Empreza Viação Cruzeiro
1931 - 1941
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por João Cruz.
Distinta da Auto Viação Cruzeiro que funcionou entre 1928 e 1929.
Em 19 de agosto de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-lotação, a Estação Penha - Estação Vigário Geral, com o seguinte itinerário: Estação da Penha, rua Plínio de Oliveira, Estrada de Braz de Pinna, Estrada Rio-Petrópolis até a Estação Vigário Geral. Volta pela rua dos Romeiros até a Estação da Penha.
Em 22 de novembro de 1932, o senhor João Cruz vende a empresa para Domingos Alves.
Em 30 de janeiro de 1933, foi autorizada a implantar a linha de auto-lotação Circular da Penha - Praça Ramalho Ortigão com o seguinte itinerário: Circular da Penha, rua do Portinho (atual rua Lobo Junior) e rua Ouriques, com ponto final na Praça Ramalho Ortigão. Atual esquina da Avenida Camões. Com passagem única de 200 réis.
Em 11 de fevereiro de 1933, inaugura a linha Penha - Caxias, via Braz de Pinna, com um horário combinado com os trens da Penha.
Em 29 de maio de 1933, foi autorizada a implantar uma linha de omnibus circular na Penha, com o seguinte itinerário: Estação da Penha, rua Canadá, Honduras, Lobo Junior, Praç Vera Cruz, Cuba, Ingahy, Guatemala, rua Montevideo até a Estação da Penha. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Estação Penha - Rua Cuba
2ª - Rua Cuba - Estação Penha
Em 12 de agosto de 1933, foi autorizada a implantar a linha de omnibus Estação Bomsucesso - Praça Doutor Miguel (Apicú) com o seguinte itinerário: Estação de Bomsucesso, rua Doutor Cardoso de Moraes, Estrada do Norte (atual Avenida Teixeira de Castro), Estrada do Engenho da Pedra até a Praça Doutor Miguel. Com passagem única de 200 réis.
Em 4 de abril de 1934, segundo a Prefeitura, a linha Parada de Lucas - Praça da Laguna estava com o tráfego suspenso.
Linha Penha - Caxias. A Nação, 30/01/1935
Em fevereiro de 1935, explorava também a linha de omnibus Bonsucesso - Fábrica de Gazes.
Em 14 de abril de 1935, foi autorizada a estabelecer a linha de omnibus Bomsucesso - Fábrica de Máscaras contra Gazes com o seguinte itinerário: Estação de Bomsucesso, rua Doutor Cardoso de Morais, Estrada do Norte até a Fábrica de Máscaras contra Gazes. Com passagem direta de 300 réis e duas secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Estação de Bomsucesso - Estrada do Norte, esquina rua 20 de Março
2ª - Estrada do Norte, esquina rua 20 de Março - Fábrica de Máscaras contra Gazes
Em abril de 1935, explorava também as linhas Olaria - Cascatinha e Penha - Parada de Lucas.
Entre 1937 e 1938, a Viação Estrella do Norte assume a linha S-76 (Penha - Caxias).
Em 18 de novembro de 1941, a empresa foi adquirida pela Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro, proprietária da Viação Estrella do Norte.
REEFERÊNCIAS:
Termo de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 22 agosto 1931. p.21.
Inaugurou-se a linha de omnibus Caxias - Penha. A Noite. Rio de Janeiro. 11 fevereiro 1933. p.2.
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 novembro 1932. p.23.
Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 janeiro 1933. p.21.
Termo Additivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 maio 1933. p.22.
Termo de Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 agosto 1933. p.32.
Inspectoria de Concessões. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 abril 1934. p.21.
Multa. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 novembro 1934. p.32.
Multa. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 fevereiro 1935. p.28.
Edital. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 março 1935. p.20.
Empreza Viação Cruzeiro. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 abril 1935. p.19
Termo Additivo de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 05 abril 1935. p.19.
De Caxias. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 07 março 1937. p.4.
Departamento de Concessões. Diário Oficial da União. 22 novembro 1941. Seção 2. p.23.
Página lançada em 8 de março de 2022.
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