Viação Estrella do Norte
1932 - 1958
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 1933 na cidade do Rio de Janeiro por Djalma P. Tavares, brasileiro.
Em 12 de dezembro de 1932, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de auto-omnibus Grajahú - Conselho Municipal com o seguinte itinerário: Rua Caravelas, esquina da rua Grajahú, Professor Valadares, Barão de Mesquita, Morais e Silva, Ibituruna, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Visconde de Itaúna (ida), Senador Euzebio (volta), Praça da República (lado Quartel), Marechal Floriano, Visconde de Inhaúma, Rio Branco até a Praça Floriano ao lado do Conselho Municipal. Com 4 secções tarifárias:
1ª - Ponto Inicial Grajahú - Barão de Mesquita, esquina rua Uruguay, 200 réis
2ª - Barão de Mesquita, esquina rua Uruguay - Praça General Portinho, 200 réis
3ª - Praça General Portinho - Praça Floriano, 600 réis
4ª - Camerino - Praça Floriano, 200 réis
Em 6 de novembro de 1933, foi autorizada a implantar a linha de auto-omnibus Laranjeiras - Praça Mauá com o seguinte itinerário: Rua das Laranjeiras, esquina da rua Rumania, Praça Duque de Caxias (Largo do Machado), Bento Lisboa, Pedro Américo, Catete, Largo da Glória, Beira Mar, Rio Branco e Praça Mauá. Com passagem direta de 600 réis e 3 secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Laranjeiras - Praça Duque de Caxias
2ª - Praça Duque de Caxias - Praça Marechal Floriano
3ª - Praça Marechal Floriano - Praça Mauá
Diário da Noite, 12/02/1935
Em 23 de setembro de 1935, a empresa vende à Viação Grajahú a linha Grajahú - Palácio Monroe, via Barão de Mesquita, pela quantia de 360:000$000 (Trezentos e sessenta contos de réis).
Em 1936, desativa a linha Laranjeiras - Praça Mauá e assume a operação da linha Palácio Monroe - Braz de Pinna, até então operada pela Rio de Janeiro Auto Omnibus com o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Rio Branco, Visconde de Inhaúma, Marechal Floriano, Praça da República (lado Quartel), Senador Euzebio (ida), Visconde de Itaúna (volta), Mangue, Francisco Bicalho, Francisco Eugenio, rua São Cristóvão, Avenida Pedro Ivo, Quinta da Boa Vista, São Luiz Gonzaga, Largo do Pedregulho, rua Anna Nery, Costa Lobo, Licínio Cardoso, Largo do Benfica, Suburbana, Democráticos, Uranos, Estrada Rio-Petrópolis até a Estação de Baz de Pinna. Com dez secções tarifárias:
1ª - Palácio Monroe - Camerino, 200 réis
2ª - Palácio Monroe - Estação Barão de Mauá, 400 réis
3ª - Estação Barão de Mauá - Largo da Cancella, 200 réis
4ª - Largo da Cancella - Largo do Benfica, 200 réis
5ª - Largo do Benfica - Estação de Bonsucesso, 200 réis
6ª - Estação de Bonsucesso - Estação de Ramos, 200 réis
7ª - Estação de Ramos - Estação da Penha, 200 réis
8ª - Estação da Penha - Estação de Braz de Pinna, 200 réis
9ª - Palácio Monroe - Estação da Penha, 1$200 réis
10ª - Estação Barão de Mauá - Estação da Penha, 1$000 réis
Em 19 de março de 1937, a Viação Estrella do Norte, de propriedade do senhor Djalma P. Tavares, é vendida para a Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro, depois denominada Companhia de Transportes, Comercial e Importadora.
Linhas em outubro de 1938
14 - Leopoldina - Mourisco, ex-Viação Metrópole
39 - Monroe - Braz de Pinna
99 - Arsenal da Marinha - Braz de Pinna, auxiliar da linha 39
Diário Carioca, 23/07/1939
Em março de 1939, a Viação Penha foi adquirida pela Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro, proprietária da Viação Estrella do Norte, que incorpora as seguintes linhas:
36 - Monroe - Penha, via rua Bella
37 - Monroe - Penha, via Largo da Cancella
38 - Monroe - Praça do Carmo
Em março de 1939, a Viação Estrella do Norte já explorava as linhas S-75 (Penha - Parada de Lucas) e S-76 (Penha - Duque de Caxias), substituindo a Viação Cruzeiro.
Em 18 de novembro de 1941, a Prefeitura autoriza a Viação Estrella do Norte incorporar as empresas Viação Natal, Viação Metropolitana e Viação Cruzeiro.
Linhas transferidas da Viação Natal
S-64 - Olaria - Cascatinha
S-73 - Penha - Rua Dionízio
S-74 - Penha - Vila da Penha
S-78 - Cordovil - Vila Meriti
Em 4 de novembro de 1945, a Prefeitura autorizou a transferência e incorporação das empresas Viação Santa Teresa e Viação Santos Dumont à Viação Estrella do Norte, cuja proprietária era a Companhia de Transportes, Comercial e Importadora, sucessora da Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro.
Linhas incorporadas da Viação Santa Teresa:
S-21 - Madureira - Estação de Colégio
S-24 - Madureira - Bento Ribeiro
S-25 - Madureira - Coelho Neto
Linhas em 1946
36 - Tiradentes - Penha, via rua Bella
37 - Tiradentes - Penha, via São Luiz Gonzaga
38 - Tiradentes - Penha, via Largo da Cancella
39 - Tiradentes - Braz de Pina
96 - Arsenal da Marinha - Penha
97 - Arsenal da Marinha - Penha
98 - Arsenal da Marinha - Praça do Carmo
99 - Arsenal da Marinha - Braz de Pina
S-21 - Madureira - Estação Colégio
S-22 - Madureira - Irajá
S-23 - Madureira - Penha
S-24 - Madureira - Bento Ribeiro
S-25 - Madureira - Coelho Neto
S-26 - Madureira - Rocha Miranda
S-73 - Penha - Rua Dionízio
S-74 - Penha - Vila da Penha
S-75 - Penha - Parada de Lucas
S-76 - Penha - Vigário Geral
S-76 - Penha - Caxias
S-78 - Cordovil - Avenida Meriti
Em abril de 1948, o itinerário da linha 98 (Arsenal da Marinha - Praça do Carmo) foi modificado, deixando de passar na rua Uranos, para seguir pela Avenida Brasil. O ponto final no Centro também foi transferido do Arsenal da Marinha para a Candelária. Em janeiro de 1949, a linha foi prolongada até Vaz Lobo, gerando protestos dos moradores da Praça do Carmo que reclamavam que os ônibus já chegavam lotados no bairro.
Em agosto de 1947, é criada a linha 38 (Praça Tiradentes – Parada de Lucas), via Avenida Brasil.
Linha 36 (Penha - Tiradentes)
O Jornal, 02/06/1949
Diário de Notícias, 14/02/1950
Linha 98 (Vaz Lobo - Candelária) na Avenida Brasil esquina com Lobo Junior em 1950
Foto Museu NTU
Entre 1951 e 1952, foi suspensa a operação da linha 39 (Braz de Pina - Tiradentes).
Linhas em 1951
14 - Leopoldina - Mourisco
36 - Penha - Tiradentes
37 - Penha - Tiradentes
38 - Braz de Pina - Tiradentes
39 - Braz de Pina - Tiradentes
98 - Candelária - Vaz Lobo
S-22 - Madureira - Irajá
S-76 - Penha - Parada de Lucas - Caxias
Linha 37 (Praça Tiradentes - Penha). Segundo Nélio Lima foi o primeiro ônibus Scania a rodar no Brasil, em dezembro de 1948, importado da Suécia pela Siemol - Sociedade Importadora de Equipamentos para Motores Ltda. Foto Museu NTU
Linha Penha-Caxias na rua Itabira, Braz de Pina, em novembro de 1956
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
A Viação Estrella do Norte foi extinta em 1958, quando operava as linhas 38 (Tiradentes - Braz de Pina) e Penha - Duque de Caxias, assumidas respectivamente pelas empresas Transportes Escol e Intermunicipal.
Garagens
1ª - Rua Castro Barbosa, 22, Grajaú
2ª - Estrada Braz de Pina, 148, Penha. Depois ocupada pela Transportes Intermunicipal
Frota
1939 84
1940 76 12 (suburbana)
1941 76
1946 112
1953 93
1955 34
1958 20
Passageiros
1938 21.524.716
REFERÊNCIAS:
Termo Inicial de Obrigação. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 13 dezembro 1932. p.22.
Termo de Aditivo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 07 novembro 1933. p.21.
Termo de Transferência de Obrigações. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 01 outubro 1935. p.18.
As pistas do Andarahy transformadas em pista de corridas. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 janeiro 1935. p.16.
Atropelado por um auto-omnibus. Diário da Noite. Rio de janeiro. 18 junho 1935. p.2.
Termo de Prorrogação e Transferência de Autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 março 1937. p.22.
Chocaram-se o ônibus e a limousine. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 08 março 1939. p.11.
Com a Inspectoria do Tráfego. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 maio 1940. p.5.
Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 22 novembro 1941. Seção 2. p.23.
Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 28 novembro 1945. Seção 2. p.40.
Com a Prefeitura e a Viação Estrella do Norte. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 18 abril 1948. p.6.
Prejudicados os moradores da Praça do Carmo com o prolongamento da linha 98. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 14 janeiro 1949. p.6.
Restabelecimento de linha de ônibus. A Manhã. Rio de Janeiro. 24 setembro 1952.
Departamento de Concessões. Diário Oficial da União. 04 janeiro 1955. Seção 2. p.43.
Situação da greve em cada empresa de ônibus. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 junho 1958. p.7.