1931 -
por Jaime Moraes, Ilha do Governador. O passado no presente
Ribeira - Atracação – 1934. Foto Hemeroteca Digital / BN
Embora inaugurado em 1931, o sistema de transporte rodoviário demorou algum tempo até ser regulamentado, o que ocorreu somente em 1934. Na ocasião, a empresa que explorava o serviço de ônibus era de propriedade do Sr. Emygdio Luiz de Freitas e teve a sua primeira garagem na Praia da Olaria, próximo ao prédio onde funcionou a primeira agência da Companhia telefônica, no Cocotá, passando depois para o Galeão.
Existiam apenas duas linhas: Ribeira – Pedra dos Amores, obedecendo ao itinerário : Rua Maldonado ; Estrada do Jequiá; Estrada do Tenaro ( atual Mileto Maciel ) ; Estrada da Cacuia ; Rua Tenente Cleto Campelo ; Praia de Olaria ; Praia do Cocotá ; Praia do Barão ; Rua Bojurú ; Rua Guiricema ; Rua Jussiapé ; Rua Pio Dutra ; Estrada das Pedrinhas ( atual Magno Martins ) ; Rua Comendador Bastos e Pedra dos Amores. A passagem inteira custava 300 Réis.
A Segunda linha ia da Ribeira até o Jardim Guanabara, segundo o itinerário: Rua Maldonado; Praia do Jequiá ; Estrada da Radiotelegrafia ( Estrada A ) ; Praia da Bica e Jardim Guanabara. A passagem custava 400 Réis, dividida em 2 seções.
Segundo o acordo feito pela empresa de ônibus e a Companhia Melhoramentos da Ilha do Governador, que explorava o sistema de bondes elétricos na Ilha, os ônibus não podiam trafegar em vias onde passassem os bondes.
Na foto, o terminal da Ribeira, podendo se observar na lateral do ônibus da Linha Pedra dos Amores a inscrição E L Freitas.
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