1955 - 1987
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1955 na cidade do Rio de Janeiro.
Inaugura sua primeira linha de ônibus em 1955, a 119 (Campo de São Cristóvão – Leblon), com o seguinte itinerário: Campo de São Cristóvão, Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Praça Deodoro, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Nações Unidas, Túnel do Pasmado, Lauro Sodré, Túnel Novo, Barata Ribeiro, Djalma Ulrich, Nossa Senhora de Copacabana, Francisco Sá, Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá, Ataulfo de Paiva e Praça Professor Azevedo Sodré.
A linha 119 foi prolongada em 1956 até a Gávea e extinta em 1957 ao ser substituída pela linha 123 (Estrada de Ferro-Gávea) via Humaitá, da própria empresa, com o seguinte itinerário: Praça Cristiano Otoni, Praça Duque de Caxias, Presidente Vargas, Avenida Passos, Praça Tiradentes, rua da Carioca, Largo da Carioca, Almirante Barroso, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, rua Humaitá, Jardim Botânico, Praça Santos Dumont, Marquês de São Vicente até a Praça Augusto de Lima.
Linha 123 (Estrada de Ferro - Gávea)
O Jornal, 07/10/1960
Em 1964, seguindo novo plano de transportes, a linha 123 (Estrada de Ferro - Gávea) foi renumerada recebendo a vista 176 (Estrada de Ferro - Gávea).
Linha 176 na Praia do Flamengo por volta de 1965
Para ampliar clique na imagem
Largo da Carioca em dezembro de 1967
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Em 1968, a Colúmbia assumiu a linha 498 (Circular da Penha - Cosme Velho), até então explorada pela Viação Galo de Ouro, com o seguinte itinerário: Praça Portugal (atual Praça Antônio José de Almeida, rua Cuba, Belizário Pena, Nicarágua, Leopoldina Rêgo, Cardoso de Morais, Francisca Haiden, Praça Lopes Ribeiro, Dona Isabel, Praça das Nações, Avenida Paris, Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Presidente Vargas, Alfred Agache, General Justo, Marechal Câmara, Presidente Wilson, Beira Mar, Largo da Glória, Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho. Volta: rua Cosme Velho, Laranjeiras, Largo do Machado, Cattete, Largo da Glória, Beira Mar, General Justo, Alfred Agache, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Brasil, Avenida Nôvo Rio, Dona Isabel, Praça das Nações, Cardoso de Morais, Leopoldina Rêgo, Nicarágua, Conde Agrolongo, Cuba e Praça Portugal.
Jornal do Brasil, 27/08/1971
Para ampliar clique na imagem
Linhas e frota determinada em 1973
176 - Estrada de Ferro - Gávea, 29 carros
498 - Circular da Penha - Cosme Velho, 31 carros
Linhas em 1979
176 - Estrada de Ferro - Gávea
498 - Circular da Penha - Cosme Velho
Em 1981, inaugura a linha 175 (Estrada de Ferro - Alvorada) via Copacabana e Avenida das Américas, repassada à Amigos Unidos no primeiro semestre de 1987.
Linha 343 (São Francisco - Vista Alegre) em julho de 1982
Foto Donald Hudson
Em outubro de 1982, inaugura a linha 299 (Cavalcanti – Castelo), com ponto final em Cavalcanti na rua Laurindo Filho. A linha foi criada atendendo aos apelos dos moradores para cobrir a falta da linha 277 (Praça XV - Madureira) da Viação Estrela de Prata, extinta em abril de 1981.
Segundo o Guia Rex de 1984, a linha 299 (Cavalcanti - Castelo) tinha o seguinte itinerário: Nilo Peçanha, Rio Branco, Almirante Barroso, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Presidente Vargas, Francisco Bicalho, Viaduto Engenheiro Paulo Souza Reis, Figueira de Mello, Pedro II, Contorno da Quinta da Boa Vista, Bartolomeu de Gusmão, Visconde de Niterói, Praça Guilherme Guinle, rua Anna Nery, Largo do Pedregulho, São Luiz Gonzaga, Prefeito Olímpio de Mello, Viaduto Anna Nery, Major Suckow, Doutor Garnier, Canindé, Lino Teixeira, Largo do Jacaré, 2 de Maio, Souza Barros, Propícia, Capitão Resende, rua Cachambí, Capitão Jesus, Praça Avaí, Cirne Maia, rua Honório, Vasco da Gama, Suburbana, Viaduto Cristóvão Colombo, José dos Reis, Jorge Nascimento e Silva, Ivan de Oliveira Lima, Álvaro Miranda, Automóvel Clube, Padre Januário, Doutor Nicanor, Dona Emília, Automóvel Clube, Silva Vale, Laurindo Filho, Zeferino da Costa, Porto Calvo, travessa Laurido Filho e rua Laurindo Filho.
Também em 1982, inaugura a linha 174 (Estrada de Ferro-Gávea), com o seguinte itinerário: Terminal Procópio Ferreira (Central), Praça Duque de Caxias, Marechal Floriano, Avenida Passos, Praça Tiradentes, República do Paraguay, Evaristo da Veiga, Senador Dantas, Luís de Vasconcelos, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, São Clemente, Largo dos Leões, rua Humaitá, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea, rua Cedro e rua Mary Pessoa.
A Empresa em dezembro de 1982
Frota autorizada: 120
Linhas em operação: 6
Passageiros/mês: 2.059.610
Linha 175 (Estrada de Ferro - Alvorada) na Avenida Atlântica em 1984
Foto Moacir Sá Pereira
Linhas da Colúmbia em 1985
Para ampliar clique na imagem
Em 14 de maio de 1986, inaugura a linha 177 (Praça Mauá - São Conrado) via Avenida Niemeyer, repassada no ano seguinte à Transportes Amigos Unidos, junto com as linhas 174 e 175.
Em meados de 1986, após falência da Viação Amigos Leopoldinenses a Colúmbia assumiu as seguintes linhas:
342 - Castelo - Jardim América, depois transferida à Viação Paraense
362 - Praça XV - Honório Gurgel
497 - Penha - Cosme Velho
906 - Bonsucesso - Jardim América
Em princípios de julho de 1987, a Colúmbia encerra suas operações em 4 linhas:
292 - Castelo - Inhaúma
497 - Penha - Cosme Velho
498 - Penha Circular - Cosme Velho
906 - Caju - Jardim América
Mantendo em operação 6 linhas, com 249 ônibus:
274 - Castelo - Maria da Graça
296 - Castelo - Irajá
299 - Castelo - Cavalcante
336 - Vista Alegre - Praça XV
555 - Cidade de Deus - Gávea
711 - Rio Comprido - Rocha Miranda
Em 29 de julho de 1987, a CTC assumiu emergencialmente a a linha 336 (Vista Alegre - Praça XV), abandonada pela Colúmbia, que também tinha desistido de operar a linha 555 (Cidade de Deus-Gávea).
Também por volta de 1987, a linha 176 (Estrada de Ferro-Hotel Nacional) foi transferida para a Transportes Mosa.
O último ônibus da Colúmbia circulou em julho de 1987.
Prefixos da frota
96 50, década de 1950
31 500
31 500
Garagens
Rua Barão de São Félix, 148
Rua Doutor Ezequiel, 54, Cidade Nova. Atual Centro de Manutenção do Metrô
Rua Ricardo Machado, 801, São Christóvão
REFERÊNCIAS:
O ônibus colidiu com o lotação. Luta Democrática. Rio de Janeiro. 14 outubro 1958. p.5.
Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.
Empresas alegam defasagem nas tarifas e falta de peças. O Globo. Rio de Janeiro. 17 julho 1987. Jornal de Bairro. p.10.
CTC põe ônibus em linha que empresa deixou. O Globo. Rio de Janeiro. 29 julho 1987. p.8.
Passageiros de Vista Alegre ficam sem condução. O Globo. Rio de Janeiro. 30 julho 1987. p.18.