Transurb S.A.
Desde 1996
Histórico
Empresa de ônibus fundada em 30 de agosto de 1996, a partir de fusão da Viação Verdun S.A. Inicia suas operações em primeiro de janeiro de 1997 com as seguintes linhas:
C-10 - Fátima - Central
206 - Castelo - Silvestre
214 - Castelo - Paula Matos
410 - Praça Varnhagem - Antero de Quental
422 - Grajaú - Cosme Velho
503 - Botafogo - Leblon
As linhas C-10, 206 e 214 foram operadas em conjunto com a Transportes Amigos Unidos entre 1997 e 2005.
Em 9 de julho de 1998, inicia a operação de 11 ônibus com chassi encurtado, apelidados de micrões, modelo Torino GV, nas linhas 206 e 214 de Santa Teresa.
Linha 206 (Castelo - Silvestre) em 1999
Em 1999, assume a operação da linha 691 (Meyer – Alvorada).
Em abril de 2000, com 151 ônibus e 790 funcionários, explorava as seguintes linhas:
Em abril de 2000, com 151 ônibus e 790 funcionários, explorava as seguintes linhas:
C-10 - Fátima - Central
206 - Castelo - Silvestre
214 - Castelo - Paula Matos
410 - Saens Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
503 B - Botafogo - Leblon
503 B - Botafogo - Leblon
504 H - Gávea - Rio Sul, circular
505 H - Gávea - Rio Sul, circular
691 - Meyer - Alvorada
505 H - Gávea - Rio Sul, circular
691 - Meyer - Alvorada
Em janeiro de 2004, a Transurb, em pool com a São Silvestre e Amigos Unidos, inauguram a linha de integração trem-ônibus C-3 - Central – Castelo, extinta em 15 e agosto de 2012 ao ser substituída pela integração dos ônibus municipais com o cartão Rio Card.
Em 2005, a Amigos Unidos vende sua participação nas linhas 10, 206, 214 e 407 para a Transurb, que assume integralmente a operação das linhas.
Em 8 de janeiro de 2005, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Expresso 204-A (Estácio-Rio Comprido) com micro-ônibus, sendo extinta em 2013.
Em 27 de agosto de 2005 inaugura a linha de integração metrô-ônibus 214-A (Cinelândia-Paula Matos), com micros Thunder Plus e Thunder Plus II, extinta em 2 de janeiro de 2008.
Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, a variante C-10 (Fátima-Rodoviária Novo Rio) foi renumerada para 011.
Linhas em 2011
010 - Fátima - Central, circular
011 - Fátima - Rodoviária Novo Rio, circular
SN006 - Castelo - Santa Teresa, circular (Serviço Noturno)
206B - Silvestre - Castelo, circular
214 - Paula Matos - Castelo, circular
407 - Largo do Machado - Silvestre
410 - Praça Sáenz Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
691 - Meyer - Alvorada, via Taquara / Linha Amarela
Em 2011, a linha 407 (Largo do Machado-Silvestre) foi renumerada para 507.
Em 2015, dentro do Plano de Racionalização de Linhas de Ônibus da Zona Sul, inaugura a linha 011 (Rodoviária- Castelo) circular, cobrindo a supressão dos itinerários das linhas da Real Auto Ônibus na Zona Portuária.
Em 27 de fevereiro de 2016, o itinerário da linha 410 (Sáenz Peña-Gávea) foi transferido para o Túnel Santa Bárbara, deixando de passar na Lapa.
No mesmo dia o itinerário da linha 422 (Grajaú-Cosme Velho) foi encurtado para o trecho Grajaú-Largo do Machado. A modificação que durou pouco tempo, pois em 4 de julho de 2016 foi restabelecido o itinerário até o Terminal do Cosme Velho.
Em maio de 2016, a Transurb recebe os primeiros ônibus de piso baixo Caio Millennium IV que entram em operação na linha 422 (Grajaú – Cosme Velho).
Linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) em 2017
Linhas em 2017
6 - Silvestre – Castelo, circular
7 - Silvestre – Central, circular
10 - Fátima – Central, circular
14 - Paula Matos – Castelo, circular
117 - Troncal 7 - Central - Cosme Velho, via Santa Bárbara, pool Alpha/São Silvestre
118 - Troncal 8 - Central - Cosme Velho, pool São Silvestre/Estrela Azul
410 - Sáenz Peña – Gávea, via Túnel Santa Bárbara
422 - Grajaú - Cosme Velho
507 - Largo do Machado - Silvestre
Matéria - Entrega de novos micros Neobus em 2019
Em outubro de 2018, inaugura a linha LECD 28 - 412 (Sáenz Peña - Gávea) via Lapa.
Foto Leandro Brz
Linhas em fevereiro de 2021 segundo o Moovit
6 - Castelo - Silvestre
7 - Central - Silvestre
10 - Central - Bairro de Fátima
14 - Castelo - Paula Matos
105 - Troncal 5 - Central - Gávea, via Jardim Botânico
410 - Sáenz Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
507 – Largo do Machado - Silvestre
Em novembro de 2021, são entregues os primeiros carros Caio Apache Vip V, de uma encomenda de 10 unidades.
Em 20 de julho de 2022, foi restabelecida a linha 010 (Fátima - Central) com novo itinerário: Praça Presidente Aguirre Cerda, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Riachuelo, Mem de Sá, Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, rua do Passeio, Santa Luzia, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Praça Pio X, Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Senador Pompeu, Camerino, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Nilo Peçanha, Graça Aranha, Presidente Wilson, Mestre Valentim, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Visconde de Maranguape, Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Carlos Sampaio, Tadeu Kosiusco, Avenida Nossa Senhora de Fátima e Praça Presidente Aguirre Cerda.
Novo lay-out em 20/09/2018 após o fim padronização da frota municipal
Prefixos da Frota:
72 000
A 72 000 (a partir de 2010)
Sede/Garagem: rua José dos Reis, 1.136, Engenho de Dentro
CNPJ: 01.464.420/0001-91
REFERÊNCIAS:
Empresas pertencentes a Jacob Barata renovam frotas com 40 ônibus urbanos da Caio. Ônibus e Transporte. 26 novembro 2021.
Página lançada em 20 de outubro de 2018