Histórico
Em outubro de 1975, a secretaria de estado de transportes apresentou o plano de implantação de um sistema tronco -alimentador de transporte público por ônibus com tarifa integrada, entre Duque de Caxias e a Praça Mauá, operado em faixas exclusivas pelas avenidas Brasil e Rodrigues Alves. O corredor deveria ser operado com ônibus com reboque denominados Romeu e Julieta, com capacidade para 150 passageiros.
Em 17 de maio de 1985 foi publicado na página 48 da seção de notícias do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o plano de implantação do Metrô de Superfície da Zona Sul, de autoria do arquiteto Jaime Lerner.
Rio de Janeiro
Intervenção BRT (página oficial)
Niterói
Frota em 2019. Divulgação BRT
Em 24 de maio de 2018, o Consórcio BRT Rio informava que, em função da falta de combustível, apenas os seguintes serviços estavam em operação:
Transoeste
10 Expresso - Santa Cruz - Alvorada
12 Expresso - Pingo D'água - Alvorada
21A Parador - Recreio - Jardim Oceânico
25 Semiexpresso - Mato Alto - Jardim Oceânico
Transcarioca
35 Parador - Madureira - Alvorada
40 Expresso - Madureira - Jardim Oceânico
41 Expresso - Madureira - Recreio
50 Parador - Centro Olímpico - Jardim Oceânico
Transolímpica
51 Parador - Recreio - Vila Militar
53 Expresso - Sulacap - Jardim Oceânico
Em março de 2021, o prefeito Eduardo Paes decreta a intervenção da prefeitura na operação do sistema de BRT.
Em 25 de outubro de 2021, circulam os primeiros ônibus no sistema BRT com área exclusiva para mulheres e crianças de até 12 anos, na linha 17 (Campo Grande - Santa Cruz).
Em 20 de dezembro de 2021, a prefeitura notifica os consórcios Santa Cruz de Transportes, Internorte de Transportes e Transcarioca sobre a caducidade parcial dos contratos de concessão do sistema de BRT.
Em 6 de janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Transportes promove uma audiência pública para apresentar e debater as condições técnicas da futura frota de ônibus a ser licitada para o sistema BRT. Em 4 de janeiro de 2022, a Prefeitura anuncia o plano de aquisição de 600 ônibus articulados, abandonando o modelo de aluguel dos veículos, em função do alto custo previsto em contrato.
Em 14 de fevereiro de 2022, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) publica o Edital para a compra de 307 novos ônibus articulados, referente à primeira etapa de aquisição da nova frota do sistema de BRT.
Em 16 de fevereiro de 2022, a Prefeitura contrata a Expresso Recreio e a Transriver Transportes para a operação de mais 100 ônibus no sistema de BRT, em caráter emergencial, durante 180 dias.
Em 17 de fevereiro de 2022, a Prefeitura decreta a caducidade dos contratos de operação e encampa o sistema BRT, deixando de operá-lo interinamente.
Em 22 de fevereiro de 2022, são desapropriados dois terrenos para serem convertidos em garagens do sistema de BRT, localizados na Avenida Cesário de Melo 11.800 e na rua Miguel Rangel, 493 em Cascadura. O último imóvel foi ocupado pela garagem da antiga Viação Acari, que encerrou suas atividades em 2021.
Em 16 de março de 2022, foi aberta a primeira licitação para a compra de 307 ônibus do sistema BRT, não atraindo interessados.
Em 28 de março de 2022, é retomada a operação da linha direta SE-04 (Magarça - Alvorada), com ônibus convencionais alugados da Viação Redentor.
Em 14 de abril de 2022, o sistema BRT contava com frota patrimonial de 215 articulados, sendo 185 em operação.
Em 8 de julho de 2022, a Secretaria de Transportes autorizou a abertura de licitação para a construção dos terminais Magarça, Mato Alto e Santa Cruz no BRT Transoeste, cuja obra foi orçada em 96,055 milhões de reais.
Em 19 de setembro de 2022, entram em operação duas novas linhas complementares:
Madureira - Alvorada
Penha - Alvorada
Com frota de 38 articulados alugados por seis meses, provenientes de São Paulo, funcionando nos horários de pico, reforçando os serviços 46 (Alvorada - Penha) e 40 (Madureira - Alvorada).
Em 27 de setembro de 2022, a CMTC recebe o primeiro ônibus articulado, adquirido na licitação de abril de 2022, modelo Marcopolo Torino prefixo E901000, estreando também o novo lay out nas cores amarelo, cinza e preto.
Primeiro novo articulado entregue em setembro de 2022
Carro Marcopolo Torino sobre chassi Volvo B 340M
Divulgação Prefeitura
Em 11 de outubro de 2022, a Prefeitura abriu licitação para a compra de 270 novos articulados Euro 6 para o BRT. As propostas deveriam ser entregues em 24 de outubro de 2022 e os veículos entregues em outubro de 2023 e fevereiro de 2024. O valor total da licitação foi de 881 milhões de reais.
Em 15 de dezembro de 2022, novos articulados entram em operação nas linhas 22 (Alvorada-Jardim Oceânico) e 50 (Centro Olímpico-Jardim Oceânico). Em 7 de janeiro de 2022, entram em operação 40 novos articulados, se juntando aos 36 entregues no final de 2021.
Novo Articulado em 14 de dezembro de 2022
Marcopolo Torino Express Volvo B340M de 22 metros
Foto João Silva
Em 26 de outubro de 2022, a Prefeitura anuncia para dia 11 de janeiro de 2023 a Audiência Pública para debater o processo de licitação do sistema BRT.
Em 24 de março de 2023, o sistema BRT contava com 365 veículos em operação, sendo 200 novos. Em 2016 o sistema contava com 436 articulados contra 120 em 2020.
Em 31 de março de 2023, a Prefeitura abriu a licitação para a concessão do sistema BRT, dividido em 3 lotes. A licitação, no entanto, foi suspensa em 28 de abril de 2023, por período indeterminado.
A partir de 3 de abril de 2023, os passageiros do BRT passam a fazer até 3 viagens, usando o bilhete de integração municipal.
Em 11 de abril de 2023, a Câmara dos Vereadores aprovou o empréstimo de 700 milhões de reais para a reconstrução do sistema de BRT.
Em 30 de abril de 2023, foram apresentados os 20 novos ônibus de 15 metros para operação na Linha 17 que circula na Avenida Cesário de Mello.
Novos carros tipo Padron na linha 17. Desfile em 30 abril 2023
Foto Marcelo Piu e Rafael Catarcione / Prefeitura
No mesmo dia, o prefeito Eduardo Paes anuncia que 4 paradas do BRT seriam transformadas em terminais, eram elas: Curral Falso, Mato Alto, Pingo D’Água e Santa Cruz. Além disso, a estação Magarça seria reformada, ganhando uma ampliação. Na época os terminais Mato Alto, Magarça e Pingo D’Água já estavam em construção.
Em 2 de maio de 2023, é inaugurada a linha expressa 43 (Terminal Fundão - Santa Efigênia), com frota de 10 articulados funcionando nos hhorários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h, nos dias úteis, com as seguintes estações atendidas: Terminal Aroldo Melodia (Fundão), Santa Luzia, Penha, Vicente de Carvalho, Mercadão, Manaceia, Campinho, Praça Seca, Tanque, Taquara e Santa Efigênia.
Em 15 de maio de 2023, foi iniciada a fiscalização para evitar evasões, através de apresentação do Cartão. O início da fiscalização coincide com o lançamento da licitação de concessão do sistema BRT. Foto Divulgação BRT Mobi-Rio.
291 carros novos circulando em julho de 2023. Os corredores Transolímpica e Transcarioca já estavam com 100% da frota renovada. Divulgação Prefeitura.
Entrega de novos articulados em agosto de 2023
Em 20 de setembro de 2023, início da operação do Terminal Deodoro, somente com linhas do corredor Transolímpica.
Em 13 de novembro de 2023, foi iniciada a obra de transformação da parada Curral Falso em terminal. A antiga parada com 300 m² foi demolida dando lugar ao terminal com 16 mil m².
Em 27 de novembro de 2023, a prefeitura lança o edital da licitação para a construção do Terminal Santa Cruz.
Em 2 de dezembro de 2023, foi suspensa a operação das linhas diretas SE01, SE02 e SE03.
Em 9 de dezembro de 2023, foram concluídas as obras de revitalização da pista do BRT Transoeste, sendo que 31 Km foram reconstruídos com concreto. O corredor Transoeste passou a ser operado com 208 ônibus, sendo 136 novos articulados amarelos.
Em 10 de dezembro de 2023, circularam os últimos articulados azuis no corredor Transoeste. Toda a frota passou a ser operada pelos novos articulados amarelos.
Em 4 de fevereiro de 2024, foram entregues os 6 primeiros veículos da futura linha de BRT Terminal Gentileza - Aeroporto Internacional, modelo Caio Induscar Apache Vip V sobre chassi Mercedes-Benz OF1726/59.L com 34 assentos.
Em 31 de março de 2024, foi inaugurada a obra de ampliação da estação Magarça, no corredor Transoeste, transformada em terminal com a construção de um novo módulo.
Em 22 de junho de 2024, o BRT voltou a operar circular 24 horas, com intervalos de 30 minutos na madrugada. Sete linhas paradoras passaram a operar ininterruptamente:
11 - Alvorada - Santa Cruz
17 - Campo Grande - Santa Cruz
22 - Alvorada - Jardim Oceânico
38: Alvorada - Galeão
51: Terminal Recreio - Deodoro
60: Gentileza - Deodoro
61: Gentileza - Penha
A circulação do BRT de madrugada havia sido suspensa em 2020 em função da pandemia.
Em 23 de junho de 2024, a Mobi-Rio inaugura a linha 67 (Terminal Campo Grande - Terminal Deodoro) fazendo a conexão dos corredores Transoeste, Transolímpica e Transbrasil. A linha tinha paradas em pontos específicos, identificados por um totem.
Em primeiro de agosto de 2024, o governo federal anunciou a liberação de recursos para a elaboração do projeto de expansão do BRT Transbrasil entre Deodoro e Santa Cruz. O acordo para a liberação de 42 milhões de reais à prefeitura foi firmado em 8 de novembro do mesmo ano.
Linhas do BRT em novembro de 2024
Transoeste
10 - Alvorada - Santa Cruz - Expresso
11N - Alvorada - Santa Cruz - Parador
12 - Alvorada - Pingo d'água - Expresso
13 - Alvorada - Mato Alto - Expresso
14 - Terminal Recreio - Santa Eugênia - Semidireto
15 - Curral Falso - Alvorada - Expresso
17 - Santa Cruz - Campo Grande - Parador
18 - Jardim Oceânico - Pontal - Expresso
19 - Salvador Allende - Pingo d'água - Expresso
20 - Salvador Allende - Santa Cruz - Expresso
22 - Jardim Oceânico - Alvorada - Parador
25A - Alvorada - Mato Alto - Parador
Transcarioca
31 - Alvorada - Vicente de Carvalho - Semidireto
35 - Alvorada - Terminal Paulo da Portela - Parador
38 - Alvorada - Galeão Tom Jobim - Parador
40 - Alvorada - Terminal Paulo da Portela - Expresso
41 - Terminal Recreio - Terminal Paulo da Portela - Expresso
42 - Madureira - Galeão Tom Jobim - Parador
43 - Santa Efigênia - Terminal Fundão - Expresso
46 - Alvorada - Penha 2 - Expresso
Transolímpica
50 - Jardim Oceânico - Terminal Centro Olímpico - Parador
51 - Terminal Recreio - Deodoro - Parador
52 - Alvorada - Deodoro - Parador
53 - Alvorada - Terminal Sulacap - Expresso
Transbrasil
60 - Deodoro - Terminal Gentileza - Parador
61 - Deodoro - Terminal Gentileza - Expresso
71 - Vigário Geral/Praça Dois - Terminal Gentileza - Expresso
80 - Penha 2 - Terminal Gentileza - Parador
90 - Terminal Fundão - Terminal Gentileza - Parador
Terminal Gentileza - Galeão Tom Jobim - Direto
Conexão BRT
28 - Pingo d'água - Curral Falso
67 - Campo Grande - Deodoro
68 - Deodoro - Bangu
REFERÊNCIAS:
Em 6 meses de intervenção, prefeitura gasta R$ 46 milhões e reabre só 11 de 45 estações fechadas. RJ2. 24 setembro 2021.
TEIXEIRA, Nathalia. BRT lança ônibus com espaços exclusivos para mulheres. Band News FM. 25 outubro 2021.
MOREIRA, Willian. Prefeitura do Rio decreta caducidade de contrato com as empresas operadoras do BRT. Diário do Transporte. 20 dezembro 2021.
MOREIRA, Willian. Prefeitura do Rio realizará audiência pública para compra de novos ônibus do BRT. Diário do Transporte. 20 dezembro 2021.
CARDOSO, Lucas. Prefeitura fará audiência pública sobre licitação para compra de 600 BRTs. O Dia. 04 janeiro 2022.
Prefeitura do Rio publica primeiro edital para renovação da frota do BRT. Extra. 14 fevereiro 2022.
Expresso Recreio e Transriver são contratadas pela prefeitura do Rio de Janeiro para a operação de mais 100 ônibus no BRT. Ônibus e Transporte. 16 fevereiro 2022.
FERNANDES, Raphael. Prefeitura do Rio passa a administrar definitivamente o BRT até que nova concessão seja realizada. Diário do Rio. 17 fevereiro 2022.
MOREIRA, Willian. Prefeitura do Rio desapropria dois terrenos para implantar garagens do BRT. Diário do Transporte. 22 fevereiro 2022.
BAZANI, Adamo. Licitação de compra de ônibus para o BRT Rio ocorre nesta quarta (16) às 11h. Diário do Transporte. 16 março 2022.
MARQUES, Jessica. Prefeitura do Rio de Janeiro retoma operação do diretão Magarça - Alvorada (SE-04). Diário do Transporte. São Paulo. 28 março 2022.
PELEGI, Alexandre. Prefeitura do Rio abre licitação para construção de três terminais de BRT. Diário do Transporte. São Paulo. 08 julho 2022.
Nova linha expressa do BRT Transcarioca passará a circular a partir desta terça-feira. O Globo. Rio de Janeiro. 01 maio 2023.
SCHIMIDT, Selma. Saiba qual o destino dos 228 BRTs azuis que deixaram de circular no Rio e foram substituídos pelos amarelinhos. Extra. Rio de Janeiro. 13 dezembro 2023.
Terminal Magarça é inaugurado na Zona Oeste e passa a receber ônibus e vans. O Dia. Rio de Janeiro. 31 março 2024.
Veja quais são as novas obras do PAC no Rio: BRT, VLT e prevenção contra enchentes. Extra. Rio de Janeiro. 01 agosto 2024.
Comentários