Viação Guanabara S.A.
1927 - 1931
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1927 na cidade do Rio de Janeiro, por Walter Gomes Macedo.
Distinta da Viação Guanabara que funcionou entre 1932 e 1937.
Em 20 de março de 1927, foi autorizada pela Prefeitura a implantar a linha de ônibus Palácio Monroe - Cancella com o seguinte itinerário: Largo da Cancella, São Luiz Gonzaga, Praça Marechal Deodoro (Campo de São Christóvão), Figueira de Mello, rua São Christóvão, Praça da Bandeira, Lauro Muller (Boulevard São Christóvão), Visconde de Itaúna, Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até o ponto final no Palácio Monroe. A linha tinha passagem direta de 600 réis e 3 secções de 200 réis:
1ª - Cancella - Machado Coelho
2ª - Machado Coelho - Camerino
3ª - Camerino - Palácio Monroe
Em primeiro de abril de 1928, a linha Palácio Monroe - Cancella foi substituída pela linha Palácio Monroe - Meyer, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Mangue, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 24 de Maio, Silva Freire, até o ponto final na rua Archias Cordeiro, esquina com Carolina Meyer.
Em agosto de 1927, ao receber dois novos sócios, a empresa foi transformada em sociedade anônima.
Em 30 de novembro de 1928, é assinado o termo aditivo para implantação da linha Palácio Monroe - Piedade, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (Lado do Quartel General), Senador Euzébio, Avenida Lauro Muller, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, Dias da Cruz, rua Engenho de Dentro, Avenida Amaral Peixoto, Clarimundo de Mello, Assis Carneiro, Estação de Piedade. Volta pelo mesmo itinerário, passando pelo rua Visconde de Itaúna em vez da rua Senador Euzébio.
A empresa, em dificuldades financeiras, encerra suas atividades em fevereiro de 1931.
Sede/Garagem: rua Duque de Caxias, 9, Villa Isabel
REFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 março 1927. p.17.
A Empreza Viação Guanabara promete. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 março 1927. p,13.
O Studebaker e o nosso serviço de omnibus. Automóvel Clube. Março 1927. p.16.
Nova linha de omnibus para o Meyer. Gazeta de Notícias. Rio de Janeiro. 30 março 1928. p.4.
Termo Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 dezembro 1928. p.20.
Fallencias e Concordatas. O Paiz. Rio de Janeiro. 30 março 1930.
Queixas a Batalha. A Batalha. Rio de Janeiro. 01 março 1931.
Comentários