Empresa Viação Guanabara
1932 - 1937
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1932 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Chaves, Filho & Sencadas composta pelos sócios Edmundo Chaves Monteiro e Armando Chaves Monteiro.
Distinta da antiga Viação Guanabara que funcionou entre 1927 e 1931.
Em 13 de junho de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha Palácio Monroe - Estação da Penha, com o seguinte itinerário: Penha, Ibiapina, Uranos, Democráticos, Suburbana, Largo do Benfica, São Luiz Gonzaga, Marechal Deodoro, Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Francisco Bicalho, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Estrada de Ferro, Marechal Floriano, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha 6 secções, cada uma de 200 réis:
1ª - Palácio Monroe - Camerino
2ª - Camerino - Largo da Cancella
3ª - Largo da Cancella - Largo de Benfica
4ª - Largo de Benfica - Estação Bonsucesso
5ª - Estação Bonsucesso - Estação Ramos
6ª - Estação Ramos - Estação da Penha
A linha era explorada em pool com as empresas Selecta e Progresso.
Em abril de 1937, seguindo novo plano de transportes, a linha Monroe - Penha ganha a numeração 37.
A empresa foi extinta em dezembro de 1937, ao se fundir com as empresas Viação Selecta e Viação Progresso formando a Viação Penha.
Sede/Garagem: rua São Christóvão
REFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 14 junho 1932. p.21.
Termo de Transferência e Unificação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1937. p.21.
Comentários