Emprêsa de Transportes Dragão Ltda.
Viação Pavunense S.A.
Desde 1953
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada no início da década de 1950 na cidade do Rio de Janeiro.
Em dezembro de 1953, explorava a linha de lotação Meyer – Pavuna, inaugurada no mesmo ano.
Em 1958, explorava sua única linha de ônibus, a S-40 (Deodoro – Pavuna), com o seguinte itinerário: rua Jacobina, 2 de abril, Estrada Marechal Alencastro, Avenida Nazaré Mot.Luís de Abreu, Macaíba, José Lourenço, Estrada Rio do Pau e Comendador Guerra.
Em agosto de 1961, explorava a linha de ônibus S-14 (Cascadura-Vila Mariópolis), via Deodoro.
Em abril de 1963, explorava a linha S-40 (Pavuna – Deodoro). No mesmo ano a linha é prolongada até Madureira e no ano seguinte, segundo novo Plano de Transportes, a linha é renumerada ganhando a vista 779 (Madureira - Pavuna).
Em 1965, recebe a concessão da linha de ônibus 793 (Deodoro – Pavuna).
Por volta de 1966, altera sua razão social para Viação Pavunense S.A.
Década de 1960
Em 1968, assume a operação das linhas 732 (Cascadura - Pavuna) e 896 (Inhaúma - Acari), até então exploradas, respectivamente, pelas empresas Encantado e Sofa.
Linhas e frota determinada em 1973
779 - Madureira - Pavuna, 24 carros
793 - Magalhães Bastos - Pavuna, 11 carros
896 - Inhaúma Pavuna, 25 carros
Em 1974, inaugura a linha 944 (Pavuna-Conjunto Presidente Medici).
Por volta de 1977, inaugura a linha 946 (Pavuna - Guadalupe) via Estrada do Camboatá, extinta em 1979.
Linhas em novembro de 1978
779 - Madureira - Pavuna
793 - Magalhães Bastos - Pavuna
896 - Inhaúma - Pavuna
944 - Pavuna - Conjunto Presidente Médici
946 - Pavuna - Guadalupe, via Estrada do Camboatá
Avenida Automóvel Clube, por volta de 1977
Coleção Hugo Caramuru
Créditos Fernando Ezidio
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 120
Linhas: 6
Passageiros/mês: 2.092.311
Entre 1990 e 1991, inaugura a linha 709 (Deodoro-Pavuna) via Estrada Rio do Pau, com o seguinte itinerário: Terminal Deodoro, Estrada do Camboatá, Viaduto de Deodoro, Praça Deodoro, Estrada São Pedro de Alcântara, Estrada Marechal Alencastro, viaduto próximo à rua Faustino Lins, Avenida Nazaré, Motorista Luís Abreu, Padre Mário Versé, Praça Nossa Senhora de Nazaré, Estrada do Rio do Pau, Comendador Guerra, Albertino Guerra, Judite Guerra, Viaduto da Pavuna, Avenida Sargento Milícias e rua Cícero.
Em 1991, substituindo a Viação Colúmbia, assume a linha 342 (Castelo-Jardim América).
Por volta de 1991, substituindo a Viação Bangu, as empresas Pavunense e Novacap em conjunto assumem a linha 795 (Pavuna-Magalhães Bastos).
Linhas e Passageiros Transportados em 1992
342 - Castelo - Jardim América, 3.379.509 pass.
687 - Meyer - Pavuna, 4.207.778 pass.
688 - Meyer - Pavuna, 4.758.999 pass.
709 - Deodoro - Pavuna, 18.455 pass.
779 - Madureira - Pavuna, 9.040.670 pass.
793 - Magalhães Bastos – Pavuna, 3.403.607 pass.
795 - Pavuna - Magalhães Bastos, 66.683 pass.
896 - Inhaúma - Pavuna, 9.565.618 pass.
941 - Pavuna - Caminho do Padre, 418.796 pass.
944 - Pavuna - C.Engenheiro Rubens Paiva, 558.165 pass.
949 - Pavuna - C.Engenheiro Rubens Paiva, 391.573 pass.
Linha SE05 - Castelo-Jardim América em 2004
Carro Marcopolo Viaggio 1050 Mercedes-Benz do Brasil OF-1722M
Foto Marcelo Almirante
Em dezembro de 2011, assume a linha 296 (Castelo-Irajá), substituindo a Transporte Estrela Azul.
Em 2012, a Madureira Candelária vende a linha 298 (Castelo-Acari) para a Pavunense.
Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo-Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas Estrela, Novacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo-Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.
Em novembro de 2015, com o fim da Via Rio, a Pavunense assumiu as linhas:
945 - Pavuna - Fundão
399 - Passeio - Pavuna
Em 21 de junho de 2016, a Pavunense entrega à população 70 novos ônibus com ar-condicionado, sendo 22 carros colocados na linha 386 (Anchieta – Passeio) via Mariópolis, que passou a ter frota 100% refrigerada.
Em 27 de setembro de 2018, pela manhã, os funcionários da empresa entram em greve em protesto contra o atraso dos salários.
Linhas em 2018
296 - Irajá - Castelo
298 - Acari - Castelo
342 - Jardim América - Castelo
384 - Castelo - Pavuna
386 - Anchieta - Passeio
399 - Castelo - Pavuna
615 - Del Castilho - Pavuna, via Norte Shopping, circular
687 - Pavuna - Méier
687 - Pavuna - Méier
688 - Pavuna - Méier, via rua José dos Reis
779 - Pavuna - Madureira, via rua João Vicente
793 - Pavuna - Sulacap
795 - Pavuna - Sulacap, via Mariópolis
944 - Pavuna - Conjunto Engenheiro Rubens Paiva, circular
946 - Pavuna - Engenho da Rainha, via Suburbana
2305 - Jardim América - Castelo
Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit
296 - Castelo - Irajá
298 - Castelo - Acari
342 - Castelo - Jardim América
384 - Passeio - Pavuna
386 - Passeio - Mariópolis
399 - Passeio - Pavuna, via Alcobaça
687 - Meyer - Pavuna, via Estrada Velha Pavuna
688 - Meyer - Pavuna, via A.Miranda
779 - Madureira - Pavuna
779 SV - Madureira - Pavuna, via rua Marina
793 - Sulacap - Pavuna
795 - Sulacap - Pavuna, via Mariópolis
944 - Pavuna - Rubens Paiva, circular
945 - Fundão - Pavuna
946 - Engenho da Rainha - Pavuna
949 - Pavuna - Parque Columbia, circular
Em 30 de abril 2021, substituindo a Viação Acari, inicia suas operações na linha 457 (Abolição-Copacabana) em operação conjunta com as empresas Verdun e Braso Lisboa.
Em junho de 2021, a Viação Pavunense entra com pedido de recuperação judicial junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sendo o pedido aceito em 11 de junho de 2021. Na época as empresas Expresso Pégaso, Palmares, Paranapuan, VG e Grupo Real, também estavam em recuperação judicial.
Em 11 de julho de 2022, restabelece a linha 311 (Engenheiro-Leal - Candelária), paralisada em função da pandemia.
Em 2 de junho de 2023, a Pavunense recebeu 20 novos ônibus Caio Induscar Vip V sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro 6.
Em 6 de novembro de 2024, o serviço parcial SP399 (Pavuna - Terminal BRT Deodoro) foi prolongado até o Terminal BRT Sulacap, recebendo a vista 799 (Pavuna - Terminal Sulacap) e o seguinte itinerário: Metrô Pavuna, Praça Nossa Senhora das Dores, rua Alcobaça, rua Marcos de Macedo, Avenida Brasil, estação BRT Guadalupe, Terminal Deodoro, Avenida Duque de Caxias, FAETEC Marechal Hermes, rua Xavier Curado, Praça de São Jorge, Jardim Sulacap e Terminal Sulacap
Linha 399 (Passeio - Pavuna) em 18/09/2020
Prefixo da Frota: 32 500
Garagens
Rua Comendador Guerra, 56, Pavuna
Estrada Rio do Pau, 802, Anchieta
Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira, 699, Anchieta
CNPJ: 33.521.931/0001-94
REFERÊNCIAS:
Despachos do Prefeito. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 novembro 1953. p.9.
Sofri espancamento dentro de um quartel do exército. O Jornal. Rio de Janeiro. 18 dezembro 1953. Segunda Secção. p.9.
Com o serviço de trânsito da Prefeitura. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 novembro 1958. p.5.
Tomou o micro-ônibus que havia vendido. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 31 maio 1959. p.10.
Imprudência. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 06 fevereiro 1960. p.2.
Juízo de Direito da 11ª Vara Cível do Estado da Guanabara. Rio de Janeiro. Jornal do Commercio. 28 abril 1963.
BTC apadrinhou emprêsas de ônibus. Última Hora. Rio de Janeiro. 29 janeiro 1965. p.2.
Onda de assaltos continuou ontem durante a noite. Correio da Manhã. 08 janeiro 1969. p.8.
Gang ataca empresa de ônibus e leva cofre. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 25 abril 1972. p.8.
BAZANI, Adamo. Viação Pavunense é a sexta empresa de ônibus a entrar em recuperação judicial para tentar escapar da falência no Rio de Janeiro. Diário do Transporte. 11 junho 2021.
Prefeitura cria nova linha de ônibus ligando Pavuna a Sulacap. O Dia. Rio de Janeiro. 31 outubro 2024.
Página lançada em 27 de setembro de 2018.