Cisiotar

Viação Cisiotar Ltda.
1957 – 1968

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em setembro de 1957 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Tarcísio de Oliveira, Renato da Silva e José Nunes de Oliveira. 

Inicia suas operações em 1958, na linha de ônibus 275 (Castelo - Largo dos Pilares), até então explorada pela Viação São Paulo, com o seguinte itinerário: Praça Presidente Antônio José de Almeida (atual Terminal Menezes Cortes), Presidente Antônio Carlos, Nilo Peçanha, Rio Branco, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Francisco Eugênio, Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, São Luís Gonzaga, São Januário, Teixeira Júnior, General Almério de Moura, Ricardo Machado, Prefeito Olímpio de Mello, São Luís Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana e Largo dos Pilares.

Em 1958, a linha 275 (Castelo - Largo dos Pilares) é renumerada, ganhando a vista 276 (Castelo-Pilares), sendo extinta em 1959.

Em 1959, assume a operação das linhas de ônibus S-33 (Cascadura - Barra da Tijuca) e S-36 (Cascadura - Gardênia Azul), até então exploradas pela Viação Recreio.

Em janeiro de 1962, junto com a empresa Madureira Auto Ônibus, recebe autorização da Comissão de Transportes Coletivos para explorar o serviço especial entre Cascadura e a Barra da Tijuca, durante os finais de semana, nos dias de praia.

Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, as linhas S-33 (Cascadura - Barra da Tijuca) e S-36 (Cascadura - Gardênia Azul) são renumeradas, ganhando respectivamente as vistas 748 (Cascadura - Barra da Tijuca) e 734 (Cascadura - Gardênia Azul). 



Coleção Cia d Ônibus


Em março de 1966, a linha 734 (Cascadura - Gardênia Azul) foi prolongada até a Tijuca  ganhando a vista 636 (Sáenz Peña - Gardênia Azul), com o seguinte itinerário: Conde de Bonfim, Pinto de Figueiredo, Barão de Mesquita, Barão do Bom Retiro, 24 de Maio, Amaro Cavalcanti, Manuel Vitorino, Elias da Silva, Nerval de Gouvêa, Ernani Cardoso, Largo do Campinho, Cândido Benício, Nelson Cardoso, Praça Taquara, Estrada do Tindiba, Geremário Dantas, Praça Professora Camisão, Estrada de Jacarepaguá, Estrada do Engenho d´Água, Estrada do Capão (atual Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão) até o ponto final na esquina da Avenida das Lagoas.

A Viação Cisiotar encerrou suas operações em 1968, quando explorava as linhas 636 (Sáenz Peña - Gardênia Azul) e 748 (Cascadura - Barra da Tijuca), logo assumidas pela Viação Redentor, com suas respectivas frotas.




Prefixo da Frota: 20 000

Garagens

Avenida João Ribeiro, 321, Pilares
Rua Garcia Pires 4, Quintino
Rua Nerval de Gouveia, 189, Cascadura


REFERÊNCIAS:

Registro do Comércio, Contratos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 setembro 1957. Segundo Caderno. p.3.

Ônibus. Revista Guia Rex 1958. Rio de Janeiro. p.24.

Lanterneiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 setembro 1959. Segundo Caderno. p.7.

36 feridos na colisão. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 13 setembro 1960. p.12.

Lanterneiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 fevereiro 1961. Terceiro Caderno. p.8.

Personalidade da semana. O Globo. Rio de Janeiro. 20 maio 1968. p.9.

Página lançada em 30 de março de 2019