Breda Rio Transportes Ltda.
1994 - 2010
Histórico
A fundação da Breda Rio está ligada à empresa Trans Turismo Petrópolis, com sede em Nova Iguaçu, que operou as linhas Petrópolis-Nova Iguaçu e Petrópolis-Duque de Caxias até 1982, quando passou a atuar somente no setor de fretamento de turismo.
Em 1991, a Trans Turismo Petrópolis adquiriu a Breda Transportes e Turismo Rio Ltda que também operava com fretamento e turismo.
Três anos depois, a Breda Turismo adquire a Auto Diesel e muda sua razão social para Breda Rio Transportes Ltda, iniciando suas operações no segmento de transporte urbano de passageiros na cidade do Rio de Janeiro.
A Breda Rio iniciou suas operações 13 de dezembro de 1994, na linha de ônibus especial Grajaú - Centro, com ônibus rodoviários com ar-condicionado, que só circulavam nos horários de pico da manhã e da tarde.
Em 1995, assume a operação de suas primeiras linhas convencionais, com 4 linhas transferidas da Auto Diesel, do mesmo grupo empresarial:
O Globo, 09/12/1994
Em 1995, assume a operação de suas primeiras linhas convencionais, com 4 linhas transferidas da Auto Diesel, do mesmo grupo empresarial:
484 - Olaria - Copacabana, 40 carros
485 - Penha - General Osório, 25 carros
497 - Penha - Cosme Velho, 35 carros
498 -Penha - Cosme Velho, 23 carros
Em 9 de maio de 1996, inaugura sua segunda linha especial com ar-condicionado, a Penha - Cosme Velho.
O Globo, 23/10/1997
Em julho de 1997, coloca em operação 30 novos ônibus com câmbio automático e motor entre os eixos.
Em 6 de março de 1998, inaugura os 16 primeiros ônibus convencionais com ar-condicionado da cidade, inicialmente nas linhas 485 (Penha - General Osório) e 497 (Penha-Cosme Velho). Além de ar-condicionado os novos carros contavam com televisores com programação própria, suspensão a ar e sistema de freios gradual, evitando paradas bruscas.
Primeiros carros convencionais com ar-condicionado da Breda Rio
Modelo Marcopolo Torino GV sobre chassi Volvo B10M Eco
Em agosto de 1998, a empresa já contava com 70 ônibus equipados com televisores, sendo 16 em ônibus com ar-condicionado.
Em 22 de outubro de 1998, entra em operação o primeiro ônibus com telefone celular público, uma novidade nas linhas municipais.
Via Urbana, Dezembro 1998
Em 1998, a Breda Rio vence a licitação para exploração da linha 261 (Praça 15 - Marechal Hermes), vendida por R$ 3.613.200,00.
No dia 21 de março de 2002, inaugura os primeiros ônibus de piso-baixo (low-entry) na cidade, na linha 484 b (Copacabana - Penha). Eram 13 veículos Urbanuss Buscar, chassi Scania, semi-novos, adquiridos de segunda mão do extinto serviço de ônibus turístico City Rio. Apresentavam enorme diferencial em matéria de conforto, como, piso baixo, ar-condicionado, vidro colado, janelas panorâmicas, música ambiente civilizada, poltronas estofadas, catraca de 3 braços, portas largas, tripulação treinada e suspensão macia. O acesso era feito pela porta dianteira, outra novidade, com a cobrança realizada pelo próprio motorista. O serviço tinha tarifa de 2 R$, ou seja, 82 % acima da tarifa convencional. No dia 22 de abril de 2002, no entanto, a tarifa é reduzida de 2,20 R$ para 1,30 R$.
Em 29 de agosto de 2002, com 7 ônibus low-entry, a serviço da Concessionária Metrô Rio, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Cardeal Arcoverde - General Osório, encurtada para o trecho Siqueira-Campos - General Osório em dezembro do mesmo ano, com a inauguração da estação Siqueira Campos. A linha foi extinta em 8 de junho de 2007.
Em 2002, mais uma vez pioneira, inaugura os primeiros ônibus convencionais com porta central para desembarque.
Em 14 de junho de 2003, inaugura a linha de integração metrô-ônibus Gávea - Siqueira Campos, com 11 ônibus com ar-condicionado e tempo de viagem de 35 minutos. A linha foi encurtada para o trecho General Osório-Gávea, com a inauguração da estação General Osório em dezembro de 2009.
Linha Siqueira Campos - Ipanema na Praça General Osório em outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante
Linha 485 (Penha-General Osório) em outubro de 2004
Foto Marcelo Almirante
Em 2004, a Viação Andorinha foi incorporada ao grupo Breda Rio.
Em 22 de agosto de 2005, início da operação de parte dos 30 novos ônibus com ar-condicionado, modelo Marcopolo Viale Scania K 310 IB, nas linhas de integração metrô-ônibus Siqueira Campos - Gávea e Siqueira Campos - Ipanema, adquiridos para renovação da frota.
Linha Metrô Siqueira Campos - Ipanema, no ponto de desembarque
da rua Figueiredo Magalhães em 20/09/2005
Foto Marcelo Almirante
Interior de um Marcopolo Viale Scania K 310 IB
Foto Marcelo Almirante
Em junho de 2006, início da operação dos ônibus Viale Marcopolo Scania K 310 IB na linha 484-B , com novo lay-out externo. Os carros com menos de 1 ano de uso, circularam nas linhas de integração metrô-ônibus Gávea e Ipanema, entre agosto de 2005 e abril de 2006.
Em 2006, substituindo a Breda Rio, a Via Rio assume a operação da linha 261 – Praça 15 – Marechal Hermes.
Em abril de 2006, a Breda Rio rescinde o contrato com a concessionária Metrô Rio e encerra suas operações nas linhas de integração metrô-ônibus Siqueira Campos-General Osório e Siqueira Campos- Gávea, assumidas em pool pelas empresas São Silvestre e Vila Isabel.
Em 6 de novembro de 2010, início da vigência do novo sistema de ônibus municipal. As empresas Breda Rio, Auto Diesel, Erig, Amigos Unidos, Feital, Zona Oeste e Top Rio foram extintas por não terem participado do processo de licitação do novo sistema.
Últimas linhas da Breda Rio
261 - Praça 15 - Marechal Hermes
484 - Olaria - Copacabana
485 - Penha - General Osório, via Túnel Santa Bárbara
497 - Penha - Cosme Velho
498 - Circular da Penha - Cosme Velho
906 - Caju - Jardim América
1095 - Castelo -Pavuna
Prefixo da Frota: 95 000
Sedes/Garagens:
1ª Rua Figueiredo Rocha, 104, Vigário Geral
2ª Rua do Alho, 303, Penha Circular
REFERÊNCIAS:
Metrô e vans por parceria. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 09 maio 1996. p.21.
Serviço Especial Penha - Castelo. O Globo. Rio de Janeiro. 30 outubro 1997. Jornais de Bairro, p.5.
Serviço Especial Penha - Castelo. O Globo. Rio de Janeiro. 30 outubro 1997. Jornais de Bairro, p.5.
Ônibus do Rio adota transmissão automática. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 23 agosto 1997. Carro e Moto, p.2.
Rio já tem ônibus com ar e TV. Jornal do Brasil. 1998, março, 6. Cidade, página 22.
RAMOS, Mônica. Prefeitura perde recursos com a derrubada de veto. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 agosto 1998. Página A-15.
RAMOS, Mônica. Prefeitura perde recursos com a derrubada de veto. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 14 agosto 1998. Página A-15.
Página lançada em 31 de maio de 2018.