Transcarioca

 
Histórico

Em dezembro de 1989, a Secretaria Municipal de Obras Públicas inicia as obras de duplicação da rua Cândido Benício, entre o Campinho e o Largo do Tanque, dentro do projeto de implantação do Corredor T-5 para ônibus. Estava prevista a construção de um terminal rodoviário no Largo do Tanque.

No dia 2 de janeiro de 2006, é realizada a Audiência Pública, apresentada pelo arquiteto Jaime Lerner, para implantação do projeto Metrô sobre Rodas, entre os bairros de Copacabana, Barra da Tijuca e Del Castilho.

Em 2009, na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, é apresentado ao Comitê Olímpico Internacional o plano de implantação do sistema de BRT, composto pelas seguintes linhas:

Zona Sul (Metrô General Osório - Recreio)
T-5 (Alvorada - Penha)
Ligação C (Deodoro - Recreio)
Avenida Brasil (Terminal Américo Fontenelle-Trevo das Margaridas)

No dia 18 de janeiro de 2010, durante uma reunião de autoridades brasileiras com o Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano de prolongamento do corredor Transcarioca (Barra da Tijuca – Penha) até o Aeroporto do Galeão. O traçado inicial, em processo de licitação, apresentado ao Comitê Olímpico, previa apenas a construção do trecho Barra da Tijuca – Penha.

No dia 3 de janeiro de 2011, é publicado no Diário Oficial do Município o Edital para a construção do segundo lote do BRT Transcarioca, com 11 km de extensão, entre a Penha e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

No dia 10 de janeiro de 2011, o prefeito Eduardo Paes assina com o BNDES o financiamento para a construção da primeiro trecho do corredor Transcarioca, entre a Barra da Tijuca e o Largo da Penha.

No dia 20 de maio de 2014, início dos testes dos ônibus articulados no Transcarioca.

No dia 22 de maio de 2014, a Volvo  entrega  os primeiros ônibus articulados, de uma encomenda de 124 veículos, para operação no Transcarioca. Os carros, com comprimento de 21 metros, tinham 20% mais capacidade que os ônibus articulados de 18,6 metros em operação no Transoeste.

No dia 22 de maio de 2014, o prefeito Eduardo Paes anuncia o plano da Prefeitura de estender o corredor Transcarioca da praia do Galeão até o bairro da Portuguesa, na Ilha do Governador.

No dia primeiro de junho de 2014, com a presença da presidente Dilma, em cerimônia realizada no Aeroporto do Galeão, é inaugurado o Corredor Transcarioca. 

A primeira linha, a Alvorada-Tanque, entra em operação em caráter experimental no dia 2 de junho de 2014, com 19 estações, funcionando das 10h às 15h. Para evitar acidentes, os veículos circulavam com velocidade reduzida de 40 km/h.

No dia 4 de junho de 2014, início da operação da segunda linha do Transcarioca,  a semi-direta Alvorada-Galeão, com apenas uma parada intermediária na estação Vicente de Carvalho, junto à estação de metrô de mesmo nome.

No dia 9 de junho de 2014, é aumentado o horário de operação da linha paradora Alvorada – Tanque . A linha passa a funcionar das 9h às 16h. No mesmo dia entra em operação da linha expressa Alvorada-Tanque, com mesmo horário de funcionamento.

No dia 12 de junho de 2014, o horário de operação das linhas expressa e paradora Alvorada-Tanque é ampliado para o período das 8h às 17h.

No dia 15 de junho e 2014, as linhas expressa  Galeão – Vicente de Carvalho – Alvorada e paradora Alvorada-Tanque passam a circular 24 horas, com paradas nas estações Lourenço Jorge, Via Parque, Rio 2, Pedro Correia, Praça do Bandolim, Vil Sapê, Merck, Taquara e Tanque.  

No dia 19 de junho de 2014, início do processo de racionalização das linhas de ônibus da região de Jacarepaguá após  a inauguração do Transcarioca.  

As linhas 831 (Colônia – Joatinga) via Barrasul e 897 A (Alvorada – Ayrton Senna) são extintas. 

São criadas duas novas linhas alimentadoras do Transcarioca, a partir das linhas convencionais 865 (Pau da Fome – Taquara) e 889 (Sulacap – Alvorada).  A linha 865 ganha a vista  865A (Pau da Fome – Taquara). A linha 889 (Sulacap – Alvorada) via Novo Leblon é encurtada, ganhando a vista  889A (Sulacap – Taquara), se integrando ao Transcarioca na estação Merck. 

No dia 22 de junho de 2014, mais duas linhas convencionais são encurtadas, a primeira, a linha 803 (Senador Camará – Alvorada) que recebe a vista 803 (Senador Camará – Taquara), e a segunda, a linha 691 (Meyer – Alvorada) via Taquara e Linha Amarela, que passa a circular apenas no trecho Meyer – Cidade de Deus, via Taquara.

Seguindo o processo de racionalização de linhas da região de Jacarepaguá, após a implantação do Transcarioca, mais quatro linhas de ônibus passam a funcionar como alimentadoras, e mais outras duas tem  o seu itinerário reduzido. 

Os passageiros tiveram ainda um tempo para se adaptarem, pois parte da frota das linhas antigas continuaram a circular nos antigos itinerários. 

No dia 30 de junho de 2014,  é iniciada a operação da linha 806A (Boiúna-Taquara), em substituição à linha 806 (Boiúna-Barra da Tijuca), com integração ao BRT no Terminal Taquara-Bandeira Brasil. 

A linha 758 (Cascadura-Recreio) é substituída pela nova  linha circular 959A (Curicica-Recreio), se integrando ao sistema BRT nas estações Salvador Allende (Transoeste) e Praça do Bandolim (Transcarioca). 

A Linha 332 (Taquara-Castelo) via Sernambetiba, é transformada na linha 332 (Alvorada-Castelo). 

A linha 832 (Colônia-Joatinga) é transformada na linha alimentadora  832A (Colônia-Hospital Sarah Kubitschek), com integração na estação Hospital Sarah (Transcarioca). 

A linha 808 (Colônia-Joatinga) via Barra Sul, é transformada na linha alimentadora 808A (Colônia-Recreio, via Curicica), com integração nas estações Salvador Allende (Transoeste) e Taquara (Transcarioca). 

A linha 888 (Sulacap-Barra da Tijuca) é transformada na linha alimentadora 888A (Alvorada-Joatinga) via Avenida das Américas), com integração na estação Santa Efigênia (Transcarioca).

No dia 19 de julho de 2014, inauguração das estações do trecho Tanque-Madureira do BRT Transcarioca. No mesmo dia são extintas as linhas 700 (Madureira-Ponte de Marapendi), 701 (Madureira-Alvorada), 757 (Cascadura-Rio Centro), 761 (Madureira-Boiúna) e 763 (Madureira-Santa Maria).

No dia 26 de julho de 2014, início da operação das estações do trecho Tanque – Madureira do BRT Transcarioca, sendo inaugurada no mesmo dia a linha Alvorada – Madureira. O novo trecho, operava ainda em horário restrito, para testes, no período das 10h às 15h, fora do horário de pico. São abertas as estações Ipase, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Campinho e Paulo da Portela. A linha Alvorada – Tanque é extinta no mesmo dia. O BRT passa então a operar com três serviços: 

Galeão – Alvorada (semi-direto) com parada em Vicente de Carvalho 
Madureira – Alvorada (Expresso) e 
Madureira – Alvorada (Parador). 

Até então o Transcarioca, com 44 ônibus articulados, transportava cerva de 60 mil passageiros/dia. Com a inauguração até Madureira, o corredor passa a operar com 90 articulados.

No dia 9 de agosto de 2014, a linha paradora (Alvorada-Madeureira) passa a funcionar 24 horas por dia.

No dia 15 de agosto de 2014,  circula o último ônibus da linha 701.

No dia 6 de setembro de 2014, início da operação da linha expressa Alvorada – Vicente de Carvalho, parando em estações de Jacarepaguá e Madureira. No mesmo dia também são extintas as linhas 465, 736, 753, 748, 760, e 766, sendo substituídas por novas linhas alimentadoras.

No dia 6 de setembro de 2014, início da operação da linha expressa Alvorada – Vicente de Carvalho. No mesmo dia são extintas as linhas 465, 736, 753, 748, 760, e 766, substituídas por novas linhas alimentadoras. 

No dia 13 de setembro de 2014, início da terceira etapa do Transcarioca. O serviço Vicente de Carvalho – Alvorada (Expresso) em funcionamento desde o dia 06/09/2014 , é prolongado até a Penha, ganhando a vista Penha-Alvorada (Expresso), com intervalos de 10 minutos. No mesmo dia é inaugurado o novo serviço Penha – Madureira (Parador) com intervalos de 7 minutos. 

Linhas em operação em setembro de 2014:

Galeão – Alvorada (Semi-expresso) 24 horas
Penha – Alvorada (Expresso) 5h às 23h
Penha – Madureira (Parador) 24 horas
Alvorada – Madureira (Parador) 24 horas
Alvorada – Madureira (Expresso) 5h às 23h

No dia 19 de setembro, a Prefeitura apresenta os dois primeiros ônibus biarticulados da cidade, com 28 metros de comprimento,  encomendados para operação nos corredores Transcarioca e Transoeste. No dia 29 de setembro, através de expediente, o Secretário de Transportes aprova a planta da distribuição interna da carroceria para ônibus biarticulado Marcopolo Viale BRT Volvo B 340 Euro V BRT, apresentado pela empresa Marcopolo, com total de 242 passageiros, sendo 83 sentados e 1 cadeirante, e 157 passageiros em pé.

No dia 19 de setembro de 2014, o Transcarioca já transportava cerca de 160 mil passageiros/dia, enquanto o Transoeste 192 mil passageiros/dia.

A partir do dia 20 de setembro de 2014, o serviço Expresso Penha – Alvorada passa a parar também nas estações Mercadão e Campinho. Até então o serviço só parava nas estações Penha, Vicente de Carvalho, Madureira/Manaceia, Praça Seca, Tanque e Taquara.

No dia 4 de outubro de 2014, são inauguradas as estações Ibiapina, Olaria/Cacique de Ramos, Cardoso de Moraes, Santa Luzia, Maré, e o Terminal Fundão.

No mesmo dia, para facilitar a integração com o BRT, as linhas 321 e 325 da Viação Ideal passam a entrar no Terminal Fundão nos itinerários de ida e volta, entrando na Linha Vermelha pela ponte estaiada. Até então as linhas só acessavam o terminal de integração da UERJ somente no sentido Centro. A linha 323 já fazia o itinerário de ida e volta pela Ilha do Fundão. O itinerário das linhas 616 (Del Castilho-Fundão) e 663 (Meyer-Fundão) também são desviados para atender o Terminal Fundão. 

No dia 13 de outubro, a linha BRT-5700 semi-direta (Alvorada-Galeão), que até então só fazia parada intermediária na estação Vicente de Carvalho, passa a parar na estação Madureira Manacéia, se integrando com o trem urbano (Supervia).

No dia 8 de novembro de 2014, a linha semi-direta Alvorada – Galeão do Transcarioca, que até então só parava nas estações intermediárias de Madueira e Vicente de Carvalho, passa a parar no Terminal Fundão.

Em setembro de 2015, nos 7 dias do evento Rock in Rio, a linha especial de BRT (Alvorada – Cidade do Rock) transporta 260 mil passageiros, operando com intervalos de até 2 minutos e meio. O evento foi realizado nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26, e 27 de setembro de 2015. O BRT foi o único transporte coletivo regular disponível para levar o público à Cidade do Rock. 

No dia 3 de março de 2021, o prefeito Eduardo Paes, em novo mandato, anuncia a intervenção no BRT, com o fim do contrato com as empresas concessionárias, seguido da realização de nova licitação. No mesmo dia o Prefeito anuncia, que o sistema de Bilhetagem Eletrônico, também conhecido como Sistema Riocard, passará a ser gerido pela própria Prefeitura, em vez das empresas de ônibus.

A partir de 26 de setembro de 2021, as linhas 46 Expresso (Penha - Alvorada) e 42A Parador (Madureira-Galeão)  passam a circular todos os dias, de domingo a domingo.

Linhas do Transcarioca em 26/09/2021

31 Semidireto (Vicente de Carvalho - Alvorada)
35 Parador (Madureira - Alvorada)
35A Parador (Madureira - Jardim Oceânico)
38 Parador (Fundão - Alvorada)
40A Expresso (Madureira - Alvorada)
41 Expresso (Madureira - Recreio)
42A Parador (Galeão - Madureira)
46 Expresso (Penha - Alvorada)

Em 24 de fevereiro de 2024, é inaugurada a linha semi-expressa 80 (Penha - Terminal Gentileza).

Em março de 2024, a Prefeitura anunciou que a demanda do BRT Transcarioca aumentou 67% em um ano, após a compra da nova frota de ônibus articulados amarelos. A frequência no horário de pico também foi aumentada em 50% no período.


REFERÊNCIAS:

Transcarioca deve mudar a paisagem da cidade. O Globo. Rio de Janeiro. 30 setembro 2010. p.24.

Transcarioca sai do papel no mês que vem. O Globo. Rio de Janeiro. 9 janeiro 2011. p.22.

BAZANI, Adamo. Paes anuncia intervenção no BRT do Rio e Bilhetagem. Nova licitação será feita. Diário do Transporte. 03 março 2021.

Transcarioca registra 67% de aumento de passageiros em um ano. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 04 março 2024.

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