Nacional


Auto Viação Nacional S.A.
1948 - 1965

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1948 na cidade do Rio de Janeiro por iniciativa de Trieste Bianchi, filho de Mario Bianchi.

Em 17 de julho de 1948, inaugura sua primeira linha de ônibus, a 109 (Malvino Reis - General Osório), com frota de 20 ônibus, sendo 15 General Motors, também conhecidos como gostosões. A linha tinha o seguinte itinerário: Praça Malvino Ris, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Paulo de Frontin, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Passagem, Lauro Sodré, Túnel Novo, Princesa Isabel, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá e Praça General Osório. Com passagem direta de Cr$ 3,00 e duas seções tarifárias:

1ª - Malvino Reis - Centro - Cr$ 1,50
2ª - Centro - Praça General Osório, Cr$ 2,00

Planejava-se prolongar a linha até o Meyer, via rua Barão do Bom Retiro.


A Noite, 16/07/1948


Em maio de 1949, quase 100 ônibus do tipo gostosão se encontravam retidos no porto de New York por problemas burocráticos, aguardando o embarque para o Brasil,  enquanto não fosse feita a cobertura em dólares do valor dos ônibus pelo Banco do Brasil. Somente a Viação Nacional, concessionária da linha 109 (Malvino Reis – General Osório ) tinha 20 ônibus retidos.

Em 1950 a Nacional inaugurou sua segunda linha de ônibus, a 110 (Grajaú - Laranjeiras)Em 1952 assumiu a linha 72 (Candelária - Grajaú) substituindo a Viação Central.


Largo da Carioca na década de 1950
Foto Gerson Géa / Acervo Light


Em 1955 foi inaugurada a linha 272 (Grajaú - Castelo) com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida, Avenida Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Avenida Rio Branco, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, rua Elpídio Boamorte, Praça da Bandeira, rua Mariz e Barros, rua Almirante Cochrane, Praça Sáenz Peña, rua Conde de Bonfim, rua Pinto de Figueiredo, rua Barão de Mesquita, rua Barão do Bom Retiro, rua Itabaiana, Avenida Júlio Furtado, rua Caruaru e rua Canavieiras até o número 124. A linha foi extinta em 1957.


Correio da Manhã, 06/07/1955
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Linhas em outubro de 1956

109 - Grajaú – Ipanema
110 - Grajaú – Cosme Velho
272 - Grajaú - Castelo


Garagem da rua São Miguel, Tijuca, em outubro de 1956
Foto Arquivo Nacional


Em 15 de junho de 1956, entraram em operação 16 novos ônibus  na linha 110 (Grajaú - Laranjeiras).


Ponto final da linha 109 em Ipanema em 28/01/1957
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Linha 110 (Grajaú - Cosme Velho) no Grajaú
Diário Carioca, 02/11/1958

Linha 109 (Malvino Reis - Ipanema)
Foto Arquivo Nacional


Em agosto de 1963, seguindo novo Plano de Transportes as duas linhas da empresa, 109 e 110, são renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 428 (Vila Isabel - Jardim de Alá) e 422 (Grajaú - Cosme velho).


Volvo Carbrasa. O Jornal, 28/08/1963



Em março de 1964, a empresa suspendeu a operação da linha 428 (Vila Isabel - Jardim de Alá), reinaugurada pela CTC em 18 de junho de 1964.


Linha 422 (Grajaú - Cosme Velho) na Praça da Bandeira em 02/04/1964
Foto Arquivo Nacional


Em junho de 1964, a Secretaria de Serviços Públicos instituiu uma comissão para examinar a situação da empresa, que operava uma única linha, a 422 (Grajaú - Cosme Velho), com veículos em péssimas condições.


Correio da Manhã, 30/06/1964


Em 1965, a Viação Nacional, com frota de 30 carros, foi vendida para a empresa Transportes Niterói Ltda, tendo sua permissão cassada em seguida.

A empresa encerrou suas operações quando operava sua única linha, a 422 (Grajaú - Cosme Velho), logo assumida pela  Viação Verdun.


Em 1965. Modelo Carbrasa Urbano sobre chassi Volvo B635 ano 1959
Foto Augusto Antonio dos Santos

Centro de Documentação e Memória
Eurico Divon Galhardi


Prefixos da Frota

102 00
105 00, a partir de 1960

Garagem: rua São Miguel, 177, Tijuca. Ocupada por um estacionamento com galpão em 2021, segundo o Google Maps.


Frota

1953        72
1956        54        Mais 25 carros parados por falta de peças
1958        58        Mais 30 carros parados por falta de peças


REFERÊNCIAS:

A nova linha de ônibus 109 inaugurada ontem. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 19 julho 1948. p.6.

A morte viaja do Grajaú a Ipanema. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 15 junho 1956. p.2.

Greve Geral de 500 ônibus com 900 mil cariocas sem transportes. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 15 outubro 1956. p.2.

Novos ônibus para o Grajaú. Última Hora. Rio de Janeiro. 10 junho 1958. p.13.

Para o Departamento de Concessões Ônibus e Lotações tem imunidades. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 08 janeiro 1960. p.14.

Empresa Auto Viação Nacional S.A. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 12 março 1960. p.11.

Emprêsa Auto Viação Nacional S.A. Ata da Assembleia Geral Extraordinária dos acionistas, realizada em 20 de junho de 1956. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 12 março 1960. p.11.

Auto Viação Nacional S.A. Relatório da Diretoria. (Balanço dos Exercícios de 1955, 56, 57 e 58). Diário Oficial do Estado da Guanabara. 14 março 1961. Parte I. p. 4994.

Precisa-se de motoristas. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 25 março 1961. p.4.

Quer seus ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 29 maio 1962. p.8.

Governo intervém nas empresas de ônibus. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 novembro 1962. p.2.

Ônibus e lotações de sete emprêsas ainda paralisados pela greve.  O Jornal. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1963. p.10.

Linhas de ônibus desaparecem sem comunicação. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 04 março 1964. p.9.

Viação Nacional. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 30 junho 1964. Segundo Caderno. p.8.

Página lançada em 6 de abril de 2019.