Transportadora Rodoviária Luso Brasileira S. A.
Transportadora Lubrasa S.A.
1942 - 1951
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1942 na cidade do Rio de Janeiro.
Inicia suas atividades no segmento de transporte de carga.
A Noite, 08/10/1942
Em abril de 1944, altera sua denominação de Transportadora Rodoviária Luso Brasileira S. A para Transportadora Lubrasa S.A.
Iniciando suas atividades no ramo de transporte de passageiros, em novembro de 1946, ao adquirir o acervo da Viação Cruz de Malta, com as seguintes linhas:
81 (Largo de Santa Rita - Grajaú). Itinerário: Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Mangue, Elpídio da Boa Morte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Almirante Cochrane, Pareto, Santa Sofia, Barão de Mesquita, Barão Bom Retiro, Caruarú, Avenida Júlio Furtado e Grajaú.
82 (Largo de Santa Rita - Grajaú). Itinerário: Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Mangue, Elpídio da Boa Morte, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, Barão de Mesquita, Barão de Bom Retiro, Avenida Júlio Furtado e Grajaú.
Em 1948, após a compra de novos ônibus da marca Reo, a empresa ganhou a concessão de duas novas linhas:
107 (Grajaú - Laranjeiras), inaugurada em 20 de janeiro de 1948, com o seguinte itinerário: rua Caruarú, esquina de Canasvieiras, Júlio Furtado, Borda do Mato, Bambuí, Rosa e Silva, Praça Nobel, Sá Viana, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim, Almirante Cochrane, Mariz e Barros, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, Cattete, Largo do Machado, rua das Laranjeiras, rua General Glicério e Praça Jardim Laranjeiras.
115 (Grajaú-Cosme Velho), inaugurada em 18 de maio de 1948 com o seguinte itinerário: Mearim, Araxá, Julio Furtado, Caruaru, Barão de Mesquita, Praça Sáenz Peña, Conde de Bonfim, Haddock Lobo, Machado Coelho, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, rua do Cattete, Pedro Américo, Bento Lisboa, Largo do Machado, rua das Laranjeiras e rua Cosme Velho. Com passagem direta de Cr$ 2,50 e três seções tarifárias de Cr$ 1,00 cada:
1ª - Grajaú - Rua Affonso Penna
2ª - Rua Affonso Penna - Lapa
3ª - Lapa - Cosme Velho
Diário da Noite, 21/01/1948
Em 21 de janeiro de 1948, os pontos finais das linhas 81 e 82 são transferidos do Largo de Santa Rita para a Candelária.
Linhas em 1948
48 - Club Naval - Laranjeiras
81 - Grajaú - Candelária
82 - Grajaú - Candelária
107 - Grajaú - Laranjeiras
115 - Grajaú - Cosme Velho
Em 9 de junho de 1949, foi autorizada pela prefeitura a paralisar provisoriamente as seguintes linhas:
48 - Club Naval - Laranjeiras
82 - Grajaú - Candelária
107 - Grajaú - Laranjeiras
Linha 107 (Grajaú-Laranjeiras) na rua Engenheiro Richard, Grajaú, em julho de 1949
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
Linha em dezembro de 1949
48 - Club Naval - Laranjeiras
115 - Grajaú - Cosme Velho
Ônibus marca Reo
Diário Carioca, 18/05/1950
Em 1950, foram extintas as linhas 48 e 107 e a 115 foi encurtada, passando o cobrir o trecho Estrada de Ferro - Laranjeiras.
A empresa, em dificuldades financeiras encerrou suas operações em 1951, apesar de sua falência ter sido decretada em 29 de junho de 1950.
Sua última linha, a 115 (Estrada de Ferro-Laranjeiras) foi assumida pela EMO.
Garagem: Avenida Engenheiro Richard, 21, Grajaú
REFERÊNCIAS:
Transportadora Rodoviária Luso-Brasileira S. A. Diário Oficial da União. 01 junho 1943. Seção 1. p.50.
Transportadora Rodoviária Luso-Brasileira S. A. Diário Oficial da União. 05 abril 1944. Seção 1. p.50.
Aos Moradores de Grajaú. A Noite. Rio de Janeiro. 08 novembro 1946. p.8.
Transportadora Lubrasa S.A. A Noite. Rio de Janeiro. 17 maio 1948. p.2.
Relatório e Contas da Gestão. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 19 abril 1950. p.8.
115 o ônibus que nunca chega. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 12 janeiro 1951. p.2.
Transportadora S.A. Diário Oficial da União. 01 novembro 1955. Seção 1. p.47.
Comentários