Universal

Viação Universal Auto-Ônibus Ltda.
1946 - 1956

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal fundada em 31 de julho de 1946 na cidade do Rio de Janeiro pelos sócios Alberto Rodrigues, Mario Rodrigues e Carlos Chaves, sendo os dois primeiros ex-sócios da empresa Independência Auto Ônibus Ltda.

A sociedade foi constituída com capital de 3 milhões de cruzeiros assim distribuídos:

Alberto Rodrigues         2.000.000
Mário Rodrigues              750.000 
Carlos Chaves                 250.000

Inicia suas operações na linha 74 (Cascadura - Sáenz Peña), substituindo a Viação Cruz de Malta. A linha tinha o seguinte itinerário:  Estação de Cascadura, Nerval de Gouvêia, Elias da Silva, Assis Carneiro, Clarimundo de Mello, Amaro Cavalcanti, rua Engenho de Dentro, Dias da Cruz, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, Barão de Mesquita, Uruguay, Conde de Bonfim e Praça Sáenz Peña.


Vida Carioca, agosto 1947, p.2


Em 12 setembro de 1948, início da operação de 22 novos ônibus modelo Caio/Volvo, pintados de grená e creme, com capacidade para 39 passageiros sentados.


Diário da Noite, 14/09/1948, p.9

Diário da Noite, 14/09/1948, p.9

Praça Seca em 1949


A compra dos 22 novos ônibus possibilitou o prolongamento da linha 74 (Cascadura - Sáenz Peña) até a Lapa e a reativação da linha 76 (Madureira - Sáenz Peña) via Avenida Suburbana.




Linhas em outubro de 1948

74 - Cascadura - Lapa
76 - Madureira - Sáenz Peña
S-15 - Cascadura - Freguesia

Em 12 de março de 1949, a linha 74 (Cascadura -Lapa) tem o seu itinerário alterado, deixando de passar pela rua Campos Sales e Praça da Bandeira para seguir direto pelas ruas Haddock Lobo, Machado Coelho e Avenida Presidente Vargas.

Em 15 de março de 1949, o itinerário da linha 76 (Madureira - Sáenz Peña) foi alterado passando ao seguinte: Estação de Cascadura, Carolina Machado, Largo de Cascadura, Avenida 29 de Outubro (atual Suburbana), Largo da Abolição, Avenida 29 de Outubro, Largo dos Pilares, Avenida 29 de Outubro, José Bonifácio, Archias Cordeiro, Praça do Engenho Novo, Souza Barros, Silva Freire, Tunnel, 24 de Maio, Barão do Bom Retiro, José do Patrocínio, Visconde de Santa Isabel, Praça Barão de Drummond, 28 de Setembro, Largo do Maracanã, São Francisco Xavier, Almirante Cochrane e Praça Sáenz Peña. No mesmo ano a linha foi transferida para a Viação Suburbana.


Outubro de 1951. Foto Arquivo do Estado de SP. Fundo Última Hora

Ponto final da linha 74  (Cascadura - Lapa) na rua do Passeio em 1955. Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã


Em 12 de abril de 1956, foi decretada a falência da empresa, quando contava com 150 funcionários com seus salários atrasados. Sua única linha, a 74 (Cascadura -Lapa) foi transferida para a nova empresa Viação Moderna.

Garagem: rua Garcia Pires, 4, Quintino Bocaiuva. Em junho de 2019, ocupada pela JMA Simões Peças e Serviços.


Garagem da rua Garcia Pires, Quintino Bocaiuva, maio de 1956. Foto Arquivo Nacional


Prefixo da frota: 76 50

Frota

1947        17
1948        39
1954        28
1956        27


REFERÊNCIAS:

À Praça. Diário Oficial da União. 19 agosto 1946. Seção 1, p.32.

Ao Público. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 12 setembro 1948. p.3.

Aviso ao Publico. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 10 março 1949. p.6.

Aviso ao Publico. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 11 março 1949. p.9.

Cerca de 150 rodoviários atirados ao desemprego. Imprensa Popular. 13 abril 1956. p.6.

Estaria sendo desviado o acervo da Viação Universal. Imprensa Popular. 08 junho 1956. p.6.

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