Viação Amigos Leopoldinenses S.A - VALSA
1962 - 1986
Histórico
Empresa de transporte coletivo municipal formada em 1962, atendendo às determinações do Governo do Estado da Guanabara, que obrigava os proprietários de lotações individuais a se organizarem em empresas.
A sociedade foi fundada através de Assembleia Geral Constituinte realizada no dia 26 de abril de 1962, com frota inicial de 20 lotações, cadastrados na linha Bonsucesso - Vigário Geral.
A empresa inicia suas atividades explorando a linha Bonsucesso - Vigário Geral, em poucos meses prolongada até o Jardim América. No dia 31 de julho de 1962, 11 lotações de proprietários individuais, que operavam na mesma linha da Empresa, são incorporados à sociedade:
Eduardo Pires, português, lotação nº de ordem 290,
Placa GB-4-37-90, veículo marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1937, motor OM 312 915 MBB 750 1020
Capacidade: 20 passageiros
José Marques Caseiro, português, lotação nº de ordem 426,
Placa GB-5-77-11, veículo marca Ford
Ano de fabricação: 1951, motor Perhins 3266708
Capacidade: 19 passageiros
Luís Augusto Ferreira da Silva, brasileiro, lotação nº de ordem 440,
Placa GB-4-74-55, veículo marca Chevrolet
Ano de fabricação: 1951, motor KE 5173
Capacidade: 20 passageiros
Júlio Thesi, brasileiro, lotação nº de ordem 804,
Placa GB-5-27-19, veículo Fargo
Ano de fabricação: 1952, motor Perhins 3127286
Capacidade: 19 passageiros
João Lima Pimentel, brasileiro, lotação nº de ordem 911,
Placa GB-5-61-19, veículo marca Fargo
Ano de fabricação: 1952, motor T 315 3766
Capacidade: 19 passageiros
Armando dos Anjos Pitta, brasileiro, lotação nº de ordem 1086,
Placa GB-5-49-72, veículo marca Dodge
Ano de fabricação: 1950, motor T 17 819 605
Capacidade: 16 passageiros
José Arnaldo de Oliveira, brasileiro, lotação nº de ordem 1442,
Placa GB-4-10-83, veículo marca Chevrolet
Ano de fabricação: 1951, motor JCM 389580
Capacidade: 16 passageiros
Nestor Dias, brasileiro, lotação nº de ordem 1705,
Placa GB-4-64-17, veículo marca Chevrolet
Ano de fabricação: 1950, motor DEA 611 322
Capacidade: 20 passageiros
Hernandes Martins Marmo, brasileiro, lotação nº de ordem 1829,
Placa GB-4-06-85, veículo marca Chevrolet
Ano de fabricação: 1948, motor FEZ 53071
Capacidade: 20 passageiros
Jair Alves de Campos, brasileiro, lotação nº de ordem 2168,
Placa GB-5-17-50, veículo marca Chevrolet
Ano de fabricação: 1946, motor 254682
Capacidade: 20 passageiros
Antonio Gomes da Costa Filho, brasileiro, lotação nº de ordem 2226,
Placa GB-5-33-39, veículo marca Mercedes Benz
Ano de fabricação: 1951, motor DEA 929328
Capacidade: 20 passageiros
Foto Arquivo Público do Estado de São Paulo
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Para ampliar clique na imagem
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1964 a única linha da empresa a Bonsucesso - Jardim América, que ainda era explorada com lotações, recebeu a numeração 906 e teve paulatinamente sua frota substituída por ônibus.
Avenida Arapogi esquina com rua Iricumé, Braz de Pina, em março de 1965
Linha 906 da Amigos Leopoldinenses e 900 da Manguinhos
Foto Arquivo Nacional
Para ampliar clique na imagem e abra em uma nova guia
Linha 906 (Bonsucesso - Jardim América) na Avenida Arapogi em Braz de Pina
Foto Arquivo Nacional
Para ampliar clique na imagem e abra em uma nova guia
Em 1968, após o fim das empresas Popular Auto Ônibus, Transportes Verocar e Viação Vista Alegre, a VALSA assumiu respectivamente as linhas 341 (Tiradentes - Jardim América), 362 (Praça 15 - Bento Ribeiro) e 940 (Madureira - Praia de Ramos)
Linha 341 (Tiradentes - Jardim América) em 1968
Por volta de 1970 foi dado baixa nas linhas 940 (Madureira - Praia de Ramos) e 362 (Praça 15 - Bento Ribeiro). Foram transferidas respectivamente às empresas Caprichosa Auto Ônibus e Viação Auto Dinâmica.
Em 1971 a Valsa inaugura a linha 907 (Bonsucesso - Parque Colúmbia).
Linha 907 (Bonsucesso - Parque Colúmbia)
rua Leopoldina Rêgo em novembro de 1971
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em junho de 1972 a Valsa inaugura a linha 904 (Jardim América - IAPTEC), parcial da 341, extinta em 1974.
Linhas e frota determinada em 1973
341 - Tiradentes - Jardim América, 35 carros
904 - IAPTEC - Jardim América, 12 carros
906 - Bonsucesso - Jardim América, 18 carros
907 - Bonsucesso - Parque Columbia, 12 carros
Por volta de 1977 foi inaugurada a Linha 342 (Tiradentes - Vigário Geral).
Linhas em novembro de 1978
341 - Tiradentes - Jardim América
342 - Tiradentes - Vigário Geral
904 - Caju - Jardim América
906 - Bonsucesso - Jardim América
907 - Bonsucesso - Pavuna
Em 1979, a Valsa assumiu a linha 943 (Pavuna - Circular da Penha), até então explorada pela Transportes América.
Em 1982, a Valsa inaugura duas linhas:
946 (Fazenda Botafogo - IAPI da Penha) circular. Itinerário: rua Ourinhos, Volta Redonda, Estrada Botafogo, Avenida José Arantes de Melo, Sargento Sílvio Holenback, Prefeito Sá Lessa, Ouseley, Ender, Automóvel Clube, Araçatuba, Aceguá, Cajurana, Guaçupí, Bertichen, Avenida Brasil, Lobo Junior, Guaianases, Nicarágua, Leopoldina Rêgo, Praça Marechal Maurício Cardoso, Santa Basilissa, Santa Engrácia, Comandante Vergueiro da Cruz, Praça Josino Meira Vasconcelos, Comandante Vergueiro da Cruz, Santa Basilissa, Quito, Apiaí, Lobo Junior, Cascais, Lusitânia, Viaduto Lusitânia, Avenida Brasil, rua Farinha, Trigo, Alho, Avenida Brasil, Automóvel Clube, Ender, Ouseley, Prefeito Sá Lessa, Sargento Sílvio Holenback, Avenida José Arantes de Melo, Estrada Botafogo, Volta Redonda e rua Ourinhos.
947 (Honório Gurgel - Circular da Penha) circular. Itinerário: rua Tapiraí, Estrada João Paulo, Safiras, Praça 8 de Maio, Topázios, Rubis, Italianos, Aceguá, Cajurana, Guaçupí, Bertichen, Avenida Brasil, Lobo Junior, Guaianases, Nicarágua, Patagônia, Quito, Apiaí, Avenida Lusitânia, Viaduto Lusitânia, Avenida Brasil, Pedro Jório, Vítor Frond, Automóvel Clube, Araçatuba, Praça Professor Virgínia Cidade, Italianos, Topázios, Praça 8 de Maio, Safiras, Estrada João Paulo, Meruoca, Serinhaem e rua Tapiraí.
Linha 497 (Penha - Cosme Velho) em julho de 1982
Carro Caio Amélia / Mercedes Benz LPO 1113
Foto Donald Hudson
Rua do Cattete em julho de 1982
Foto Donald Hudson
A Empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 181
Linhas em operação: 8
Passageiros/mês: 2.609.206
Em 1985, as linhas 907, 943 e 953 foram transferidas para a Transportes América.
Frota autorizada: 181
Linhas em operação: 8
Passageiros/mês: 2.609.206
Em 1985, as linhas 907, 943 e 953 foram transferidas para a Transportes América.
Linhas da Viação Amigos Leopoldinenses em 1985
Para ampliar clique na imagem
Em junho de 1986, foi suspensa a operação da linha 341 (Jardim América – Castelo) via Braz de Pina.
A Valsa encerrou suas operações em 1986. Suas linhas foram repassadas às seguintes empresas:
Colúmbia Auto Ônibus
342 (Castelo - Jardim América), depois repassada à Viação Paraense
362 (Praça 15 - Honório Gurgel)
497 (Penha - Cosme Velho)
906 (Bonsucesso - Jardim América)
Transportes América
907 (Bonsucesso - Pavuna)
943 (Pavuna - Penha Circular), via rua Mercúrio
946 (Fazenda Botafogo - IAPI da Penha) circular
953 (Pavuna - Penha Circular), via Coelho Neto
Auto Diesel
947 (Honório Gurgel - Circular da Penha) circular
Prefixos da Frota
97 00, Lotações, até 1964
76 500, Ônibus
Sedes/garagens:
Rua Bulhões Marcial, Cordovil
Rua General Correia e Castro, 205, Jardim América
REFERÊNCIAS:
Viação Amigos Leopoldinenses S.A. Diário Oficial do Estado da Guanabara. Parte I. 09 novembro 1962. p. 23853.
Trânsito selvagem mata e fere e, tôda a parte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 08 março 1968. p.11.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
Página lançada em 30 de agosto de 2018.