Popular

Auto Viação Popular
1931 - 1950

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro pela firma Lopes & Figueiredo, composta pelos sócios José Corrêa Lopes e José de Figueiredo.

Distinta da empresa Popular Auto Ônibus que funcionou entre 1958 e 1968.

Em 4 de agosto de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-omnibus, a Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos com o seguinte itinerário: Rua Lins de Vasconcellos, esquina de Cabuçu, rua Cabuçu, Dona Romana, Barão de Bom Retiro, Visconde de Santa Isabel, Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, São Francisco Xavier, Mariz e Barros, Lauro Muller, Mangue, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco, Santa Luzia, México e Araújo Porto Alegre, esquina de Rio Branco. A linha, com passagem direta de 1$000,  tinha três secções tarifárias:

1ª - Lins de Vasconcellos - Praça Barão de Drummond, 200 réis
2ª - Praça Barão de Drummond - Rua Affonso Penna, 400 réis
3ª - Rua Affonso Pena - Araújo Poro Alegre, 600 réis

A linha foi inaugurada em primeiro de setembro de 1931.


Correio da Manhã, 01/09/1931, p.3.


Em 14 de julho de 1933, o senhor José de Figueiredo se retira da sociedade.


Lusitania, 31/08/1933, p.38

Lusitania, 30/09/1933, p.74


Sino Azul, Maio 1934, p.23

O Imparcial, 07/06/1936, p.7


Em 18 de agosto de 1936, a Viação Popular, de propriedade da firma Lopes & Figueiredo, composta pelos sócios Antonia Bessa Lopes e José Correia Lopes Junior, é vendida para a firma José Correia Lopes & Companhia. A Viação Popular explorava duas linhas de omnibus com os seguintes itinerários:

Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos - Maria Luisa: Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Praça Onze de Junho, Mangue, Lauro Muller, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, Ibituruna, Morais e Silva, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, Lins de Vasconcellos até a esquina da rua Maria Luisa. Com 5 secções tarifárias:

1ª - Monroe - Praça General Portinho, 600 réis
2ª - Praça General Portinho - Praça Barão de Drummond, 400 réis
3ª - Praça Barão de Drummond - Cabuçu, 200 réis
4ª - Cabuçu - Lins de Vasconcellos, esquina de Maria Luisa, 200 réis
5ª - Monroe - Praça Barão de Drummond, 800 réis

Palácio Monroe - Lins de Vasconcellos - Cabuçú: Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Praça Onze de Junho, Mangue, Lauro Muller, Praça da Bandeira, Mariz e Barros, São Francisco Xavier, 28 de Setembro, Praça Barão de Drummond, Visconde de Santa Isabel, Barão do Bom Retiro, Dona Romana, Cabuçu, Lins de Vasconcellos até a esquina da rua Maria Luisa. Com 5 secções tarifárias:

1ª - Monroe - Rua Affonso Penna, 600 réis
2ª - Rua Affonso Penna, - Praça Barão de Drummond, 400 réis
3ª - Praça Barão de Drummond - Cabuçu, 200 réis
4ª - Cabuçu - Lins de Vasconcellos, 200 réis
5ª - Monroe - Praça Barão de Drummond, 800 réis

Em outubro de 1938, seguindo novo Plano de Transportes, a linha de Lins e Vasconcellos é numerada ganhando a vista 24 (Monroe - Lins de Vasconcellos).


The National Geographic Magazine, setembro 1939

Linha 24 (Monroe-Lins de Vasconcellos) na Avenida Rio Branco
A Noite Suplemento, 20/06/1941, p.8


Linhas em 1945

84 - Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos
85 - Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos, via Ibituruna

A linha 84 era operada junto com a empresa Independência Auto Ônibus, desde 1934.

Em 1947, a linha 85 - Largo de Santa Rita - Lins de Vasconcellos é prolongada até a Praia Vermelha, na Urca.


Diário Carioca, 01/10/1950, p.4


A empresa foi extinta em 1950, ao ser absorvida pela empresa Independência Auto Ônibus, quando operava as linhas 84 (Lins de Vasconcellos - Largo de Santa Rita) e 85 (Lins de Vasconcellos - Largo de Santa Rita).

Garagem: rua Anna Nery, 179-185, Benfica. Garage Estrêla.

Frota

1935        25
1940        21
1941        21


REFERÊNCIAS:

Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 agosto 1931. p.20.

Uma nova linha de omnibus nos suburbios. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 01 setembro 1931. p.3.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 15 julho 1933. p.21.

Viação Popular. Vida Doméstica. Rio de Janeiro. Junho 1935. p.66.

Termo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 agosto 1936. p.19.

Extensão das linhas urbanas no Distrito Federal. Anuário Estatístico do Distrito Federal 1946. Estatística Econômica, p.65. 

Donos do bairro. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 01 outubro 1950. p.4.

Nas garras de um monopólio os ônibus de Lins e Vila Isabel. Imprensa Popular. 18 março 1951. p.1.

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