Transportes Urbanos Rurais e Interestaduais Ltda.
1946 - 1968
Histórico
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1946 na cidade do Rio de Janeiro, subsidiária da empresa de ônibus Turi, que operava a linha interestadual Rio de Janeiro - Belo Horizonte.
Em 15 de outubro de 1946, inaugura sua primeira linha, a 10 (Aeroporto - Praça Mauá), com frota de 18 ônibus importados dos Estados Unidos, cada um com capacidade para 27 passageiros sentados e 23 em pé.
A Noite, 16/10/1946
Em novembro de 1947, os funcionários do Hospital Servidores do Estado solicitam o prolongamento da linha 10 (Aeroporto - Praça Mauá) até o Hospital.
Em 1950, assume a operação das linhas 51 (Castelo - Lagoa) e 52 (Castelo - Jockey Club) substituindo a EMO. A linha 51 foi devolvida à EMO ainda em 1950 e a linha 52 foi extinta em 1952.
Linhas em outubro de 1952
1 Hospital dos Servidores - Aeroporto
10 Mauá - Aeroporto
51 Castelo - Lagoa (Fonte da Saudade)
52 Castelo - Jockey Club
Em 1951, assume a operação da linha 9 (Mourisco - Praça Harmonia) substituindo a EMO.
O Jornal, 15/11/1951
Em 1952 a Turi encerrou suas operações na linha 10 (Mauá - Aeroporto).
Em março de 1953 a linha 1 (Mauá - Aeroporto) foi transferida para a Mosa.
Em 30 de julho de 1953 o prefeito Dulcídio Cardoso aprovou o prolongamento da linha 9 (Mourisco - Praça da Harmonia) até o Bairro Peixoto em Copacabana.
Em 1957, junto com a EMO, a Turi assumiu as linhas 73 - Maxwell - Lapa e 102 (Sáenz Peña - Largo do Machado) substituindo a Viação Relâmpago. A linha 73 foi operada por alguns meses, sendo extinta.
Entre 1957 e 1958, a Turi iniciou suas operações na linha 115 (Estrada de Ferro - Laranjeiras) já em operação pela EMO.
Linha 102 (Sáenz Peña - Largo do Machado) na Avenida Presidente Vargas em 1959
Linha 102 (Sáenz Peña-Largo do Machado) em fevereiro de 1959
Acervo Última Hora
Em 1962, operava duas linhas de ônibus junto com a EMO:
102 - Sáenz Peña - Largo do Machado
115 - Estrada de Ferro - Glicério
Avenida Nilo Peçanha em novembro de 1962
Foto Arquivo Nacional
Em 1964, em função de novo Plano de Transportes, as linhas 102 e 115 foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 405 (Sáenz Peña - Largo do Machado) e 184 (Estrada de Ferro - Laranjeiras), operadas em pool com a EMO.
Local não identificado em março de 1966
Foto Arquivo Nacional
A empresa foi extinta em 1968, em função da obrigatoriedade de frota mínima de 60 ônibus, quando explorava as linhas 184 e 405 que continuaram a serem operadas pela EMO.
Rua Gonzaga Bastos, Vila Isabel
Avenida Guilherme Maxwell, Maré
Prefixo da frota: 36 500
Frota
1953 16
1955 16
REFERÊNCIAS:
Uma nova linha de ônibus para a população carioca. A Noite. Rio de Janeiro. 16 outubro 1946. p.7.
Uma nova linha de ônibus para a população carioca. A Noite. Rio de Janeiro. 16 outubro 1946. p.7.
Justo apelos dos funcionários públicos. A Noite. Rio de Janeiro. 26 novembro 1947. p.8.