Santa Cecília

Viação Santa Cecília
1931 - 1946

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro pelo sócios Dionel Vieira de Sousa e Alfredo Vieira.

Além da Viação Santa Cecília, o senhor Dionel de Sousa era sócio de uma outra empresa que atuava na Zona da Leopoldina, a Viação Progresso, que explorava as linhas Penha - Palácio Monroe e Penha - Praça do Carmo.

Em 22 de outubro de 1931, os sócios Dionel e Alfredo Vieira foram autorizados pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de coletivos, a linha de auto-lotação Estação de Bomsuceso - Estrada do Apicu, com o seguinte itinerário: Estação de Bomsucesso, Estrada do Norte e Estrada do Apicu, com ponto final nas proximidades da Praia do Apicú, atual Praia de Ramos. A linha tinha tarifa única de 300 réis.

Em 1932, após a Companhia Brasileira de Terrenos construir mais de mil casas na orla da Penha, os sócios Dionel e Alfredo Vieira foram autorizados a implantar sua primeira linha de ônibus, a Olaria - Porto de Maria Angu. Na mesma ocasião a empresa recebe a denominação de Viação Santa Cecília.

Em setembro de 1933, explorava a linha de omnibus Penha - Parada de Lucas, via Estrada Braz de Pinna.

Linhas de omnibus em 1935

Penha - Praça do Carmo
Penha - Vila da Penha
Penha - Parada de Lucas
Ramos - Engenho da Pedra
Olaria - Porto de Maria Angu

Por volta de 1935, inaugura a linha de ônibus Penha - Praça Portugal (Circular da Penha) via Lobo Junior, reforçando o atendimento do loteamento da orla da Penha

Em 11 de outubro de 1935, o senhor Dionel Vieira de Sousa se retira da sociedade. O senhor Alfredo Vieira passa a ser o único proprietário da empresa, substituindo a firma Dionel & Alfredo. 


Diário Carioca, 30/08/1936, p.2


Por volta de 1936, a Viação Santa Cecília adquire a linha de ônibus Circular da Penha - Porto Maria Angu da Viação Natal. Com a aquisição a Viação Santa Cecília passou a ser a única empresa a atender o lado direito da Penha. Os moradores reclamavam que em função da falta de concorrência a qualidade do serviço caiu. A frota de ônibus foi reduzida e a sua manutenção foi negligenciada, provocando atrasos e superlotação.

Em outubro de 1938, a linha S-71 (Penha - Companhia Brasileira) era operada com apenas 1 carro de 24 passageiros, gerando reclamações da população.

Em junho de 1939, segundo o periódico O Observador Econômico e Financeiro, a Viação Santa Cecília contava com 8 linhas de omnibus.

Em julho de 1939, os moradores de Braz de Pinna solicitavam o restabelecimento da linha Braz de Pinna - Praça Portugal, já operada pela empresa.

Em agosto de 1939, operava a linha S-65 (Praça das Nações / Bonsucesso - Porto Maria Angu) com apenas 1 carro.

Em março de 1940, operava a linha de ônibus S-71 (Penha - Praça Portugal), junto com Viação Vera Cruz.

Em janeiro de 1940, os moradores de Braz de Pinna solicitavam o prolongamento de uma linha da empresa até o bairro. No mesmo ano foi inaugurada a linha S-72 A (Penha - Braz de Pinna).


Linha S-71 (Penha - Praça Portugal). Diário Carioca, 08/06/1941, p.1


Linhas em junho de 1942

S-61 - Bonsucesso - Porto de Inhaúma
S-62 - Bonsucesso - Fábrica de Máscaras
S-63 - Ramos - Praia do Apicú
S-65 - Olaria - Porto de Maria Angu
S-65A - Olaria - Praia de Maria Angu
S-71 - Penha - Companhia Brasileira
S-72 - Penha - Praça Portugal
S-72A - Penha - Braz de Pinna
S-77 - Circular da Penha - Praça Ramalho Ortigão
S-79 - Braz de Pinna - Villa Kosmos, extinta m 1942 

Em março de 1943, a linha Estação de Ramos - Fazenda Santa Amélia, com frota determinada de 4 carros, era operada com apenas 1 veículo.

Em 1943, encerra suas operações na linha S-72 - Penha - Praça Portugal.

Em 1944, inicia suas operações na linha S-4 (Meyer - Porto de Maria Angu) junto com a Viação São Jorge que já operava a linha. 

Em 1944, foram extintas as linha S-63 (Ramos - Praia do Apicú) e  S-71 (Penha - Companhia Brasileira) e S-72A (Penha - Braz de Pinna)

Linhas entre 1945 e 1946

S-4A - Meyer - Porto de Maria Angu
S-62 - Bonsucesso - Fábrica de Máscaras
S-65 - Olaria - Praia de Maria Angu

Em 1946, encerra suas operações nas linha S-4A e S-62. 


Garagens

1ª - Rua Uranos, 1563, Olaria, esquina com a rua Gomensoro. Em 2021 o terreno era ocupado pelo Posto de Gasolina Shell.

2ª - Rua Nicarágua, 149, Penha


Frota

1940        11


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 outubro 1931. p.17.

Multas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 agosto 1934. p.33.

Multas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 09 março 1935. p.19.

Termo Additivo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 abril 1935. p.18.

Multas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 setembro 1935. p.19.

Termo de Transferência de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 outubro 1935. p.22.

Com a Inspectoria de Concessões, o péssimo serviço da Viação Santa Cecília na Penha. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 10 junho 1938. p.11.

Apelo pró-restabelecimento dos ônibus em Braz de Pina. A Noite. Rio de Janeiro. 15 julho 1939. p.4.

Com a D.S. de Utilidade Pública. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 05 janeiro 1940. p.5.

Com o Departamento de Concessões. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 07 março 1940. Segunda Secção, p.1.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Com o Prefeito, o lado direito da Penha. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 24 abril 1941. p.5.

Como Departamento de Concessões, a Viação Santa Cecília. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 09 maio 1942. p.5.

Com o Departamento de Concessões, um apelo. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 23 março 1943. p.5.

Extensão das linhas urbanas no Distrito Federal. Anuário Estatístico do Distrito Federal. 1948. Estatísticas Econômicas. p.59.








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