Transurb S.A.
Desde 1996
Histórico
Empresa de ônibus municipal fundada em 30 de agosto de 1996, a partir da fusão da Viação Verdun. Iniciou suas operações em primeiro de janeiro de 1997 com as seguintes linhas:
C-10 - Fátima - Central
206 - Castelo - Silvestre
214 - Castelo - Paula Matos
410 - Praça Varnhagem - Antero de Quental
422 - Grajaú - Cosme Velho
503 - Botafogo - Leblon
As linhas C-10, 206 e 214 foram operadas em pool com a Transportes Amigos Unidos entre 1997 e 2005.
Em 29 de julho de 1997, foram inaugurados micro-ônibus na linha 214 (Paula Mattos - Castelo), substituindo os ônibus convencionais.
Em 9 de julho de 1998, a Transurb inaugurou 11 novos ônibus com chassi encurtado, apelidados de micrões, modelo Torino GV, nas linhas 206 e 214 de Santa Teresa. Os novos veículos eram um pouco maiores (80 centímetros) do que os micro-ônibus que foram substituídos.
Linha 206 (Castelo - Silvestre) em 1999
Em 1999, a Transurb assumiu a linha 691 (Meyer – Alvorada).
Em abril de 2000, com 151 ônibus e 790 funcionários, explorava as seguintes linhas:
Em abril de 2000, com 151 ônibus e 790 funcionários, explorava as seguintes linhas:
C-10 - Fátima - Central
206 - Castelo - Silvestre
214 - Castelo - Paula Matos
410 - Saens Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
503 B - Botafogo - Leblon
503 B - Botafogo - Leblon
504 H - Gávea - Rio Sul, circular
505 H - Gávea - Rio Sul, circular
691 - Meyer - Alvorada
505 H - Gávea - Rio Sul, circular
691 - Meyer - Alvorada
Em janeiro de 2004, a Transurb, em pool com a São Silvestre e Amigos Unidos, inauguram a linha de integração trem-ônibus C-3 - Central – Castelo, extinta em 15 e agosto de 2012 ao ser substituída pela integração dos ônibus municipais com o cartão Rio Card.
Em 25 de setembro de 2004, foram inauguradas duas linhas de integração metrô-ônibus: a 422A (Sáenz Peña - Grajaú) com ponto final na rua Açaré e a 226A (Sáenz Peña - Grajaú) com ponto final na praça Edmundo Rêgo. As linhas eram operadas respectivamente pela Transurb e Viação Tijuca, com itinerários diferentes.
Em 2005, a Amigos Unidos vende sua participação nas linhas 10, 206, 214 e 407 para a Transurb, que assume integralmente a operação das linhas.
Em 8 de janeiro de 2005, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Expresso 204-A (Estácio - Rio Comprido) com micro-ônibus, sendo extinta em 2013.
Em 27 de agosto de 2005 inaugura a linha de integração metrô-ônibus 214-A (Cinelândia - Paula Matos), com micros Thunder Plus e Thunder Plus II, extinta em 2 de janeiro de 2008.
Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, a variante C-10 (Fátima - Rodoviária Novo Rio) foi renumerada para 011.
Linhas em 2011
010 - Fátima - Central, circular
011 - Fátima - Rodoviária Novo Rio, circular
SN006 - Castelo - Santa Teresa, circular (Serviço Noturno)
206B - Silvestre - Castelo, circular
214 - Paula Matos - Castelo, circular
407 - Largo do Machado - Silvestre
410 - Praça Sáenz Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
691 - Meyer - Alvorada, via Taquara / Linha Amarela
Em 2011, a linha 407 (Largo do Machado - Silvestre) foi renumerada para 507.
Em 2012, foi inaugurada a linha 693 (Meyer - Alvorada) em pool com a Redentor.
Entre julho e agosto de 2013, por falhas na prestação dos serviços, 6 linhas da Translitorânea foram cassadas: 521, 522, 546, 591, 592 e 593. A prefeitura então decidiu reestruturar os itinerários das linhas que ligavam as favelas da Rocinha e do Vidigal à Zona Sul criando 5 novas linhas, operadas pelas seguintes empresas:
537 - Rocinha - Leblon, via estrada da Gávea, Real Auto Ônibus
538 - Rocinha - Botafogo, via estrada da Gávea / Jockey, São Silvestre
Em 2015, dentro do Plano de Racionalização de Linhas de Ônibus da Zona Sul, inaugura a linha 011 (Rodoviária- Castelo) circular, cobrindo a supressão dos itinerários das linhas da Real Auto Ônibus na Zona Portuária.
Em 27 de fevereiro de 2016, o itinerário da linha 410 (Sáenz Peña-Gávea) foi transferido para o túnel Santa Bárbara, deixando de passar na Lapa.
No mesmo dia a linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) foi encurtado para o trecho Grajaú - Largo do Machado. Modificação que durou pouco tempo, em 4 de julho de 2016 foi restabelecido o itinerário até o Terminal do Cosme Velho.
Em maio de 2016, a Transurb recebeu os primeiros ônibus de piso baixo Caio Millennium IV que entram em operação na linha 422 (Grajaú – Cosme Velho).
Linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) em 2017
Linhas em 2017
6 - Silvestre – Castelo, circular
7 - Silvestre – Central, circular
10 - Fátima – Central, circular
14 - Paula Matos – Castelo, circular
117 - Troncal 7 - Central - Cosme Velho, via Santa Bárbara, pool Alpha/São Silvestre
118 - Troncal 8 - Central - Cosme Velho, pool com São Silvestre e Estrela Azul
410 - Sáenz Peña – Gávea, via túnel Santa Bárbara
422 - Grajaú - Cosme Velho
507 - Largo do Machado - Silvestre
Matéria - Entrega de novos micros Neobus em 2019
Em outubro de 2018, inaugura a linha LECD 28 - 412 (Sáenz Peña - Gávea) via Lapa.
Foto Leandro Brz
Linhas em fevereiro de 2021 segundo o Moovit
6 - Castelo - Silvestre
7 - Central - Silvestre
10 - Central - Bairro de Fátima
14 - Castelo - Paula Matos
105 - Troncal 5 - Central - Gávea, via Jardim Botânico
410 - Sáenz Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
507 – Largo do Machado - Silvestre
Em novembro de 2021, são entregues os primeiros carros Caio Apache Vip V, de uma encomenda de 10 unidades.
Em 20 de julho de 2022, foi restabelecida a linha 010 (Fátima - Central) com novo itinerário: Praça Presidente Aguirre Cerda, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Riachuelo, Mem de Sá, Visconde de Maranguape, Largo da Lapa, rua do Passeio, Santa Luzia, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Praça Pio X, Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Senador Pompeu, Camerino, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Nilo Peçanha, Graça Aranha, Presidente Wilson, Mestre Valentim, Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Visconde de Maranguape, Mem de Sá, Praça da Cruz Vermelha, Carlos Sampaio, Tadeu Kosiusco, Avenida Nossa Senhora de Fátima e Praça Presidente Aguirre Cerda.
Em 13 de outubro de 2022, a Transurb inaugurou duas novas linhas, beneficiando os moradores do bairro da Urca:
518 - Urca - Botafogo, circular, via Copacabana, em pool com a Gire. Itinerário: Avenida João Luís Alves, rua Marechal Cantuária, Avenida Portugal, rua Osório de Almeida, Avenida Pasteur, rua Clotilde Guimarães, rua da Passagem, rua General Góis Monteiro, Avenida Lauro Sodré, Túnel Novo, Avenida Princesa Isabel, praça Demétrio Ribeiro, rua Barata Ribeiro, rua Figueiredo de Magalhães, Túnel Velho, rua Real Grandeza, rua General Polidoro, rua São João Batista, rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Avenida das Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Avenida Lauro Sodré, rua General Severiano, praça Ozanan, Avenida Venceslau Braz, Avenida Pasteur, rua Ramon Franco, Avenida Portugal, rua Marechal Cantuária, Avenida João Luís Alves, rua Cândido Gaffrée e Avenida João Luís Alves.
519 - Urca - Copacabana, circular, via Botafogo. Itinerário: Avenida João Luís Alves, rua Marechal Cantuária, Avenida Portugal, rua Osório de Almeida, Avenida Pasteur, viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo, retorno na altura da rua Farani, Praia de Botafogo, rua São Clemente, rua Real Grandeza, Túnel Velho, rua Siqueira Campos, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré, Avenida Venceslau Brás, Avenida Pasteur, rua Ramon Franco, Avenida Portugal, rua Marechal Cantuária, Avenida João Luís Alves, rua Cândido Gaffrée e Avenida João Luís Alves.
Em março de 2024, foi inaugurada a linha 109 (Santo Cristo - São Conrado) com o seguinte itinerário: Avenida Cidade de Lima, Avenida Professor Pereira Reis, Praça do Santo Cristo, rua da América, viaduto São Pedro-São Paulo, viaduto São Sebastião, Avenida Salvador de Sá, rua Heitor Carrilho, rua Frei Caneca, Avenida 31 de Março, túnel Santa Bárbara, viaduto Engenheiro Noronha, rua Pinheiro Machado, rua Muniz Barreto, rua Visconde de Ouro Preto, Praia de Botafogo, rua São Clemente, rua Humaitá, rua Jardim Botânico, Avenida Rodrigo Otávio, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Niemeyer, Estrada da Gávea e Terminal São Conrado. Volta: Terminal São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, retorno, Autoestrada Lagoa-Barra, Avenida Aquarela do Brasil, Avenida Prefeito Mendes de Morais, Avenida Niemeyer, Avenida Delfim Moreira, Avenida Bartolomeu Mitre, rua Jardim Botânico, rua Humaitá, rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, rua Farani, rua Pinheiro Machado, túnel Santa Bárbara, rua Eleone de Almeida, retorno, rua Doutor Lagden, rua do Catumbi, rua Frei Caneca, Avenida 31 de Março, rua Benedito Hipólito, rua General Caldwell, rua Moncorvo Filho, Campo de Sant´Anna (lado Arquivo Nacional), Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, rua Equador e Avenida Cidade de Lima.
Linhas em dezembro de 2024
6 - Silvestre - Castelo, circular
7 - Silvestre - Central, circular
13 - Paula Mattos - Santo Cristo, via Estácio
14 - Paula Mattos - Castelo, circular
109 - Santo Cristo - São Conrado, via túnel Santa Bárbara / Jardim Botânico
117 - Cosme Velho - Central, via túnel Santa Bárbara, em pool com a Alpha
165 - Cosme Velho - Terminal Gentileza, via túnel Santa Bárbara, em pool com a Viação Tijuca
410 - Sáenz Peña - Gávea
422 - Grajaú - Cosme Velho
507 - Largo do Machado - Silvestre, via rua Alice
518 - Urca - Botafogo
519 - Urca - Copacabana
585 - Largo do Machado - Leblon, via túnel Rebouças, em pool com a Alpha e Braso Lisboa
691 - Meyer - Alvorada
693 - Meyer - Alvorada
Em primeiro de junho de 2025, a Transurb assumiu integralmente as linhas 691 e 693, até então operadas em pool com a Viação Redentor. Com a mudança, a linha 693 foi transformada em expresso e a 691 (Meyer - Cidade de Deus) foi prolongada até o Terminal Alvorada como serviço parador via Cidade de Deus, como antes era feito pela 693.
Nova identidade visual apresentada em 20/09/2018
após o fim padronização da frota municipal
Prefixos da Frota
72 000
A 72 000 (a partir de 2010)
Sede/Garagem: rua José dos Reis, 1.136, Engenho de Dentro
CNPJ: 01.464.420/0001-91
REFERÊNCIAS:
Microônibus já estão subindo a ladeira. O Globo. Rio de Janeiro. 07 agosto 1997. Caderno Zona Sul. p.5.
Ônibus de Santa Teresa. O Globo. Rio de Janeiro. 28 junho 1998. p.25.
Duas novas linhas metrô-ônibus na Tijuca. O Globo. Rio de Janeiro. 10 setembro 2004.
Empresas pertencentes a Jacob Barata renovam frotas com 40 ônibus urbanos da Caio. Ônibus e Transporte. 26 novembro 2021.
Página lançada em 20 de outubro de 2018.
Comentários