Em 1921, o empresário Mario Bianchi, proprietário da Viação Suburbana, inaugura a linha Tanque - Vargem Grande, via Taquara, logo após a conclusão das obras de pavimentação da estrada Tanque - Vargem Grande, com 24 Km de extensão.
Em 6 de dezembro de 1929, o senhor Joseph Wesley Finch foi autorizado pela Prefeitura do Distrito Federal, através da Inspectoria de Concessões, para implantar a linha de auto-omnibus Palácio Monroe - Recreio dos Bandeirantes, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Praça Floriano, Evaristo da Veiga, Riachuelo, Sant´Anna, Senador Euzebio, Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, passando em Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cascadura, Campinho, Taquara, Vargem Grande, e Pontal de Sernambetiba no Recreio dos Bandeirantes. A linha tinha passagem direta de 6$000 réis e10$000 réis de ida e volta, com duas secções:
1ª - Cascadura - Vargem Grande, 4$000 réis
2ª - Vargem Grande - Recreio dos Bandeirantes, 2$000 réis
Foi a primeira linha de omnibus, que se tem notícia, que ligou diretamente o Centro a Jacarepaguá. A linha durou pouco tempo, pois era subvencionada pelo próprio senhor Finch, o dono das terras e responsável pelo loteamento do bairro do Recreio dos Bandeirantes.
Em agosto de 1931, a Viação Baptista inaugura a linha Estação de Cascadura - Largo da Barra da Tijuca, a primeira linha de ônibus, que se tem notícia para a Barra da Tijuca.
Em dezembro de 1933, a Viação Ideal inaugura sua primeira linha, a Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes, com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Ponte da Pavuna, Camorim, Abaeté, Vargem Pequena, Vargem Grande, Rio Bonito, Estradas de Piabas e Pontal.
Em primeiro de janeiro de 1934, a título de experiência, a Viação Excelsior inaugura a linha Praça Mauá – Praça Barão da Taquara (Praça Seca), com o seguinte itinerário: Praça Mauá, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Senador Euzébio, Mangue, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Manoel Victorino, Elias da Silva, Nerval de Gouvêa, Cândido Benício, Praça Barão da Taquara. A linha também foi extinta em pouco tempo. Provavelmente em função do alto preço da passagem.
Em janeiro de 1940, o itinerário da linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) da Viação Ideal foi encurtado, passando a cobrir o trecho Taquara - Recreio dos Bandeirantes.
Em fevereiro de 1940, a Viação Ideal foi autorizada a operar sua segunda linha de ônibus, a S-33 (Tanque - Barra da Tijuca), com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Largo do Pechincha, Largo da Freguezia, Largo do Anil, Tendinha, subida das Furnas e Barra da Tijuca. Em 1946, era a linha mais extensa da cidade com 33,6 Km de extensão
Correio da Manhã, 06/11/1949
Em 1953, as linhas S-31 (Taquara - Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Tanque - Barra da Tijuca) da Viação Ideal foram prolongadas até Cascadura.
Correio da Manhã, 03/05/1964
Em meados de 1964, a Viação Redentor inicia suas operações em Jacarepaguá ao inaugurar a linha 360 (Candelária-Freguesia) via Bonsucesso, operada por alguns meses. A linha foi extinta em função do itinerário muito longo, impraticável.
Em 18 de agosto de 1964, a Viação Redentor inaugurou a linha 267 (Freguesia – Largo de São Francisco), via Praça Seca e rua Barão do Bom Retiro, substituindo a Linha 360 (Freguesia – Candelária) considerada inviável em função do grande itinerário via Bonsucesso.
Em 29 de dezembro de 1966, foram inauguradas as duas primeiras linhas de ônibus elétricos de Jacarepaguá, substituindo os bondes elétricos da Light:
E-18 - Cascadura - Taquara
E-20 - Cascadura - Freguesia
Principais hubs de Jacarepaguá em 1967
Largo do Tanque, 13 linhas
Praça da Taquara, 11 linhas
Largo do Pechincha, 8 linhas
Largo da Freguesia, 7 linhas
Na Estrada Grajaú-Jacarepaguá só passavam duas linhas de ônibus: 240 e 241, ambas da Viação Ocidental.
A Via 11 (atual Ayrton Senna) nem existia. Havia apenas uma linha para a Barra da Tijuca, a 748 (Cascadura-Barra da Tijuca) da Cisiotar, via Estrada de Jacarepaguá.
Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 na Praça da Taquara por via de acesso:
a) Avenida Nelson Cardoso
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico
b) Estrada do Rio Grande
763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)
c) Estrada Rodrigues Caldas
762 - Taquara - Juliano Moreira (Santa Maria)
d) Estrada do Tindiba, trecho entre as praças da Taquara e Jauru
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
e) Estrada do Tindiba, trecho entre a Praça da Taquara e o Largo do Pechincha
241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
f) Estrada dos Bandeirantes
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
As seguintes linhas tinham ponto final na Praça da Taquara
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
762 - Taquara - Juliano Moreira (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétricos
Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo do Pechincha, por via de acesso:
a) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos do Pechincha e da Freguesia:
241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico
b) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos do Pechincha e do Tanque
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico
c) Rua Retiro dos Artistas
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)
d) Estrada do Pau Ferro
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo da Freguesia, por via de acesso:
a) Avenida Geremário Dantas, trecho entre os largos da Freguesia e do Tanque
241 - Praça Mauá - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
731 - Freguesia - Cidade de Deus, circular (CTC)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico
b) Estrada dos Três Rios
241 – Mauá - Taquara
c) Estrada de Jacarepaguá
636 – Sáenz Peña – Gardênia Azul
748 – Cascadura – Barra da Tijuca (Cisiotar)
d) Estrada do Gabinal
731 – Freguesia – Cidade de Deus, circular
A seguintes linhas tinham ponto final na Freguesia:
267 – São Francisco - Freguesia
731 – Freguesia – Cidade de Deus, circular
E-20 – Cascadura – Freguesia (CTC) ônibus elétrico
766 – Freguesia – Pavuna
A Estrada do Pau Ferro era atendida por apenas uma linha de ônibus, a 240 (Carioca– Taquara) da Viação Redentor.
Linhas e empresas de ônibus estaduais em 1967 no Largo do Tanque, por via de acesso:
a) Rua Cândido Benício
266 - São Francisco - Taquara
267 - São Francisco - Freguesia
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
763 - Madureira - Santa Maria (Santa Maria)
764 - Madureira - Pau da Fome (Santa Maria)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico
b) Avenida Nelson Cardoso
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
266 - São Francisco - Taquara (Redentor)
636 - Sáenz Peña - Gardênia Azul (Cisiotar)
736 - Cascadura - Curicica (Ocidental)
747 - Cascadura - Vargem Grande (Santa Maria)
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes (Santa Maria)
E-18 - Cascadura - Taquara (CTC) ônibus elétrico
c) Avenida Geremário Dantas
240 - Carioca - Taquara (Ocidental)
267 - São Francisco - Freguesia, via Meyer (Redentor)
748 - Cascadura - Barra da Tijuca (Cisiotar)
766 - Freguesia - Pavuna (Nossa Senhora do Loreto)
E-20 - Cascadura - Freguesia (CTC) ônibus elétrico
Correio da Manhã, 28/04/1967
Para ampliar clique na imagem
Em 1971, a população de Jacarepaguá reclamava da falta de uma linha direta para a Tijuca via Estrada Grajaú - Jacarepaguá, até então servida somente pelas linhas 240 e 241. Alegavam que a construção do conjunto habitacional dos comerciários na Estrada dos Três Rios, para 3 mil habitantes, tornava viável a criação de uma linha entre a Freguesia e a Praça Sáenz Peña.
Jornal do Brasil, 05/01/1976
O Globo, Jornal de Bairro, 29/07/2012
REFERÊNCIAS:
Conduções. Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro. 1967.
Moradores de Jacarepaguá querem acesso ao bairro da Tijuca. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 07 fevereiro 1971. Segundo Caderno. p.8.
Comentários