, 05/09/2003
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No dia 7 de fevereiro de 2006, através da Resolução nº 1516, é criado o grupo de trabalho para modelar e simular o projeto de Bondes na Barra, para o modal ônibus, considerando os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes para implantação de um sistema de média capacidade na Barra da Tijuca.

No dia 20 de junho de 2007, a Secretaria Municipal de Transportes concluiu a primeira etapa do processo licitatório para a escolha do modal que vai operar o Corredor T-5 (Penha – Barra da Tijuca). A secretaria constituiu um grupo de trabalho onde só compareceram, interessados, o Consórcio formado pelo sindicato Rio Ônibus, junto com as construtoras Carioca Engenharia e Andrade Gutierrez. Os consórcios ligados ao VLT não apresentaram propostas. 

No dia 30 de junho de 2007, a Viação Única inaugura o prolongamento de sua linha Madureira – Petrópolis até a Barra da Tijuca, com 6 viagens diárias por sentido. 

No dia 18 de dezembro de 2007, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lança o edital de licitação para as primeiras linhas de ônibus entre a Baixada Fluminense e a Barra da Tijuca.

Em dezembro de 2007, a linha 2016 (Castelo-Mandala) é prolongada até o Condomínio Barra Sul. Os moradores dos condomínios Barra Sul e Pontões reclamavam que os ônibus das linhas de Santa Cruz, Campo Grande e Sepetiba já passavam lotados. Em 2010 a linha 2016 é renumerada para a linha 318 (Castelo-Barra Sul), sendo estendida até a Central do Brasil em 2013. Também em 2007, a linha 557 (Copacabana-Itanhangá) é estendida até a favela de Rio das Pedras. 

Em abril de 2008, reativação da linha de microônibus circular da Barra da Tijuca, extinta na década de 1990, conhecidas como Barrinha. No mesmo mês entra em operação o serviço de micros no Recreio, batizado de Recreinho.

No dia 30 de junho de 2008, com a presença do Governador do Estado, inauguração da linha de ônibus Barra da Tijuca – Duque de Caxias, via linhas Amarela e Vermelha, com 50 ônibus com ar-condicionado, que opera integrada com a linha Duque de Caxias – Magé, com 4 ônibus. No dia 8 de junho de 2009 é inaugura a linha Nova Iguaçú-Barra da Tijuca, a décima linha licitada pelo Governo do Estado para a ligação Barra da Tijuca-Baixada Fluminense.

No dia 2 de julho de 2008,  governador Sérgio Cabral assinou os contratos para a operação de mais duas linhas que ligarão os municípios de Queimados, Japeri e Belford Roxo , na Baixada Fluminense, à Barra da Tijuca.

No dia 3 de dezembro de 2008, início da operação do sistema de integração ônibus-ônibus no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O novo serviço integrava mais de 30 linhas e ainda oferecia desconto de 20% para o passageiro que utilizar duas linhas, ou até 40% no caso de duas passagens de R$ 2,10. O pagamento deveria ser efetuado por meio dos cartões Riocard Expresso ou o Riocard Vale Transporte. O passageiro tinha até duas horas para embarcar na segunda condução.


Em 12 de dezembro de 2008, a justiça autoriza o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) a prolongar as seguintes linhas intermunicipais, com ponto final no Terminal Alvorada, até o Jardim Oceânico:

400T - Belford Roxo - Duque de Caxias
410T - São João de Meriti - Barra da Tijuca
415T - Duque de Caxias - Barra da Tijuca 
420T - Mesquita - Barra da Tijuca
425T - Queimados - Barra da Tijuca

No dia 4 de outubro de 2009, após o anúncio da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o prefeito Paes anuncia o plano de construção de uma linha de BRT entre o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e Santa Cruz, pela avenida das Américas, além da construção do corredor T5, entre o terminal Alvorada e a Penha. Em novembro de 2009,  Prefeitura lança o projeto de construção do BRT Transoeste. No dia 12 de fevereiro de 2010 é publicado no Diário Oficial do Município a Pré-Qualificação das Obras de construção do BRT. No dia 7 de julho, são iniciadas as obras de construção do BRT. No dia 26 de agosto, início das obras de construção do viaduto do BRT Transoeste, no cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende. 

No dia 15 de setembro de 2010, são iniciadas as obras de perfuração do túnel da Grota Funda. No dia 18 de janeiro de 2010, durante uma reunião de autoridades brasileiras com o Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito Paes anuncia o plano de prolongamento da Linha de BRT Transcarioca (Barra da Tijuca – Penha) até o Aeroporto do Galeão. O traçado inicial, em processo de licitação, apresentado ao Comitê Olímpico, previa apenas a construção do trecho Barra – Penha. 

Década de 2010

No dia 10 de dezembro de 2010, a Prefeitura lança oficialmente o projeto de construção do BRT Transolímpica. A Transolimpíada era a antiga “Ligação C”, já prevista no Caderno de Encargos das Olimpíadas

Em 17 de janeiro de 2011, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) licita  duas novas linhas de ônibus intermunicipais entre Nilópolis-Barra da Tijuca (via Mesquita) e São João do Meriti-Barra da Tijuca.

No dia 8 de novembro de 2011, antes mesmo do BRT Transoeste entrar em operação, é inaugurada a estação Estrada do Magarça do BRT Transoeste. A primeira estação, Novo Leblon, foi inaugurada em setembro de 2011, com a presença do prefeito Paes. No dia 9 de novembro de 2011, o Prefeito Paes apresenta ao público o ônibus articulado modelo Neobus Mega, chassi Volvo,  da futura frota do BRT Transoeste. No dia 17 de novembro de 2011, o  Prefeito Paes apresenta o projeto de implantação do BRT Transolímpica, antiga “Linha C”.

Em outubro de 2012,  a linha 387 (Carioca-Marambaia) é extinta, sendo parcialmente substituída pela linha alimentadora 874 Marambaia- Estação Ilha de Guaratiba) do BRT Transoeste. No dia 15 de outubro de 2012, inauguração da estação Ctex do BRT Transoeste.

No dia 22 de dezembro de 2012, inauguração da segunda etapa do BRT Transoeste, com 4,5 km de extensão  e 4 novas estações: Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III, e Santa Eugênia, localizada junto à estação Paciência do trem urbano. Na mesma ocasião é inaugurada a linha Paciência – Recreio, operada pela empresa Algarve com ônibus Padron com ar-condicionado modelo  Mega BRT em chassi Mercedes Benz 0-500 M.

No dia 11 de maio de 2013, a Prefeitura inaugura o mergulhão do futuro BRT Transcarioca, com duas pistas com 480 metros de extensão, localizado em frente ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

No dia 18 de maio de 2013, inauguração da linha expressa Mato Alto  - Alvorada, no BRT Transoeste, funcionando das 5:30 h às 8:30 com intervalos de 10 minutos, com paradas nas estações Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende. 

No dia 5 de setembro de 2013, início da operação do primeiro ônibus articulado alongado, com 23 metros de comprimento,  no BRT Transoeste, reforçando a oferta no trecho entre a estação Pingo d´Água e o Terminal Alvorada. No mesmo dia é realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Transportes formada por representantes do poder público e da sociedade civil, visando implementar um projeto de planejamento da mobilidade urbana na cidade.

No dia 2 de janeiro de 2014, a Prefeitura determina o reforço na frota de 10 linhas de ônibus que atendem a região da Vargens, na Zona Oeste. A medida representa um aumento em 30% na oferta, além da criação de duas novas linhas (LECD) na região do Recreio e das Vargens, as linhas Recreio-Vargem Grande, via Rio Morto,  e Pontal-Rio centro, via Conjunto Bandeirantes/Avenida Lúcio Costa.

Linhas com a frota reforçada

504 - Piabas–Gávea
382 - Piabas–Carioca
747 - Vargem Grande–Madureira
749 - Cascadura–Recreio
758 - Cascadura–Recreio
810 - Largo dos Piabas–Hospital Cardoso Fontes
817 - Vargem Grande–Recreio
823 - Recreio–Vargem Grande
826 - Joatinga–Vargem Grande
827 - Vargem Grande–Recreio

No dia 24 de dezembro de 2013, é inaugurada a reforma do Terminal Alvorada. No mesmo dia é inaugurada a ponte estaiada do BRT, sobre o canal da avenida Ayrton Senna.

No dia 22 de março de 2014, inauguração da última etapa do BRT Transoeste, entre as estações Villa Carioca e Campo Grande, com 12 km de extensão, 9 estações, e 25 novos ônibus com capacidade para 100 passageiros cada, fazendo o trajeto Campo Grande – Santa Cruz.  

No dia 20 de maio de 2014, início dos testes dos ônibus articulados no BRT Transcarioca. No dia 23 de maio de 2014, inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, no Terminal Alvorada. No dia primeiro de junho de 2014,  é inaugurado o BRT Transcarioca. A primeira linha (Alvorada-Tanque), ainda em caráter experimental , com horário de funcionamento das 10h às 15h, entra em  operação no dia 2 de junho, com 19 estações em operação.  Para evitar acidentes, os veículos circulam com velocidade reduzida de 40 km/h. No dia 4 de junho de 2014, às 5h da manhã, início da operação da segunda linha do BRT Transcarioca,  a linha semi-direta Alvorada-Galeão, com parada intermediária apenas na estação Vicente de Carvalho. No dia 9 de junho, o horário de operação da linha paradora Alvorada – Tanque do BRT Transcarioca é estendido. A linha passa a operar das 9h às 16 horas. No mesmo dia entra em operação da Linha Expressa Alvorada-Tanque, com mesmo horário de funcionamento. No dia 12 de junho, o horário de operação das linhas expressa e paradora Alvorada-Tanque é estendido para o período das 8h às 17h. No dia 15 de junho, as linhas expressa  Galeão – Vicente de Carvalho – Alvorda e paradora Alvorada-Tanque passam a circular durante 24 horas, com paradas nas estações Lourenço Jorge, Via Parque, Rio 2, Pedro Correia, Praça do Bandolim, Vil Sapê, Merck, Taquara e Tanque.  

No dia 19 de junho de 2014, início do processo de racionalização das linhas de ônibus da região de Jacarepaguá após  a inauguração do BRT Transcarioca. A medida faz parte da implantação da primeira do BRT. As linhas 831 (Colônia – Joatinga) via Barrasul e 897 A (Alvorada – Ayrton Senna) são extintas, com suas demandas transferidas pelos serviços Alvorada – Tanque (Expresso e Parador). São criadas duas linhas alimentadoras do BRT, a partir das linhas convencionais 865 (Pau da Fome – Taquara), que passa a circular com o número 865 A (Pau da Fome – Taquara) via Rod.Caldas. A linha convencional 889 (Sulacap – Alvorada) via Novo Leblon passsa a ser 889 A (Sulacap – Taquara), com integração com o BRT na estação Merck. No dia 22 de junho, mais duas linhas convencionais sofrem alteração no itinerário, a linha 803 (Senador Camará – Alvorada), que circula com o mesmo número mas com o itinerário Senador Camará – Taquara, e com possibilidade de conexão com o BRT na estação Merck. A linha 691 (Meyer – Alvorada) via Taquara e Linha Amarela, passa a circular com o mesmo número, mas com o itinerário Meyer – Cidade de Deus, via Taquara.

No dia 23 de junho de 2014 é inaugurada mais uma linha alimentadora do BRT Transoeste. A linha 853 (Villa Kennedy – Barra da Tijuca) passa a circular como SV853 A (Villa Kennedy – Mato Alto.

Seguindo o processo de racionalização de linhas da região de Jacarepaguá, após a implantação do BRT Transcarioca, mais quatro linhas de ônibus passam a funcionar como alimentadoras, e mais outras duas tem  o seu itinerário reduzido. Os passageiros tiveram ainda um tempo para se adaptarem, pois parte da frota das linhas antigas continuaram a circular nos antigos itinerários. No dia 30 de junho,  começa a operação da linha 806A (Boiúna-Taquara), em substituição à linha 806 (Boiúna-Barra da Tijuca), com integração ao BRT no Terminal Taquara-Bandeira Brasil. Passa a operar a linha circular 959A (Curicica-Recreio), em substituição à linha 758 (Cascadura-Recreio), com integração nas estações BRT Salvador Allende (Transoeste) e Praça do Bandolim (Transcarioca). A Linha 332 (Taquara- Castelo, via Avenida Sernambetiba) passará a ser 332 (Alvorada-Castelo). A linha 832 (Colônia-Joatinga) é transformada na 832A (Colônia-Hospital Sarah Kubitschek), com integração na estação BRT Hospital Sarah (Transcarioca). A 808 (Colônia-Joatinga, via Barra Sul) é transformada na 808A (Colônia-Recreio, via Curicica), com integração nas estações do BRT Salvador Allende (Transoeste) e Taquara (Transcarioca). A linha 888 (Sulacap-Barra da Tijuca) é transformada na 888A (Alvorada-Joatinga, via Avenida das Américas), com integração na estação do BRT Santa Efigênia (Transcarioca).

No dia 9 de julho de 2014, início das obras de construção do “Lote Zero” do BRT Transoeste, o trecho compreendido entre o Terminal Alvorada e o bairro do Jardim Oceânico. 

No dia 14 de julho de 2014, inauguração da linha alimentadora 897A (Via Parque – Terminal Alvorada), via Avenida João Cabral de Mello Neto e Península.

No dia 19 de julho, inauguração das estações do trecho Tanque-Madureira do BRT Transcarioca. No mesmo dia são extintas as linhas 700 (Madureira-Ponte de Marapendi), 701 (Madureira-Alvorada), 757 (Cascadura-Rio Centro), 761 (Madureira-Boiúna) e 763 (Madureira-Santa Maria).

No dia 26 de julho de 2014, início da operação das estações do trecho Tanque – Madureira do BRT Transcarioca, sendo inaugurada no mesmo dia a linha Alvorada – Madureira. O novo trecho, operava ainda em horário restrito, para testes, no período das 10h às 15h, fora do horário de pico. São inauguradas as estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela. A linha Alvorada – Tanque é extinta no mesmo dia. O BRT passa então a operar com três serviços: Galeão – Alvorada (semi-direto) com parada em Vicente de Carvalho, Madureira – Alvorada (Expresso) e Madureira – Alvorada (Parador). Até então o BRT Transcarioca, com 44 ônibus, transportava cerva de 60 mil passageiros/dia. Com a inauguração até Madureira, o BRT passa a operar com 90 articulados.

No dia 9 de agosto de 2014, a linha paradora (Alvorada-Madeureira) do BRT Transcarioca passa a funcionar 24 horas por dia. No dia 15 de agosto de 2014, em função da implantação do BRT Trancarioca, circula o último ônibus da linha 701.

Em agosto de 2014, a Prefeitura apresenta o plano de construção de um novo eixo do BRT Transoeste, entre a Barra da Tijuca e Campo Grande, via Estrada do Monteiro.

No dia 6 de setembro de 2014, início da operação da linha expressa Alvorada – Vicente de Carvalho, parando em estações de Jacarepaguá e Madureira. No mesmo dia também são extintas as linhas 465, 736, 753, 748, 760, e 766, sendo substituídas por novas linhas alimentadoras.  No dia 13 de setembro de 2014, início da terceira etapa da implantação do BRT Transcarioca. O serviço Vicente de Carvalho – Alvorada (Expresso) em funcionamento desde o dia 06/09/2014 , é estendido até a Penha, recebendo a vista Penha-Alvorada (Expresso), e operando com intervalos de 10 minutos. No mesmo dia é inaugurado o novo serviço Penha – Madureira (Parador) com saídas a cada 7 minutos. 

Linhas do Transcarioca em 11/09/2014

Galeão – Alvorada, Semi-expresso, 24h
Penha – Alvorada, Expresso, 5h às 23h
Penha – Madureira, Parador, 24h
Alvorada – Madureira, Parador, 24h
Alvorada – Madureira, Expresso, 5h às 23h

No dia 19 de setembro de 2014, a Prefeitura apresenta os dois primeiros ônibus biarticulados da cidade, com 28 metros de comprimento,  encomendados para operação nos BRT´s Transcarioca e Transoeste. No dia 29 de setembro, através de expediente, o Secretário de Transportes aprova a planta da distribuição interna da carroceria para ônibus biarticulado Marcopolo Viale BRT Volvo B 340 Euro V BRT, apresentado pela empresa Marcopolo, com total de 242 passageiros, sendo 83 sentados e 1 cadeirante, e 157 passageiros em pé. No dia 19 de setembro o Transcarioca já transportava cerca de 160 mil pax/dia, enquanto o Transoeste 192 mil pax/dia.

No dia 4 de outubro de 2014, após a implantação do BRT Transcarioca, todas as linhas alimentadoras dos BRT´s do Terminal Alvorada são transferidas para a plataforma “A”, junto à plataforma dos BRT´s. 

No dia 10 de novembro de 2014, início da operação do primeiro ônibus biarticulado no Rio de Janeiro, na linha direta Mato Alto – Alvorada, do BRT Transoeste, modelo Neobus Mega BRT Biarticulado, com capacidade para 270 passageiros.

Em 2015, nos 7 dias de evento Rock in Rio, a linha especial de BRT (Alvorada – Cidade do Rock) transporta 260 mil passageiros, operando com intervalos de até 2 minutos e meio. O evento foi realizado nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26, e 27 de setembro. O BRT foi o único transporte coletivo regular disponível para levar o público à Cidade do Rock.

Em 28 de maio de 2021, o Terminal Alvorada passou a ser denominado Terminal Alvorada – Arquiteto Jaime Lerner.

Linhas intermunicipais partindo da Barra da Tijuca maio de 2023

400T - Barra da Tijuca - Belford Roxo, Unirio Transportes/Transportadora Tinguá
405T - Barra da Tijuca - Nova Iguaçu, Viação Cidade do Aço
410T - Barra da Tijuca - São João de Meriti, Transporte Magelli
415T - Barra da Tijuca - Duque de Caxias, Viação Vera Cruz/Transportes Santo Antônio
415T - Barra da Tijuca - Magé, Viação Vera Cruz/Transportes Santo Antônio
420T - Barra da Tijuca - Nilópolis, Linave
425T - Barra da Tijuca - Queimados, Transportadora Tinguá/Unirio
s/n - Barra da Tijuca - Itaguaí, Expresso Recreio
s/n - Barra da Tijuca - Petrópolis, via Cidade Universitária, Transportes Única
s/n - Barra da Tijuca - Resende, Viação Cidade do Aço
s/n - Barra da Tijuca - Teresópolis, Viação Teresópolis

Em 17 de julho de 2023, a 1001 inaugura 6 novas linhas intermunicipais, todas partindo do Aerotown Shopping da Barra da Tijuca:

Barra da Tijuca - Arraial do Cabo, via Cabo Frio
Barra da Tijuca - Macaé
Barra da Tijuca - Rio das Ostras
Barra da Tijuca - Búzios
Barra da Tijuca - Campos
Barra da Tijuca - Nova Friburgo 



REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 agosto 1931. p.19.

Alegria em ônibus superlotado. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 outubro 1993. p.10.

Aerotown inicia parceria com a 1001 para novas linhas com as rotas: Barra da Tijuca x Cidades do Estado do Rio. ABIHRJ. 17 julho 2023.

Comentários

FlavioM disse…
Lá pelos anos 1960 e 1961, São Conrado era servido por uma linha de lotação São Conrado - Bar 20 (em Ipanema), itinerário via Av. Niemeyer, talvez com 1 ou 2 carros. Antes disso, havia uma linha de lotação que passava pela Gávea e ia até o Largo da Macumba (chegada da Rocinha à Lagoinha), via Estrada da Gávea (Rocinha).
Por volta de 1961 começaram a operar as linhas de onibus, circulares, 521 e 522, com ponto final em São Conrado (São Conrado - Real Grandeza). Estas linhas eliminaram o lotação São Conrado - Bar 20.
Depois de 1 ou 2 anos, esta linha foi alterada para Vidigal - Mourisco, e São Conrado passou a contar, por muitos anos, apenas com a linha 555 - Hotel Leblon - Barra da Tijuca, depois Barra da Tijuca - Rodrigo Otávio.
Durante um certo tempo, no início dos anos 70, a linha 545, quando saía da Rocinha, era obrigada a ir até São Conrado (Rua Henrique Midosi), para fazer o retorno em direção à Niemeyer, via Pref Mendes de Moraes. Era uma alternativa para sair de São Conrado, principalmente de madrugada, quando o 555 deixava de circular.