Expresso Pégaso Ltda.
Desde 1966
Histórico
Desde 1966
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1966 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1966, foi realizada apenas uma concorrência para adjudicação de uma nova linha no sistema de ônibus municipal. A concorrência é vencida pela Expresso Pégaso, que no dia 29 agosto de 1966, com frota de 6 ônibus rodoviários, inaugura a linha especial Praça Mauá - Santa Cruz, via Campo Grande e Avenida Brasil, sua primeira linha de ônibus, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rodrigues Alves, Avenida Brasil, Estrada do Mendanha, Capoeiras, Barcelos Domingos, Aracaju, Vitor Alves, Alfredo de Morais, Ivo do Prado, Estrada Rio do A, Viaduto Prefeito Alim Pedro, Cesário de Melo, Antares, Felipe Cardoso até a Estação de Santa Cruz. A linha tinha tarifa de 940 cruzeiros, a mais cara da cidade.
O tempo de viagem era de 1h30. A frota era composta por ônibus monoblocos Mercedes-Benz, com capacidade para 40 passageiros, o mesmo tipo de veículos das linhas interestaduais, sem trocador, sendo proibido passageiros em pé.
O serviço de ônibus especiais foi criado no dia 11 de março de 1966, através do Decreto nº 1.042, estabelecendo o uso de veículos com capacidade mínima para 36 passageiros sentados. Já no dia 19 de abril de 1966 são abertas as propostas para a operação das duas primeiras linhas especiais, a Mauá-Santa Cruz e Mauá-Campo Grande, ambas via Avenida Brasil.
Em maio de 1970, foi inaugurada a segunda linha da empresa, a linha especial Sepetiba – Praça Mauá, via Avenida Brasil, também explorada com ônibus rodoviários, com tarifa de 2 cruzeiros novos.
Em junho de 1971, foram iniciados os estudos de implantação de uma nova linha de ônibus entre Santa Cruz e Sepetiba com o centro da cidade, passando pela Rodovia Rio-Santos, Barra da Tijuca, e pela nova Autoestrada Lagoa-Barra. Até então a empresa já operava as linhas Santa Cruz – Praça Mauá e Sepetiba – Praça Mauá.
Em 30 de outubro de 1971, seguindo determinação da Secretaria de Serviços Públicos, inaugura sua terceira linha de ônibus especial, a 1135 (Base Aérea de Santa Cruz – Aeroporto de Santos Dumont), via Barra da Tijuca, com tarifa de 3 cruzeiros e frota de 5 ônibus transferidos das linhas Santa Cruz-Mauá e Sepetiba-Mauá.
Em junho de 1971, foram iniciados os estudos de implantação de uma nova linha de ônibus entre Santa Cruz e Sepetiba com o centro da cidade, passando pela Rodovia Rio-Santos, Barra da Tijuca, e pela nova Autoestrada Lagoa-Barra. Até então a empresa já operava as linhas Santa Cruz – Praça Mauá e Sepetiba – Praça Mauá.
Em 30 de outubro de 1971, seguindo determinação da Secretaria de Serviços Públicos, inaugura sua terceira linha de ônibus especial, a 1135 (Base Aérea de Santa Cruz – Aeroporto de Santos Dumont), via Barra da Tijuca, com tarifa de 3 cruzeiros e frota de 5 ônibus transferidos das linhas Santa Cruz-Mauá e Sepetiba-Mauá.
Carro Ciferal Lider da Linha Campo Grande - Aeroporto Santos Dumont
Em fevereiro de 1973, inaugura a linha especial sem ar-condicionado 1134 (Campo Grande - Aeroporto Santos Dumont), via Autoestrada Lagoa-Barra. No mesmo ano inaugura a linha 1133 (Restinga de Marambaia - Aeroporto Santos Dumont).
Em agosto de 1974, inaugura a segunda linha de ônibus especial com ar-condicionado da cidade, a 2131 (Campo Grande - Castelo).
Em agosto de 1974, inaugura a segunda linha de ônibus especial com ar-condicionado da cidade, a 2131 (Campo Grande - Castelo).
Os primeiros frescões, modelo Marcopolo II
Em setembro de 1974, foi autorizada a implantar a linha 399 (Santa Cruz - Tiradentes), sua primeira linha de ônibus convencional, sendo inaugurada no ano seguinte.
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Em março de 1975, a Pégaso inaugurou a linha especial com ar-condicionado (frescão) 2134 - Castelo - Campo Grande com o seguinte itinerário: Avenida Almirante Barroso, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, rua Visconde de Inhaúma, Avenida Marechal Floriano, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, Avenida Brasil, Estrada Sete Riachos, rua Teixeira de Campos, Estrada da Posse, Estrada das Capoeiras, Estrada Rio do A, rua Vitor Alves e rua Campo Grande. Volta: rua Campo Grande, rua Lucília, Estrada da Caroba, Estrada das Capoeiras, Estrada da Posse, rua Teixeira Campos, Estrada Sete Riachos, Avenida Brasil, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto dos Marinheiros, Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, Avenida República do Paraguay, rua Evaristo da Veiga, rua Araújo Porto Alegre e Avenida Presidente Antônio Carlos.
Em 1976, foi inaugurada a linha convencional 390 (Mauá - Sepetiba) via Avenida Brasil, com tarifa de Cr$ 6,80.
Jornal do Brasil, 2 de abril de 1977
Em fevereiro de 1979, a Pégaso assumiu a operação da linha 882 (Santa Cruz - Barra da Tijuca), até então explorada pela Viação Santa Sofia.
Linhas em 1979
Em outubro de 1981, junto com a inauguração do Terminal Alvorada, foi criada a linha especial sem ar-condicionado 1136 (Praça Mauá - Alvorada) extinta em poucos meses, pois concorria com as linhas 1131, 1132 e 1133 que praticamente faziam o mesmo itinerário.
Linha 399 (São Francisco - Santa Cruz) em julho de 1982
No mesmo ano foi inaugurada a linha convencional 387 (Praça Mauá-Restinga de Marambaia), extinta em 2012.
A Empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 138, sendo 12 especiais
Linhas: 8, sendo duas especiais
Passageiros/mês: 687.193 convencionais e 35.298 especiais
Linha de frescão em julho de 1982
Foto Donald Hudson
Em 1983, foi extinta a linha especial sem ar-condicionado 1132 (Praça Mauá - Sepetiba) Praia do Cardo.
O ano de 1983 marca a extinção da maioria das linhas especiais com ar-condicionado (frescões) da Zona Norte. O espaço vago deixado pelas linhas no terminal Menezes Cortes passa a ser ocupado, em parte, pelas linhas especiais sem ar-condicionado da Expresso Pégaso, cujos pontos finais de suas 4 linhas são transferidos do Aeroporto Santos Dumont e da Praça Mauá.
Linhas da Expresso Pégaso em 1985
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Entre 1986 e 1987, inaugura a linha 380 (São Francisco - Avenida João XXIII - São Fernando).
Em novembro de 1987, a frota da linha 387 (Restinga de Marambaia-Praça Mauá), da Expresso Pégaso, é reduzida de 6 para 3 ônibus, em função da abertura da linha 382 (Grota Funda-Mauá), autorizada no início do mês de novembro, pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
Em 1987, é inaugurada a linha especial sem ar-condicionado 2132 (Castelo - Campo Grande) via Avenida Santa Cruz.
Em 1988 são criadas duas novas linhas especiais sem ar-condicionado:
1133 - Praça Mauá - Alvorada
1136 - Castelo - Campo Grande, via Avenida Brasil
No mesmo ano foi inaugurada a linha 381 (São Francisco-Pedra de Guaratiba).
O Globo, 01/11/1990
Por volta de 1993, inaugura a linha 368 (Tiradentes - Conjunto dos Palmares) via Vila Kennedy.
Em janeiro de 1994, inaugura as linhas S-15 (Santa Cruz - Lavradio) e S-20 (Recreio - Passeio) via Copacabana.
Em princípios de 1994, a Pégaso com frota de 201 ônibus, explorava as seguintes linhas municipais, excluindo a linha intermunicipal Itaguaí - Barra da Tijuca:
Em 19 de março de 1994, a linha 382 (Castelo - Grota Funda) teve seu itinerário alterado para beneficiar os moradores do Recreio dos Bandeirantes, passando a fazer o percurso Castelo - Recreio com ponto final na Avenida Sernambetiba.
Em março de 1995, em função do crescimento do Recreio dos Bandeirantes, a linha especial 1133 (Castelo – Barra Sul), criada em 1988, foi prolongada até o Recreio com ponto final na Estrada do Pontal. A linha tinha o seguinte itinerário: Sernambetiba, Gláucio Gil, Américas, Autoestrada Lagoa-Barra, Niemeyer, Delfim Moreira, Vieira Souto, Princesa Isabel, Túnel Novo, Venceslau Braz (Ida), Túnel do Pasmado (volta), Pasteur, Nações Unidas, Infante Dom Henrique, Beira Mar, Presidente Antônio Carlos e Terminal Menezes Cortes.
Em 1995 foi criada a Transportes Zona Oeste desmembrada da Expresso Pégaso com as seguintes linhas:
368 - Tiradentes - Conjunto dos Palmares, 13 carros
369 - Tiradentes - Pedra de Guaratiba, 5 carros
380 - Tiradentes - Avenida João XXIII, 13 carros
381 - Tiradentes - Pedra de Guaratiba, 8 carros
388 - Tiradentes - Santa Cruz, 15 carros
390 - Passeio - Sepetiba, 25 carros
399 - Tiradentes - Santa Cruz, 19 carros
S-15 - Tiradentes - Santa Cruz
Em maio de 2005, reativação da linha 1133 (Castelo-Recreio), com frota de 15 novos micro-ônibus.
Em 5 de fevereiro de 2007, início da operação da linha de integração metrô-ônibus Pan 07 - Metrô Siqueira Campos – Barra da Tijuca, com tarifa de R$ 3, operada pelas empresas Jabour, Real, Amigos Unidos, Pégaso e Redentor, com 4 carros com ar-condicionado por empresa, totalizando 20 carros.
Em meados de junho de 2007, inicia a operação dos novos ônibus Marcopolo Torino com chassi alongado, motor dianteiro e suspensão a mola na linhas S-20 (Carioca-Recreio).
Linha 1135 (Castelo - Santa Cruz) em 17/06/2009
Foto Renan Vieira
382 - Carioca - Piabas, via Avenida Benvindo de Novaes
387 - Carioca - Restinga de Marambaia, via Barra da Tijuca
882 - Santa Cruz - Barra da Tijuca
S-20 - Carioca - Recreio dos Bandeirantes
1133 - Castelo - Recreio
1135 - Castelo - Santa Cruz, via Barra da Tijuca
1136 - Castelo - Campo Grande, via Avenida Brasil
Em outubro de 2010, assume a linha 366 (Campo Grande-Tiradentes), antiga S-15, substituindo da Transportes Oriental.
Linhas em 2011
366 - Campo Grande - Tiradentes
387 - Marambaia - Carioca, via Barra da Tijuca
398 - Campo Grande - Tiradentes
504 - Piabas - Gávea, via Avenida Benvindo de Novaes
505 - Recreio - Gávea, praticamente inoperante
525 - General Osório - Alvorada
771 - Campo Grande - Coelho Neto
804 - Largo do Aarão - Campo Grande, via Felipe Cardoso
807 - Jesuítas - Santa Cruz, antiga variante da 825
813 - Manguariba - Santa Cruz
821 - Corcundinha - Campo Grande, circular, via Capoeiras
822 - Corcundinha - Campo Grande, circular, via Vila Nova
824 - Santa Maria (Vila Nova) - Campo Grande, circular
825 - Jesuítas - Campo Grande, via Santa Cruz
830 - Pedregoso - Campo Grande, circular
833 - Conjunto Manguariba - Campo Grande
839 - Cesarão - Campo Grande, circular, via Urucânia
840 - São Fernando - Campo Grande, via Avenida João XXIII
841 - Inhoaíba - Campo Grande, via Estrada Rio-São Paulo
842 - Paciência - Campo Grande, via Santa Margarida
849 - Base Aérea de Santa Cruz - Campo Grande
850 - Mendanha - Campo Grande
868 - Urucânia - Campo Grande
869 - Santa Margarida - Campo Grande, circular
878 - Santa Cruz - Alvorada, via Avenida Dom João VI
882 - Barra da Tijuca - Santa Cruz, via Avenida Dom João VI
885 - Piraquê - Santa Cruz, via Pedra de Guaratiba
891 - Sepetiba - Barra da Tijuca, via Pedra de Guaratiba
893 - Jardim Palmares - Campo Grande, via 29 de Março
896 - Pingo d´Água - Barra da Tijuca, via Pedra de Guaratiba
897 - Pingo d´Água - Alvorada, via Pedra de Guaratiba
898 - Sepetiba - Campo Grande, via Estrada do Campinho, antiga S-03
2329 - Recreio - Castelo, via Sernambetiba
2333 - Recreio - Castelo, via Américas
2335 - Santa Cruz - Castelo, via Barra da Tijuca
2336 - Campo Grande - Castelo, via Avenida Brasil
2337 - Santa Cruz - Castelo, via Sepetiba
2802 - Santa Cruz - Barra da Tijuca, via Américas
Em janeiro de 2012, é formalizada a compra de 40 ônibus articulados com ar-condicionado para o corredor de BRT Transoeste, inaugurado no mesmo ano.
Em outubro de 2012, a linha 387 (Carioca-Marambaia) é extinta, sendo parcialmente substituída pela linha alimentadora 874 (Marambaia-Estação Ilha de Guaratiba do BRT).
Em 15 de abril de 2013, após a proibição da circulação de vans na Zona Sul, foi restabelecida a linha 505 (Recreio-Gávea) com 10 carros e ponto final na Praça Nossa Senhora da Auxiliadora na Gávea. A linha constava no Guia de Linhas do Rio Ônibus desde fevereiro de 2011, sem no entanto operar.
Em primeiro de junho de 2014, início das operações da Expresso Recreio, com duas linhas executivas adquiridas da Expresso Pégaso: 2329 e 2333.
Em 23 de junho de 2015, início da operação da Auto Viação Palmares, a partir de cisão da Expresso Pégaso, com as seguintes linhas:
842 - Campo Grande - Paciência
868 - Campo Grande - Urucânia
869 - Campo Grande – Santa Margarida
893 - Campo Grande - Jardim Palmares
Linhas em março de 2018
366 - Campo Grande - Tiradentes, via Mendanha (Expresso), antiga S-14
398 - Campo Grande - Tiradentes, via Posse (Parador), antiga S-03
738 - Urucânia - Marechal Hermes, via Campo Grande
770 - Campo Grande - Coelho Neto, via Mendanha
771 - Campo Grande - Coelho Neto, via Posse
821 - Campo Grande - Corcundinha, via Oiticica
822 - Campo Grande - Corcundinha, via Vila Nova
830 - Campo Grande - Serrinha, via Distrito Industrial
850 - Campo Grande - Largo do Mendanha
SP850 - Campo Grande - São Geraldo, via Pedregoso
891 - Sepetiba - Mato Alto
895 - Campo Grande - Serrinha, via São Geraldo
896 - Pedra de Guaratiba - Pingo D'Água
898 - Campo Grande - Sepetiba, via Avenida Brasil
2307 - Carioca - Jardim 7 de Abril
2309 - Carioca - Urucânia
2336 - Campo Grande - Castelo, via Mendanha
2339 - West Shopping - Castelo, via Posse.
366 - Campo Grande - Tiradentes, via Mendanha (Expresso), antiga S-14
398 - Campo Grande - Tiradentes, via Posse (Parador), antiga S-03
738 - Urucânia - Marechal Hermes, via Campo Grande
770 - Campo Grande - Coelho Neto, via Mendanha
771 - Campo Grande - Coelho Neto, via Posse
821 - Campo Grande - Corcundinha, via Oiticica
822 - Campo Grande - Corcundinha, via Vila Nova
830 - Campo Grande - Serrinha, via Distrito Industrial
850 - Campo Grande - Largo do Mendanha
SP850 - Campo Grande - São Geraldo, via Pedregoso
891 - Sepetiba - Mato Alto
895 - Campo Grande - Serrinha, via São Geraldo
896 - Pedra de Guaratiba - Pingo D'Água
898 - Campo Grande - Sepetiba, via Avenida Brasil
2307 - Carioca - Jardim 7 de Abril
2309 - Carioca - Urucânia
2336 - Campo Grande - Castelo, via Mendanha
2339 - West Shopping - Castelo, via Posse.
Em junho de 2019, foi suspensa a operação da linha 398 (Campo Grande-Tiradentes) via Avenida Brasil. Em novembro do mesmo ano a linha 366 (Campo Grande-Tiradentes) só tinha um carro em circulação.
Em 11 de maio de 2020, a Empresa com dívida de quase 50 milhões de reais, entra com pedido de recuperação judicial, quando contava com 196 ônibus e cerca de 500 funcionários.
Em 11 de maio de 2020, a Empresa com dívida de quase 50 milhões de reais, entra com pedido de recuperação judicial, quando contava com 196 ônibus e cerca de 500 funcionários.
Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit
821 - Campo Grande - Corcundinha, via Capoeiras
822 - Campo Grande - Corcundinha, via Vila Nova
898 - Campo Grande - Sepetiba
Linha 383 (Carioca-Piabas) em 20/09/2009. Carro Marcopolo Torino 2007
sobre chassi Volksbus 17-230 EOD
Prefixo da Frota: 87 000
Garagens
Rua Felipe Cardoso,1470, Santa Cruz. Depois ocupado pelo Supermercado Guanabara
Avenida Cesário de Melo, 8.121, Cosmos
CNPJ: 33.150.608/0001-51
CNPJ: 33.150.608/0001-51
REFERÊNCIAS:
Sepetiba. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 12 maio 1970. p.22.
A serviço do povo a Expresso Pégaso Ltda.. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 02 novembro 1971. p.2.
Santos Dumont - Santa Cruz, via Barra, um ônibus de turismo e de trabalho. O Globo. Rio de Janeiro. 1973.
Uma colisão violenta. O Globo. Rio de Janeiro. 02 janeiro 1976. p.1.
RIO DE JANEIRO. Informações Básicas da Cidade do Rio de Janeiro. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. 1979.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes Urbanos. Dezembro 1982.
Linhas de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 março 1994. Cidade. p.10
Guanabara Diesel vende 87 ônibus articulados para o BRT Transoeste do Rio de Janeiro. Guanabara Diesel. 30 janeiro 2012.
BAZANI, Adamo. Expresso Pégaso entra com pedido de recuperação judicial com dívida de quase R$ 50 milhões. Diário do Transporte. 12 maio 2020.
Página lançada em fevereiro de 2018.