Santos Dumont


Viação Léa
Viação Santos Dumont

1929 - 1945

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1929 na cidade do Rio de Janeiro por Arlindo Estrella.

Em março de 1930, a Viação Léa reinaugura a linha de omnibus Penha – Madureira, via Estrada de Braz de Pinna, suspensa em 1928, por uma outra empresa, em função da falta de manutenção das vias.

Em 15 de abril de 1930, inaugura a linha Estação Anchieta - Estação Pavuna, com tempo de viagem de 12 minutos e duas seções tarifárias:

1ª - Estação Anchieta - Capella das Freiras (Estrada de Pau Ferro)
2ª - Capella das Freiras - Estação Pavuna


O Paiz, 27/02/1930
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Em 30 de março de 1930 inaugura a linha Penha - Praça Maria do Carmo (atual Praça do Carmo).


O Paiz, 04/04/1930
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Em maio de 1930, desativa a linha Estação Madureira - Estação Sapê, em função do péssimo estado de conservação da rua Conselheiro Galvão.

Em primeiro de junho de 1930, inaugura a linha de omnibus Penha - Braz de Pinna, com ponto final nos terrenos da Companhia Melhoramentos do Brasil.

Em 11 de julho de 1930, foi autorizada pela prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar a linha de auto-omnibus Madureira - Irajá.

Em fevereiro de 1931, inaugura uma linha de omnibus entre a Praça das Nações em Bonsucesso e a Rua Barreiros, via Estrada do Norte (atual Avenida Teixeira de Castro), ainda não pavimentada, com horários combinados com os trens da Estrada de Ferro Leopoldina.

Em 25 de fevereiro de 1931, inaugura a linha Madureira - Meyer. 

Em 29 abril de 1931, inaugura a linha Madureira - Coqueiros, com passagem única de 150 réis.

Em 17 de dezembro de 1931, o senhor Arlindo Estrella, em dificuldades financeiras, vende a empresa para Joaquim Simões Estrella. Em 26 de fevereiro de 1932, a denominação da empresa foi trocada de Viação Léa para Viação Santos Dumont.

Em 26 de agosto de 1932, a Inspectoria de Concessões cassa a autorização das linhas Madureira - Penha e Madureira - Irajá, por terem sido paralisadas por mais de 24 horas, sem justa causa. Em pouco tempo as linhas foram restabelecidas.

Em 29 de dezembro de 1932, o senhor Joaquim Simões Estrella vende a empresa para Hermes de Caires .

Em fevereiro de 1933, a empresa explorava também a linha Madureira - Meyer, via Avenida Suburbana.

Em 20 de março de 1937, o senhor Hermes de Caire vende a empresa para Amorim Godinho de Almeida, que assume as seguintes linhas:

Madureira Irajá. Itinerário: Estrada Marechal Rangel (atual Avenida Ministro Edgard Romero), Estrada Monsenhor Félix e Freguesia de Irajá. Com duas secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Madureira - Largo de Vaz Lobo
2ª - Vaz Lobo - Irajá

Madureira - PenhaItinerário: Carolina Machado, Maria Freitas, Carvalho de Sousa, Estrada Marechal Rangel (atual Avenida Ministro Edgard Romero), Largo de Vaz Lobo, Estrada Vicente de Carvalho, Estrada Braz de Pinna e Estação da Penha. Com passagem direta de 600 réis e quatro secções tarifárias de 200 réis cada:

1ª - Estação Madureira - Largo de Vaz Lobo
2ª - Largo de Vaz Lobo - Estação Vicente de Carvalho
3ª - Estação Vicente de Carvalho - Largo Maria do Carmo
4ª - Largo Maria do Carmo - Estação da Penha

Em outubro de 1937, seguindo novo Plano de Transportes, as duas linhas da empresa são numeradas ganhando as vistas S-22 (Madureira - Irajá) e S-23 (Madureira - Penha).

Segundo uma matéria da revista Rio Illustrado de 1937  a Viação Santos Dumont, atendia os bairros de Irajá, Penha, Vaz Lobo, Madureira e adjacências com frota de 12 carros. O proprietário da empresa era Dilermano Ávila Cunha.


Ponto final da rua Carolina Machado, junto à estação de Madureira em 1937
Foto Rio Illustrado


Linhas em 1939

S-21 - Madureira - Estação Colégio
S-22 - Madureira - Irajá
S-23 - Madureira - Penha

Por volta de 1942, a Viação Santos Dumont foi adquirida pela Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro, proprietária da Viação Estrella do Norte.

Em 4 de novembro de 1945, a prefeitura autoriza a transferência e incorporação das empresas Viação Santa Teresa e Viação Santos Dumont à Viação Estrella do Norte, cuja proprietária era a Companhia de Transportes, Comercial e Importadora, sucessora da Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro.

Linhas incorporadas à Viação Estrella do Norte

S-22 - Madureira - Irajá
S-23 - Madureira - Penha

Garagens

1ª - Rua Maia Cardoso, Braz de Pinna

2ª - Rua Coronel Soares, 2, Irajá

3ª - Praça Botafogo, 20, Pilares

4ª - Estrada Marechal Rangel, 941, Vaz Lobo, atual Avenida Ministro Edgard Romero.

5ª - Rua das Mangueiras, 25, Vaz Lobo. No antigo depósito dos bondes de tração animal da linha Madureira - Irajá

Frota        

1936         12
1940         12


REFERÊNCIAS:

Os omnibus de Madureira a Penha e os reparos da Estrada de Braz de Pinna. O Paiz. Rio de Janeiro. 27 fevereiro 1930. p.5.

A Inauguração da linha de omnibus da Penha à Praça Maria do Carmo. O Paiz. Rio de Janeiro. 04 abril 1930. p.8.

Mais um importante melhoramento local. O Jornal. Rio de Janeiro. 17 abril 1930. p.12.

Braz de Pinna terá mais uma linha de omnibus. O Paiz. Rio de Janeiro. 01 junho 1930. p.8.

Outra rua intransitável. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 04 junho 1930. p.4.

Com a Viação Léa. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 agosto 1930. p.12.

Com a empresa de Viação Léa. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 06 dezembro 1930. p.11.

Um melhoramento para Bonsucesso. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 24 fevereiro 1931. p.7.

Madureira-Meyer, A Viação Léa e a sua nova linha. Diário Carioca. Rio de Janeiro. 25 fevereiro 1931. p.10.

Um supposto atentado contra a garage de Irajá. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 27 março 1931. p.3.

Quatro desconhecidos surram o motorista dentro do próprio omnibus. A Batalha. Rio de Janeiro. 27 março 1931. p.2.

Auto-omnibus até Coqueiros. A Noite. Rio de Janeiro. 28 abril 1931. p.3.

Faliu depois de ter prejudicado os chauffeurs de praça. A Noite. Rio de Janeiro. 17 novembro 1931. p.2.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 19 dezembro 1931. p.18.

Termo Additivo. Substituição do nome da empresa. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 março 1932. p.29.

Inspectoria de Concessões. Expediente de 26 de agosto de 1932. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 agosto 1932. p.22.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 30 dezembro 1932. p.12.

Falencia Decretada. O Paiz. Rio de Janeiro. 13 abril 1934. p.7.

Termo de Prorrogação e Transferência de Autorização. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 31 março 1937. p.9.

O patrão agrediu o operário em Madureira. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 06 janeiro 1939. p.11.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Sociedade Cooperativa dos Chauffeurs Proprietários do Rio de Janeiro. Diário Oficial da União. 08 março 1943. Seção 1. p.48.

Termo de Incorporação e Transferência de Autorização. Diário Oficial da União. 28 novembro 1945. Seção 2. p.40.

Página lançada em 22 de fevereiro de 2022.

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