Revista Suburbana, Setembro 1933
Em 16 de abril de 1939, a Prefeitura concede, a título precário, à Companhia Geral de Habitações e Terrenos S.A. autorização para implantar uma linha de auto-omnibus entre a Ribeira e a Villa Waldemar Falcão na Ilha do Governador, com tarifa inteira de 400 réis.
Entre 1941 e 1945, segundo o Anuário Estatístico do Distrito Federal de 1946, a Ilha do Governador era servida por 4 linhas de ônibus:
S-82 - Ribeira - Freguezia
S-83 - Ribeira - Fleixeiras
S-84 - Ribeira - Jardim Guanabara
S.E. - Ribeira - Valdemar Falcão
Em 1946, segundo a publicação Veículos do Distrito Federal, a Ilha do Governador contava com frota de 9 ônibus, distribuídos em 3 empresas:
Linhas de ônibus da Ilha do Governador em 1968
Transportes Paranapuan S.A.
322 - (Castelo - Zumbi)
328 - (Castelo - Bananal)
634 - (Sáenz Peña - Freguesia)
910 - (Bananal - Madureira)
Empresa Viação Ideal S.A.
324 - (Castelo - Ribeira)
326 - (Castelo - Bancários)
696 - (Meyer - Cocotá)
Empresa de Transportes Guanabarina Ltda.
901 - (Bonsucesso - Bananal)
Linhas de ônibus da Ilha do Governador em 1968
Guia Zaz
Em 25 de junho de 1984, inauguração do novo sistema de transporte coletivo da Ilha do Fundão, com frota de 4 ônibus gratuitos e um terminal de transbordo para as linhas convencionais.
Em outubro de 1988, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), apresenta o plano de implantação do sistema transporte integrado da Ilha do Governador, com um terminal de integração no bairro da Portuguesa e quatro linhas troncais para o Centro. O projeto nunca foi executado.
Texto - Ônibus na Ilha do Governador no período 1931- 1951, por Jaime G.Moraes
REFERÊNCIAS:
Guia Zaz. Indicador Rosenburg. Rio de Janeiro - GB. Dama Propaganda Ltda. 1969.
Comentários