Transoeste


Histórico

Em 2 de janeiro de 2006 foi realizada a Audiência Pública, 
apresentada pelo arquiteto Jaime Lerner, para implantação do projeto Metrô sobre Rodas entre os bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Del Castilho.

Em 2009, na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, foi apresentado ao comitê olímpico internacional o plano de implantação do sistema de BRT com 4 corredores:

Zona Sul (Metrô General Osório - Recreio)
T-5 (Alvorada - Penha)
Ligação C (Deodoro - Recreio)
Avenida Brasil (Terminal Américo Fontenelle - Trevo das Margaridas)

Em 22 de maio de 2012 entrou em operação, em caráter experimental, o primeiro trecho do BRT Transoeste, entre o Terminal Alvorada e a estação Pingo D´Água com 31,1 km de extensão. I
nicia a operação com frota de 11 ônibus articulados da Viação Jabour, funcionando das 10h às 15h, com tarifa de R$ 2,75, com as seguintes estações em operação: Pingo D’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Terminal Alvorada.
 
O anúncio nos alto-falantes das paradas e no interior dos ônibus era da voz de Íris Lettieri, a mesma do Aeroporto Internacional.

Em 6 de junho de 2012, o túnel da Grota Funda, com 1,1 km de extensão, foi aberto ao tráfego aos demais tipos de veículos.

Em 17 de junho de 2012, entraram em operação as três primeiras linhas alimentadoras do BRT Transoeste: 

896A - Pedra de Guaratiba - Pingo D’Água
897A - Terminal Alvorada - Ayrton Senna
899A - Terminal Alvorada - Joatinga

Em 5 de setembro de 2013, inauguração do primeiro ônibus articulado alongado de 23 metros, reforçando a atendimento do trecho Pingo d´Água - Terminal Alvorada.

Em 3 de março de 2021, o prefeito Eduardo Paes, em novo mandato, anunciou a intervenção no BRT e o fim do contrato com as empresas concessionárias e a realização de nova licitação. No mesmo dia anunciou que o sistema de bilhetagem eletrônico, também conhecido como sistema Riocard, passaria a ser gerido pela prefeitura em vez das empresas de ônibus.

Em 23 de março de 2021, a prefeitura assumiu o sistema BRT. No mesmo dia entrou em operação a linha direta Santa Cruz - Terminal Alvorada com frota de 20 ônibus convencionais e sem paradas intermediárias.

Em 9 de abril de 2021, em função da falta ônibus de articulados, boa parte encostados por falta de manutenção, foi autorizada a criação de 3 linhas diretas com ônibus convencionais para circularem apenas nos horários de pico:

SE003 - Pingo d'Água - Alvorada, Direta, 9 carros
SE004 - Magarça - Alvorada, Direta, 19 carros
SE005 - Mato Alto - Alvorada, Direta, 20 carros

Em 29 de abril de 2021 foi inaugurado a linha direta, serviço eventual SE002 (Mato Alto - Alvorada), operada apenas nos horários de pico com ônibus convencionais. O serviço foi suspensa em 04/06/2021 após o reforço na frota de articulados  passou de 50 para 170 veículos.

Em 21 de junho de 2021 foi suspenso o serviço eventual SE003 (Pingo D´Água - Alvorada). No mesmo dia o BRT 12 (Pingo d´Água - Alvorada) passou a operar como semidireto, com parada apenas na estação Magarça, nos horários de pico em dias úteis e expressa nos demais horários. A linha direta SE003 (Pingo D´Água-Alvorada) via Magarça foi reativada em 08/12/2021 com 25 ônibus convencionais, funcionado nos dias úteis nos horários de maior movimento das 4h às 8h e das 16h às 20h, com intervalos de cinco minutos.

Em 12 de julho de 2021, foi extinto o serviço eventual SE004 (Magarça - Alvorada).

Em 11 de agosto de 2021, a prefeitura abriu licitação para contratação do projeto básico dos terminais do Mato Alto e Santa Cruz, antiga aspiração da população.

Em 25 de setembro de 2021, a linha 13 (Mato Alto - Alvorada) expresso, que só circulava nos dias úteis, passou a funcionar também nas manhãs de sábados.

Em 26 de setembro de 2021 foram reabertas 12 paradas da Avenida Cesário de Mello, todas reformadas. No mesmo dia é inaugurada a linha 17 Parador (Campo Grande - Santa Cruz) substituindo a linha LECD 33. No dia seguinte é inaugurada a linha 14 Expresso (Campo Grande - Salvador Allende) sendo parador até o Curral Falso e, depois, parando apenas nas estações Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.


Divulgação


Linhas do Transoeste em 26/09/2021

10 Expresso - Santa Cruz - Alvorada
11N Parador - Santa Cruz - Alvorada
12 Expresso - Pingo D´Água - Alvorada
13 Expresso - Mato Alto - Alvorada
14 Expresso - Santa Eugênia - Salvador Allende
15 Parador - Pingo D´Água - Recreio Shopping
17 Parador - Campo Grande - Santa Cruz
18 Expresso - Recreio Shopping - Jardim Oceânico
19 Expresso - Pingo D´Água - Salvador Allende
20 Expresso - Santa Cruz - Salvador Allende
22 Parador - Alvorada - Jardim Oceânico
25A Parador - Mato Alto - Alvorada

Em 30 de setembro de 2021, após ampla reforma, é reaberta a parada Ana Gonzaga na Avenida Cesário de Mello, fechada desde 2018 por conta de vandalismo. Em 4 de outubro de 2021, é reaberta a parada Pina Rangel, em Campo Grande, 25ª estação a ser reaberta. Em 9 de outubro de 2021, foi reaberta a parada Prefeito Alim Pedro, em Campo Grande, localizada sob o viaduto de mesmo nome.

Em 7 de novembro de 2021, são reabertas as paradas Vendas da Varanda, em Santa Cruz, e Recanto das Garças, em Vargem Grande.

Em 3 de março de 2022 foi retomada a operação do serviço direto Mato Alto - Alvorada, funcionando nos dias úteis das 4 às 8 e das 16 às 20h com intervalos de 5 minutos. Se juntando aos serviços diretos em operação Santa Cruz - Alvorada e Pingo d´Água - Alvorada.


Maio de 2023
Divulgação


Em 30 de setembro de 2024, iniciando a operação gradual do Terminal Curral Falso, foi inaugurada a linha 15 (Terminal Curral Falso - Terminal Alvorada) Expresso funcionado das 10h às 15h com intervalos de 15 minutos, com as seguintes paradas: Terminal Curral Falso, Santa Veridiana, Vendas de Varanda, Terminal Pingo D’Água, Terminal Magarça, Terminal Mato Alto, Recreio Shopping, Gláucio Gil, Salvador Allende e Terminal Alvorada.

Em 3 de outubro de 2024, a linha 28 (Curral Falso - Pingo d´Água) via Sepetiba teve seu horário de funcionamento ampliado, passando a funcionar todos os dias das 4 às 24 horas.

Em 8 de março de 2025, a linha 15 (Curral Falso - Alvorada) Expresso passou a circular também aos sábados, com os seguintes horários de operação:

Saindo do Terminal Curral Falso: 04h às10h e 16h às 20h
Saindo do Terminal Alvorada: 05h às 09h e 15h às 21h



REFERÊNCIAS:

Ônibus do Transoeste começam a circular nesta terça. O Globo. Rio de Janeiro. 26 maio 2012. 

Sistema BRT: Um trunfo do Rio na disputa pelas Olimpíadas 2016. O Globo. Rio de Janeiro. 09 outubro 2009. p.20.

Com a presença de Lula, Rio inaugura 1º corredor de BRT. O Terra. 06 junho 2012.

Cidade do Rio vai ganhar túnel e sistema de ônibus na quarta. O Dia Online. Rio de Janeiro. 06 junho 2012.

BAZANI, Adamo. Paes anuncia intervenção no BRT do Rio e Bilhetagem. Nova licitação será feita. Diário do Transporte. 03 março 2021.

LUCENA, Felipe. Prefeitura do Rio leva diretão para a estação Mato Alto nesta quinta-feira. Diário do Rio. 28 abril 2021.

PELEGI, Alexandre. Equipe de Intervenção do BRT Rio anuncia suspensão do trajeto Mato Alto x Alvorada nesta sexta-feira (4). Diário do Transporte. 03 junho 2021.

MOREIRA, Willian. Prefeitura do Rio abre licitação para projeto dos terminais do BRT de Mato Alto e Santa Cruz. Diário do Transporte. 16 agosto 2021.

MARQUES, Jessica. Estações do BRT Rio da Avenida Cesário de Melo serão reabertas neste domingo (26). Diário do Transporte. 24 setembro 2021.

MARQUES, Jessica. BRT Rio reabre Estação Ana Gonzaga, na Avenida Cesário de Melo. Diário do Transporte. 30 setembro 2021.

NÉVOA, Caroline. Estação do BRT Pina Rangel, em Campo Grande, é reaberta para passageiros. Band News FM. 04 outubro 2021.

Serviço do BRT ‘diretão’ Pingo D’Água x Alvorada retorna no corredor Transoeste. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 07 dezembro 2021.

ALBUQUERQUE, Mariana. Diretão Mato Alto x Alvorada do BRT é retomado nesta quinta-feira. Band News Rio de Janeiro. 02 março 2022.

Prefeitura do Rio inicia operação gradual do Terminal Curral Falso com linha BRT até Alvorada. Diário do Rio. Rio de Janeiro. 29 setembro 2024.

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