domingo, 4 de março de 2018

Oriental

Transportes Oriental Ltda. (TOSA)
1959 - 2010


Resumo Histórico

A empresa foi fundada no dia 2 de dezembro de 1959, ainda com a razão social Transportes Bangu Meyer Ltda. iniciando  suas atividades com a linha de ônibus S-30 (Bangu-Meyer), via Marechal Hermes. Em 1960 muda sua razão social para Transportes Oriental Ltda.

Linha 784 (Marechal Hermes - Vila Kennedy), na Avenida Brasil, ainda com pista simples, na altura da Villa Kennedy, na década de 1960

Linha 689 (Meyer - Campo Grande) Rua Domingos Lopes, em Madureira, em 1964



Mercedes Benz LPO com Carroceria Cermava 1963.  Acervo Ônibus em Debate

Mercedes Benz LPO com Carroceria Cermava 1964.  Acervo Ônibus em Debate


Modelo Cermava 1967 

No segundo semestre de 1967 são extintas as empesas Transportes Rosane e Viação Elizabeth Ltda., sendo seus respectivos patrimônios adquiridos pela Transportes Oriental S.A., que assume as linhas 397(São Francisco-Campo Grande) e 398 (São Francisco Campo) Grande, da Rosane, e linhas 392 (São Francisco - Padre Miguel) e  393 (São Francisco Bangu) da Viação Elizabeth.




Modelo Ciferal Leme, em 1974, na avenida  Nilo Peçanha.


Em 1975, a CTC transfere a operação da Linha 394 (Vila Kennedy-São Francisco) para a Transportes Oriental. Em 1978, a Oriental inaugura a linha 811 (Vila Kennedy – Bangu).

Em 1979 a Empresa explorava as seguintes linhas:

394 - São Francisco - Vila Kennedy
395 - São Francisco - Coqueiros
396 - São Francisco - Bairro Jabour
397 - São Francisco - Campo Grande, via Bangu
398 - São Francisco - Campo Grande, via Vila Kennedy
689 - Meyer - Campo Grande
784 - Marechal Hermes - Vila Kennedy
811 - Vila Kennedy - Bangu, circular
812 - Bangu - Guandu, circular
813 - Catiri - Bangu, circular
816 - Campo Grande - Guadalupe, via Vila Kennedy
817 - Campo Grande - Guadalupe, via Bangu
818 - Campo Grande - Vila Kennedy, via Taquaral

No dia 12 de julho de 1980, início da operação de um ônibus com reboque, tipo “Romeu e Julieta”, na linha 816 (Campo Grande-Guadalupe).

Em 1981, a Viação Oriental inaugura a Linha 389 (Vila Aliança – Largo de São Francisco).

Em 1994, através da cisão da Empresa, é criada a Oeste Ocidental.

Em 1999, a empresa contava com 160 ônibus.

No dia 28 de setembro de 2009, a  Secretaria municipal de Transportes anuncia que as 47 linhas de ônibus operadas pelas empresas Ocidental, Oriental e Feital passarão por uma licitação em 30 dias. Os ônibus da Ocidental foram proibidos pela Justiça de circular há uma semana As três empresas receberam um prazo para recuperar suas frotas, mas as melhorias não foram efetuadas. Um pool de empresas foi formado para assumir as linhas provisoriamente.

No dia 30 de dezembro de 2009, através de Decreto municipal, a permissão de operação da Transportes Oriental  é cassada. O último ônibus da  Empresa circula no dia 10 de janeiro de 2010.


REFERÊNCIAS:

Gazeta de Notícias 1955, abril, 24, página 4.

"Tabela com preços mais baixos para os ônibus entra em vigor às 24 h." Jornal do Brasil. 1959, julho, 11. Primeiros Caderno página 7.

“Nada Disso”. Diário de Notícias. 1967, junho, 17. Segunda Seção, página 6.

“CTC passa linhas que dão prejuízo”. Luta Democrática. 1975, julho, 9. Página 5.

Informação Básicas da Cidade do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. 1979.

“Abastecimento no Rio recomeçou ontem”. Jornal do Brasil. 1999, julho, 30. Cidade, página 18.

"Viação Oriental é cassada e ônibus são proibidos de circular". Jornal do Brasil, JB Online. 2010, janeiro, 11. 









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