Verdun


Viação Verdun S.A.
Desde 1961

Histórico

Empresa de transporte coletivo municipal organizada em 1961, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.

Inicia suas operações em 1962, na linha de lotação Carioca -  Verdun.


Ponto final da linha de lotação Carioca-Verdun na Avenida República do Chile em maio de 1963
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Entre 1963, seguindo o novo Plano de Transportes, a linha de lotação Carioca - Verdun, ganha a vista 225 (Carioca - Verdun) e no ano seguinte tem sua frota paulatinamente substituída por ônibus.  

Segundo o Guia Rex, em abril de 1964 a linha 225 (Carioca-Verdun) tinha o seguinte itinerário: Avenida República do Chile, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Graça Aranha, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Uruguay, Barão de Mesquita e Largo Verdun. No mesmo ano o ponto final foi transferido do Largo da Carioca para a Praça 15


Lotação da Linha 225 (Praça 15 - Verdun) em 1964

Lotação da Linha 225 (Praça 15 - Verdun) em 1964


Em meados de 1964, inaugura a linha de ônibus 217 (Carioca - Andaraí), com o seguinte itinerário: Avenida República do Chile, Lavradio, Senado, Inválidos, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Praça da Bandeira, Oswaldo Aranha, Paraíba, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Uruguay, Maxwell, Gomes Braga, Barão de Mesquita, Paula Brito, Gastão Penalva e rua Leopoldo. 

Em 1965, a Viação Verdun assume a linha 422 (Grajaú – Cosme Velho), substituindo a Viação Nacional


Linha 422 na rua Cosme Velho em fevereiro de 1966
Ao fundo o ponto final da linha de ônibus elétrico da CTC
Foto Arquivo Nacional

Linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) na rua Agostinho Menezes, Andaraí, 
outubro de 1967. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em janeiro de 1967, a linha 225 (Carioca - Verdun), via Sáenz Peña é suprimida, depois de 10 anos de serviços, inicialmente como linha de lotação individual. 

Em compensação foi criada a linha 225 (Praça 15 - Grajaú), com ponto final na rua Visconde de Santa Isabel, deixando de passar pela praça Sáenz Peña, mas que também foi extinta em 1967.

Em 1967, com o fim da Viação Brasília, a Verdun assume a a linha 409 (Sáenz Peña - Horto).


Linha 217 (Carioca - Andaraí) na Avenida Chile, por volta de 1966
Foto Augusto Antonio dos Santos

Campo de Sant´Anna em janeiro de 1970
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Grajaú em novembro de 1970
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linha 409 na Praça Sáenz Peña em agosto de 1971




Linhas e frota determinada em 1973

217    Carioca - Andaraí, 21 carros
409    Sáenz Peña - Horto, 24 carros
422    Grajaú - Cosme Velho, 27 carros

Em 1974, inaugura a linha 500 (Horto - Ponte das Tábuas), extinta em 1976.






Linha 500 (Horto - Ponte das Tábuas) em 1975
linha com tarifa mais barata em 1973


Linhas em novembro de 1978

217    Carioca - Andaraí
409    Sáenz Peña - Jardim Botânico
422    Grajaú - Cosme Velho


Carro Caio Amélia



Em 1982 a Viação Verdun adquire três linhas da Viação São Silvestre:

247 - Passeio - Camarista Meyer
405 - Sáenz Peña - São Salvador
602 - Camarista Meyer - Estácio, circular

Em junho de 1982, após a inauguração das estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Sáenz Peña, o Metrô passa a transportar cerca de 120 mil passageiros a mais, sendo 90 mil passageiros transferidos dos ônibus municipais. Essa perda de demanda teve impacto nas linhas de ônibus A Alpha que operava as linhas 220 (Praça 15 - Colégio Militar) e 415 (Usina - Leblon) anunciou a demissão de 80 motoristas e cobradores. A Viação Verdun que operava as linhas 405 (Sáenz Peña - Largo do Machado), 409 (Sáenz Peña - Horto), e 410 (Praça Varnhagem - Praça Antero de Quental)  teve a frota reduzida. A linha 405, que antes operava com 12 carros estava circulando com apenas 4 carros. Mais tarde a linha foi extinta.  A linha 409, que tinha 27 carros, foi reduzida para 25 ônibus. A linha 410 teve sua frota reduzida de 25 para 23 ônibus.  O movimento de passageiros na empresa baixou cerca de 30 por cento.  A linha 405 só era mantida em operação em função do contrato de concessão.


Largo de São Francisco em julho de 1982

Linha 217 em julho de 1982
Carro Marcopolo San Remo ano 1981
Foto Donald Hudson

Terminal Cosme Velho em julho de 1982


A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 264
Linhas em operação: 9
Passageiros/mês: 3.201.086


Largo do Machado em julho de 1982


Coleção Sérgio Canuto / InterBuss

Linhas da Verdun em setembro de 1984
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Em 1986, com a falência da Transportes Uruguai, a Verdun assumiu as linhas 125 (Estrada de Ferro - General Osório) e 456 (Meyer - Copacabana). A linha 456 com a Verdun foi prolongada do Meyer até o Norteshopping e transferida para a Transportes Mosa em abril de 1991.

Em fevereiro de 1988, a Verdun assume a linha 104 (Rodoviária - Horto), até então operada pela CTCEm função da baixa demanda, a linha foi suprimida em 23 de maio de 1988.

Em novembro de 1989, atendendo às reclamações dos moradores de Copacabana, o ponto final da linha 456 (Meyer – Copacabana) foi transferido da rua Francisco Otaviano para a Praça General Osório em Ipanema.

Em dezembro de 1989, a Verdun inaugura a linha Circular 1 (Aeroporto – Praça Mauá), com frota de 13 micro-ônibus e 9,5 km de extensão. Os novos ônibus foram pintados de azul-marinho com letras vermelhas.

Em outubro de 1990, para evitar calotes, a Verdun instala as primeiras roletas junto ao último degrau da porta traseira, inicialmente em três carros da linha 410 (Praça Varnhagem - Antero de Quental). 

Em dezembro de 1990, inaugura sua primeira linha especial, a 1042 (Castelo-Grajaú) via Avenida 28 de Setembro. Posteriormente a linha foi operada com micro-ônibus e prolongada até o Lins.


Dezembro de 1990. Divulgação
O Globo, 18/12/1990, Bairros, p.5.

O Globo, 25/12/1990


Em 1991, a Verdun assume as linhas C-10, 206 e 214, até então exploradas pela CTC.




Em abril de 1996, inaugura a linha 691 (Meyer - Alvorada) via Estrada Grajaú-Jacarepaguá. Em dezembro de 1997, foi criada a variante 691 (Meyer-Alvorada) via Linha Amarela, operada em conjunto com a Litoral Rio. Em 1999, a linha original, via Estrada Grajaú-Jacarepaguá, foi transferida para a Transurb. A variante via Linha Amarela continuou a ser operada pela Litoral Rio.

Em dezembro de 1991, substituindo a Amigos Unidos, assume a linha 558 (Horto - Lido) e encurta seu itinerário para
o trecho Horto - Praça General Osório

Em 28 de março de 1992, inaugura as linhas de micro-ônibus 502 (Leblon – Rio Sul) via Lagoa e 503 (Leblon – Rio Sul) via praça General Osório, junto com as empresas Braso Lisboa, Verdun, São Silvestre e Estrela Azul, cada uma com 5 carros. O serviço, com poltronas mais confortáveis e música ambiente, tinha tarifa seletiva de Cr$ 1.060, contra a tarifa de Cr$ 300 do ônibus comum.

Em 2 de dezembro de 1995, junto com as empresas Vila Isabel, São Silvestre, Estrela Azul, Braso Lisboa, Alpha e Real, inaugura duas linhas de micro-ônibus seletivos, batizados de Lagoa Orla

S-504 - Gávea - Rio Sul
S-505 - Gávea - Rio Sul

As linhas, com tarifa de R$ 1,45, quase três vezes o valor da tarifa de ônibus convencional, eram operadas com micros modelo Caio Carolina e alguns Marcopolo Senior G4. Em março de 1996, as duas linhas, com frota de 16 veículos, de 15 lugares, transportavam diariamente cerca de 2.100 passageiros.

Em 1996, a partir da cisão da Verdun, foi criada a Viação Saens Peña com as linhas 125, 217, 409 e 558. A Verdun continuou operando as linhas 238, 239, 247 e 455.

Em 30 de agosto de 1996, a partir de outra cisão da Viação Verdun, decidida pelo conselho de acionistas, foi criada a Viação Transurb. A nova empresa iniciou suas operações em primeiro de janeiro de 1997 com as linhas C-10, 206, 214, 410, 422 e 503.

Em 19 de abril de 1997, a Verdun, após vencer licitação, inaugura a linha 691 (Meyer-Alvorada), que efetuava a ligação direta do Meyer com a Barra da Tijuca pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá.


Coleção Luiz Eduardo

Coleção Luiz Eduardo

Ponto final da linha 410 na Praça Antero de Quental em 1995
Foto Marcelo Cardoso
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Em 2002, a Verdun adquire 10 carros Viale O500M com ar-condicionado, insulfilm e motor traseiro.

Em agosto de 2012, a Viação Saens Peña altera sua razão social para Viação Nossa Senhora das Graças, mantendo o mesmo CNPJ.

Linhas em 2017

238 - Água Santa - Castelo, circular
239 - Água Santa - Castelo, via 24 de Maio
247 - Camarista Meyer - Passeio, circular
455 - Meyer - Copacabana

Em novembro de 2017 foi anunciado o fim da Viação Verdun, que não aconteceu.


Linha 455 em setembro de 2018

Entrega de novos carros em agosto de 2018, junto com a nova pintura

Teste de Wi-Fi em agosto de 2019
Foto Guilherme Pinto / O Globo


Em 30 de abril 2021, substituindo a Viação Acari, inicia suas operações na linha 457 (Abolição-Copacabana) em operação conjunta com as empresas Pavunense e Braso Lisboa.

Linhas em outubro de 2021, segundo o Moovit

238 - Água Santa - Castelo, via Grajaú
239 - Água Santa - Castelo, via 24 de Maio
247 - Camarista Meyer - Passeio
455 - Meyer - Copacabana

Em novembro de 2021, foram entregues os primeiros carros Caio Apache Vip V, de uma encomenda de 15 unidades.


Caio Apache Vip V sobre chassi Mercedes-Benz OF 1721 Bluetec5 em 05/11/2021


Prefixos da frota

99 00, lotações 
71 000, ônibus

Garagens 

Rua Visconde de Santa Isabel, 420, Vila Isabel (1966)
Rua Leopoldo, 708, Andaraí
Rua Torres de Oliveira, 335, Piedade



REFERÊNCIAS:

Campanha de Lotações contra a operação ZN. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 20 abril 1962. p.12.

Greve pára ônibus e lotações na cidade. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 19 fevereiro 1964. p.6.

Lotações Lins Praça Paris não serão extintos. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 agosto 1964. p.2.

Acidentes e barulho a garagem de ônibus. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 06 abril 1966. p.13.

Ônibus para Grajaú. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 19 julho 1967. Segundo Caderno. p.4.

Péssimo Motorista. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 25 janeiro 1968. p.6.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes Urbanos. Dezembro 1982.

Moradores do Horto pedem a volta do 104. O Globo. Rio de Janeiro. 30 maio 1988. Jornal de Bairro. p.4.

Micro-ônibus da orla vazios na primeira semana. O Globo. Rio de Janeiro. 06 abril 1992. Jornais de Bairro. p.5.

Página lançada em 8 de setembro de 2018.