Três Amigos


Auto Viação Três Amigos Ltda.
Desde 1957

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1957 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1958, substituindo a Viação Florença a Três Amigos assumiu a operação da linha de ônibus S-29 (Bonsucesso - Bangu), com o seguinte itinerário: Rua Clemanceau, Saint Hilaire, Avenida Itaóca, Praça 19 de Novembro, Democráticos, Uranos, Ibiapina, Braz de Pina, Praça Rubey Wanderley, Estrada do Quitungo, Praça Caraguatá, Monsenhor Félix, Largo de Vaz Lobo, Marechal Rangel (atual Edgard Romero), Largo de Madureira, Estrada do Portela, Américo Brasiliense, Carolina Machado, Viaduto Bento Ribeiro, João Vicente, Avenida Duque de Caxias, Salustiano Silva, Estrada General Canrobert da Costa, Avenida Santa Cruz, Estrada do Realengo, Santa Cecília, Silva Cardoso, Avenida Santa Cruz e Avenida Cônego Vasconcelos.

Em março de 1962, operava a linha Gávea - Mourisco, na Zona Sul.

Em 1964, a linha S-29 (Bangu-Bonsucesso) foi renumerada, recebendo a vista 918 (Bonsucesso-Bangu) e transferida à Transportes Vera

No mesmo ano, inaugura a linha 721 (Cascadura - Vila Cruzeiro), com o seguinte itinerário: rua Aniba, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Largo de Vaz Lobo, Estrada Vicente de Carvalho, Praça do Carmo, Estrada de Braz de Pina, Largo da Penha, Avenida Nossa Senhora da Penha e Praça São Lucas.

Em fevereiro de 1965, encerra suas operações nas linhas circulares abraçantes, 583 (Cosme Velho – Leblon) via Jockey e 584 (Cosme Velho – Leblon) via Copacabana, assumidas pela Mosa

Em 2 de maio de 1965, transfere a linha 350 (Passeio – Irajá) à Viação Central e inaugura a linha 712 (Cascadura - Irajá) com o seguinte itinerário: Praça Marajá (atual Praça Três Lagoas), Aniba, Carolina Machado, Carvalho de Sousa, Viaduto Prefeito Negrão de Lima, Ministro Edgard Romero, Largo de Vaz Lobo, Avenida Monsenhor Félix, Estrada do Portinho e Avenida Brasil até o ponto final no conjunto IAPC do Irajá.





Em 1967, a Mosa cria a linha 939 (Penha-Quintino), logo prolongada até o Meyer, e mais tarde, entre 1967 e 1968, transferida à Viação Três Amigos, que a renumera para 676. Em 22 de novembro de 2014, a linha 676, ainda explorada pela Três Amigos, foi encurtada para o trecho Meyer – Madureira, em função da implantação do BRT Transcarioca, quando foi transformada em linha alimentadora,  recebendo a numeração 676A.





Linha 712 (Irajá - Cascadura) na Avenida Ministro Edgard Romero
Diário de Notícias, 23/09/1970


Entre 1971 e 1972, a Três Amigos inaugura a linha 956 (Penha - Vila Cruzeiro), seção da 721.


Linha 721 (Cascadura - Vila Cruzeiro) na rua Ibiapina, Penha
Foto Arquivo Nacional


Linhas e frota determinada em 1973

676 - Meyer – Penha, via Cascadura, 16 carros
712 - Cascadura – Irajá, 22 carros
721 - Cascadura - Vila Cruzeiro, 22 carros
956 - Vila Cruzeiro – Penha, 2 carros

Em 1974, foi regulamentado o novo serviço de linhas especiais com ônibus rodoviários com poltronas reclináveis e ar-condicionado, logo apelidados de frescão. 

A Viação Três Amigos ganha o controle da Área Seletiva nº 6, que abrangia os bairros de Bonsucesso, Olaria, Ramos e Penha. 

Em 8 de março de 1975, com 12 carros, inaugura sua primeira linha de frescão, a 2061 (Vicente de Carvalho-Castelo) com o seguinte itinerário: Terminal Menezes Cortes, Graça Aranha, Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Pedro II, Campo de São Cristóvão, São Luiz Gonzaga, Largo de Benfica, Suburbana, Democráticos, Itaóca, Uranos, Ibiapina, Estrada de Braz de Pina e Estrada Vicente de Carvalho.

Em função do sucesso, visto os carros já passarem lotados na Penha, em pouco tempo inaugura a linha 2062 (Penha-Castelo), parcial da linha 2061.


Linha 2061 (Castelo - Vicente de Carvalho) na década de 1970

Linha de frescão
Amplia


Linhas em 1978

676 - Meyer – Penha
712 - Cascadura – Irajá
721 - Cascadura - Vila Cruzeiro
956 - Vila Cruzeiro – Penha
2061 - Castelo – Vicente de Carvalho
2062 - Castelo - Penha


Linha 956 (Penha - Vila Cruzeiro)


Em 1981, em função da obrigatoriedade de frota mínima de 120 carros por empresa, a Viação Três Amigos incorpora a tradicional Viação Suburbana, em operação desde 1921. 

A família do senhor José de Castro Barbosa era proprietária das empresas Três Amigos, Caprichosa e Viação Suburbana

Em março de 1981 as empresas Caprichosa e Três Amigos contavam, respectivamente, com frota de 117 e 94 ônibus.

Com o fim da Viação Suburbana a Três Amigos assume em agosto de 1981 as seguintes linhas:

638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes, 53 carros
781 - Cascadura - Marechal Hermes, 13 carros
782 - Cascadura - Marechal Hermes, 13 carros

Em 1982, foi extinta a linha especial com ar-condicionado 2061 (Castelo-Vicente de Carvalho), substituída pela 2071 (Castelo - Vaz Lobo).

A empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 156 convencionais e 17 especiais
Linhas: 7 convencionais e 1 especial
Passageiros/mês: 3.133.082 convencionais e 31.731 especiais

Por volta de 1984,  a Três Amigos assume a linha 904 (Vicente de Carvalho - Praça Dois), até então explorada de forma irregular por particulares. A linha foi extinta em 2012, com o início das obras do BRT Transcarioca.


Linhas da Viação Três Amigos em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem


Em janeiro de 1991, em conjunto com a Viação Nossa Senhora de Lourdes, assume a linha 932 (Penha-Hospital Universitário).

Linhas e passageiros transportados em 1992

638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes - 12.611.973
676 - Meyer - Penha (via Cascadura) - 5.508.195
712 - Cascadura - Irajá - 6.336.962
721 - Cascadura - Vila Cruzeiro - 7.975.097
781 -Cascadura - Marechal Hermes - 4.278.733
782 - Cascadura - Marechal Hermes - 4.273.657
904 - Vicente de Carvalho - Praça Dois - 394.374
932A - Penha - Hospital Universitário - 383.158
956 - Invernada de Olaria - Penha - 2.326.631

Em outubro de 2007, inaugura a linha de integração metrô-ônibus 638A (São Francisco Xavier-Meyer), renumerada para 609 em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal. A linha foi extinta por volta de 2019.


Linha 712 (Cascadura - Irajá) por volta de 2009


Em 2010, com a licitação do novo sistema de ônibus municipal, o serviço parcial da linha 712 (Cascadura-Amarelinho) foi renumerado para 709.

Linhas em 2011

609 - São Francisco Xavier - Méier
638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes, circular
676 - Meyer - Penha, via Cascadura 
709 - Cascadura – Amarelinho, circular
712 - Cascadura – Irajá, circular
721 - Cascadura – Vila Cruzeiro
781 - Cascadura – Marechal Hermes, circular, via Praça Seca
782 - Cascadura – Marechal Hermes, circular, via Rocha Miranda
783 - Marechal Hermes – Praça Seca, circular
956 - Penha - Invernada, circular

Em 24 de maio de 2013, substituindo a linha 261 (Castelo-Marechal Hermes) da Via Rio, as empresas EstrelaNovacap e Pavunense inauguram a linha 265 (Castelo-Marechal Hermes), cada uma com 10 carros. Em primeiro de agosto de 2014 as empresas Caprichosa e Três Amigos entraram no pool, passando cada empresa a operar 8 carros.

Em 2017, foi restabelecida a linha 721 (Vila Cruzeiro-Cascadura), extinta após a implantação do BRT Transcarioca.

Linhas em 2018

609 - São Francisco Xavier - Méier
638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes, circular 
709 - Cascadura - Amarelinho, circular 
712 - Cascadura - Irajá, circular 
721 - Vila Cruzeiro - Cascadura
781 - Cascadura - Marechal Hermes, via Praça Seca
782 - Cascadura - Marechal Hermes, via Rocha Miranda 
783 - Marechal Hermes - Praça Seca, circular

Em 2018, inicia suas operações na linha 685 (Meyer-Irajá), substituindo a Viação Rubanil.

Linhas em fevereiro de 2021, segundo o Moovit

638 - Saens Peña - Marechal Hermes   
685 - Meyer - Irajá   
685 SVA - Meier – Irajá, via Embaú  
712 - Cascadura - Irajá   
721 - Cascadura - Vila Cruzeiro   
783 - Marechal Hermes - Praça Seca, circular

Em 5 de outubro de 2022, a linha 928 (Marechal Hermes - Bonsucesso) foi restabelecida em pool com a Caprichosa.


Linha 638 (Saens Peña-Marechal Hermes) em 08/11/2021 Modelo Caio Apache Vip IV sobre chassi Mercedes-Benz OF 1519 Bluetec5


Prefixo da Frota: 44 500

Garagem: rua Picuí, 505, Bento Ribeiro



REFERÊNCIAS:

Documentos Deferidos. Diário Oficial da União. 13 setembro 1957. Seção 1, p.31.

Ônibus colidiu com bonde. A Noite. 1961, janeiro, 18. Página 8.

Apreendidos 74 ônibus e lotações. Última Hora. 1962, março, 23. Página 2.

Saem do Centro as linhas da Viação Mosa. O Jornal. 1965, janeiro, 31. Página 16.

Auto Viação Três Amigos Ltda.  Diário Oficial do Estado da Guanabara. 1965, maio, 12. 

Fala o povo. Última Hora. Rio de Janeiro. 1965, março, 19. Página 2. 

Página lançada em 20 de outubro de 2018.

Comentários

renato coelho disse…
Saudade dos anos 60 dessa empresa que eu viajava na linha 712 para ir pra Cascadura estudar. Tinha uma disputa de passageiro com a Caprichosa linha 774,era muito legal.