Auto Viação Avenida
Sociedade Anonyma Viação Carioca1931 - 1981
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro pela firma C.Lima & Cia com a razão social Auto Viação Avenida.
Inicia suas operações em abril de 1931.
Em 21 de setembro de 1931, inaugura a nova linha de auto-omnibus Escola de Bellas Artes - Praça Sáenz Peña, com passagem direta de 800 réis e duas secções tarifárias:
1ª - Escola de Bellas Artes - rua Affonso Penna, 600 réis
2ª - Affonso Penna - Praça Sáenz Peña, 200 réis
Em 6 de abril de 1932, em dificuldades financeiras, transfere sua concessão para o Sr.Mario Bianchi, que no mês seguinte troca a razão social da empresa para Viação Carioca.
Em 24 de abril de 1932, inaugura a linha Muda da Tijuca - Usina, em pouco tempo prolongada até o Leblon, substituindo a antiga linha Muda da Tijuca - Leblon da Empreza Nacional Auto Viação, extinta no mesmo ano.
Em julho de 1933, com frota patrimonial de 15 omnibus, explorava duas linhas de omnibus:
Muda da Tijuca - Leblon
Monroe - Usina
Ainda em 1933, solicita autorização à Prefeitura para operar a linha Cascadura - Praça 15 tendo o pedido indeferido por insuficiência de frota.
Em 29 de junho de 1934, foi realizada a assembleia geral para a constituição definitiva da empresa S.A. Viação Carioca.
Pintura vermelha escura, a cor da realeza, combinando com o aristocrático bairro da Tijuca
Divulgação de 1936
A partir do dia 5 de janeiro de 1936, o itinerário da linha Muda da Tijuca - Leblon, operada pelas Viação Carioca e Empresa Brasileira de ônibus é alterado em Ipanema, deixando de passar pela rua Prudente de Morais para seguir pelas ruas Barcellos e Nacimento Silva.
Em janeiro de 1936, explorava a linha Madureira - Deodoro.
Em março de 1936, coloca a venda 28 ônibus da marca International e 10 Ford V8 de 28 lugares.
Entre 1936 e 1937, o itinerário da linha Muda da Tijuca - Leblon, é encurtado, passando a fazer ponto final na rua Henrique Dumont, em Ipanema.
Em outubro de 1937, as linhas de ônibus da cidade passam a ser numeradas. A linha Muda da Tijuca - Ipanema ganha a vista 11 (Tijuca - Ipanema). Tinha o seguinte itinerário: Henrique Dumont, Nascimento Silva, Montenegro, Visconde de Pirajá, General Osório, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Barcellos, Avenida Atlântica, Salvador Corrêa, atual Princesa Isabel, rua do Tunnel, Praça Juliano Moreira, rua da Passagem, Praia de Botafogo, Oswaldo Cruz, Praia do Flamengo, Beira Mar, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República, Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Machado Coelho, Haddock Lobo, Conde de Bonfim, até a Muda da Tijuca. Com as seguintes secções:
Henrique Dumont - General Osório, 200 réis
General Osório - Constante Ramos, 200 réis
Constante Ramos - Pavilhão Mourisco, 400 réis
Pavilhão Mourisco - Camerino, 600 réis
Monroe - rua affonso Penna, 600 réis
Rua Affonso Penna - Sáenz Peña, 200 réis
Sáenz Peña - Muda da Tijuca, 200 réis
Passagem direta, 2$000 (2 mil réis)
Linha 4 (Mauá-Ipanema) da Empresa Ônibus de Luxo e
11 (Tijuca-Ipanema) da Viação Carioca
Fotograma de 1938
Em setembro de 1939, a Viação Carioca lança a revista "Ônibus", para divulgar o setor de transporte coletivo e a Empresa.
Em 1939, devido ao lançamento das obras de retificação do traçado da Estrada da Tijuca e a consequente paralisação do tráfego de bondes, a Prefeitura autoriza Mario Bianchi, proprietário das empresas Viação Carioca, Brasileira de Ônibus e Viação Suburbana, a explorar uma linha de omnibus para o Alto da Boa Vista.
Em 30 de dezembro de 1940, falece Mario Bianchi, proprietário das viações Carioca, Brasileira de Ônibus, Suburbana, Picorelli, Cruzeiro do Sul, Rio-Minas e Viação Mineira, além das garagens Taquara Bianchi.
No dia 10 de novembro de 1941, é inaugurada a linha para o Alto da Boa Vista.
Em janeiro de 1946, metade da frota da empresa se encontrava encostada na garagem por falta de peças, em função da segunda guerra.
Em 30 de dezembro de 1940, falece Mario Bianchi, proprietário das viações Carioca, Brasileira de Ônibus, Suburbana, Picorelli, Cruzeiro do Sul, Rio-Minas e Viação Mineira, além das garagens Taquara Bianchi.
No dia 10 de novembro de 1941, é inaugurada a linha para o Alto da Boa Vista.
Em janeiro de 1946, metade da frota da empresa se encontrava encostada na garagem por falta de peças, em função da segunda guerra.
Em 2 de maio de 1947, a Viação Carioca incorpora as empresas Viação Cruzeiro do Sul e Brasileira de Omnibus, assumindo integralmente a operação das linhas 11 (Ipanema-Tijuca) e 29 (Mauá-Monroe).
Em setembro de 1947, a Viação Carioca inaugura os novos ônibus White Coach na linha 11 (Ipanema - Tijuca), com capacidade para 80 passageiros, sendo 40 sentados.
28/06/1947
Novos White Coach da linha 11 (Ipanema-Tijuca)
Automóveis e Acessórios. Fevereiro/1948
Em 20 de junho de 1948, é inaugurada a linha 111 (Usina da Tijuca - Lido). Em 10 de julho de 1948 a linha foi prolongada até a Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, com o seguinte itinerário: Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva, Dias Ferreira, Bartolomeu Mitre, Praça Santos Dumont, Jardim Botânico, até a Ponte das Tábuas.
Linha 111 na Praça Sáenz Peña em 5 de fevereiro de 1950
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
A Noite, 16/04/1951
Garagem da Viação Carioca
Diário da Noite, 13/10/1956
Em novembro de 1952, explorava a linha de lotação Praça 15 - Alto da Boavista, com 8 carros de 19 passageiros. No dia 6 de agosto de 1953, a linha é encurtada, passando a cobrir o trecho Praça 15 - Usina da Tijuca.
linha 111 (Muda - Jockey Club) na Praia do Flamengo por volta de 1953
Ponto final da linha 11 (Gávea - Tijuca) na Avenida
Marquês de São Vicente em dezembro de 1955
Foto Arquivo Nacional
A linha 29 (Mauá - Muda) foi extinta em 1958, substituída em alguns meses pela nova linha 29 (Fábrica das Chitas - Horto Florestal) da Viação Brasília.
Em 1960 a linha 11 (Muda - Copacabana) com 21,900 Km de extensão era operada com 35 carros. Em 1963 seguindo novo plano de transportes a linha foi renumerada para 413.
Avenida Presidente Vargas em 28/02/1962
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Linha 413 (Muda - Forte) em 1964
Carro Cermava Urbano / Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1962
Foto Augusto Antonio dos Santos
Aterro do Flamengo em 1965
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Aterro do Flamengo em 1965
Carro Bons Amigos Urbano / Mercedes-Benz do Brasil LP-321 ano 1958
Foto Augusto Antonio dos Santos
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Linha 413 na Avenida Presidente Vargas em 1968
Foto Arquivo Nacional
Em 1968, a Viação Carioca assumiu a tradicional linha 401 (Rio Comprido - São Salvador), substituindo a Viação Central.
Linha 401 (Rio Comprido - São Salvador) no Rio Comprido em 1971
Segundo o Guia Rex de 1970, a linha 401 (Rio Comprido - São Salvador) tinha o seguinte itinerário: Praça Condêssa Paulo de Frontin, Avenida Paulo de Frontin, Haddock Lobo, Largo do Estácio, Machado Coelho, Presidente Vargas, Praça Pio X, Alfred Agache, General Justo, Marechal Câmara, Franklin Roosevelt, Presidente Wilson, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, Ministro Tavares Lira, Martins Ribeiro, rua São Salvador e Praça São Salvador.
Linha 413 (Muda - Copacabana) na Avenida Nações Unidas em maio de 1972
Linhas e frota determinada em 1973
401- Rio Comprido - São Salvador, 25 carros
413 - Muda - Copacabana, 40 carros
Por volta de 1977, inaugura a linha 412 (Muda - Leme) via Túnel Rebouças.
Linhas em novembro de 1978
401 - Rio Comprido - São Salvador
412 - Muda - Leme, via Túnel Santa Bárbara
413 - Muda - Copacabana
Em dezembro de 1978, a Viação Carioca troca as linhas 401, 412 e 413 pela linha 415 (Usina - Leblon) da Viação Alpha.
A empresa encerrou suas operações em 1981 por não atender a determinação de frota mínima de 120 carros por empresa. Sua única linha, a 415 (Usina - Leblon), foi logo assumida pela Viação Alpha.
Prefixos da frota
72 00
30 000
Garagens
Leite de Abreu, 21, Muda da Tijuca
Conde de Bonfim, 821, Tijuca
Frota
1933 15
1940 23
1941 23
1953 56
1955 39
1959 35
REFERÊNCIAS:
Ao publico ônibus para Praça Sáenz Peña. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 21 setembro 1931. p.5.
AZUREM, Julio. Omnibus entre a Usina da Tijuca e a Muda. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 26 abril 1932. p.6.
Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 maio 1932. p.24.
Eletricista. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 abril 1933. Classificados. p.2.
Inspectoria de Concessões. Expediente do dia 17 de julho de 1933. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 julho 1933. p.20.
O 2º aniversário de uma empresa de auto-omnibus. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 01 abril 1934. p.11.
Reuniões convocadas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 29 junho 1934. p.18.
Guia Official do Tráfego. Rio de Janeiro. Inspectoria do Tráfego. 1935.
Aviso ao público. A Noite. Rio de Janeiro. 03 janeiro 1936. p.6.
O omnibus da linha Madureira - Deodoro. A Noite. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1936. p.23.
Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 março 1936. Classificados. p.38.
Termo de prorrogação de autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 janeiro 1937. p.21.
A Nova Numeração. A Noite. Rio de Janeiro. 11 outubro de 1937.
Ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 setembro 1939. p.5.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Assassinado o Sr. Mario Bianchi. A Noite. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1940. p.2.
Antes tarde do que nunca. A Noite. Rio de Janeiro. 10 novembro 1941. p.8.
Assassinado o Sr. Mario Bianchi. A Noite. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1940. p.2.
Antes tarde do que nunca. A Noite. Rio de Janeiro. 10 novembro 1941. p.8.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 10 junho 1947. Seção 2. p.25.
Caiu do ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 24 maio 1948. p.7.
Aviso ao Público. A Noite. Rio de Janeiro. 09 julho 1948. p.8.
Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.
Caiu do ônibus. A Noite. Rio de Janeiro. 24 maio 1948. p.7.
Aviso ao Público. A Noite. Rio de Janeiro. 09 julho 1948. p.8.
Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.
Ponto Final. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 23 julho 1956. p.23.
O Pranto do Povo. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 19 maio 1958. Primeira seção, página 2.
Lotações para o Alto da Boa Vista. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 11 setembro 1953. p.9.
Ônibus 415. O Globo. Rio de Janeiro. 16 dezembro 1978. p.2.