Empresa Viação Ideal S.A.
Desde 1933
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 6 de outubro de 1933, na cidade do Rio de Janeiro pela firma Stor & Vasconcelos, composta pelos sócios Luciano Stor e Carlos Teixeira de Vasconcelos.
Inicia suas operações em dezembro de 1933 com a linha Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes, com frota de 2 veículos e o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Ponte da Pavuna, Camorim, Abaeté, Vargem Pequena, Vargem Grande, Rio Bonito, Estradas da Piabas e Pontal.
Em 21 de dezembro de 1936, a licença da Viação Ideal foi transferida para o Sr. Luciano Stor que assume o controle total da empresa para operar a linha Largo do Tanque - Recreio dos Bandeirantes com o seguinte itinerário: Largo do Tanque, Estrada da Taquara, Estrada Guaratiba, Ponte da Pavuna, Camorim, Vargem Pequena, Vargem Grande, Piabas, Estrada das Piabas, Caminho dos Bandeirantes. A linha tinha 6 seções:
1ª - Largo do Tanque - Ponte da Pavuna, 500 réis
2ª - Ponte da Pavuna - Camorim, 500 réis
3ª - Camorim - Vargem Pequena, 500 réis
4ª - Vargem Pequena - Vargem Grande, 500 réis
5ª - Vargem Grande - Piabas, 500 réis
6ª - Piabas - Recreio dos Bandeirantes, 500 réis
Em agosto de 1939, a Viação Ideal contava com frota de 6 ônibus International, sendo 2 de 28 lugares e 4 de 24 lugares.
Em janeiro de 1940, o itinerário da linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) foi encurtado, passando a cobrir o trecho Taquara - Recreio dos Bandeirantes.
Em fevereiro de 1940, foi autorizada a operar sua segunda linha de ônibus, a S-33 (Tanque - Barra da Tijuca), com o seguinte itinerário: Largo do Pechincha, Largo da Freguezia, Largo do Anil, Tendinha, subida das Furnas e Barra da Tijuca. A linha tinha passagem direta de 2$000 réis, dividida em 4 seções de 500 reís. Em 1946, era a linha mais extensa da cidade com 33,6 Km de extensão
Linha S-31 (Tanque - Recreio dos Bandeirantes) em 27/12/1941
Foto Uriel Malta. Coleção Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Foto Uriel Malta. Coleção Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
Visão Brasileira, Junho/1945, p.2
Passageiros Transportados
1938 - 209.390
1939 - 197.534
1941 - 239.153
1942 - 231.329
1943 - 278.514
1944 - 295.552
1945 - 343.054
1946 - 408.579
Fonte: Anuário Estatístico da Prefeitura do Distrito Federal
Linha S-33 - Tanque - Barra da Tijuca
Passageiros Transportados
1941 - 105.290
1942 - 100.018
1943 - 106.290
1944 - 118.800
1945 - 120.127
1946 - 156.991
Fonte: Anuário Estatístico da Prefeitura do Distrito Federal
Em 1953, as linhas S-31 (Taquara - Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Tanque - Barra da Tijuca) são prolongadas até Cascadura.
Em 1954, explorava também a linha Cascadura - Camorim.
No primeiro semestre de 1955, devido à baixa demanda, o número de viagens da linha S-31 (Cascadura - Recreio dos Bandeirantes) foi reduzido. Os intervalos foram alterados de 60 para 120 minutos. A linha com 22 viagens transportava diariamente cerca de 190 passageiros.
No primeiro semestre de 1955, devido à baixa demanda, o número de viagens da linha S-31 (Cascadura - Recreio dos Bandeirantes) foi reduzido. Os intervalos foram alterados de 60 para 120 minutos. A linha com 22 viagens transportava diariamente cerca de 190 passageiros.
Gazeta de Notícias, 05/06/1955, p.8.
Em setembro de 1955, quando explorava duas linhas de ônibus, a S-31 (Cascadura-Recreio dos Bandeirantes) e S-33 (Cascadura - Barra da Tijuca), consideradas deficitárias, a Viação Ideal foi transferida para a Ilha do Governador, recebendo a concessão da Linha 207 (Castelo - Ribeira), com o seguinte itinerário: Ribeira, Jardim Guanabara, Estrada do Galeão, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Rua Uruguaiana, Almirante Barroso, Graça Aranha e Castelo.
Jornal dos Sports, 04/09/1955, p.9
Linha 207 (Ribeira-Castelo) em 1955 na Avenida Presidente Vargas
Foto Arquivo Nacional
Em maio de 1958, inaugura a linha 205 (Castelo-Cocotá), extinta em 1962.
Linhas em 1958
205 - Castelo - Cocotá
207 - Castelo - Ribeira
Linhas em 1958
205 - Castelo - Cocotá
207 - Castelo - Ribeira
Centro de Documentação e Memória Eurico Divon Galhardi
Em 12 de abril de 1962, a firma individual do Sr.Luciano Stor, proprietário da Viação Ideal, foi transformada em sociedade anônima, com os seguintes sócios:
Luciano Stor, brasileiro naturalizado, nascido em Trieste, Italia
Eliza Stor, brasileira
Anita Stor, brasileira
Renato Stor, brasileiro
Humberto Stor, brasileiro
Armindo de Lemos, brasileiro
Paulo Gomes Pinho, brasileiro
A empresa contava com frota de 38 ônibus, sendo 29 da marca Aclo, 6 Scania Vabis e 3 Mercedes Benz, além de 3 socorros das marcas Chevrolet, International e Ford.
Em novembro de 1962, explorava também a Linha S-26 (Sáenz Peña - Cocotá), logo transferida à Viação Paranapuan e prolongada até a Freguesia.
Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, as linhas 207 (Castelo - Ribeira) e 208 (Castelo - Bairro dos Bancários) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 324 (Castelo-Ribeira) e 326 (Castelo-Bancários).
Em setembro de 1964, recebe 6 novos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-321.
Em abril de 1966, atendendo aos pedidos dos moradores, a Empresa inaugura as linhas circulares "Ilha" 911 e 912, com ponto final na Freguesia, atendendo aos bairros do Cocotá, Cacuia, Jardim Guanabara, e Jardim Ipitangas, com tarifa de Cr$ 60. A linha, considerada deficitária, foi extinta no ano seguinte.
Em 1966, a Viação Ideal recebe a concessão da Linha 696 (Meyer - Cocotá), inaugurada em junho do mesmo ano. Inicialmente a empresa tinha solicitado que o ponto final fosse no Aeroporto do Galeão, sendo o pedido indeferido pela Prefeitura Militar da Base Aérea.
Em novembro de 1962, explorava também a Linha S-26 (Sáenz Peña - Cocotá), logo transferida à Viação Paranapuan e prolongada até a Freguesia.
Em 1964, seguindo o novo Plano de Transportes, as linhas 207 (Castelo - Ribeira) e 208 (Castelo - Bairro dos Bancários) foram renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 324 (Castelo-Ribeira) e 326 (Castelo-Bancários).
Em setembro de 1964, recebe 6 novos ônibus monoblocos Mercedes Benz O-321.
Carro Grassi na linha 324 (Castelo-Ribeira)
Correio da Manhã, 25/01/1964
Em abril de 1966, atendendo aos pedidos dos moradores, a Empresa inaugura as linhas circulares "Ilha" 911 e 912, com ponto final na Freguesia, atendendo aos bairros do Cocotá, Cacuia, Jardim Guanabara, e Jardim Ipitangas, com tarifa de Cr$ 60. A linha, considerada deficitária, foi extinta no ano seguinte.
Em 1966, a Viação Ideal recebe a concessão da Linha 696 (Meyer - Cocotá), inaugurada em junho do mesmo ano. Inicialmente a empresa tinha solicitado que o ponto final fosse no Aeroporto do Galeão, sendo o pedido indeferido pela Prefeitura Militar da Base Aérea.
Linhas de Ônibus da Ilha do Governador em 1968
322 - Castelo - Zumbi - Paranapuan
324 - Castelo - Ribeira - Ideal
326 - Castelo - Bancários - Ideal
328 - Castelo - Bananal - Paranapuan
634 - Sáenz Peña - Freguesia - Paranapuan
696 - Meyer - Cocotá - Ideal
901 - Bonsucesso - Bananal - Guanabarina
910 - Bananal - Madureira - Paranapuan
Em 1969, o ponto final da linha 696 foi transferido do Cocotá, em frente ao antigo armazém do Maduca, para a Praia do Dendê.
Diário de Notícias, 29/11/1970
Para ampliar clique na imagem
Fotograma do filme Como ganhar na loteria sem perder a esportiva de 1971
Linhas e frota determinada em 1973
324 - Castelo - Ribeira, 22 carros
326 - Castelo - Bancários, 21 carros
696 - Meyer - Praia do Dendê, 18 carros
Entre 1977 e 1978, inaugura as linhas:
925 - Aeroporto Internacional - Bancários
935 - Ribeira - Portuguesa
Linhas em novembro de 1978
324 - Castelo - Ribeira
326 - Castelo - Bancários
696 - Meyer - Praia do Dendê
925 - Aeroporto Internacional - Bancários
935 - Ribeira - Portuguesa, via Garabu
Em 1979, a Ideal assume a linha 663 (Triagem-Meyer), substituindo a Viação Méier, que faliu.
A empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 120
Linhas: 8
Passageiros/mês: 2.422.353
Para ampliar clique na imagem
Em março de 1992, a Ideal inaugura a linha 330 (Praça 15-Vila Pinheiro) com 5 carros circulando das 5h às 21h, beneficiando os moradores do complexo da Maré, No mesmo dia a Paranapuan inaugurou a linha 330 (Praça 15-Vila Pinheiro) mas com itinerário diferente.
O Globo, 29/06/1997
Em 18 de outubro de 2004, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 634A (Del Castilho-Fundão). No mesmo dia, a Viação Paranapuan inaugurou a linha de integração metrô-ônibus 696A (Del Castilho-Fundão) com itinerário similar.
Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, ambas as linhas foram renumeradas respectivamente para 616 e 913.
Em 2010, inaugura as linhas:
321 - Bancários - Castelo, circular, via Linha Vermelha
325 - Ribeira - Castelo, circular, via Linha Vermelha
329 - Bancários - Castelo, circular, via Praia da Rosa
Linhas em 2018
321 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha
324 – Ribeira – Candelária
325 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
326 – Bancários – Candelária
329 – Bancários – Candelária, via Praia da Rosa
696 – Praia do Dendê – Méier
663 – Méier – Fundão, circular
616 – Del Castilho – Fundão
935 – Ribeira – Portuguesa, circular
925 – Bancários – Aeroporto, circular
330 – Praça XV – Parque União, circular
2343 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
2344 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha
Em agosto de 2018, a Viação Ideal adquire 50 novos carros modelo Caio Induscar Apache Vip IV com chassi Mercedes Benz OF 1721, com wi-fi, tomadas USB, câmera de ré e elevador para cadeirantes.
Linha 321 (Castelo – Bancários) em 31/08/2018. Modelo Caio Induscar
Apache Vip com o novo lay-out
Em março de 2019, recebe 8 novos ônibus, tipo rodoviário, modelo Audace da Marcopolo, com chassi Mercedes Benz OF 1721L, já com a nova pintura, para operação em linhas especiais.
Em 28 de outubro de 2019, em caráter experimental, junto com a Viação Braso Lisboa, inaugura a linha LECD 32 (Bancários - Prado Junior) com o seguinte itinerário: Praça Gabriel de Novaes, Avenida Doutor Agenor Almeida de Loyola, Avenida Paranapuan, Érico Coelho, Estrada do Dendê, Estrada de Tubiacanga, Avenida dos Magistérios, Estrada de Tubiacanga, Luiz Sá, Avenida Maestro Paulo e Silva, Estrada do Galeão, Ponte do Galeão, Linha Vermelha, Alça de acesso ao Campo de São Cristóvão, Campo de São Cristóvão (pista esquerda), Agulha de acesso à pista direita, Campo de São Cristóvão (pista direita), Santos Lima, Avenida Brasil (pista lateral), Agulha de acesso à pista central, Avenida Brasil (pista central), Avenida Rodrigues Alves (pista da esquerda – Via Expressa), Túnel Prefeito Marcello Alencar, Avenida General Justo, Avenida Infante Dom Henrique, Avenida das Nações Unidas, Avenida Lauro Sodré, Túnel do Leme (galeria Engenheiro Marques Porto), Avenida Princesa Isabel, Barata Ribeiro, Avenida Prado Júnior (ponto terminal em frente ao número 281). Volta: Avenida Prado Júnior, Nossa Senhora de Copacabana, Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engenheiro Coelho Cintra), Lauro Sodré, Venceslau Braz, Pasteur, Repórter Nestor Moreira, Nações Unidas, Infante Dom Henrique, General Justo, Av. Alfredo Agache, Túnel Prefeito Marcello Alencar, Rodrigues Alves (via expressa), Av. Rio de Janeiro (pista esquerda), Rua Vereador Odilon Braga, Av. Brasil (pista lateral), Alça de acesso à pista central, Av. Brasil (pista central), Acesso Via Presidente João Goulart (Linha Vermelha), Linha Vermelha, Ponte do Galeão, Estrada do Galeão, Rua República Árabe da Síria, Estrada do Galeão, Avenida Maestro Paulo e Silva, Jaime Perdigão, Estrada do Dendê, Avenida Paranapuan, Avenida Doutor Agenor de Almeida Loyola e Praça Gabriel de Novaes. Cada empresa com 6 carros. Em pouco tempo a linha recebe a numeração 492.
Em outubro de 2020, recebe três ônibus Marcopolo Ideale, desenvolvidos para a empresa, montados sobre chassi Mercedes Benz OF-1721L, configurados para 51 passageiros em poltronas reclináveis.
Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit
S/N - Prça dos Bancários, circular, especial
321 - Castelo - Bancários, via Linha Vermelha
324 - Candelária - Ribeira
325 - Castelo – Ribeira, via Linha Vermelha
326 - Candelária - Bancários
326 SP - Portuguesa - Candelária
326 SVB- Candelária – Bancários, via Fundão
329 - Candelária – Bancários, via Praia da Rosa
492 - Bancários – Copacabana, via Linha Vermelha
616 - Del Castilho - Fundão
663 - Meyer - Fundão
696 - Meyer - Praia do Dendê
696 SVB - Meyer Praia do Dendê, via Fundão
925 - Bancários – Aeroporto, circular
935 - Ribeira - Portuguesa via Cocotá, circular
Divulgação em 02 maio 2024
Linhas em setembro de 2024
321 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha
324 – Ribeira – Candelária
325 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
326 – Bancários – Candelária
329 – Bancários – Candelária, via Praia da Rosa
696 – Praia do Dendê – Méier
663 – Méier – Fundão, circular
616 – Del Castilho – Fundão
921 – Ribeira – Bancários
925 – Bancários – Aeroporto, circular
492 – Bancários – Prado Júnior, via Linha Vermelha/Túnel Marcello Alencar
2343 – Ribeira – Castelo, via Linha Vermelha
2344 – Bancários – Castelo, via Linha Vermelha
Sedes/Garagens
Estrada de Guaratiba, 992
Estrada dos Bandeirantes, Vargem Grande
Estrada do Galeão, 180, Ilha do Governador, em frente à garagem da Transportes Paranapuan
1933 2
1939 6
1940 6
1956 18
1962 38
1973 61
Passageiros
1938 212.000
A Viação Ideal, por Jaime Moraes
A antiga linha 7 (Mauá–Ribeira) começou a circular oficialmente em 1950, explorada pela Paranapuan, que poucos anos depois começou a ter problemas na operação de suas linhas 8 (Mauá–Freguesia) e 6 (Freguesia–Praça 15) devido a falta de investimento em novos veículos para sua frota.
Por outro lado, a Viação Ideal, fundada em 1933 e que operava uma linha entre o Largo do Tanque e o Pontal ( Recreio dos Bandeirantes) em esburacadas estradas de terra batida, também vinha tendo problemas semelhantes, culminando com a depredação por passageiros de um de seus veículos.
Desgostoso com a repercussão do fato, a empresa acabou por aceitar o convite feito por Romeu Cerante, um dos proprietários da Paranapuan para que assumisse a linha 7 (Ribeira-Praça Mauá). O convite vinha resolver grande parte dos problemas da Paranapuan na Ilha do Governador: a escassez de veículos e o impedimento no reajuste das passagens. Em setembro de 1955, com um desfile de sua frota pelas ruas da Ilha, a Viação Ideal assumia a linha 7.
REFERÊNCIAS:
Na Prefeitura. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1940. p.7.
Na Prefeitura. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 15 fevereiro 1940. p.7.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Mais imoralidades em nome da Prefeitura. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 09 dezembro 1953. p.2.
Desastre com 7 feridos em Jacarepaguá. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 03 julho 1954. p.6.
Mais imoralidades em nome da Prefeitura. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 09 dezembro 1953. p.2.
Desastre com 7 feridos em Jacarepaguá. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 03 julho 1954. p.6.
30 homens assaltaram e incendiaram o ônibus. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 15 julho 1955. p.1.
Situação da Greve em cada uma. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. Segundo Caderno. p.4.
Empresa Viação Ideal S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 02 julho 1962. página 15534.
Com o Departamento de Concessões e Viação Ideal. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 02 novembro 1962. p.6.
Com o Departamento de Concessões e Viação Ideal. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 02 novembro 1962. p.6.
O que vai pela Mercedes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 setembro 1964. Classificados. Terceiro Caderno. p.14.
Finalmente. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 abril 1966. Segunda Seção. p.4.
Ilha vai ao Méier. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 29 maio 1966. Quinta Seção. p.5.
Em escombros os ônibus da linha 696. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 29 novembro 1966. Segundo Caderno. p.4.
DAC acha difícil o ônibus Galeão - Cidade por depender da Base Aérea do Estado. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 março 1967. p.14.
Secretaria divulga horário de ônibus que ligam Centro e bairros à Ilha do Fundão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 agosto 1969. p.5.
Página oficial da Viação Ideal. Acesso em 4 de setembro de 2018
Ônibus para Copa sai dos Bancários. Ilha Notícias. 01 novembro 2019.
Página lançada em 3 de setembro de 2018.
Comentários