Auto Viação Cruzeiro do Sul
1932 - 1947
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 20 de dezembro de 1932 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Francisco de Magalhães Castro e Johann Georg Feldhaus.
Em 30 de maio de 1933, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de auto-omnibus Muda da Tijuca-Conselho Municipal com o seguinte itinerário: Marechal Trompowsky, esquina rua Conde de Bonfim, Pinto Guedes, Praça Comandante Xavier de Brito, Avenida Maracanã, Uruguay, Conde de Bonfim, Praça Sáenz Peña, Almirante Cockrane, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Lauro Muller, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma e Rio Branco até o Conselho Municipal. A linha tinha cinco secções tarifárias:
1ª - Muda - Praça Sáenz Peña, 200 réis
2ª - Praça Sáenz Peña - Rua Affonso Penna, 200 réis
3ª - Rua Affonso Penna - Conselho Municipal, 600 réis
4ª - Camerino - Conselho Municipal, 200 réis
5ª - Praça Sáenz Peña - Conselho Municipal, 700 réis
A linha foi inaugurada em 25 de maio de 1933, com intervalos de 10 minutos, realizando a ligação inédita entre o Centro e a Praça Sáenz Peña via rua Mariz e Barros.
Em outubro de 1937, seguindo novo plano de transportes, a linha Monroe - Muda foi numerada, ganhando a vista 29 (Monroe - Muda).
Entre 1940 e 1941, o ponto final da linha 29 (Monroe - Muda) é transferido do Monroe para a Praça Mauá.
A empresa foi extinta em 2 de maio de 1947 ao ser incorporada à Viação Carioca, junto com a Empreza Brasileira de Omnibus.
Sua única linha, a 29 (Mauá - Monroe), continuou a ser operada pela Viação Carioca.
Garagens
1ª - Visconde de Santa Isabel, 426, Vila Isabel
2ª - Rua Babilônia, 49, Tijuca
Frota
1938 9
1940 14
1941 14
Passageiros
1938 1.627.450
1942 1.389.431
1943 992.561
1944 1.202.004
1945 831.897
1946 473.248
REFERÊNCIAS:
Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 junho 1933. p.20.
Itinerário de Omnibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 junho 1933. p.6.
Garages. Almanak Laemmert 1938. Rio de Janeiro. Distrito Federal, p.151.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Departamento de Concessões. Diário Oficial da União. 22 setembro 1947. Seção 2, p.17.