298 - Castelo - Acari
Inaugurada pela Viação Luar em 1966, com a vista 298 (Castelo - Coelho Neto) via Cascadura, e o seguinte itinerário: rua Debret, Avenida Almirante Barroso, Praça do Expedicionário, Avenida Alfred Agache, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Avenida Pedro II, rua Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, rua São Luiz Gonzaga, Avenuda Suburbana, rua João Ribeiro, rua Silva Vale, rua Maria Passos, rua Iguaçu, viaduto, rua Sidônio Paes, Largo de Cascadura, rua Carolina Machado, viaduto Negrão de Lima, Avenida Ministro Edgard Romero, rua Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano, Estrada do Barro Vermelho, Avenida Automóvel Clube até o ponto final na Praça Virgínia Cidade, junto à estação Coelho Neto da Estrada de Ferro Rio do Ouro.
Em 1967, com o fim da Viação Luar, foi transferida à Viação Madureira Candelária com o seguinte itinerário: Araújo Porto Alegre, Graça Aranha, Almirante Barroso, Praça Expedicionário, Marechal Âncora, Alfredo Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugenio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Largo de Pilares, João Ribeiro, Silva Vale, Maria Passos, Melo Morais, Iguaçu, Viaduto José Lins do Rêgo, Sidônio Pais, Suburbana, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Leopoldino de Oliveira, Estrada do Otaviano, Praça Catende, Doutor Luís Bicalho, Estrada Barro Vermelho, Automóvel Clube, Bagé e rua Guaçupí.
Em 22 de maio de 1972, seguindo novo plano de transportes visando descongestionar o centro da cidade, foi inaugurada a linha 911 (Coelho Neto - Del Castilho), parcial da linha 298, extinta em 1974.
Em 1973, a linha 298 (Castelo - Coelho Neto) operava com frota determinada de 40 carros.
Itinerário em 1980, segundo o Guia Rex: rua Santa Luzia, Avenida Presidente Antônio Carlos, rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, viaduto Engenheiro Paulo de Souza Reis, rua Figueira de Mello, rua São Cristóvão, rua Escobar, Campo de São Cristóvão, rua São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Avenida Suburbana, rua João Ribeiro, rua Moacir de Almeida, rua Herculano Pena, rua Cerqueira Daltro, rua Gaspar Viana, rua Francisco Vale, rua Itamarati, rua Miguel Rangel, rua Borneo, rua Carvalho de Souza, Avenida Ministro Edgard Romero, travessa Leopoldino de Oliveira, estrada do Otaviano, praça Catende, rua Doutor Luís Bicalho, estrada Barro Vermelho, Avenida Automóvel Clube, rua Bagé e rua Guaçupí.
Em setembro de 1984, com 32 carros transportava diariamente 21 mil passageiros.
Em meados da década de 1980 foi prolongada até Acari, com o seguinte itinerário: Avenida Automóvel Club, rua Fruhbeck, rua Ouseley e rua Vitor Frond.
Em 2012, foi repassada à Viação Pavunense.
Para ampliar clique na imagem
Comentários