Transbrasil


Histórico

Em 2009, na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, é apresentado ao Comitê Olímpico Internacional o plano de implantação do sistema de BRT, composto pelas seguintes linhas:

Zona Sul (Metrô General Osório - Recreio)
T-5 (Alvorada - Penha)
Ligação C (Deodoro - Recreio)
Avenida Brasil (Terminal Américo Fontenelle-Trevo das Margaridas)

Em 2011, o prefeito Eduardo Paes apresenta o plano de construção do quarto corredor de BRT, o Transbrasil, se somando aos outros três corredores projetados para os Jogos Olímpicos de 2016: Transoeste, Transcarioca e Transolímpico.

Em 11 de abril de 2013, a Prefeitura apresenta o projeto básico do BRT Transbrasil com 32 km de extensão, ligando Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont.

No dia primeiro de outubro de 2014, a Secretaria Municipal de Obras publica no Diário Oficial do Município o resultado da licitação para construção do Lote 2 do Corredor Transbrasil, referente ao trecho da Avenida Brasil, entre o trevo das Margaridas e o Caju. O vencedor da disputa foi o consórcio formado  pelas empresas Odebrecht, OAS e Queiroz Galvão.

O traçado do Lote 1, referente ao trecho entre o Caju e o Centro ainda não tinha sido definido. A construção estava a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Em 24 de agosto de 2021, o prefeito Eduardo Paes anuncia a retomada das obras do BRT Transbrasil e apresenta o projeto do terminal de integração BRT-VLT do Gasômetro.  As obras do BRT estavam paralisadas desde dezembro de 2020.


Viaduto de acesso do Terminal Deodoro em construção em 30/04/2023
Foto Google Earth
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Divulgação Prefeitura em 20 fevereiro 2024
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Em 24 de janeiro de 2024, foi inaugurada a primeira etapa do BRT Transbrasil com as seguintes linhas:

80 - Terminal Gentileza - Penha, semi-expresso
92 - Terminal Gentileza - Aeroporto Internacional, direto (seletivo)



Primeira viagem da linha 80 (Penha -Terminal Gentileza) em 24/02/2024
Divulgação CMTC


Em 16 de março de 2024, a linha 80 (Terminal Gentileza - Penha) passou a funcionar das 10h às 15h com intervalos de 10 minutos. Desde o dia 24/02 a linha operava das 12h às 14h. No mesmo dia foi inaugurada a linha 90 (Terminal Gentileza - Terminal Fundão), ainda em fase experimental funcionado das 10h às 15h com intervalos de 10 minutos. A nova linha iniciou suas operações com apenas uma parada intermediária, na estação Maré.


Primeiro dia de operação da linha 90 em 16/03/2024
Foto Daniel Ferreira


Em 30 de março de 2024, foi inaugurada a linha 60 (Terminal Deodoro - Terminal Gentileza) em caráter experimental, funcionado das 10h às 15h com paradas nas seguintes estações: Terminal Deodoro, Guadalupe, Jardim Guadalupe, Fazenda Botafogo, Irajá, Vigário Geral, Cidade Alta, Mercado São Sebastião, Lobo Junior, Marinha Mercante, Piscinão de Ramos, Rubens Vaz, Baixa do Sapateiro, Hospital de Bonsucesso, Fiocruz, Benfica, Vasco da Gama, Into e Terminal Gentileza.


Divulgação em 30/03/2024
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Divulgação em 30/03/2024


Inaugurações das linhas da Transbrasil

24/02/2024        80 - Penha - Terminal Gentileza, Semiexpresso
24/02/2024        92 - Galeão - Terminal Gentileza, seletivo, Direto
16/03/2024        90 - Terminal Gentileza - Terminal Fundão, Parador
30/03/2024        60 - Terminal Deodoro - Terminal Gentileza, Parador
13/05/2024        61 - Terminal Deodoro - Terminal Gentileza, Expresso


Inauguração da linha 60 (Terminal Deodoro - Terminal Gentileza) em 30/03/2024
Divulgação Prefeitura

Primeiro dia de operação da linha 60 e das estações do Transbrasil
Foto Marcia Foletto / O Globo 
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Em 7 de abril de 2024, a linha 60  - Terminal Deodoro - Terminal Gentileza, Parador, iniciou a operação no horário das 4h às 0h.

Em 8 de abril de 2024, as demais linhas do BRT Transbrasil passaram a funcionar no horário das 4h às 0h, com o seguintes intervalos:

60 - Terminal Deodoro - Terminal Gentileza, Parador
5 minutos no horário de pico e 10 minutos nos demais horários

80 - Penha - Terminal Gentileza, Semiexpresso
6 minutos no horário de pico e 10 minutos nos demais horários

90 - Terminal Gentileza - Terminal Fundão, Parador
6 minutos no horário de pico e 10 minutos nos demais horários

92 - Galeão - Terminal Gentileza, Seletivo, Direto
Primeira viagem às 6h , com intervalos de 15 minutos ao longo do dia


Divulgação em 12/04/2024


REFERÊNCIAS:

DURÃO, Mariana. Governo federal vai bancar BRT. Extra. Rio de Janeiro. 12 outubro 2011.

BERTA, Ruben. BRT Transbrasil: obra começa em 45 dias e será entregue em 2016. O Globo. Rio de Janeiro. 02 outubro 2014.

Apresentação da nova etapa de operação da Transbrasil. Prefeitura do Rio de Janeiro. 06 abril 2024.

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