Auto Viação Metropolitana Limitada
1928 - 1939
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em setembro de 1928 na cidade do Rio de Janeiro, pelos sócios Annibal Marchesini, Vito Brillante e P.Santos & Cia.
Em 18 de janeiro de 1929, foi autorizada pela Prefeitura do Distrito Federal a implantar a linha Theatro Lyrico - Largo dos Leões, com o seguinte itinerário: Theatro Lyrico, Senador Dantas, Luiz de Vasconcellos, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, rua Humaytá até o Largo dos Leões. Volta pelo mesmo itinerário até a rua Luiz de Vasconcellos, seguindo pela rua do Passeio, Praça Floriano, Treze de Maio até o Theatro Lyrico. A linha tinha duas seções:
1ª - Theatro Lyrico - Pavilhão Mourisco, 400 réis
2ª - Pavilhão Mourisco - Largo dos Leões, 200 réis
Em 30 de agosto de 1929, foi autorizada a implantar a linha Rio Comprido - Igrejinha, com o seguinte itinerário: rua da Estrella, Largo do Rio Comprido, Avenida Paulo de Frontin, Haddock Lobo, Machado Coelho, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel General), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Pasteur, Wencesláu Braz, Praça Juliano Moreira, rua do Tunnel, Salvador Correia, Atlântica até o Forte de Copacabana. A linha tinha 6 seções:
1º - Estrella - Machado Coelho, canto de Visconde de Itaúna, 200 réis
2º - Machado Coelho - Camerino, 200 réis
3º - Camerino - Palácio Monroe, 200 réis
4º - Palácio Monroe - Pavilhão Mourisco, 400 réis
5º - Pavilhão Mourisco - Barroso (atual Siqueira Campos), 400 réis
6º - Barroso - Forte de Copacabana, 200 réis
Em 1932, inaugura a linha Leopoldina - Palácio Monroe, via rua Itapiru, com frota de 2 ônibus, em pouco tempo prolongada até o Pavilhão Mourisco. Em outubro de 1932, a empresa contava com frota patrimonial de 6 ônibus.
Em 28 de janeiro de 1932, a empresa foi adquirida pela firma Emilio Stebert & Cia.
Matéria - Diário de Notícias, 11/03/1932
Automóvel-Club, Março/1932, p.31
Em 29 de dezembro de 1935, seguindo novo Plano de Transportes, organizado pela Prefeitura, a linha Leopoldina - Pavilhão Mourisco foi dividida em duas linhas, com os seguintes itinerários:
1ª - Castello - Pavilhão Mourisco: Castello, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo até o Pavilhão Mourisco. A ser operada pela Viação Excelsior.
2ª - Monroe - Leopoldina: Palácio Monroe, Rio Branco, Praça Mauá, Acre, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel General), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Francisco Bicalho até a estação da Leopoldina.
O seccionamento da linha, segundo a Prefeitura, visava diminuir o fluxo de omnibus na Avenida Rio Branco. A medida, no entanto foi revogada. Em pouco tempo a Viação Metropolitana retomou a operação da linha original Leopoldina - Mourisco.
Em outubro de 1937, operava uma única linha de ônibus, a 14 (Leopoldina - Mourisco). Em 1938, segundo o Anuário Estatístico do Distrito Federal a linha, com 53.294 viagens, transporta 1.845.766 passageiros. No ano seguinte transporta 1.876.459 passageiros. Em fevereiro de 1938, a linha era explorada junto com a Viação Estrella do Norte.
A Viação Metropolitana encerra sua atividades por volta de janeiro de 1940, quando operava sua única linha de ônibus, a 14 (Leopoldina-Mourisco), que passa a ser operada em conjunto pelas empresas Estrella do Norte e Excelsior.
Linhas da Viação Metropolitana
Em 18 de novembro de 1941, a Prefeitura do Distrito Federal, através do Departamento de Concessões, autoriza a incorporação das empresas Viação Natal, Viação Metropolitana e Viação Cruzeiro à Viação Estrella do Norte.
Garagens
Rua São Christóvão, 26
Avenida Francisco Bicalho, São Cristóvão
REFERÊNCIAS:
Junta Commercial. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 27 setembro 1928. p.18.
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1929. p.19.
Inspectoria de Concessões. Expediente do Dia 19 de setembro de 1929. Termo Additivo. Jornal do Brasil. 20 setembro 1929. p.20.
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 janeiro 1932. p.25.
Os novos omnibus da A.V.Metropolitana. Automóvel-Club. Rio de Janeiro. Março 1932. p.31.
Queixas e reclamações. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 outubro 1932. p.7.
Serviço de Omnibus. Os Pontos Terminaes no Centro da Cidade. Novas Determinações da Prefeitura do distrito Federal. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 21 dezembro 1935. p.5.
Chocou-se com uma árvore na Praia do Flamengo. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 24 fevereiro 1938. p.6.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 22 novembro 1941. Seção 2, p.23.