Santa Maria

Empresa de Transporte Santa Maria Ltda.
1948 – 2017

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1948 na cidade do Rio de Janeiro.

Inicia suas operações na linha de ônibus S-32 (Taquara – Rio Grande, com 3 carros, substituindo a Viação Suburbana.

A linha tinha o seguinte itinerário: Praça da Taquara, Estrada do Rio Grande e Estrada Pau da Fome. Mais tarde foi prolongada até o Hospital Santa Maria.


Linha Taquara - Rio Grande


Em 1953, contava com uma linha de ônibus em tráfego, a linha S-32 (Taquara - Rio Grande), com apenas um carro.

Em 1954, inaugura sua segunda linha de ônibus, a S-34 (Taquara - Colônia Juliano Moreira), com 3 km de extensão e o seguinte itinerário: Praça da Taquara, Estrada Rio Grande e Estrada Rodrigues Caldas até o ponto final na Colônia Juliano Moreira.

No mesmo ano a vista da linha S-32 é alterada de Taquara-Rio Grande para Taquara-Pau da Fome.

Em 1964, as linhas S-32 (Taquara - Pau da Fome) e S-34 (Taquara - Colônia Juliano Moreira), seguindo o novo Plano de Transportes, foram renumeradas ganhando respectivamente as vistas 764 (Taquara - Pau da Fome) e 762 (Taquara - Juliano Moreira).

Em 1966, inaugura a linha 763 (Madureira - Santa Maria), com o seguinte itinerário: rua São Geraldo, São Vicente, Domingos Lopes, Largo do Campinho, Cândido Benício, Praça Barão da Taquara (Praça Seca), Cândido Benício, Godofredo Viana, Nelson Cardoso, Praça da Taquara, Estrada Rio Grande, Estrada Rio Pequeno até o ponto final no Hospital Santa Maria.




Em 1967, assume as linhas 747 (Cascadura - Vargem Grande) e 749 (Cascadura - Recreio dos Bandeirantes), substituindo a Transportes Unidos Oswaldo Cruz.

Em 25 de julho de 1968, inaugura a garagem da estrada do Tindiba, Jacarepaguá, quando contava com 35 carros e 200 funcionários.

Em dezembro de 1968, substituindo a Viação Chave de Ouroassume a linha 249 (Tiradentes - Água Santa),  com o seguinte itinerário: Praça Tiradentes, rua da Constituição, Campo de Sant´Anna (lado Igreja de São Jorge), Presidente Vargas, Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Avenida Osvaldo Aranha (Radial Oeste), São Francisco Xavier, 24 de Maio, Dias da Cruz, Adolfo Bergamini, Borja Reis, Monteiro da Luz, Pátria, Tôrres de Oliveira, Joaquim Martins, Travessa Dias Pereira e rua Fagundes Varela.


Linha 249 (Tiradentes - Água Santa). Foto Arquivo Nacional


Em 1969, inaugura a linha 761 (Taquara - Jardim Boiuna), com o seguinte itinerário: Praça da Taquara, Estrada do Tindiba, Praça Jauru, Avenida dos Mananciais, Estrada da Soca, Estrada Engenho Velho e Jardim Boiuna.










Em 22 de maio de 1972, inaugura a linha circular 603 (Água Santa - Maracanã), extinta em 1974, parcial da linha 249.

Também em 1972 inaugura a linha 757 (Cascadura - Camorim), parcial da 749 (Cascadura - Recreio).

Linhas e frota determinada em 1973

249 - Tiradentes - Água Santa, 19 carros
603 - Água Santa - Maracanã, 8 carros

747 - Cascadura - Vargem Grande, 4 carros
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes, 4 carros
757 - Cascadura - Camorim, 8 carros
761 - Guerenguê - Jardim Boiuna, 5 carros
762 - Taquara - Colônia Juliano Moreira, 3 carros
763 - Madureira - Santa Maria, 9 carros
764 - Madureira - Pau da Fome, 7 carros




Entre 1974 e 1975, inaugura a linha 758 (Camorim-Taquara), extinta por volta de 1977.

Por volta de 1976, substituindo a Choupal, assume as linhas: 

736 - Cascadura - Curicica 
952 - Penha - Praça Seca

Por volta de 1977, inaugura a linha 760 (Madureira-Vila Taquara).

Linhas em 1978

249 - Tiradentes - Água Santa
736 - Cascadura - Curicica
747 - Cascadura - Vargem Grande
749 - Cascadura - Recreio dos Bandeirantes
757 - Cascadura - Camorim
760 - Madureira - Vila Taquara
761 - Guerenguê - Jardim Boiuna
762 - Madureira - Colônia Juliano Moreira
763 - Madureira - Santa Maria
764 - Madureira - Pau da Fome
952 - Penha - Praça Seca






Em 1979, inaugura a linha 758 (Vargem Grande – Recreio dos Bandeirantes) via Benvindo de Novaes, variante da linha 749, com o seguinte itinerário: Estrada dos Bandeirantes, Estrada do Pontal e Avenida Sernambetiba. A linha foi extinta em 1983.

Em 21 de setembro de 1981, junto com a entrega do Terminal Alvorada, inaugura a linha 706 (Alvorada - Curicica), com o seguinte itinerário: Terminal Alvorada, Avenida Alvorada (atual Ayrton Senna), atrás do Carrefour (atual Luís Carlos Prestes), Barrashopping, Américas, Via 9 (atual Salvador Allende),  Avenida Rio Camorim, Estrada dos Bandeirantes, retorno junto à Shering, Estrada dos Bandeirantes, Estrada Coronel Pedro Correia, Embaixador Abelardo Bueno, Avenida Alvorada até o Terminal Alvorada.

Em 1982, a Matias assume a concessão das linhas 249 (Água Santa – Tiradentes) e 603 (Água Santa - Maracanã).

A Empresa em dezembro de 1982

Frota autorizada: 128
Linhas em operação: 12
Passageiros/mês: 2.868.083


Linhas da Santa Maria em setembro de 1984
Para ampliar clique na imagem


Em 1990, ampliando o atendimento entre Jacarepaguá e o Terminal Alvorada, inaugura 2 novas linhas:  

708 - Alvorada – Colônia
759 - Cafundá – Colônia

Também em 1990 inaugura os primeiros monoblocos Mercedes-Benz O-371.


Mercedes-Benz O-371

Década de 1990


Em 1994, com 4 carros, a Santa Maria inicia suas operações na linha 740 (Cascadura-Curicica) substituindo a CTC.

Linhas e frota determinada em 1994

706 - Alvorada - Curicica, via Riocentro, 3 carros
708 - Alvorada - Curicica, via Autódromo, 3 carros
736 - Madureira - Curicica, via Cafundá, 13 carros 
740B - Cascadura - Curicica, 6 carros
747 - Madureira - Vargem Grande, 8 carros
749 - Cascadura - Recreio, 6 carros
757 - Cascadura - Riocentro, via Camorim, 20 carros
758 - Cascadura - Recreio, via Benvindo de Novaes, 4 carros
759 - Cafundá - Colônia, 4 carros
760 - Madureira - Curicica, via Guerenguê, 18 carros
761 - Madureira - Boiuna, 11 carros
762 - Madureira - Colônia, 11 carros
763 - Madureira - Santa Maria, 11 carros
764 - Madureira - Pau da Fome, via Cafundá, 6 carros
952 - Penha - Praça Seca, 24 carros

Em 1998, é licitada a concessão da linha 780 (Madureira-Benfica), arrematada por sua subsidiária Santa Maria Turismo,  por R$ 2.807.628,00.

Foto - Novos micros na linha 952 (Penha-Praça Seca) em 1999

Linhas em 2006

706 - Remi - Barra da Tijuca
708 - Remi - Barra da Tijuca, Rápido
736 - Cascadura - Curicica, via Autódromo
740 - Curicica - Cascadura, circular
747 - Vargem Grande - Madureira, circular
749 - Cascadura - Recreio, via Vargem Grande
757 - Cascadura - Rio Centro, via Camorim
758 - Cascadura - Recreio, circular, via Benvindo de Novaes
759 - Cafundá - Colônia, circular
760 - Curicica - Madureira, circular, via Guerenguê
761 - Madureira - Boiuna
762 - Madureira - Colônia
763 - Madureira - Santa Maria
764 - Madureira - Pau da Fome
952 - Praça Seca - Penha, circular

Em 4 de junho de 2007, a Viação Santa Maria restabelece a linha 780 (Madureira – Vieira Fazenda), até então explorada por sua subsidiária, a Santa Maria Turismo (Santur). 

Em outubro de 2010, a Santa Maria inaugura a linha 865 (Pau da Fome-Taquara) circular.

Linhas em 2011

736 - Cascadura - Rio Centro, circular
747 - Vargem Grande - Madureira, circular
749 - Cascadura - Recreio, via Vargem Grande
757 - Cascadura - Rio Centro, via Camorim
758 - Cascadura - Recreio, circular, via Salvador Allende
760 - Curicica - Madureira, circular, via Guerenguê
761 - Madureira - Boiuna
762 - Madureira - Colônia
763 - Madureira - Santa Maria
764 - Madureira - Pau da Fome
780 - Benfica - Madureira
785 - Oswaldo Cruz - Benfica
806 - Boiuna - Barra da Tijuca, circular, via Autódromo
808 - Colônia - Joatinga, via Barra Sul
831 - Colônia - Joatinga, via Barra Sul
832 - Colônia - Joatinga, via Autódromo
856 - Curicica - Taquara, circular
859 - Covanca - Largo do Tanque, circular
865 - Pau da Fome - Taquara, circular
875 - Praça Seca - Chácara, circular
952 - Praça Seca - Penha, circular

Em 25 de novembro de 2013, foram inaugurados os serviços parciais:

SP832 - Praça São Casemiro - Joatinga
SP832 - BarraShopping - Colônia Juliano Moreira
SV762 - Madureira - Colônia Juliano Moreira, via Estrada do Mapuá
SP736 - Rio Centro - Estação BRT Salvador Allende, via Parque dos Atletas



Divulgação 9 de junho 2014



Em 19 de julho de 2014, após a inauguração do trecho Tanque-Madureira do BRT Transcarioca, foram suprimidas as seguintes linhas:

700 - Madureira - Ponte de Marapendi 
701 - Madureira - Alvorada
757 - Cascadura - Rio Centro 
761 - Madureira - Boiuna
763 - Madureira - Santa Maria

Em primeiro de novembro de 2014, foi extinta a linha 736 (Cascadura-Rio Centro), substituída pela linha 931A (Curicica-Recreio) via Arroio Pavuna em circulação desde setembro de 2014. 

Em dificuldades financeiras, a Santa Maria encerrou suas operações em 26 de abril de 2017, quando contava com 380 funcionários e 126 ônibus, sendo 36 ônibus articulados do BRT Transoeste.

Garagens

Estrada do Tindiba, 2008, Taquara, Jacarepaguá
Estrada Coronel Pedro Corrêa, 140, Jacarepaguá
Rua Leonardo Vilas Boas, 9, Jacarepaguá. Unidade BRT

Prefixo da Frota 

39 500, a partir da década de 1960



REFERÊNCIAS:

Do riacho ferindo 3 pessoas. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 18 janeiro 1952. p.5.

Com o Serviço de Trânsito o Departamento de Concessões e a Emprêsa de Ônibus Santa Maria. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 12 outubro 1952. Quarta Seção. p.8.

Santa Maria !. Última Hora. Rio de Janeiro. 04 agosto 1953. p.2.

Obrigado gente grande ! O Jornal. Rio de Janeiro. 25 outubro 1953. p.2.

Bondes e Ônibus. Itinerários em agosto de 1954. Revista Guia Rex 1955. p.28.

Ocorreu nas ruas e nos. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 24 novembro 1959. p.12.

Empresa Santa Maria inaugura com festa novas instalações. O Globo. Rio de Janeiro. 26 julho 1968. Veículos e Transporte. p.6.

Barra terá 15 novas linhas de ônibus. O Globo. Rio de Janeiro. 17 setembro 1981. p.15.

Transporte Urbano Rodoviário na Cidade do Rio de Janeiro. Superintendência Municipal de Transportes urbanos. Dezembro 1982.

Santa Maria, a tradição chega ao fim. OCD Holding. 26 abril 2017.

Página lançada em 28 de agosto de 2018

Comentários

Carlos disse…
Cara, que baita documentário!
Obrigado por compartilhar!