Natal

Viação Natal Ltda.
1931 - 1941

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por Francisco Ignácio Alves.

Em 4 de agosto de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões,  a implantar a linha de auto-lotação Circular da Penha - Porto Maria Angu com o seguinte itinerário: Estação Circular da Penha, Avenida dos Democráticos. rua K, rua D, rua J, rua E, Praça Central no Porto de Maria Angu. Ruas essas pertencentes ao projeto de arruamento dos terrenos da Companhia Brasileira de Terrenos.  A linha tinha tarifa única de 200 réis.

Em 1932, a Companhia Brasileira de Terrenos constrói mais de mil casas na orla da Penha. Na mesma ocasião a linha de lotação Circular da Penha - Porto Maria Angu da Viação Natal é transformada em linha de ônibus e a Viação Santa Cecília inaugura sua primeira linha de omnibus, a Olaria - Porto Maria Angu.

Em 14 de dezembro de 1932, a empresa foi vendida para a firma Rodrigues & Conde, composta pelos sócios Hypolito da Costa Rodrigues e José Gonçalves Conde.

Em 14 de novembro de 1933, a linha de omnibus Circular da Penha - Porto Maria Angu, foi modificada, recebendo o seguinte itinerário: Estação da Penha, rua Nicarágua, Leopoldina Rego, Itaú, Costa Rica, Jequiriçá, Cuba, Ingaí, Guatemala, Montevidéu, Nicarágua até o ponto final na estação da Penha. A linha tinha duas secções de 200 réis cada:

1ª - Estação Penha - Rua Cuba (esquina rua Ingaí) 
2ª - Rua Cuba (esquina rua Ingaí) - Estação da Penha

Em 30 de maio de 1934, foi autorizada a implantar a linha de ônibus Estação Cordovil - Avenida Merity com o seguinte itinerário: Estação de Cordovil, Major Conrado, Praça 13 de Junho, Barão de Melgaço, rua Rio Apa, Comandante Coelho, Avenida Merity. A linha tinha tarifa única de 200 réis. Em 1937 a linha foi numerada ganhando a vista S-76 (Cordovil - Avenida Meriti) sendo extinta em 1940.

Em 22 de junho de 1934, a Inspectoria de Concessões cassa a licença da linha Ramos - Apicú, via Barreiros, por ter sido paralisado o tráfego sem justa causa.

Por volta de 1936, a linha de ônibus Circular da Penha - Porto Maria Angu é vendida para a Viação Santa Cecília, que já operava a linha Penha - Praça Portugal (Circular da Penha), via Lobo Junior e Porto Maria Angu. Com a aquisição a Viação Santa Cecília passa a ser a única empresa a atender o loteamento da orla da Penha. 

Em 20 de novembro de 1940, explorava a linha de ônibus S-64 (Olaria - Vila Cascatinha).

Em 10 de junho de 1941, a empresa foi adquirida pela Sociedade Cooperativa dos Chauffers Proprietários do Rio de Janeiro, proprietária da Viação Estrella do Norte.

Em 18 novembro de 1941, a Prefeitura autoriza a Viação Estrella do Norte incorporar as empresas Viação Natal, Viação Metropolitana e Viação Cruzeiro.

As seguintes linhas foram transferidas à Viação Estrella do Norte:

S-64 - Olaria - Cascatinha
S-73 - Penha - Rua Dionízio
S-74 - Penha - Vila da Penha
S-78 - Cordovil - Vila Meriti


Frota

1940        5


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 agosto 1931. p.20.

Termo Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 novembro 1933. p.21.

Modificação na linha de omnibus Penha - Companhia Brasileira. Diário da Noite. 15 novembro 1933. p.2.

SANTOS, Noronha. Livro da Prefeitura do Distrito Federal. 1934.

Varias emprezas de omnibus. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 23 junho 1934. p.8.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Saiu, afinal, do tráfego o ônibus n.10. A Noite. Rio de Janeiro. 20 novembro 1940. p.6.

Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 22 novembro 1941. Seção 2, p.23.

Página lançada em 7 de maio de 2018










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