Independência


Independência Auto Omnibus Ltda.
1930 - 1956

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1934 na cidade do Rio de Janeiro por José Bento Ferreira.

Distinta da empresa Independência Auto Ônibus que funcionou entre 1927 e 1929.

Em 29 de dezembro de 1930, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos, com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Lauro Muller, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana e rua Cabuçú até a esquina da rua Lins de Vasconcelos. Com passagem direta de 1$000 réis e 5 secções tarifárias:

1ª - Palácio Monroe - Camerino, 200 réis 
2ª - Camerino - Rua Affonso Penna, 200 réis
3ª - Rua Affonso Penna - Praça Barão de Drummond, 400 réis
4ª - Praça Barão de Drummond - Lins de Vasconcelos, 200 réis 
5ª - Palácio Monroe - Praça Barão de Drummond, 800 réis

Em 4 de agosto de 1931, a Viação Popular foi autorizada a implantar a linha Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos, com o mesmo itinerário da linha da Independência.


Jornal do Brasil, 18/04/1935, p.22


Em outubro de 1937, a linha Monroe - Lins de Vasconcellos é numerada ganhando a vista 24 (Monroe - Lins de Vasconcellos). Em 1938 a linha era operada com 14 carros.

Em dezembro de 1937, o senhor Angelo Ferrari entra como sócio. Até então José Bento Ferreira era o único proprietário da empresa.

Em 1938,  é inaugurada a linha 84 (Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos), auxiliar da linha 24 e operada em conjunto com a Viação Popular.


Diário de Notícias, 19/04/1941, p.1 segunda secção


O Radical, 01/06/1943, p.21


Em 14 de fevereiro de 1947, foi autorizada pelo Prefeitura do Distrito Federal a implantar a linha de ônibus 104 (Barão de Drummond - Ipanema) com o seguinte itinerário: Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Haddock Lobo, Machado Coelho, Presidente Vargas, Rio Branco, Beira Mar, Praia do Flamengo, Oswaldo Cruz, Praia de Botafogo, Voluntários da Pátria, Humaitá, Jardim Botânico, Praça Artur Bernardes (atual Praça Santos Dumont), Bartolomeu Mitre, Dias Ferreira e Ataúlfo de Paiva. Com passagem direta de Cr$ 3,60 e três seções tarifárias:

1º - Barão de Drummnond - Lapa, Cr$ 1,60
2º - Estrada de Ferro - Ipanema, Cr$ 2,00
3º - Ponte das Táboas - Ipanema, Cr$ 0,60

A linha foi inaugurada em 24 de maio de 1947 com modernos ônibus GMC Coach, apelidados pela população de gostosões. 


Linha 106 (Lins Vasconcellos - Urca) em 1950

Praça Barão de Drummond em 1951. Foto Arquivo Nacional


Em março de 1953, em função da restrição de importação de peças de veículos, imposta pelo governo, apenas 19 carros da frota de 69 estavam em circulação.

Em 1954, em função da falta de material rodante, as linhas 104 e 106 eram operadas com intervalos de mais de 30 minutos, gerando inúmeras reclamações.

Linhas em abril de 1955

84        Lins - Largo de Santa Rita
104      Barão de Drummond - Ipanema
106      Lins - Urca


Diário da Noite, 13/08/1955, p.3


Em 3 setembro de 1955, inaugura a linha 284 (Castelo-Madureira), única linha de ônibus a ligar Madureira ao Centro. 

Em 1955, é extinta a linha 84 (Lins de Vasconcellos - Largo de Santa Rita)

No mesmo ano a operação da linha 104 (Barão de Drmmond - Lido) foi transferida para a nova empresa Bandeirantes Auto Ônibus, depois renomeada para Transportes Vila Isabel. 

A Independência encerra suas operações em janeiro de 1956, ao transferir sua última linha, a 106 (Lins - Urca), à ETAL


Tribuna da Imprensa, 09/01/1956, p.5


Garagem: Gonzaga Bastos, 412, Vila Isabel


Frota

1938        14
1939        14
1940        14
1941        14
1946        24
1952        59


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 março 1936. p.19.

Garages. Almanak Laemmert 1938. Rio de Janeiro. Distrito Federal, p.151.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Aviso ao Público. O Globo. Rio de Janeiro. 23 maio 1946. p.6.

Passagem nos ônibus da Linha 104. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 30 maio 1947. p.3.

Retirada do Tráfego a quarta parte dos ônibus do Distrito Federal. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 24 março 1953. p.2.

Pedem o cancelamento das concessões dadas à V.Independência. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 09 abril 1954. Segunda Seção. p.7.

60 dias para aprovar o novo plano dos ônibus. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 05 abril 1955.

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