Viação Top Rio Ltda.
1ª fase 1997 – 2010 Top Rio
2ª fase 2013 – 2015 Via Rio
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1997 na cidade do Rio de Janeiro.
Em princípios de 1998, em licitação, arremata a linha 300 (Praça 15 – Sulacap) por R$ 270 mil, sua primeira linha inaugurada no mesmo ano com o seguinte itinerário: Avenida Alfred Agache, Beco da Música, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, Avenida Rio de Janeiro, pista lateral da Avenida Brasil, Estrada de Camboatá, Viaduto de Deodoro (Estação Deodoro), Avenida Duque de Caxias, São Sebastião, João Vicente, Xavier Curado, General Aranha, Monclaro Mena Barreto, Estrada Japoré, Avenida Alberico Diniz, Fernandes Sampaio, Eusébio de Almeida e Teodoro Sampaio. Volta: Teodoro Sampaio, Mota Maia, Carlos Pontes, Alberico Diniz, Estrada Japoré, Avenida Jambeiro, Praça Professor Cardoso Fontes, Estrada Intendente Magalhães, Xavier Curado, João Vicente, Avenida Duque de Caxias, Viaduto de Deodoro (Estação Deodoro), Estrada de Camboatá, pista lateral da Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Viaduto dos Pracinhas, Presidente Vargas, Rio Branco, Almirante Barroso, Marechal Aguinaldo Caiado de Castro e Avenida Alfred Agache.
Em 1999, a Top Rio foi vendida para a Breda Rio Transportes.
Em 2006, a Via Rio (nome fantasia) assume a linha 261 (Praça XV – Marechal Hermes), substituindo a Breda Rio, com o seguinte itinerário: Terminal Alfred Agache, Avenida Alfred Agache, Visconde de Itaboraí, Primeiro de Março, Dom Gerardo, Rio Branco, Praça Mauá, Rodrigues Alves, Ponte dos Suspiros, Avenida Rio de Janeiro, Almirante Mariath, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Pedro II, Figueira de Mello, rua São Cristóvão, rua Escobar, Campo de São Christóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Cerqueira Daltro, Florentina, Itamarati, Miguel Rangel, Bornéo, Carvalho de Souza, Ministro Edgard Romero, Estrada do Portela, Estrada do Sapé, Mirinduba, Américo Rocha, Praça Lautaro, Carolina Machado, Latife Luvizaro e Antônio Frederico Luzivaro (antiga rua Indaiá) até a esquina da rua Acapu. Volta: Antônio Frederico Luzivaro, Siricí, Latife Luzivaro, Carolina Machado, Praça Lautaro, Américo Rocha, Mirinduba, Estrada do Sapê, Estrada do Portela, Firmino Fragoso, Carolina Machado, Suburbana, Largo de Benfica, Senador Bernardo Monteiro, Anna Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, João Ricardo, Avenida do Exército, Campo de São Christóvão, Santos Lima, Avenida Brasil, Ponte dos Suspiros, Rodrigues Alves, Silvino Montenegro, Venezuela, Sacadura Cabral, Praça Mauá, Rio Branco, Beira Mar, Presidente Antônio Carlos, Praça do Expedicionário, rua Marechal Agnaldo Caiado de Castro, Avenida Alfred Agache, Terminal Alfred Agache.
Em 2010, em função da licitação do novo sistema de transporte coletivo, a Via Rio se fundiu com as empresas Auto Diesel e Breda Rio do mesmo grupo empresarial, formando a City Rio Rotas Turísticas.
Sua única linha, a 300 (Sulacap - Praça 15) foi assumida pela City Rio.
Segunda Fase
Em setembro de 2012, a Secretaria Municipal de Transportes aprovou o restabelecimento da Viação Top Rio.
Em 2 agosto de 2013, a partir de cisão da City Rio, a Top Rio retomou suas operações, com as seguintes linhas:
261 - Marechal Hermes - Castelo
381 - Anchieta - Fundão, antiga 386B
384 - Pavuna - Passeio
385 - Village Pavuna - Passeio
386 - Anchieta -Passeio
399 - Pavuna - Passeio
945 - Pavuna - Cidade Universitária
947 - Pavuna - Coelho Neto
2295 - Pavuna - Castelo
2302 - Mariópolis - Castelo
2346 - Vila Valqueire - Castelo
Em 26 de agosto de 2013, a Secretaria Municipal de Transportes retirou de circulação 16 ônibus da linha 261 (Marechal Hermes - Castelo), em função do mau estado de conservação dos veículos.
Em 3 de abril de 2014, pelo mesmo motivo, a Prefeitura anunciou a cassação das linhas 261 (Marechal Hermes – Centro) e 2304 (Sepetiba – Carioca) ambas do Consórcio Santa Cruz, sendo a 261 operada pela Via Rio Class/City Rio e a 2304 pela Algarve.
Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo-Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas Estrela, Novacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo-Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.
Em 21 de novembro de 2015, por determinação da Secretaria Municipal de Transportes, a linha 386 (Mariópolis–Passeio) foi transferida para a Viação Pavunense.
A Via Rio encerrou suas operações em 27 de novembro de 2015, ao ter sua licença cassada, em função da péssima qualidade do serviço prestado.
Contava com frota de 22 ônibus, sendo 14 com piso baixo sem ar-condicionado.
As 11 linhas da empresa foram assumidas por três consórcios:
Consórcio Internorte
375 - Ricardo de Albuquerque - Passeio
381 - Mariópolis - Fundão
384 - Pavuna - Passeio, via Porto e Anchieta
385 - Village Pavuna - Passeio, via Camboatá
399 - Pavuna - Passeio, via Alcobaça
945 - Pavuna - Fundão
947 - Pavuna - Coelho Neto
2295 - Pavuna - Castelo
2302 - Mariópolis - Castelo
Consórcio Transcarioca
2346 - Vila Valqueire - Castelo, via Avenida Brasil
Consórcio Santa Cruz
300 - Sulacap - Candelária
Prefixos da frota
60 000
B 60 000
Garagem
60 000
B 60 000
Linha 261 (Marechal Hermes - Praça XV) em fevereiro de 2010
Carro Marcopolo Senior Midi / Mercedes-Benz OF 1418
Garagem
Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira 1399, Anchieta. Imóvel ocupado pela Viação Pavunense em janeiro de 2022
CNPJ: 03.055.857/0001-05
REFERÊNCIAS:
Prefeitura perde recursos com a derrubada do veto. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 agosto 1998. p.15.
GOMES, Gabriel Petersen. Via Rio reinicia suas atividades após 2 anos inativada. Portal Flumibuss. 05 agosto 2013.
Prefeitura do Rio tira de circulação 16 ônibus da linha 261 após denúncia. G1 Rio. 27 agosto 2013.
Empresas mudam, serviço não. O Globo. Rio de Janeiro. 28 agosto 2013. p.12.
Procon lacra mais de 20 ônibus em garagem da Zona Norte. O Dia. Rio de Janeiro. 28 julho 2015.
Procon lacra mais de 20 ônibus em garagem da Zona Norte. O Dia. Rio de Janeiro. 28 julho 2015.
Página lançada em 6 de maio de 2018.