Guanabarina


Empresa de Transportes Guanabarina Ltda.
1965 - 1973

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em meados da década de 1960 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1965, substituindo Viação Santa Eulália, assume a linha de ônibus 310 (Praça XV - Vieira Fazenda), com o seguinte itinerário:  Praça XV, 7 de Setembro, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Melo, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Praça Doutor Carvalho Brito, Leopoldo Bulhões, Uranos, Capitão Bragança, e Democráticos.


Carro Metropolitana Guanabara / Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1962
Foto Augusto Antonio dos Santos


Ponto final da linha 310 na Avenida Alfred Agache em 1965
Foto Augusto Antonio dos Santos

Ponto final da linha 310 na Avenida Alfred Agache em julho de 1966
Foto Augusto Antonio dos Santos


Em agosto de 1966, a linha 310 (Praça 15 - Vieira Fazenda) foi desativada temporariamente, gerando inúmeras reclamações, principalmente dos moradores do bairro de Higienópolis, sendo logo restabelecida.




Em 1968, a Viação Guanabarina assume as linhas 178 (Harmonia - Gávea) e 901 (Bonsucesso - Ribeira), até então exploradas, respectivamente, pelas empresas Transmontana e Auto Viação Ilha.


Linha 901 (Bonsucesso - Bananal) na Estrada do Galeão em 1969
junto ao Gloster o primeiro caça a jato da Força Aérea Brasileira de1953
Foto Paulo Pinto

Linha 178 (Harmonia - Gávea) na rua Senador Vergueiro, por volta de 1970
Foto Jayme Pericás


Em 1972, inaugura a linha 890 (Del Castilho-Campo de São Cristóvão).

Linhas e frota determinada em 1973

178 - Harmonia - Gávea, via Hotel Nacional
310 - Praça 15 - Del Castilho
890 - Del Castilho - Campo de São Cristóvão
901 - Bonsucesso - Bananal


Rua Primeiro de Março na primeira metade da década de 1970
Foto Arquivo Nacional


Em meados de 1973, transfere a linha 178 (Gávea-Harmonia), à Matias e a 901 (Bonsucesso-Bananal) à Paranapuan e suprime a linha 890 (Del Castilho-Campo de São Cristóvão).

A Guanabarina encerrou suas operações em 1973, quando operava sua única linha, a 310 (Praça XV - Del Castilho), logo assumida pela Viação Forte.

Com o fim da empresa, seus ex-sócios assumiram o controle acionário da Viação Forte.

Prefixo da Frota: 85 500


REFERÊNCIAS:

Ônibus e Lotações. Guia Rex. Indicador Geral da Guanabara. Rio de Janeiro. 1965.  p.10.

Higienópolis tem problemas. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 17 setembro 1966. Segundo Caderno, p.4.

Esclarecimento. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 06 junho 1973. p.7.

Colaboração de Jaime Moraes.

Página lançada em 8 de março de 2019.

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