Progresso

Empreza Viação Progresso Ltda.
1927 - 1937

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios João Ribeiro Marques e Dionel Vieira de Sousa.

Inicia suas operações em outubro de 1927, com frota de 9 omnibus Lancia para 30 passageiros, com a linha Clube Naval - Laranjeiras, com o seguinte itinerário: Clube Naval, Rio Branco, Beira Mar, Buarque de Macedo, Catete, Carvalho Monteiro, Bento Lisboa, Largo do Machado, rua das Laranjeiras até a Estrada de Ferro Corcovado. Volta pelo mesmo itinerário até o Palácio Monroe, rua do Passeio, Praça Floriano, rua 13 de Maio, Avenida Almirante Barroso até o Clube Naval. Em janeiro de 1928 a linha foi prolongada até a Praça Mauá, ganhando a vista Mauá-Águas Férreas, sendo extinta em março de 1928.

Em 6 de março de 1928, inaugura a linha Praça Mauá - Pavilhão Mourisco, com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Beira Mar (Praia de Botafogo) até o Pavilhão Mourisco. A linha, com frota de 5 ônibus,  tinha passagem direta de 400 réis, a mais baixa entre as empresas concorrentes no trecho.

Em 28 de março de 1928, é inaugurada a linha Pavilhão Mourisco - Urca, com tarifa de 400 réis e o seguinte itinerário:  Pasteur, rua Osório de Almeida, Avenida Portugal, Marechal Cantuária e rua Cândido Gaffrée.

Com novos proprietários, em novembro de 1931, inaugura a linha  Penha - Praça do Carmo.

Em 30 de julho de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal a implantar a linha de auto-omnibus  Penha - Palácio Monroe com o seguinte itinerário: Estação da Penha, rua Custódio de Mello, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Suburbana, Largo de Benfica, rua da Alegria, rua Bella de São João, Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Francisco Bicalho, Mangue, Praça Onze de Junho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco, Luiz de Vasconcellos e Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 1$200 réis e 6 secções:

1ª - Palácio Monroe - Camerino, 200 Réis
2ª - Camerino - Rua Bella (esquina rua Bonfim), 400 réis
3ª - Rua Bella (esquina rua Bonfim) - Largo de Benfica, 200 réis
4ª - Largo de Benfica - Estação Bonucesso, 200 réis
5ª - Estação Bonsucesso - Estação Ramos, 200 réis
6ª - Estação Ramos - Penha, 200 réis

Em 11 de março de 1936, os proprietários Dionel Vieira de Souza e Nadyr da Cruz Lobo vendem a Viação Progresso para a firma Daniel & Pereira Ltda, composta pelos sócios Dionel Vieira de Sousa e Armando Pereira Gomes.


A Noite, 26/02/1934, p.3

Diário da Noite, 15/07/1936, p.7.

A Noite, 06/08/1937
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Em outubro de 1937, a linha Monroe - Penha ganha a numeração 37. 

Em novembro de 1937 a empresa se funde com as empresas Selecta e Guanabara formando a Viação Penha.

Sedes/Garagens: 

Rua Mena Barreto, 176, Botafogo
Rua Antonio Rego, 143, Olaria


REFERÊNCIA:

Omnibus para Laranjeiras. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 março 1928. p.6.

Transportes Marítimos e Terrestres. Almanak Laermmert. Rio de Janeiro. 1929. Volume II. p.902.

Inspectoria de Concessões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 agosto 1934. p.19.

Termo Additivo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 março 1936. p.24.

Termo de Prorrogação e Transferência de Autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 dezembro 1936. p.36.

Termo de Transferência e Unificação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1937. p.21.






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