Empreza Brasileira de Omnibus
1932 - 1947
História
1932 - 1947
História
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1932 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Mario Machado e Octavio O.Coimbra.
Em 23 de fevereiro de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar suas duas primeiras linha de auto-omnibus, com as seguintes condições:
Muda da Tijuca - Leblon. Itinerário: Conde de Bonfim (Muda), Haddock Lobo, Machado Coelho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pavilhão Mourisco, Pasteur, Venseslau Braz, Tunnel Novo, Senador Corrêa (atual Princesa Isabel), Atlântica, Rainha Elizabeth, Teixeira de Mello, Prudente de Morais e Leblon. Passagem direta de 2$200 réis, com sete secções tarifárias:
1ª - Muda da Tijuca - Praça Sáenz Peña, 200 réis
2ª - Praça Sáenz Peña - Rua Affonso Penna, 200 réis
3ª - Affonso Penna - Palácio Monroe, 600 réis
4ª - Camerino - Pavilhão Mourisco, 600 réis
5ª - Pavilhão Mourisco - Rua Barroso (atual Siqueira Campos), 400 réis
6ª - Rua Barroso - Avenida Rainha Elizabeth, esquina Lafayette, 200 réis
7ª - Esquina Lafayette - Leblon, 200 réis
Villa Isabel - Conselho Municipal. Itinerário: Praça Barão de Drummond, esquina da rua Barão de São Francisco com Visconde de Santa Izabel, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Visconde de Itaúna(ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República, Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até em frente ao Conselho Municipal na Praça Floriano. Passagem direta de 800 réis, com três secções tarifárias
1ª - Praça Barão de Drummond - Rua Affonso Penna, 400 réis
2ª - Rua Affonso Penna - Conselho Municipal, 600 réis
3ª - Camerino - Conselho Municipal, 200 réis
Em fevereiro de 1934, segundo uma nota do jornal o Paiz, a empresa adquire novos ônibus Studbacker.
Em março de 1938, a E.B.O foi adquirida por Mario Bianchi, proprietário das empresas Viação Carioca, Viação Suburbana, Cruzeiro do Sul, Picorelli e Rio-Minas.
Em agosto de 1938, a linha 11 (Tijuca - Ipanema) já tinha sido prolongada até a Usina, sendo operada junto com a Viação Carioca. Em 1939, a linha transporta 8.072.970 passageiros.
Em 30 de dezembro de 1940, falece Mario Bianchi, proprietário da empresa.
Em 1945, explorava sua única linha, a 11(Tijuca - Ipanema), junto com a Viação Carioca.
A empresa foi extinta em 2 de maio de 1947 ao ser incorporada à Viação Carioca, junto com a Viação Cruzeiro do Sul.
Garagens
1ª - Rua Bambina, 36, Botafogo. Ocupado pelo supermercado Zona Sul em 2021, segundo o Google Maps.
2ª - Rua São Francisco Xavier, 469, Maracanã
Frota
1940 9
1941 9
REFERÊNCIAS:
1941 9
REFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 março 1932. p.20.
Editaes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 abril 1933. p.20.
Acquisição de Automóveis. O Paiz. Rio de Janeiro. 16 fevereiro 1934. p.2.
Multa. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 11 agosto 1938. Segunda seção, p.11.
Garages. Almanak Laermmet. Rio de Janeiro. 1938, p.152.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 10 junho 1947. Seção 2, p.25.
Página lançada em 28 de fevereiro de 2022.