Suburbana


Mario Bianchi & Cia.
Auto Viação Suburbana

1921 - 1981

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1921 na cidade do Rio de Janeiro por Mario Bianchi, comerciante de origem italiana. 

Considerada a primeira empresa de ônibus dos subúrbios.

Inicia suas operações em 1921, a título precário, com a linha de auto-omnibus Madureira - Meyer, via Penha, passando por bairros não atendidos pelos trens de subúrbio, em estradas não pavimentadas, esburacadas, que dificultava a operação da linha.

Em pouco tempo transferiu suas operações para a linha Tanque - Vargem Grande, via Taquara, logo após a conclusão das obras de pavimentação da estrada Tanque - Vargem Grande, com 24 Km de extensão.

Em 1922, operou uma linha de omnibus especial para o recinto da  Exposição do Centenário, com 6 jardineiras Ford com bancos de palinha.

O senhor Mario Bianchi, além de empresário de omnibus era motocyclista, o Sr.Mario Bianchi tinha uma loja de aluguel e concerto de bicicletas e motocycletas, em sociedade com um irmão, na rua Salvador de Sá nº 187, além de uma carpintaria na Estrada Vicente de Carvalho nº 19.

Correio da Manhã, 15/07/1922


Em 1924, recebe a autorização definitiva para explorar a linha de auto-omnibus Tanque - Vargem Grande, via Taquara até então operada a título precário.


Linha Tanque - Vargem Grande. Vamos lêr, 04/11/1943


Em agosto de 1926, inaugura a linha Cascadura - Freguezia, via Taquara.

Em 3 de setembro de 1927, inaugura a linha Madureira - Irajá, via Estrada Marechal Rangel (atual Edgard Romero) e Avenida Monsenhor Félix, com ponto final na estação Colégio da Estrada de Ferro Rio d´Ouro.

Em 1927, a firma Mario Bianchi & Comp, com frota de 6 omnibus, explorava duas linhas de omnibus: 

Cascadura – Freguezia, via Taquara
Madureira – Irajá


11/09/1927


Em 5 de maio de 1928, a firma Bianchi & Cia foi autorizada a usar a denominação Auto Viação Suburbana para identificar seus ônibus e automóveis.

Em primeiro de julho de 1928, inaugura a linha Madureira - Vicente de Carvalho, via Cascadura e Cavalcanti.

Em 6 de agosto de 1928, inaugura a linha Madureira - Tury-assu e Sapê, prósperas localidades da Linha Auxiliar. Em pouco tempo a linha foi prolongada até Honório Gurgel após a reconstrução da ponte sobre o rio das Pedras na rua dos Diamantes.

Em 12 de agosto de 1928, inaugura a linha Estação de Cascadura – Freguezia via Praça Seca, Tanque e Taquara.

Em 1929, a firma Bianchi & Cia. abre uma officina mechanica no Largo do Campinho nº 15. 

Em setembro de 1931, o senhor Mario Bianchi adquire a concessão da linha Estação Campo Grande - Carapía, até então explorada pela Companhia Campo Grande do empresário Alexandre Marcondes dos Santos.

Em 6 de abril de 1932, adquire a concessão da Empreza Auto Viação Avenida.

Em 26 de agosto de 1932, a Inspectoria de Concessões cassa a autorização da linha Cascadura - Ramos, via Penha e Irajá.

Em maio de 1934, a linha Ramos - Inhaúma foi cassada, por ter sido paralisada por mais de 24 horas sem justa causa.

Em 1936, inaugura uma linha de omnibus para Cavalcanti.


O Globo, 26/04/1941

Correio da Manhã, 02/11/1941

Linhas em 1944

S-1 - Oswaldo Cruz - Meyer
S-32 - Taquara - Rio Grande

Em 1948, a linha S-32 (Taquara - Rio Grande) é transferida para a Transporte Santa Maria.

Em 1949, substituindo a Viação Universalinicia suas operações na linha 76 (Madureira - Sáenz Peña), com o seguinte itinerário: Estação de Cascadura, Carolina Machado, Largo de Cascadura, Avenida 29 de Outubro (atual Suburbana), Largo da Abolição, Avenida 29 de Outubro, Largo dos Pilares, Avenida 29 de Outubro, José Bonifácio, Archias Cordeiro, Praça do Engenho Novo, Souza Barros, Silva Freire, Tunnel, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Visconde de Santa Isabel, Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, Largo do Maracanã, São Francisco Xavier, Almirante Cochrane e Praça Sáenz Peña. Em 1951, a linha foi prolongada até Marechal Hermes, recebendo a vista 76 (Marechal Hermes - Sáenz Peña)


Ponto final da linha 76 na estação de Madureira em 1949


Em 1950, a Viação Suburbana inaugurou a linha de ônibus S-28 (Cascadura - Ricardo de Albuquerque), extinta entre 1951 e 1952.


Linha S-1 (Meyer - Marechal Hermes) em 1950


Em novembro de 1952, explorava também duas linhas de lotação, com 15 carros de 20 passageiros:

Marechal Hermes - Cascadura
Marechal Hermes - Meyer

Em 1958, a linha 76 (Marechal Hermes - Sáenz Peña) foi renumerada, ganhando a vista S-76 (Marechal Hermes - Sáenz Peña), recebendo o S distintivo de linha suburbana.


Viaduto Anna Nery em 1957

Linha S-76 (Marechal Hermes - Sáenz Peña) na rua Archias Cordeiro em agosto de 1959. Futura linha 638. Ao fundo a Basílica Imaculado Coração de Maria. Foto Arquivo Nacional

Correio da Manhã, 16/01/1960


Em 1964, seguindo novo Plano de Transportes, a linha S-76, a única linha da empresa, é renumerada, ganhando a vista 638 (Marechal Hermes - Sáenz Peña).

Foto - Ponto final da Linha 638 em Marechal Hermes em 1967


Ponto final da linha 638 na rua Cabrália, Marechal Hermes julho de 1968 
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã
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Em 1968, substituindo a Viação Kennedy a Suburbana assumiu duas linhas de ônibus:

781 (Cascadura - Marechal Hermes) via Praça Seca
782 (Cascadura - Marechal Hermes) via Rocha Miranda





Linhas e frota determinada em 1973

638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes, 49 carros
781 - Cascadura - Marechal Hermes, via Praça Seca, 9 carros
782 - Cascadura - Marechal Hermes, via Rocha Miranda, 9 carros




Linhas inauguradas por volta de 1977

639 - Sáenz Peña - Rocha Miranda
640 - Sáenz Peña - Vigário Geral


Madureira em 1976
Imagem Arquivo Nacional


Linhas em novembro de 1978

638 - Sáenz Peña - Marechal Hermes
639 - Sáenz Peña - Rocha Miranda
640 - Sáenz Peña - Vigário Geral
781 - Cascadura - Marechal Hermes, via Praça Seca, 9 carros
782 - Cascadura - Marechal Hermes, via Rocha Miranda, 9 carros

Em função da exigência da frota mínima de 120 carros por empresa em 1981, a Viação Suburbana foi extinta, sendo sua frota de 105 carros distribuída entre as empresas Três Amigos e Caprichosa do mesmo grupo empresarial.




Prefixo da Frota

85 00 
18 500       

Frota

1936        40
1940        13

Garagens

Estrada da Taquara, 60, Jacarepaguá
Rua Carolina Machado, 89, Oswaldo Cruz


REFERÊNCIAS:

Viação Urbana. Brazil Ferro-Carril. Rio de Janeiro. 26 agosto 1926. p.246.

Seção de Marcas Indústria e Comércio. Diário Oficial da União. 08 maio 1928. p.30..

Auto Viação Suburbana. Novas linhas vão ser inauguradas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 agosto 1927. p.21.

Omnibus entre Madureira, Cascadura, Cavalcante e Vicente de Carvalho. O Paiz. Rio de Janeiro. 01 julho 1928. p.20.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 25 setembro 1931. p.20.

Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 abril 1932. p.8.

Inspectoria de Concessões. Expediente de 26 de agosto de 1932. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 27 agosto 1932. p.22.

Relação das empresas de ônibus do Districto Federal com as respectivas frotas. Comissão Especial de Transporte Coletivo. Rio de Janeiro. 12 agosto 1940.

Com a Emprêsa de Viação Suburbana. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 17 setembro 1950. Quinta Seção. p.4.

Viação Redentor Ltda. tudo tem feito para bem servir seus passageiros. Jornal dos Sports. Rio de Janeiro. 12 setembro 1952. p.5.

Mais de 2.200 camionetas aumentam. A Manhã. Rio de Janeiro. 25 novembro 1952. p.8.

Situação aflitiva dos moradores de Ricardo de Albuquerque. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 13 março 1953. p.3.

Programa do Governo do Estado da Guanabara 1974. Governo Chagas Freitas. 

Página lançada em 4 de maio de 2018.