Lubrasa

Transportadora Rodoviária Luso Brasileira S. A.
Transportadora Lubrasa S.A.

1942 - 1951

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1942 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas atividades no segmento de transporte de carga.

A Noite, 08/10/1942, p.7


Em abril de 1944, altera sua denominação de Transportadora Rodoviária Luso Brasileira S. A para Transportadora Lubrasa S.A.

Iniciando suas atividades no ramo de transporte de passageiros, em novembro de 1946, ao adquirir o acervo da Viação Cruz de Malta, com as seguintes linhas:

81 (Largo de Santa Rita - Grajaú). Itinerário: Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Mangue,  Elpídio da Boa Morte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Pareto, Santa Sofia, Barão de Mesquita, Barão Bom Retiro, Caruarú, Avenida Júlio Furtado e Grajaú.

82 (Largo de Santa Rita - Grajaú). Itinerário: Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Mangue,  Elpídio da Boa Morte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão de Bom Retiro, Avenida Júlio Furtado e Grajaú.

A Noite, 08/11/1946, p.8


Em 1948, após a compra de novos ônibus da marca Reo, a empresa ganhou a concessão de duas novas linhas: 

107 (Grajaú - Laranjeiras), inaugurada em 20 de janeiro de 1948, com o seguinte itinerário: rua Caruarú, esquina de Canasvieiras, Júlio Furtado, Borda do Mato, Bambuí, Rosa e Silva, Praça Nobel, Sá Viana, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim, Almirante Cochrane, Mariz e Barros, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, Cattete, Largo do Machado, rua das Laranjeiras, rua General Glicério e Praça Jardim Laranjeiras.

115 (Grajaú-Cosme Velho), inaugurada em 18 de maio de 1948 com o seguinte itinerário: Mearim, Araxá, Julio Furtado, Caruaru, Barão de Mesquita, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, rua do Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, rua das Laranjeiras  e rua Cosme Velho. Com passagem direta de Cr$ 2,50 e três seções tarifárias de Cr$ 1,00 cada:

1ª - Grajaú - Rua Affonso Penna
2ª - Rua Affonso Penna - Lapa
3ª - Lapa - Cosme Velho


Diário da Noite, 21/01/1948, p.8


Em 21 de janeiro de 1948, os pontos finais das linhas 81 e 82 são transferidos do Largo de Santa Rita para a Candelária.

Linhas em 1948

48 - Club Naval - Laranjeiras
81 - Grajaú - Candelária
82 - Grajaú - Candelária
107 - Grajaú - Laranjeiras
115 - Grajaú - Cosme Velho

Em 9 de junho de 1949, foi autorizada pela prefeitura a paralisar provisoriamente as seguintes linhas:

48 - Club Naval - Laranjeiras
82 - Grajaú - Candelária
107 - Grajaú - Laranjeiras


Linha 107 (Grajaú-Laranjeiras) na rua Engenheiro Richard, Grajaú, em julho de 1949
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Linha em dezembro de 1949

48 - Club Naval - Laranjeiras
115 - Grajaú - Cosme Velho


Ônibus marca Reo. Diário Carioca, 18/05/1950, p.5.


Em 1950, foram extintas as linhas 48 e 107 e a 115 foi encurtada, passando o cobrir o trecho Estrada de Ferro - Laranjeiras.

A empresa, em dificuldades financeiras encerrou suas operações em 1951, apesar de sua falência ter sido decretada em 29 de junho de 1950.

Sua última linha, a 115 (Estrada de Ferro-Laranjeiras) foi assumida pela EMO.

Garagem: Avenida Engenheiro Richard, 21, Grajaú


REFERÊNCIAS:

Transportadora Rodoviária Luso-Brasileira S. A. Diário Oficial da União. 01 junho 1943. Seção 1, p.50.

Transportadora Rodoviária Luso-Brasileira S. A. Diário Oficial da União. 05 abril 1944. Seção 1, p.50.

Aos Moradores de Grajaú. A Noite. Rio de Janeiro. 08 novembro 1946. p.8.

Transportadora Lubrasa S.A. A Noite. Rio de Janeiro. 17 maio 1948. p.2.

Relatório e Contas da Gestão. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 19 abril 1950. p.8.

115 o ônibus que nunca chega. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1951. p.2.

Transportadora S.A. Diário Oficial da União. 01 novembro 1955. Seção 1, p.47.










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