Viação Globo Ltda.
1931 - 1941
Histórico
Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1931 na cidade do Rio de Janeiro por Francisco José Lobo Netto.
Em 30 de março de 1931, foi autorizada pela Prefeitura do Districto Federal, através da Inspectoria de Concessões, a implantar sua primeira linha de auto-lotação, a Penha - Madureira, com o seguinte itinerário: Estação da Penha, Braz de Pina, Quitungo, Monsenhor Félix até o ponto final na estação de Madureira. A linha tinha 5 secções tarifárias de 200 réis cada:
1ª - Estação Penha - Praça do Carmo
2ª - Praça do Carmo - Estrada do Quitungo (canto da Villa da Penha)
3ª - Estrada do Quitungo - Estação Irajá
4ª - Estação Irajá - Vaz Lobo
5ª - Vaz Lobo - Estação Madureira
Em 16 de junho de 1932, o senhor Francisco José Lobo Netto vende a empresa para Henriqueta Xavier Lobo.
O Jornal, 22/04/1934, p.7
Em setembro de 1936, a linha Meyer - Praia Pequena foi prolongada até Estação de Bonsucesso, efetuando a ligação inédita entre o Meyer e Bonsucesso. A linha passa a ter o seguinte itinerário: Archias Cordeiro, Aristides Caire, Ferreira de Andrade, Rocha Pita, rua Cachambi, Suburbana, Tenente Abel Cunha, Democráticos, Uranos até a Estação de Bonsucesso.
A Praia Pequena localizava-se nas proximidades do Largo de Benfica, no Km Zero da Rodovia Rio-Petrópolis.
Em poucos meses a linha Meyer - Bonsucesso foi prolongada até a estação de Olaria, passando a seguir pela Avenida Democráticos, rua Cardosos de Morais e rua Leopoldina Rego até a Estação de Olaria. Com passagem direta de 800 réis e as seguintes seções tarifárias:
1ª - Meyer - Rua Honório, 200 réis
2ª - Rua Honório - Estação Del Castilho, 200 réis
3ª - Estação Del Castilho - Praça das Nações, 200 réis
4ª - Praça das Nações - Estação Olaria, 200 réis
Linha Meyer - Olaria. A Noite, 05/04/1937, p.1
Em 15 de outubro de 1937, a denominação da empresa foi alterada de Viação Nossa Senhora da Penha para Viação Globo, quando o proprietário era o senhor A.S.Braga.
Também em outubro de 1937, seguindo novo Plano de Transportes, a única linha da empresa, a Meyer - Olaria, é numerada, ganhando a vista S-4 (Meyer - Olaria).
Ainda em 1937 a empresa foi vendida para os senhores Melchiades José Coelho da Rocha e João Lopes da Silva Campos.
A empresa foi extinta 1941, ao ser absorvida pela Viação São Jorge, quando operava sua única linha, a S-4 (Meyer - Olaria).
Garagem: Avenida Suburbana, 737, Del Castilho
Frota
1934 2
1939 11
REFERÊNCIAS:
Termo de Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 junho 1932. p.22.
Colhida por um auto-lotação na Estrada Monsenhor Felix. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 30 janeiro 1934. Segunda Secção, p.1.
Livro da Prefeitura do Distrito Federal. 1934.
Bonsucesso ligado ao Meyer. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 setembro 1936. p.26.
Contractos. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 06 setembro 1937. p.37.
Termo de Prorrogação e Transferência. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 16 outubro 1937. p.21.
Garages. Almanak Laemmert 1938. Rio de Janeiro. Distrito Federal, p.151.
Juízo de Direito. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 13 abril 1942. p.10.
Página lançada em 7 de maio de 2018.
Comentários